fbpx
Pular para o conteúdo

nsite

Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano

  • ■ Home
  • Quem Somos
  • Produtos e Serviços
    • Avaliação de Desempenho
    • Gestão por Competências
    • Desenvolvimento de Líderes
    • Remuneração e Benefícios
    • Clima Organizacional
    • Planejamento Estratégico
    • Assessment & Coaching
    • Palestras, Workshops, Convenções e Eventos Motivacionais
    • Desenvolvimento de Equipes
    • Técnicas de Vendas e Negociação
    • Técnicas de Comunicação
    • Formação de RH Estratégico
    • Preparação para a Aposentadoria
    • Implantação de Ensino a Distância
  • Educação Corporativa | Treinamento & Desenvolvimento
    • Abertos
    • In Company
  • Organizações Atendidas
  • Multimídia
  • Contato
  • Extranet

A Arte do Feedback

Publicado porMarketing Leme 30 de julho de 2009

Capacidade de Dar e Receber Opniões de Forma Construtiva é Cultura a Ser Implementada nas Empresas.

Assim como nos relacionamentos pessoais, não há negocio que tenha sucesso sem feedback. A palavra em inglês retorno ou realimentação, mas também pode ser traduzida como a arte de dar e receber opiniões, criticas e sugestões de forma construtiva. Uma empresa que não da valor  ao que têm a dizer seus clientes e seus funcionários pode até ser lucrativa a curto prazo, mas não terá seu lugar ao sol para sempre, porque o descontentamento e a desmotivação são conseqüências devastadoras.

O consultor Gilceu Ceratti, da TOC (Theory of Contraints) Consultoria Empresarial (Novo Hamburgo/RS), define feedback como a pratica de gestão que cumpre papel vital no crescimento das empresas, pois é um canal aberto e continuo de comunicação e relacionamento entre as partes interessadas. “Constrói  aprendizagem e consciência coletiva e contribui para o alinhamento de virtudes, habilidades, competências, experiências e conhecimentos necessários para as pessoas e suas organizações atingirem seus objetivos estratégicos”, complementa.

Dar feedback é muito mais do que reclamar. É saber como dizer o que deve ser dito a quem precisa ouvir.  Receber feedback é muito mais do que escutar. É assimilar a mensagem e agir para não permanecer no erro. E as empresas precisam se preocupar não só em dar e receber o retorno junto aos seus clientes, mas, também, junto à sua equipe profissional. Afinal, pessoas que interagem tendem a ser mais satisfeitas, leais e a dar retornos úteis para aprimorar, seja o produto, seja a prestação de serviços e também o ambiente de trabalho e a administração da empresa. “mais do que uma ferramenta de gestão, o feedback é uma cultura a ser implementada nas empresas”, afirma o psicólogo Euclides Braga Júnior, especialista em gestão estratégica de pessoas e consultor da Leme Consultoria(Santo André/SP)

 

QUANDO O FOCO É O CLIENTE

Conforme o consultor Gilceu Ceratti, o feedback junto aos clientes busca o alinhamento da relação entre fornecedor e cliente com os objetivos estratégicos do negocio. “A aderência entre as necessidades dos clientes e seu mercado com os produtos e serviços ofertados resulta em insumos para a melhoria contínua do processo operacional do negócio e também dos produtos e serviços”, acrescenta.

O consultor Euclides Braga Junior afirma que o feedback junto ao cliente é uma conduta repleta de comportamentos que devem ser adotados e fortalecidos a qual denomina Foco no Cliente. “Temos que ter em mente que, sem os clientes não há empresa”, ressalta. Observa, ainda, que a concorrência esta cada vez mais acirrada e é possível perder um cliente da carteira com um simples descuido no atendimento ou na falta de retorno. “Clientes, quando esperam, ficam impacientes e tendem a denegrir de forma direta ou indireta a imagem da empresa que esta (ou não) lhe prestando algum tipo de serviço”, alerta.

Normalmente, o cliente dá sinais de que precisa atenção através de uma reclamação, ou seja, de um problema. E, segundo Braga, a falta de comunicação é a principal responsável. Por isso aconselha aos empresários a manutenção de um canal de comunicação freqüente com seus clientes, seja pessoalmente, ou por telefone, email e, cada vez mais comum nos dias de hoje, através de sites, blogs e até Orkut. “É preciso conhecer e atender bem o cliente e suas necessidades para saber como estabelecer esse canal de comunicação. E, nessa relação, deve haver  sempre transparência, honestidade e objetividade”, complementa, lembrando que a construção da credibilidade por levar anos, mas sua destruição pode acontecer em segundos.

O feedback eficaz, além da comunicação constante e sem ruídos, inclui cumprimento de prazos prometidos, comprometimento, busca de soluções rápidas para os problemas do cliente e atendimento personalizado, para que ele se sinta exclusivo. “O cliente do seu concorrente hoje pode naturalmente se tornar seu amanhã e vice-versa. “O que pesará nesta balança não é somente o preço, mas a qualidade do serviço prestado e a preocupação com o vínculo de parceria entre cliente e fornecedor”, acrescenta Braga. Ressalta, ainda, que todos os profissionais da empresa têm que estar empenhados nesse sentido.

Ceratti afirma que o risco que corre a organização que não aplica o feedback é o distanciamento dos seus clientes. “O cliente não percebe e nem reconhece significado e valor na relação técnica e comercial. A empresa não percebe e nem reconhece as oportunidades e ameaças com o cliente e, por conseqüência, com o mercado, principalmente e concorrente”, complementa.

QUANDO O FOCO SÃO OS PROFISSIONAIS

Já o feedback na gestão de pessoas, conforme o consultor Gilceu Geratti, tem como objetivo o alinhamento da relação entre os profissionais e a empresa na qual trabalhavam através da convergência entre os objetivos estratégicos organizacionais e os valores individuais. Como resultados positivos para a organização, lista estabilização, normalização, melhoria contínua e excelência das atividades. E para os funcionários, satisfação em todos os aspectos, motivação e oportunidade de crescimento em sua carreira.

“Na prática, são oportunidades que a empresa tem a todo o momento de promover o direcionamento e também de reconhecer os méritos dos colaboradores”, observa o consultor Euclides Braga Junior. Segundo ele, quando bem aplicado e, principalmente, com o foco no desenvolvimento do profissional que o esta recebendo, o resultado do feedback é uma reação em cadeia: alinhamento das ações é igual à melhoria dos resultados individuais, que é igual à melhoria dos resultados da empresa.

Para Ceratti, a melhor maneira de dar e receber retorno na gestão de pessoas passa pelo planejamento de intervenções na rotina (perspectivas de aprendizado e processos internos) que motivem o envolvimento e o comprometimento coletivo, desafiando os modelos mentais e os padrões de comportamento vigentes, colocando em xeque a configuração atual da empresa, seu modelo de gestão e suas praticas. Passa, também, pela implementação de praticas recorrentes de gestão com objetivos e metas específicos que vinculem a filosofia e a estratégia da empresa com os processos operacionais do negocio (rotina). E, ainda, pela produção contínua de conhecimento novo a partir da reflexão sobre a prática e a realidade da empresa.
Braga alerta que o maior risco para as empresas que não têm a cultura do feedback junto aos seus funcionários é o de ter profissionais atuando em sentido contrario ao que se espera. “O distanciamento entre a gestão da estratégia da gestão operacional ou gestão de rotina – entre as partes pensantes e as partes executantes”, define Ceratti.

Como resultados, Ceratti lista desmotivação, estresse e insatisfação das pessoas, perda de talentos e rotatividade, zona de conforto e competitividade egoísta. Cita, ainda, falta de previsibilidade e despreparo da empresa para os desafios presentes e futuros. “A conseqüência será percebida facilmente nas finanças, na produção e, pior do que isso, nas relações com o cliente”, alerta Braga.

“NA PRÁTICA, SÃO OPORTUNIDADES QUE A EMPRESA TEM A TODO O MOMENTO DE PROMOVER O DIRECIONAMENTO E TAMBEM DE RECONHECER OS MÉRITOS DOS COLABORADORES.”

Euclides Braga Júnior

DICAS PRÁTICAS:

A quem dará o feedback:
Estar preparado para o momento de dar o feedback.
Buscar informações e analisá-las cuidadosamente antes do momento do feedback.
Preparar este momento e se dedicar ao colaborador no momento do feedback.
Ser discreto. De preferência, reservar horário e local adequados para que também não ocorram interrupções indesejadas.

A quem recebera o feedback:
Estar aberto e consciente de que o feedback acontecerá para o próprio desenvolvimento. O objetivo não é perseguir, punir ou expor.
Encarar o feedback como um momento em que se está recebendo um direcionamento sobre pontos que podem ser melhorados e ter em mente que o interlocutor acredita que essa melhoria pode acontecer.

Fonte: Lançamentos Indústria

FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
Publicado porMarketing Leme30 de julho de 2009Publicado emNoticias

Navegação de Post

Post anterior Post anterior:
Gestão de Desempenho Integrado, Avaliação e Competência com o Balanced Scorecard
Próximo post Próximo post:
Newsletter – Novo Site

ASSINE A NEWSLETTER


Você receberá as próximas publicações do blog e poderá remover sua assinatura a qualquer momento.


Conforme a Política de Privacidade, nós não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam!


Assine o Feed (RSS)

PESQUISAR

Você está em:

Início » Noticias » A Arte do Feedback
a

+ CONTEÚDO RICO

LIVROS

Publicações | Literatura produzida pelos profissionais da Leme Consultoria.


MULTIMÍDIA

E-books, Vídeos, Lives, Minicursos e muito mais, tudo gratuito para baixar ou acessar!

Lemeflix!


Maratone na Lemeflix!

Maratone na Lemeflix! Conteúdos exclusivos em vídeo para você.

Temos mais uma novidade: a “Lemeflix” é um repositório de streamings exclusivos da Leme, com tudo o que você precisa saber sobre RH e as rotinas de Gestão de Pessoas. São minicursos, vídeos, lives e muito mais, em uma só plataforma. E o melhor: tudo gratuito! Pega e pipoca e corre lá!

BORA VER!

COMPARTILHE

FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

VITRINE

Destaque

Galera.App: entenda mais sobre essa novidade!

▶ SAIBA MAIS

NOVO ARTIGO

  • 20/11 – Consciência Negra | Por que esse dia é importante?
    20/11 - Consciência Negra | Por que esse dia é importante? </br>
    Não é possível que as empresas, entre as maiores stakeholders do país, furtem-se do dever de posicionarem-se em definitivo contra o preconceito.

OUTROS ARTIGOS

Futuro do RH

Futuro do RH:
Arquitetura de Cargos e Carreiras de Tecnologia

guia salarial 2021

Guia salarial gratuito: dicas para você aproveitar melhor as informações

20/11 – Consciência Negra | Por que esse dia é importante?

Novas funcionalidades para LGPD

Tweezer.jobs: funcionalidades para adequação da sua empresa à LGPD

lgpd e o recrutamento e selecao

LGPD e o Recrutamento e Seleção

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

▶ MAIS ARTIGOS

EVENTOS

  • Black November da Leme – Melhor do que uma black friday é o mês inteiro de promoções!Black November da Leme - Melhor do que uma black friday é o mês inteiro de promoções!
      A Leme Consultoria e a Leme Tecnologia lançaram, no dia 10/11, a Black November Leme, com descontos incríveis. da Redação | 12/11/2021 ▶ Dia 10 de novembro de 2021 começou o período de promoções especiais da Leme para softwares e treinamentos. A promoção é válida para contratações e matrículas realizadas até o dia 30/11/2021. Por isso, é melhor correr para aproveitar. Na Leme Academy, todos os cursos de Softskills e EaDs assíncronos com ou sem mentoria estão com até 50% de desconto no valor da matrícula. Além disso, todos os cursos na plataforma podem ser parcelados em até 12 vezes sem juros no cartão – ou seja, você se capacita agora mesmo e só termina de pagar lá no final do ano que vem, com parcelas muito baratas. Veja mais Ah! Mesmo os cursos com aulas on-line, como o de Business Partner de Rh e o de Plano de Cargos, Carreiras e Salários, estão com valores especiais também – ...
   ▶ OUTROS EVENTOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Galera.App: entenda mais sobre essa novidade!

On  10 de novembro de 2021

Vote na Leme Tecnologia!

On  26 de maio de 2021

Leme Tecnologia agora no Instagram!

On  25 de maio de 2021

Confira o expediente de Final de Ano da Leme em 2020

On  11 de dezembro de 2020

Chegou o Guia LW de
Salários e Tendências de mercado!

On  6 de fevereiro de 2020

Treinamentos Abertos em SP:
saiu a agenda da Leme Consultoria

On  6 de dezembro de 2019

▶ MAIS NOTÍCIAS

Voltar ao Blog

Siga-nos!

FacebooktwitterlinkedinrssyoutubeinstagramFacebooktwitterlinkedinrssyoutubeinstagram

Próximos Treinamentos Abertos

▪Plano de Cargos e Salários integrado com Remuneração Estratégica

28 a 30/9/20 - São Paulo

▪Formação em Gestão do Desempenho por Competências

9 a 13/11/20 - São Paulo

▪Consultoria Interna de RH – Business Partner

12 a 14/8/20 - São Paulo

▶ VEJA MAIS

nsite, Orgulhosamente desenvolvido com WordPress.