fbpx
Pular para o conteúdo

nsite

Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano

  • ■ Home
  • Quem Somos
  • Produtos e Serviços
    • Avaliação de Desempenho
    • Gestão por Competências
    • Desenvolvimento de Líderes
    • Remuneração e Benefícios
    • Clima Organizacional
    • Planejamento Estratégico
    • Assessment & Coaching
    • Palestras, Workshops, Convenções e Eventos Motivacionais
    • Desenvolvimento de Equipes
    • Técnicas de Vendas e Negociação
    • Técnicas de Comunicação
    • Formação de RH Estratégico
    • Preparação para a Aposentadoria
    • Implantação de Ensino a Distância
  • Educação Corporativa | Treinamento & Desenvolvimento
    • Abertos
    • In Company
  • Organizações Atendidas
  • Multimídia
  • Contato
  • Extranet

13 dicas para encantar os seus clientes

Publicado porMarketing Leme 15 de maio de 2013


O atendimento é mais que um diferencial, é uma necessidade básica em qualquer negócio. Atender bem extrapola as premissas da boa educação, atender bem é ter sensibilidade, entendimento e técnica para transmitir ao cliente todas as informações necessárias que o mesmo necessita saber.

Segundo uma pesquisa da empresa norte-americana US News And World Report, especializada em comportamento dos consumidores, aproximadamente 68% dos clientes não voltam ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço pelo mal atendimento e pela má qualidade dos serviços prestados. A pergunta que fica é a seguinte: como está o atendimento em sua empresa? Seus funcionários são qualificados, motivados e treinados para atender os anseios dos seus clientes? O que os clientes falam de sua empresa?

Hoje, por mais que a empresa esteja extremamente estruturada e que a marca esteja adequadamente exposta, um desvio na reputação pode ser fatal. Assim, manter o nome sem reclamações ultrapassa investimentos nas áreas de marketing.

O consumidor é implacável com os deslizes das empresas e dependendo da gravidade do deslize impactará diretamente nas vendas e até mesmo em uma desvalorização financeira de seus produtos e serviçõs. Para as pequenas e médias empresas a importância do atendimento se torna ainda mais relevante. A marca de uma pequena empresa não é tão divulgada como as das grandes corporações, assim, a repercussão de um atendimento inadequado pode ser desastrosa.

Para estas empresas, o bom atendimento é vital, pois são seus poucos clientes quem propiciam a sobrevivência de um negócio. O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido, sendo necessário verificar quais os comportamentos, quais as necessidades e como supri-las.

Assim, os colaboradores das organizações devem atuar para encantar os clientes, obtendo um melhor retorno financeiro a todos. Superar as expectativas sempre, esse é o caminho! Lembrando que cliente insatisfeito conta para dez pessoas e as satisfeitas para apenas duas pessoas.

Veja algumas orientações sobre o tema:

1. Ser rápido e solícito com o cliente é uma necessidade para cativar o consumidor. O profissional deve ser treinado para atender a cada cliente como ‘o cliente dele’;

2. O colaborador deve conhecer a fundo todos os detalhes do produto ou serviço que está oferecendo ou que o cliente está pedindo;

3. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar detalhadas informações;

4. É importante que se recepcione, identifique-se e deixe o cliente conhecer a empresa, fazendo com que ele se identifique com o que se está oferecendo;

5. Ser verdadeiro é fundamental, tenha isso como preceito básico e exercite o perguntar mais do que falar;

6. Todo cliente tem seu tempo, se ele estiver com pressa, seja ágil, se for moroso, mantenha-se tolerante, paciente e calmo;

7. Só prometa prazos, horários e outros se realmente puder cumprir;

8. Seja ético, íntegro e sincero com todos os tipos de clientes e conquiste para sempre sua confiança;

9. Evite deixar o cliente esperando, se observar que irá demorar, pare por um instante o que está fazendo para dar um posicionamento pela demora;

10. Evite amadorismo e erros grosseiros de linguagem, isso vale tanto com atendimento pessoal como por telefone, busque reconhecer qual o estilo do cliente e adapte sua linguagem, se atentando para nunca ser vulgar ou inconveniente;

11. Evite transferências desnecessárias, entenda o que a pessoa necessita e caso tenha que transferir para outro colaborador, seja assertivo;

12. Cuidado com os valores ou mesmo produtos que serão apresentados, se o cliente sentir que estão tentando enrolar ou tirar vantagem a negociação ficará muito mais difícil;

13. Sempre faça um follow-up, ligue para ver se estava tudo e avalie o atendimento e a satisfação.

Por Ricardo M. Barbosa. Diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Fonte: Administradores

FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
Publicado porMarketing Leme15 de maio de 2013Publicado emNoticias

Navegação de Post

Post anterior Post anterior:
Formação de Analista de Benefícios
Próximo post Próximo post:
Treinamento SPA – Módulo Gold

ASSINE A NEWSLETTER


Você receberá as próximas publicações do blog e poderá remover sua assinatura a qualquer momento.


Conforme a Política de Privacidade, nós não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam!


Assine o Feed (RSS)

PESQUISAR

Você está em:

Início » Noticias » 13 dicas para encantar os seus clientes
a

+ CONTEÚDO RICO

LIVROS

Publicações | Literatura produzida pelos profissionais da Leme Consultoria.


MULTIMÍDIA

E-books, Vídeos, Lives, Minicursos e muito mais, tudo gratuito para baixar ou acessar!

Lemeflix!


Maratone na Lemeflix!

Maratone na Lemeflix! Conteúdos exclusivos em vídeo para você.

Temos mais uma novidade: a “Lemeflix” é um repositório de streamings exclusivos da Leme, com tudo o que você precisa saber sobre RH e as rotinas de Gestão de Pessoas. São minicursos, vídeos, lives e muito mais, em uma só plataforma. E o melhor: tudo gratuito! Pega e pipoca e corre lá!

BORA VER!

COMPARTILHE

FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

VITRINE

Destaque

Galera.App: entenda mais sobre essa novidade!

▶ SAIBA MAIS

NOVO ARTIGO

  • 20/11 – Consciência Negra | Por que esse dia é importante?
    20/11 - Consciência Negra | Por que esse dia é importante? </br>
    Não é possível que as empresas, entre as maiores stakeholders do país, furtem-se do dever de posicionarem-se em definitivo contra o preconceito.

OUTROS ARTIGOS

Futuro do RH

Futuro do RH:
Arquitetura de Cargos e Carreiras de Tecnologia

guia salarial 2021

Guia salarial gratuito: dicas para você aproveitar melhor as informações

20/11 – Consciência Negra | Por que esse dia é importante?

Novas funcionalidades para LGPD

Tweezer.jobs: funcionalidades para adequação da sua empresa à LGPD

lgpd e o recrutamento e selecao

LGPD e o Recrutamento e Seleção

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

▶ MAIS ARTIGOS

EVENTOS

  • Black November da Leme – Melhor do que uma black friday é o mês inteiro de promoções!Black November da Leme - Melhor do que uma black friday é o mês inteiro de promoções!
      A Leme Consultoria e a Leme Tecnologia lançaram, no dia 10/11, a Black November Leme, com descontos incríveis. da Redação | 12/11/2021 ▶ Dia 10 de novembro de 2021 começou o período de promoções especiais da Leme para softwares e treinamentos. A promoção é válida para contratações e matrículas realizadas até o dia 30/11/2021. Por isso, é melhor correr para aproveitar. Na Leme Academy, todos os cursos de Softskills e EaDs assíncronos com ou sem mentoria estão com até 50% de desconto no valor da matrícula. Além disso, todos os cursos na plataforma podem ser parcelados em até 12 vezes sem juros no cartão – ou seja, você se capacita agora mesmo e só termina de pagar lá no final do ano que vem, com parcelas muito baratas. Veja mais Ah! Mesmo os cursos com aulas on-line, como o de Business Partner de Rh e o de Plano de Cargos, Carreiras e Salários, estão com valores especiais também – ...
   ▶ OUTROS EVENTOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Galera.App: entenda mais sobre essa novidade!

On  10 de novembro de 2021

Vote na Leme Tecnologia!

On  26 de maio de 2021

Leme Tecnologia agora no Instagram!

On  25 de maio de 2021

Confira o expediente de Final de Ano da Leme em 2020

On  11 de dezembro de 2020

Chegou o Guia LW de
Salários e Tendências de mercado!

On  6 de fevereiro de 2020

Treinamentos Abertos em SP:
saiu a agenda da Leme Consultoria

On  6 de dezembro de 2019

▶ MAIS NOTÍCIAS

Voltar ao Blog

Siga-nos!

FacebooktwitterlinkedinrssyoutubeinstagramFacebooktwitterlinkedinrssyoutubeinstagram

Próximos Treinamentos Abertos

▪Plano de Cargos e Salários integrado com Remuneração Estratégica

28 a 30/9/20 - São Paulo

▪Formação em Gestão do Desempenho por Competências

9 a 13/11/20 - São Paulo

▪Consultoria Interna de RH – Business Partner

12 a 14/8/20 - São Paulo

▶ VEJA MAIS

nsite, Orgulhosamente desenvolvido com WordPress.