Objetivo Este curso é destinado a profissionais da área de Recursos Humanos e gestores de outras áreas que queiram ter uma visão sistêmica e metodológica de como se elabora um Plano de Cargos e Salários-PCS, sua gestão, como se desenvolve um Programa de Gestão por Competências, para que serve e suas diferenças com PCS, Avaliação de Desempenho e os diversos compostos de remuneração variável e participação nos resultados. OBS.: Este não é um curso de formação, portanto não aprofunda conhecimentos técnicos de cálculos estatísticos. Metodologia Exposição teórica, exercícios, troca de informações e experiências entre os participantes e respostas a questionamentos técnicos, práticos e legais. Conteúdo Programático Introdução/Planejamento: • Visão estratégica e sistêmica: (análise de ambiente externo e interno); • Importância de conhecer a empresa e seu negócio: missão, visão, valores, objetivos e metas. Módulo 1: Plano de Cargos e Salários • O que é um Plano de Cargos e Salários – conceito, objetivos e para que serve; • Resultados a serem obtidos e o que um PCS não resolve; • Fases ou etapas de um PCS; • Fase planejamento – cuidados a tomar; • Fatores internos e externos que podem influenciar o PCS; • Descrição de cargos e funções (DF) – Como elaborar uma descrição de cargos para subsidiar os vários subsistemas de RH – Formas de coletar dados; • Diferença de padrão quando se trabalha com gestão por competências e avaliação de desempenho; • Como escolher o padrão ideal de DF para o negócio e a estrutura; • Diferença entre cargo e função e seu uso; • Titulação de cargos – CBO – Análise de Cargo – Grupo Ocupacional; • Avaliação de cargos: Como se elabora a avaliação de cargos e funções, partindo de um método “caseiro” até um mais sofisticado; • Como elaborar a justiça interna e as classes salariais; • Pesquisa Salarial – como escolher os cargos e as empresas a participarem da pesquisa; • Medidas estatísticas mais utilizadas em planos de cargos e salários; • Como interpretar os dados estatísticos: 1º, 2º e 3º quartis, média, qual utilizar e porquê a importância da análise da Frequência – Como interpretar a qualidade de uma pesquisa; • A importância de participar de pesquisas e como decidir se deve participar; • Como trabalhar com os dados salariais da empresa e da pesquisa para montar a grade ou a tabela salarial; • Tabela Salarial – Como elaborar, número de classes e quantidade de níveis; • Pisos Salariais – Categorias diferenciadas e profissões regulamentadas; • Tabelas por categoria e por regiões geográficas; • Análise de custos de enquadramento, decisões estratégicas, o que fazer com pessoas/salário acima das faixas, aspectos legais trabalhistas e sindicais; • Análise do custo da remuneração no composto do preço do produto; • Política de Remuneração – Diferença legal de tabela e política com e sem avaliação de desempenho; • Envolvimento do sindicato; • Registro do PCCS no MT- SRT. Módulo 2: Gestão por Competências • O que é – conceituação; • As várias metodologias existentes no mercado e suas diferenças; • Tipos de competências; • Os problemas com linguagem, semântica e falta de objetividade para avaliar; • Como se constrói um programa de forma estratégica, participativa e com uso prático; • Desdobramento do C.H.A em competências; • Mapeamento e avaliação de competências; • A importância da competência comportamental e como obter indicadores objetivos para avaliar; • Como obter resultados práticos; • Como utilizar competência na remuneração – riscos e exemplos a não seguir. Módulo 3: Avaliação e Gestão do Desempenho • Diferenças conceituais; • Os maiores problemas com avaliação e porque não dão certo; • Avaliação de Competências e de desempenho – diferenças; • Sistemas tradicionais de avaliação e resultados obtidos; • Perspectivas que podem ser avaliadas; • Responsabilidades do cargo ou função; • Competências técnicas e comportamentais; • Resultados de indicadores do cargo/função ou metas; • Mensuração do Coeficiente de Desempenho do Colaborador – CDC e o conceito de Entrega; • Integração de avaliação de desempenho com PCS, GPC por meio do CDC. Módulo 4: Remuneração • O modelo Huczok Consulting; • Conceitos de salário, remuneração e benefícios e seu balanceamento de acordo com o negócio, mercado, custo, cultura; • Remuneração fixa e variável e modelos mais utilizados no mercado; • O que pode e o que não pode ser utilizado para remunerar das perspectivas avaliadas; • Integrando competências, cargos e salários e resultados na remuneração de forma estratégica e com menos encargos sociais; • Incentivo fiscal – Lei 10.101/2000-Participação nos Resultados; • Aspectos legais; • Exemplo de um programa avaliando a empresa, área, equipe e indivíduos de forma integrada; • Importância da simplicidade e exiquibilidade; • Remuneração x Reconhecimento – dinheiro não é tudo – importância de outras formas de reconhecimento. Público Alvo Profissionais da área de RH/Gestão de Pessoas, Gestores e Consultores internos. Carga Horária 20h |