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Seleção e Entrevista por Competências Com o Inventário Comportamental

Publicado porMarketing Leme 18 de maio de 2009
Avaliação de Desempenho com Foco em CompetênciaGuia Prático do Processo Seletivo para Redução da Subjetividade e Eficácia na Seleção

Sinopse

Normalmente, os processos de seleção de candidatos eram feitos com base nas suas competências técnicas. Com o passar do tempo, percebeu-se que um profissional era contratado por suas competências técnicas e demitido pela falta de competências comportamentais. Foi quando iniciou-se a Seleção por Competências comportamentais, por meio da Entrevista Comportamental, Jogos e Dinâmicas com foco em competências.

Como o nível de exigência das empresas aumenta a cada dia, assim como a globalização, a concorrência, a velocidades de mudanças e o aumento das atribuições dos colaboradores de uma empresa, fazer a seleção baseando-se apenas nas competências Técnicas e Comportamentais tem-se mostrado insuficiente, e seus benefícios têm diminuído.

Este livro vem justamente focar a necessidade da Ampliação do Conceito de Competências, com uma visão além do CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes -, levando esse conceito para a porta de entrada das organizações: a Seleção.

A metodologia proposta trabalha com Competências Técnicas e Comportamentais, Resultados, Grau de Complexidade e, ainda, com Valores, identifica a compatibilidade entre o candidato, o perfil da vaga e a Cultura Organizacional.

“Seleção e Entrevista por Competências com Inventário comportamental” é um guia prático para os profissionais ou empresas que já atuam ou possuam recrutamento e seleção e queiram aprimorar-se, assim como para Gestores de Pessoas profissionais iniciantes ou empresas que queiram implantar essa ferramenta. Também é recomendado para estudantes e professores como referencial e suplemento didático.

O Autor

Índice

Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental

Capítulo 1 – Visão Macro do Processo de Recrutamento e Seleção
A abrangência da Responsabilidade da Seleção
Competitividade e Globalização

Capítulo 2 – Paradigma a ser quebrado: O Levantamento do Perfil da Vaga
Diferença entre Cargo e Função
A Descrição da Função
Requisitos da Função x Requisitos de Acesso
Foco no perfil da Função
Economia de Tempo

Capítulo 3 – Falando sobre Competências
A Ampliação do Conceito de Competência
A dificuldade no método tradicional de mapeamento de Competências

Capítulo 4 – Mapeamento de Competências Técnicas
Como Mapear Competência Técnica
Passo a Passo de um processo de mapeamento de Competências Técnicas
Explicação dos Níveis da Escala Técnica Sugerida

Capítulo 5 – O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências Comportamentais
Análise dos métodos Tradicionais de Mapeamento de Competências Comportamentais
Reflexão sobre as Metodologias Tradicionais e o Impacto da Subjetividade ao utilizá-las na Seleção por Competências
Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
Características do Inventário Comportamental
A Metodologia
A Construção do Inventário Comportamental
Orientações para a aplicação do “Gosto/Não Gosto/O Ideal Seria”
Competências Organizacionais
Competências de cada Função

Capítulo 6 – O Planejamento do Processo Seletivo e o Recrutamento
Questões Básicas do Planejamento do Processo Seletivo
Amplitude das Etapas Básicas do Planejamento
Tipo de Processo Seletivo: Interno ou Externo
Ênfase em uma Competência Técnica ou Comportamental
Compreensão da Origem da Abertura da Vaga e Objetivo
Fontes de Recrutamento
Mensagem para Atrair Candidatos
Estilo de Divulgação: Aberta ou Fechada
Condução do Processo Interno ou Auxílio de Consultoria
Etapas do Processo SeletivoParticipação e Intervenção do Requisitante
Critérios para priorizar julgamento dos candidatos
Formas de Mensurar o Processo Seletivo
Atuação do RH Pós-Seleção
Prazo e Cronograma
Fechar compromisso Requisitante e Seleção
Outros detalhes do Processo de Recrutamento
Dicas Importantes

Capítulo 7 – Seleção e Entrevista por Competências
Comportamento Passao Prediz o Comportamento Futuro
Problemas na forma atual de aplicação da Entrevista Comportamental
Entrevista Comportamental com Foco em Competências
Reduzindo a subjetividade na formulação das perguntas para a Entrevista Comportamental
Dica para as Consultorias de Recrutamento e Seleção
A execução da Entrevista Comportamental com Foco em Competências
A Ampliação do Conceito de Competências – A investigação das Perspectivas Resultados e Complexidade e dos Valores
Apresentação dos Resultados para a Tomada de Decisão
Como fazer seleção por competências para primeiro emprego ou estágio
Quem é o selecionador? O RH ou o Requisitante?
É aceitável que mais de uma pessoa gaça a entrevista comportamental?
Dica Importante
Utilização de Jogos e Dinâmicas de Grupo

Capítulo 8 – Atuação Pós-Seleção
Retorno aos Participantes
Retorno aos fornecedores envolvidos
Processo Admissional
Integração
Estratégia de Empenho no momento da Integração
Acompanhamento do Novo Contratado e com Requisitante
Avaliação do Período de Experiência
Término do Processo Seletivo

Capítulo 9 – Mensuração de resultados no Recrutamento e Seleção
Conceitos preliminares sobre Indicadores
Relação de Indicadores que podem ser utilizados para mensurar o resultado da Seleção

Capítulo 10 – Informações Complementares
Entrevista de Desligamento
Banco de Currículos

Anexo I – Modelo de Descrição de Função
Anexo II – Conceito de Complexidade
Anexo III – Fechamento do Resumo da Metodologia do Mapeamento Técnico: Avaliação dos Colaboradores
Anexo IV – Fechamento do Resumo da Metodologia do Inventário Comportamental: Avaliação dos Colaboradores
Anexo V – Definições de Competências, Indicadores e Perguntas para a Entrevista Comportamental

Prefácio, por Paula Falcão


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Publicado porMarketing Leme18 de maio de 2009Publicado emLivro - Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental

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