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Plano Integrado de Cargos e Salários, Competências e Remuneração Estratégica

Publicado porMarketing Leme 1 de junho de 2009

Acesse nossa Agenda de Treinamentos

Objetivo
Este curso é destinado a profissionais da área de Recursos Humanos e gestores de outras áreas que queiram ter uma visão sistêmica e metodológica de como se elabora um Plano de Cargos e Salários-PCS, sua gestão, como se desenvolve um Programa de Gestão por Competências, para que serve e suas diferenças com PCS, Avaliação de Desempenho e os diversos compostos de remuneração variável e participação nos resultados.

OBS.: Este não é um curso de formação, portanto não aprofunda conhecimentos técnicos de cálculos estatísticos.

Metodologia
Exposição teórica, exercícios, troca de informações e experiências entre os participantes e respostas a questionamentos técnicos, práticos e legais.

Conteúdo Programático

Introdução/Planejamento:

• Visão estratégica e sistêmica: (análise de ambiente externo e interno);
• Importância de conhecer a empresa e seu negócio: missão, visão, valores, objetivos e metas.

Módulo 1: Plano de Cargos e Salários
• O que é um Plano de Cargos e Salários – conceito, objetivos e para que serve;
• Resultados a serem obtidos e o que um PCS não resolve;
• Fases ou etapas de um PCS;
• Fase planejamento – cuidados a tomar;
• Fatores internos e externos que podem influenciar o PCS;
• Descrição de cargos e funções (DF) – Como elaborar uma descrição de cargos para subsidiar os vários subsistemas de RH – Formas de coletar dados;
• Diferença de padrão quando se trabalha com gestão por competências e avaliação de desempenho;
• Como escolher o padrão ideal de DF para o negócio e a estrutura;
• Diferença entre cargo e função e seu uso;
• Titulação de cargos – CBO – Análise de Cargo – Grupo Ocupacional;
• Avaliação de cargos: Como se elabora a avaliação de cargos e funções, partindo de um método “caseiro” até um mais sofisticado;
• Como elaborar a justiça interna e as classes salariais;
• Pesquisa Salarial – como escolher os cargos e as empresas a participarem da pesquisa;
• Medidas estatísticas mais utilizadas em planos de cargos e salários;
• Como interpretar os dados estatísticos: 1º, 2º e 3º quartis, média, qual utilizar e porquê a importância da análise da Frequência – Como interpretar a qualidade de uma pesquisa;
• A importância de participar de pesquisas e como decidir se deve participar;
• Como trabalhar com os dados salariais da empresa e da pesquisa para montar a grade ou a tabela salarial;
• Tabela Salarial – Como elaborar, número de classes e quantidade de níveis;
• Pisos Salariais – Categorias diferenciadas e profissões regulamentadas;
• Tabelas por categoria e por regiões geográficas;
• Análise de custos de enquadramento, decisões estratégicas, o que fazer com pessoas/salário acima das faixas, aspectos legais trabalhistas e sindicais;
• Análise do custo da remuneração no composto do preço do produto;
• Política de Remuneração – Diferença legal de tabela e política com e sem avaliação de desempenho;
• Envolvimento do sindicato;
• Registro do PCCS no MT- SRT.

Módulo 2: Gestão por Competências
• O que é – conceituação;
• As várias metodologias existentes no mercado e suas diferenças;
• Tipos de competências;
• Os problemas com linguagem, semântica e falta de objetividade para avaliar;
• Como se constrói um programa de forma estratégica, participativa e com uso prático;
• Desdobramento do C.H.A em competências;
• Mapeamento e avaliação de competências;
• A importância da competência comportamental e como obter indicadores objetivos para avaliar;
• Como obter resultados práticos;
• Como utilizar competência na remuneração – riscos e exemplos a não seguir.

Módulo 3: Avaliação e Gestão do Desempenho
• Diferenças conceituais;
• Os maiores problemas com avaliação e porque não dão certo;
• Avaliação de Competências e de desempenho – diferenças;
• Sistemas tradicionais de avaliação e resultados obtidos;
• Perspectivas que podem ser avaliadas;
• Responsabilidades do cargo ou função;
• Competências técnicas e comportamentais;
• Resultados de indicadores do cargo/função ou metas;
• Mensuração do Coeficiente de Desempenho do Colaborador – CDC e o conceito de Entrega;
• Integração de avaliação de desempenho com PCS, GPC por meio do CDC.

Módulo 4: Remuneração
• O modelo Huczok Consulting;
• Conceitos de salário, remuneração e benefícios e seu balanceamento de acordo com o negócio, mercado, custo, cultura;
• Remuneração fixa e variável e modelos mais utilizados no mercado;
• O que pode e o que não pode ser utilizado para remunerar das perspectivas avaliadas;
• Integrando competências, cargos e salários e resultados na remuneração de forma estratégica e com menos encargos sociais;
• Incentivo fiscal – Lei 10.101/2000-Participação nos Resultados;
• Aspectos legais;
• Exemplo de um programa avaliando a empresa, área, equipe e indivíduos de forma integrada;
• Importância da simplicidade e exiquibilidade;
• Remuneração x Reconhecimento – dinheiro não é tudo – importância de outras formas de reconhecimento.

Público Alvo
Profissionais da área de RH/Gestão de Pessoas, Gestores e Consultores internos.

Carga Horária
20h

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Publicado porMarketing Leme1 de junho de 2009Publicado emTreinamentos - Recursos Humanos

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