
Com Renan Sinachi e Felipe de Witt.
Convidado: Jorge Ruivo, da Wiabiliza.
Realização: Vee & Leme.
Para enviar suas perguntas ao vivo, utilize o Chat da página ou o Whatsapp (11) 9 7204-0101.
Elas serão respondidas ao final.
Inscreva-se na Pesquisa de Benefícios Leme & Vee. Os dados da sua empresa serão tabulados e enviados a você, e farão parte do Guia de Benefícios 2021!
Você também pode interagir pelo celular no chat do nosso Canal Oficial no Youtube: https://www.youtube.com/user/lemeconsultoria
Transmissão ao vivo em 16/3/2021, às 10h (horário de Brasília)
Confira as respostas às perguntas não respondidas durante a live:
A. Avalie sua Convenção Coletiva.
B. Verifique se o BENEFLEX não irá diminuir nenhum dos benefícios existentes. Sempre que possível, some os valores ou investimento da empresa para certificar-se de que não está havendo prejuízo em relação aos empregados.
C. Construa uma Política com todas as novas regras e a submeta aos empregados. Aprovado por estes, fale com o Sindicato, quando houver necessidade, para apresentação do Plano e Benefícios advindos.
D. A contratação de uma consultoria especializada, como a Leme e a Wiabiliza, sempre traz credenciais que facilitam as mudanças devido à vivência em planos semelhantes, prevenindo situações que possam fugir ao controle.
B. Apresentar o programa internamente em formato “piloto”, para avaliar a adesão e possíveis problemas.
C. Reunir-se com o Sindicato para obter o entendimento deles, ainda mais quando são muito ativos em sua comunidade/região, e trazê-los para perto, no sentido de demonstrar que a empresa está preocupada em oferecer algo bom para as pessoas.
D. Realizar todas as mudanças de forma clara, transparente e participativa.
Sim, desde que não haja prejuízo para os demais em relação aos padrões atuais.
B. O percentual de Benefícios Flexíveis pode variar também de acordo com a faixa salarial?
Sim, pode variar conforme faixa salarial ou, ainda, por áreas como: operacionais, administrativas e executivas. Mas tome os cuidados necessários para que fique claro que não há perdas. A Leme e a Wiabiliza podem ajudar neste estudo e nesta implantação.
C. Qual a cesta de benefício mais comum?
As mais comuns são: assistência médica, assistência odontológica, vale-refeição e vale-alimentação, educação, academia, vale-transporte (considerando o atual momento de pandemia e home office) e vale-saúde emocional.
Vale participar e ficar atento aos resultados que divulgaremos com a Pesquisa Nacional de Benefícios. Será uma importante referência para o mercado. Para saber mais, veja este link: https://bit.ly/38WSgt8.
D. Qual o sistema utilizado pelos RHs para controlar os Benefícios Flexíveis?
As empresas que contam com plataformas mais encorpadas devido ao volume de trabalho e controles detêm prestadores de serviços específicos. Nós recomendamos a Vee Benefícios, por exemplo, devido ao foco e à infraestrutura de plataforma que disponibilizam para a operacionalização aos clientes. Existem também ferramentas específicas para a gestão dos benefícios e não à concessão dos benefícios, vinculadas com a folha, como as oferecidas pela Energy Group.
2. Adotar itens que, reconhecidamente, são considerados Benefícios.
Cuidado com exemplos que podem virar natureza salarial, ou “Salário In Natura”. Exemplo: vale-combustível com valores altos (R$ 1.500/R$2.000 ou mais, para cargos administrativos que, sabidamente, não demandam deslocamentos durante a jornada de trabalho para cumprir suas atividades). Este é um exemplo ilustrativo e certamente é indefensável numa ação ou fiscalização, devido a evidência de ser salário e não “ajuda de custo”.
3. Anexar comprovantes com assinaturas dos empregados concordando com a substituição.
4. Apresentar estudos realizados que comprovem que não houve prejuízos aos empregados.
5. Contar com o apoio de consultorias, como a Leme e a Wiabiliza, ou assessoria jurídica que possa dar respaldo e realizar defesa sobre eventual reclamação/fiscalização.
1. O assédio refere-se a Estratégias de Remuneração que envolvam Benefícios no Pacote para tornar mais potente a atração de profissionais, principalmente os com maior qualificação.
2. Empregados que estão fora do país podem ter planos locais, mas deve ser feito um estudo de legislação específica e fatores sociais valorizados pelas pessoas para que o programa seja atrativo.
Os resultados da Pesquisa Nacional de Benefícios, que a Leme Consultoria e a Vee Benefícios estão promovendo, ajudarão a visualizar com maior precisão os benefícios praticados em diversos segmentos, inclusive industrial, e a posição da sua empresa em comparação ao cenário. Saiba mais
Link de inscrição.
[ L I V E ]
BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS SEM COMPLICAÇÃO: POR QUE E COMO IMPLANTAR
▼ Anfitriões e Convidado
© 2021 – Leme Consultoria e Vee Digital. As demais marcas, conteúdos e informações pertencem aos seus proprietários, citados sob permissão. Proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos sem a expressa autorização dos detentores dos direitos.