Metodologia: Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos. Conteúdo programáticoO conteúdo está estruturado da seguinte maneira: I. Introdução • Conceitos Básicos sobre Gestão por Competências • Diferença entre os tipos de Avaliação: de Competência x de Desempenho x de Potencial • Conceito da Entrega: A Ampliação do Conceito de Competências • A aplicação da Gestão por Competências no Setor Público x Iniciativa Privada • O Alinhamento com as diretrizes estratégicas da Instituição (Planejamento Estratégico, Regimento ou Regulamento Interno) • A necessidade de um Comitê/Comissão Interno de Implantação • Uso de ações de comunicação como ferramenta de comprometimento dos servidores II. Construção das Descrições de Funções/Papéis e Mapeamento de Competências Técnicas • Identificação/Validação/Oficialização das Diretrizes da Área • Função Real x Função Personificada • Identificação dos Produtos/Resultados da Área • Identificação das atribuições da área • Identificação dos requisitos técnicos da área: Competências Técnicas • Construção e Validação do Inventário de Atribuições por Produto – IAP • Avaliação das Competências Técnicas dos Servidores • Cálculo do Coeficiente de Desempenho na Perspectiva Técnica III. Perspectiva Complexidade: Avaliação das Responsabilidades • Conceito de Complexidade • Avaliação da Perspectiva Complexidade pelas Responsabilidades dos Servidores • Cálculo do Coeficiente de Desempenho na Perspectiva Técnica IV. Mapeamento das Competências Comportamentais • O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências • Mapeando as Competências Organizacionais • Processo de Coleta e Consolidação de Indicadores • Validação e Homologação junto aos Gestores • Escala e base para referência matemática • Técnica da importância dos Indicadores (peso) • Definição das Competências da Função • Avaliação das Competências Comportamentais dos Servidores • Cálculo do Coeficiente de Desempenho na Perspectiva Comportamental V. Feedback e Devolutiva da Avaliação • Feedback do dia-a-dia • Feedback como devolutiva de um processo avaliativo • Interpretação dos relatórios da avaliação • Montagem do Plano de Ação de Desenvolvimento do Servidor VI. Perspectiva Resultados e Convenção • Alinhamento das metas com o Planejamento Estratégico ou BSC • Conceitos de Metas • Utilização das metas para compor a Perspectiva Resultados • Cálculo do Coeficiente de Desempenho na Perspectiva Resultados • Funcionamento e recomendações da Perspectiva Convenção VII. Coeficiente de Desempenho do Servidor • Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Servidor – CDS • Aplicação do CDS nos subsistemas de Recursos Humanos Público Alvo Gestores, Analistas e Técnicos do Serviço Público. Carga Horária: 32 horas |