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Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

 


Esse é um artigo para reverenciar a luta e agradecer pela oportunidade de aprender com as pessoas com deficiência. Viva o dia 21 de setembro!

por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 23/9/2020


▶ Uma das mulheres mais importantes do país, Luiza Helena Trajano, declarou recentemente que “empresas que não promoverem a diversidade serão cobradas pelos clientes”. Só para não haver dúvidas, Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, empresa que se destaca pelas diversas ações de empoderamento e igualdade para pessoas com deficiência, negros e mulheres. Um público formado por pessoas que costumam ser tratadas como “minoria”.

O termo entre aspas é para assumir um tom irônico aqui, porque ele resume um conceito absurdo.

Mas, felizmente, nunca na nossa história ouvimos falar tanto sobre a importância da diversidade. E o debate, embora tenha começado tarde, não deve ter hora para acabar.

A luta das pessoas com deficiência é fundamental para que as empresas cresçam e, sem nenhuma sombra de dúvidas, para que os seres humanos também possam crescer. Para que as gerações futuras possam realmente celebrar essa data sem ter de precisar justificar o porquê ela é importante. Apenas celebrar a sua importância.

Afinal, as gerações que estão no mercado de trabalho hoje ainda estão entendendo o que essa luta significa… E olha que este é um movimento que começou no final da década de 1970!

Ainda há longo caminho a ser percorrido e as ações precisam ser feitas agora. A luta da pessoa com deficiência precisa ser muito valorizada. Porque a real diversidade nas empresas somente será possível quando o comportamento excludente for deixado de lado e passarmos a agir #AlémDaCota, abrindo verdadeiramente as portas para as pessoas com deficiência.

Antes da deficiência que têm, elas são PESSOAS

Assim, têm pontos fortes e fraquezas como qualquer uma. E como Rogerio Leme, diretor da Leme, costuma dizer “as pessoas com deficiência têm soft skills pra lá de essenciais para qualquer organização: resiliência, persistência, criatividade, superação, inovação, motivação, alegria, compartilhamento, empatia e diversidade”. Isso apenas para citar algumas.

Portanto, o pré-julgamento promovido pela mentalidade excludente que algumas empresas, aliás, pessoas, insistem em manter, há anos já não tem lugar na nossa sociedade.

Nem todo mundo está no mesmo barco, mesmo que muitas pessoas insistam em dizer que sim. Então, se você tem o poder de contratar pessoas para atuarem de alguma forma na sua empresa, cuidado: não deixe o seu preconceito falar mais alto do que a competência da PcD.

Ah, e pode ser qualquer tipo de contrato: para uma vaga fixa, um trabalho temporário, um freela ou para dar um treinamento para sua equipe. Não importa. E hoje, menos ainda com a possibilidade do trabalho remoto, caso a empresa alegue que não tem “infraestrutura” para ter uma pessoa com deficiência no time!

Pessoas com deficiência têm todas as competências para desempenharem qualquer papel nas organizações. Basta abrirmos as portas e começarmos a aprender a remar juntos. Aí sim, vamos poder dizer que estamos no mesmo barco.

***
Em 21 de setembro, data adequadamente escolhida, celebramos o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Essa data está instituída no calendário nacional desde 2005 (Lei nº 11.133/2005) e “foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.” (Disponível aqui, acesso em 21/9/2020).


Se você quer saber mais sobre a luta das pessoas com deficiência, procure pela Andrea Schwarz nas redes sociais. Além de provar dia a dia que ser uma pessoa com deficiência não significa ter limitações, ela tem um lindo projeto para tornar o mercado de trabalho mais inclusivo e diverso.


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Licença Creative CommonsEste material está licenciado pela Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Permitida a reprodução do artigo desde que citada a fonte e/ou link. Contate-nos para autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em lemeconsultoria.com.br/faleconosco/.



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Melhorias no SPA Tweezer | 29/7/2020

O SPA agora ´-e Tweezer.jobs

Mantendo nosso compromisso de atualizar a plataforma e levar para nossos clientes o que de melhor temos em tecnologia, todos os clientes que utilizam o SPA receberam uma nova atualização na plataforma: o TWEEZER.JOBS. Saiba mais:

Desta vez, mudamos a Área do Candidato.

https://youtu.be/KQqgfOifAE8

Em breve, mais informações!


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Melhorias no SPA | 15/5/2020

 

3 dicas de filmes para treinamento e desenvolvimento de equipes


O uso de filmes para treinamento e desenvolvimento de equipes não é novidade. Mas, vale a pena conhecer quais competências podem ser melhor trabalhadas com cada um deles. E foi isso que a gente fez para você!

por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 19/6/2020


▶ Não haveria data melhor para se comemorar o Dia do Cinema Brasileiro: 19 de junho. O Cinema Brasileiro é geminiano, o signo da comunicação! Parabéns a todos que fazem o cinema nacional brilhar aqui e lá fora!

Nos últimos 2 anos, neste mesmo dia, trouxemos algumas dicas de filmes para treinamento e desenvolvimento de equipes, todos nacionais. E você pode acessar mais informações neste link, de 2018 e neste outro, de 2019.

E muito embora nós saibamos que existe uma profusão de novos filmes brasileiros – além das séries -, hoje incrementamos as nossas dicas de filmes para treinamento e desenvolvimento de equipes com produções estrangeiras. Entendemos a importância de oferecer um cardápio variado de opções, que podem ser encontradas, inclusive, nos streamings mais populares.

Estas dicas foram elaboradas pelo time de Gestão e Estratégia da Leme Consultoria, sob a tutela do Diretor da área, Renan Sinachi. Fazem parte, inclusive, da Biblioteca de Recursos de alguns dos nossos clientes.
Se quiser saber mais sobre essa solução, é só preencher o fomulário logo abaixo e alguém do nosso time de Negócios entrará em contato com você.



Hoje, indicamos 3 competências principais que podem ser abordadas nestes filmes para treinamento e desenvolvimento de equipes:
Tomada de Decisão;
Equipes de Alta Performance
; e
Liderança.







Filmes para Treinamento e Desenvolvimento de Equipes

Filme: A Teoria de Tudo
Competência relacionada: Liderança
Comportamento de maior ênfase: Transmitir para a equipe os objetivos e as informações organizacionais, sendo transparente nas boas e más notícias.
Resumo: Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge, Jane Wide (Felicity Jones), e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos. Muitos poderiam acreditar que a doença fosse fazê-lo desistir de seus sonhos, mas foi justamente o contrário, e ele chegou ao objetivo esperado.
(Resumo extraído de: AdoroCinema.com)


Especialmente neste momento em que se intensifica a necessidade de ficar em casa, propor a um colaborador que assista a um filme para se desenvolver é uma solução interessante, que pode se tornar uma gostosa “sessão pipoca” com a família!

Tem mais filmes para treinamento e desenvolvimento de equipes para indicar?
Compartilhe com a gente!


COMO APLICAR FILMES PARA TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

Idealmente, a aplicação de filmes para treinamento e desenvolvimento de equipes deve se basear nas necessidades de desenvolvimento das competências comportamentais de cada colaborador.

Com uma avaliação de desempenho por competências bem estruturada, em que há as competências comportamentais e seus respectivos indicadores, é possível recomendar muito mais precisamente os conteúdos e quais formas de aprendizagem podem ser utilizadas para que o colaborador desenvolva ou aperfeiçoe determinada competência.

No entanto, se a sua empresa ainda não possui uma avaliação e precisa investir em formas de desenvolver a equipes, como com o uso de filmes para treinamento e desenvolvimento de equipes, não tem problema. A Leme pode realizar um diagnóstico em sua empresa, para entender quais são as principais dores do seu negócio, e elaborar uma Biblioteca de Recursos para solucionar as demandas mais emergentes.

Se você está buscando uma solução completa para T&D, baseada em competências técnicas e comportamentais, visando aumentar seus resultados, conte com a Leme também para isso. Temos metodologia própria para mapear competências e avaliar pessoas, tudo feito sob medida para sua organização.

Nos temos a solução para a sua empresa! Nos conte o que você precisa e nós vamos te ajudar!


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E agora, RH?
Ideias para o plano de ação para a retomada das atividades


Ideias de ações que podem ser realizadas ou adaptadas para a realidade da sua empresa, e incluídas ao plano de ação retomada das atividades.

por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 5/6/2020


▶ Um plano de ação para a retomada das atividades ante a maior crise sanitária da nossa história recente. Todos estão em busca disso; então, o RH “ressurge” e, de uma vez por todas, prova o porquê de ser uma área tão estratégica dentro das organizações. Sem dúvida, poderíamos adaptar a escrita de uma palavra que vai marcar esse ponto da história das empresas: RHesiliência.

Um aparte: para não gerar dúvidas, a definição do termo resiliência utilizada aqui é “a habilidade que uma pessoa desenvolve para resistir, lidar e reagir de modo positivo em situações adversas” (Dicionário Aulete Digital).

É isso que nós, da Leme, temos visto e vivido em nosso dia a dia.
Assim como você, somos especialistas em Recursos Humanos e, como fornecedores de soluções para esta área, nosso contato com as pessoas que compõem esse time dentro das empresas é diário.

Também tivemos de nos reinventar em muitos aspectos. E, embora as dores do seu negócio não sejam exatamente as mesmas que as nossas, nós entendemos e somos empáticos a todas elas, porque somos humanos, trabalhamos com e para pessoas.

Pensando em como realmente demonstrar o nosso valor como parceiro do RH, elaboramos uma proposição com ideias que podem ser incluídas ao plano de ação para a retomada das atividades. Independentemente do retorno – ou, dependendo do ponto de vista, chegada ao tal do “novo normal” -, esses são insights que vão ajudar na preparação e na volta às atividades presenciais.

Renan Sinachi, Diretor de Gestão e Estratégia da Leme Consultoria, fez um benchmarking com as lideranças do RH dos nossos clientes e, com base nas conversas e dúvidas sobre o que fazer, elaborou as seguintes sugestões.


PLANO DE AÇÃO PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES: PREPARAÇÃO PARA A VOLTA

Alguns estados já assistindo à retomada das atividades presenciais. Mesmo assim, estas são dicas que podem ser aplicadas nesse momento da flexibilização até para as empresas que nunca pararam. Vamos lá:


• aplicação de pesquisa pulse para captar sentimento dos colaboradores durante a crise e identificar os maiores pontos de impacto;
• aplicação de pesquisa eNPS para medir a satisfação dos colaboradores com as práticas de gestão adotadas para o trabalho remoto (caso tenha sido feito);
• realização de campanhas de cuidado com a saúde e higiene;
• distribuição de álcool gel para os colaboradores que efetivamente precisem retornar ao local de trabalho; e
• adoção de práticas de higiene rigorosas nas mesas, equipamentos compartilhados e demais ambientes.


Pesquisa Pulse para captar sentimento dos colaboradores durante a crise e identificar os maiores pontos de impacto

A popularidade da pesquisa pulse é recente, talvez a modalidade esteja ganhado espaço há cerca de 2 ou 3 anos. Resumidamente, esta técnica permite gerar insights e percepções sobre um tema pontual. Os resultados ajudam a visualizar o caminho, para corrigir ou manter o trajeto. É mais ou menos como tirar uma foto, olhar para ela e ver o que pode ser melhorado: posicionamento, iluminação, enquadramento e por aí vai.

A Pesquisa Pulse é um excelente recurso para entender sobre um assunto naquele momento, algo como medir uma temperatura de curtíssimo prazo.

BÔNUS: como muitos investimentos estão restritos, sugerimos o uso do Mentimeter, um recurso pago que tem versão freemium, com aplicabilidade para a Pesquisa Pulse.

Na versão gratuita, há limite para a quantidade de perguntas, mas o público respondente é ilimitado e eles podem responder de qualquer aparelho conectado à Internet. Apesar do ser em inglês, é intuitivo para o RH e, para o usuário, é extremamente simples. Vai ajudar muito a direcionar os esforços nesse momento.


Pesquisa eNPS para medir a satisfação dos colaboradores com as práticas de gestão adotadas para o trabalho remoto (caso tenha sido feito)

Outro termo de popularidade recente, o eNPS significa “employee Net Promoter Score”. Esse tipo de pesquisa veio importada do modelo de pesquisa de satisfação realizada com clientes, recurso amplamente divulgado e trabalhado desde o início dos anos 2000. Para o uso do RH, o eNPS trata de medir o grau de satisfação e lealdade dos colaboradores da empresa.

Por que é bacana aplicar o eNPS?
Pois, assim como a Pulse, é uma pesquisa anônima, que vai gerar um breve diagnóstico que proverá insights quanto às práticas de gestão de pessoas.

E vale lembrar, sempre, que o RH não é responsável unicamente pelas pessoas. Esses resultados devem ser amplamente divulgados entre os gestores de pessoas. Daí então, tomadas medidas para manter ou aperfeiçoar o que tem sido feito até o momento.

Essa é a hora de OUVIR AS PESSOAS. As empresas precisam mostrar que querem cuidar dos seus colaboradores e ouvi-las vai ajudar a fortalecer esse relacionamento.

Também é possível usar a plataforma Mentimeter para essa pesquisa.


Importante: nem a pesquisa pulse e nem a eNPS substituem a indispensável Pesquisa de Clima Organizacional. Essa sim, dá uma profundidade maior. Mas, é muito interessante usá-la como pesquisas complementares e prolongar sua aplicação mesmo além deste plano de ação para a retomada das atividades.


Campanhas de cuidado com a saúde e higiene

Com certeza essa ação já tem sido aplicada pela sua empresa. Reforçamos, apenas, a importância de realizar campanhas com base em informações legítimas e sem focar no pânico que o Corona, naturalmente, causa às pessoas. Afinal, a saúde mental é essencial para que todos, inclusive você, tenham um bom e saudável retorno.
Se a sua empresa puder investir, inclua no kit de boas vindas um conjunto de máscaras laváveis, luvas e álcool gel.

Estruture com a área de Marketing uma cartilha simples com os principais cuidados que devem ser tomados (lembrando de contemplar informações oficiais).

Espalhe, também, orientações impressas por toda a empresa, inclusive nos banheiros e vestiários, que são locais frequentados por todos os colaboradores, e usados para a higiene pessoal.


Álcool gel para os colaboradores que efetivamente precisem retornar ao local de trabalho

Uma opção interessante é o totem com dispenser de álcool gel. É fácil de usar, não precisa de bateria e nem ponto de energia. E o melhor: as pessoas higienizam as mãos sem ter contato com o frasco de álcool gel, basta pisar no pedal e pronto. A empresa Oxigênio oferece essa solução.

Se não estiver previsto no orçamento do plano de ação para a retomada das atividades, as soluções tradicionais também são aplicáveis, bem-vindas e necessárias. Frascos de álcool gel distribuídos por todo o ambiente para uso geral e frascos de álcool gel individuais, que possam serem reabastecidos sempre que necessário, são demonstrações do zelo da empresa com o seu principal patrimônio.


Práticas de higiene rigorosas nas mesas, equipamentos compartilhados e demais ambientes

Será necessário aumentar a frequência de higienização e desinfecção da empresa, tarefas que, normalmente, são realizadas por empresas terceirizadas. Alguns prestadores de serviço desempenham atividades aos finais de semana, feriados e período noturno, de forma que sua empresa não pare a operação para garantir o ambiente sempre higienizado.

E, mesmo que a empresa contrate este terceiro para a limpeza pesada e tenha uma equipe de limpeza diária, algumas práticas de higienização deverão ser adotadas por todos os colaboradores.

Por exemplo: higienizar com mais frequência a área de trabalho de cada funcionário é impraticável; assim, cada colaborador vai precisar fazer a sua parte. É simples manter a própria área de trabalho limpa, mas a empresa precisa estimular, orientar e disponibilizar os recursos necessários para esse fim.


NA VOLTA

Como se vê, o caminho para a aplicação do plano de ação para a retomada das atividades já está sendo pavimentado e podemos nos inspirar nos exemplos de sucesso que vêm de outros países.

Mas, a gente sabe que a volta, efetivamente, é o ponto que causa mais apreensão.
Renan Sinachi destacou alguns elementos que precisam do olhar cuidadoso que só RH tem. Lembrando, de novo, que os gestores de pessoas precisam estar alinhados com essas práticas:


Menos brindes, mais acolhimento

Não adianta entregar álcool gel e máscara com a marca da empresa se os gestores não acolherem os colaboradores. Pior ainda será se as lideranças fizerem insinuações de que “a mamata acabou”, ou “as pessoas não estavam trabalhando e agora voltarão ao trabalho” e coisas nesse sentido.


Estimular o uso de máscaras

A empresa, especialmente representada na figura dos líderes, tem esse papel de responsabilidade social com todos os colaboradores. Devem ser dados exemplos, estímulos ao uso e orientações, sempre que necessário. A liderança é o agente transformador nas organizações, precisa ser crível e demonstrar confiança e respeito às suas pessoas.

Assim, quando as pessoas percebem que a empresa está ali por e para elas, a sensação de segurança aumenta e, ao invés de se focarem no medo, na doença, vão dedicar sua energia à sua atividade e vão ser produtivas.


Organização dos ambientes de modo que exista maior espaço entre as pessoas, já que o vírus continuará circulando

Inclusive, com exemplos de ações que estão sendo realizadas por outros países que, gradualmente, estão voltando às suas atividades presenciais, como: sinalização do distanciamento seguro em locais em que, comumente, facilitem aglomerações (portaria, relógio de ponto, vestiário), bloqueio de acesso às áreas comuns, especialmente as que ficam fechadas (como as “salas de descompressão”), demarcação dos lugares à mesa do refeitório, elaboração de protocolo de segurança para adotar em reuniões dentro e fora da empresa, repaginação do ambiente de trabalho, maximizando o distanciamento físico das pessoas dentro das salas, escala de trabalho para reduzir o número de pessoas trabalhando presencialmente todos os dias.


Disponibilizar ferramentas de trabalho remoto para todos que puderem e treinar as pessoas para utilizá-las

O paradigma da tecnologia caiu, é o momento de aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer para a sua empresa. Passados quase 90 dias em distanciamento social, muita gente já aprendeu a usar as ferramentas de trabalho remotas. Que tal, então, determinar um recurso que seja comum para todos, a fim de assegurar uma comunicação mais fluida e sem surpresas?

Além disso, seria interessante destacar um ou alguns mentores que pudessem treinar e dar dicas para as pessoas para aproveitarem melhor as funcionalidades da plataforma escolhida.

Estes mentores podem ensinar desde as funcionalidades mais simples, como: onde configurar áudio e vídeo, fazer compartilhamento de tela, usar o chat e outros recursos de interação, agendar uma reunião e enviar o link para os convidados até hacks mais avançados!
Se na sua empresa já existe um setor no qual essa prática era comum, este é um bom ponto de partida para buscar esses mentores!


Adotar práticas de gestão ágil e OKRs para acompanhamento do trabalho

Gestão ágil e OKRs não estão na vanguarda dos modelos de gestão à toa. Para a realidade que estamos vivendo, e que será comum daqui para frente, estes modelos de gestão são importantes. Com a instabilidade que temos pela frente, é muito mais provável acertar uma meta com prazo de 15 dias do que atingir uma meta planejada para meses, semestre, ano!

Não estamos dizendo que não se deve planejar o alvo de longo prazo; mas, esses modelos permitem chegar à meta sem perder recursos e acertando muito mais ao longo do caminho.

Em novembro de 2019, Renan Sinachi e Elsimar Gonçalves debateram em uma live, com a mediação de Rogerio Leme, o tema da Gestão Ágil. Vale muito a pena assistir essa gravação, mais atual do que nunca. Clique aqui.


Para encerrar, você pode ter se perguntado: “e o kit de bom retorno” neste plano de ação para a retomada das atividades? Não se preocupe; pode usar, sim! Você sabe, melhor do que ninguém, como acolher e receber suas pessoas. Você é RH, você é RECURSOS HUMANOS. Faça valer aquilo que é a sua maior especialização: cuidar de pessoas.

Para além dessa acolhida, continue contando com a nossa parceria!
Sigamos confiantes, estamos todos juntos!


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Sistema de recrutamento e seleção em casa?

Você sabe o que seus colaboradores falam sobre sua empresa?

Um podcast para chamar de seu: sugestões de canais para desenvolvimento profissional (e pessoal)



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Melhorias no SPA | 15/5/2020

Mantendo nosso compromisso de atualizar a plataforma e levar para nossos clientes o que de melhor temos em tecnologia, desde a sexta-feira, 15 de maio de 2020, todos os clientes que utilizam o SPA receberam uma nova atualização na plataforma.

Desta vez, mudamos a Área do Candidato.

A Área do Candidato ganhou um layout mais moderno e muito mais fluído, 100% pensado para a Experiência do Candidato ser cada melhor, mais fácil e mais completa. Veja como ficou esse novo layout:

Em breve, mais informações sobre as novas atualizações!


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Melhorias no SPA | 25/3/2020: Home do sistema e Cadastro/Edição de Vagas.

Sistema de recrutamento e seleção em casa?


Sistema de recrutamento e seleção para trabalhar em casa. Esse é o SPA: uma plataforma que viabiliza a execução de todos os processos de recrutamento e seleção no formato de trabalho home office.

por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 15/5/2020


▶ Talvez você tenha parado para ler com uma certa desconfiança, achando que este título é apenas uma isca para atrair a atenção dos mais desavisados.
Mas não é pegadinha, não.

Se você já conhece a Leme, sabe que a gente joga sempre às claras, é tudo preto-no-branco. Mas, se você ainda não nos conhece, agora já sabe: não fazemos treino fechado, sempre que possível, o que a gente tem, a gente compartilha.

Então, antes de continuar, saiba que no final deste artigo, a gente vai compartilhar o nosso sistema de Recrutamento e Seleção com você, durante 30 dias, gratuitamente. Isso é spoiler e apesar do final ser bem interessante, a história também é muito boa! Fica mais um pouco!


HOME OFFICE

A gente sabe que a adaptação para o trabalho home office foi abrupta para algumas empresas. Muitas companhias nunca imaginaram oferecer uma operação remota para suas equipes, no entanto, há quase 2 meses, foi necessário se reinventar da noite para o dia.

Saiba que aqui na Leme não foi diferente.
Apesar de alguns profissionais já terem o hábito do home office em alguns dias na semana, a maioria dos colaboradores da Leme não era adepto dessa modalidade. Hoje, estamos muito mais confortáveis com as videoconferências, que se tornaram comuns mais de uma vez ao dia, e estamos caminhando muito bem.

É claro que a gente sente falta dos colegas, das brincadeiras, das aulas de ginástica laboral (alô, Pri) e da dinâmica que somente um ambiente de trabalho comum a todos pode proporcionar. Mas, são novos tempos, novos desafios e vamos superar. Juntos, nós e você!

Pensando nisso, quisemos trazer para você algumas coisas que nós temos feito para facilitar o seu dia a dia. Se você já é nosso cliente, continue. Talvez você ainda não conheça alguns desses benefícios que o SPA proporciona.

Se você está chegando aqui pela primeira vez (seja bem-vindo/bem-vinda), conheça o SPA, o melhor sistema de Recrutamento e Seleção do mercado. Isso também não é pegadinha!


COMO O SISTEMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO AJUDA NO HOME OFFICE

SPA é o nome do nosso sistema de Recrutamento e Seleção que oferece gestão completa do processo seletivo. Essa ferramenta tem mais de 20 anos de existência e muita história para contar.
Acompanhando o mercado de R&S, o SPA sempre esteve na vanguarda. E não seria diferente neste momento pelo qual estamos passando.

Quem já usa o SPA sabe: mesmo com o home office, não houve impacto na rotina de trabalho com a plataforma. Inclusive, temos o caso de um cliente com mais de 100 vagas em uma semana e toda a administração dos processos foi feita em casa, com o apoio do SPA.

Por isso, trouxemos alguns benefícios que o SPA oferece para quem está trabalhando em home office e, claro, quando acontecer a retomada, ele também vai ser totalmente funcional para o escritório. Afinal, é uma plataforma 100% mobile, pode ser acessada de qualquer dispositivo conectado à Internet.



Tópicos que serão explorados:
Banco de currículos disponível em qualquer lugar;
Gestão online do Processo Seletivo;
Acompanhamento online da equipe;
Gestão de indicadores a distância; e
Captação de currículos: online e responsiva.


Vamos lá?


Banco de currículos disponível em qualquer lugar

A mobilidade é essencial, pois não é possível a nenhuma pessoa que faça recrutamento levar o arquivo físico da empresa, com centenas de currículos, para casa! Essa ideia é, no mínimo, inviável! Para resolver esse problema, o SPA utiliza uma tecnologia de armazenagem conhecida como “nuvem” ou “cloud”.
Portanto, todos os currículos que chegam para a empresa, em papel, por e-mail ou via cadastro no site, ficam armazenados em um servidor da Leme, que pode ser acessado de qualquer lugar, inclusive, de casa. O seu banco de currículos é exclusivo neste servidor, não há nenhum compartilhamento com outros usuários desse sistema de Recrutamento e Seleção.

Topo


Gestão online do Processo Seletivo

A gente sabe que, mesmo quando não havia o home office, sua empresa trabalhava com centenas de planilhas compartilhadas na rede, para saber se o candidato foi aprovado, encaminhado, em que fase do processo seletivo ele está, qual foi a data programada para assinatura de contrato ou outro tipo de ação.
Com o SPA, adeus planilhas! Chega do risco de perder dados, prazos e contratos, de perder horas tabulando informações manualmente!
Todas as pessoas de sua empresa podem acessar o SPA de suas casas, com login e senha individuais, e acompanhar etapa a etapa do processo seletivo.

Topo


Acompanhamento online da equipe

Ponto fundamental em trabalhos remotos, a plataforma mantém um “log de movimentação”, que permite ao gestor acompanhar a equipe no exercício das atividades no sistema. Extremamente válido para identificar quem fez as últimas alterações ou movimentações de dados e, assim, saber com quem falar a respeito de um ou outro processo.
Este nosso sistema de Recrutamento e Seleção permite uma comunicação integrada e intuitiva promovida pela própria ferramenta, que facilita o fluxo de informações e a redução de retrabalho.

Topo


Gestão de indicadores a distância

Os relatórios do nosso sistema de Recrutamento e Seleção permitem análises quali e quantitativas de como está a movimentação das vagas, candidatos e clientes. Medir e gerenciar são funções inerentes a qualquer profissional que ocupe a cadeira da gestão. Analisar números é substancial para manter ou rever estratégias, ter insights, entender por quais problemas ou sucessos a equipe está passando e por aí vai. É clichê, mas “O que não pode ser medido, não poder ser gerenciado”.
Além de um rol amplo de relatórios, com o SPA é possível gerir todos os indicadores a distância.

Topo


Captação de currículos: online e responsiva

Todos os candidatos podem se cadastrar e se candidatar às vagas sem sair de casa, pelo próprio celular, computador ou tablet. Todos os currículos recebidos para as vagas publicadas já são direcionados para a equipe de seleção analisar.
E os currículos que não são para vagas específicas ficam armazenados no banco de talentos, que pode ser acessado a qualquer momento.
Com esse sistema de Recrutamento e Seleção, o candidato também pode acompanhar os processos seletivos dos quais está participando e receber feedback por e-mail.
Aliás, esse é um grande facilitador do dia a dia das rotinas de quem está conduzindo um processo seletivo, especialmente se os membros da equipe não estão com o celular corporativo em casa.
Se o candidato for evoluindo no processo e ele precisar enviar documentos, todos os arquivos recebidos também podem ficar vinculados ao cadastro dele no SPA, facilitando o acesso dos selecionadores. Além disso, se ele for aprovado (uhu!), até o contrato pode ser gerado automaticamente pela plataforma.

Topo


A gente trabalhou só com algumas das funcionalidades do nosso sistema de recrutamento e seleção, mas o SPA tem muito mais para oferecer! E como promessa é dívida e você chegou até aqui, APROVEITE!

Estamos disponibilizando o SPA por 30 dias, gratuitamente, para você conhecer esses e todos os outros benefícios que a plataforma agrega para o seu negócio, seja uma agência de emprego, uma consultoria de RH ou o Departamento de Recrutamento e Seleção de uma empresa.

Não espere mais para tornar o seu dia a dia muito mais estratégico. Clique aqui e saiba mais sobre essa oportunidade.


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Como tornar uma consultoria de Recrutamento e Seleção mais produtiva

Estruturação do processo de R&S é fundamental para a atração e seleção dos melhores candidatos

Inbound Recruiting: como essa técnica atrai os melhores talentos



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AÇÕES PARA A RETOMADA
Eventos online com propósito

Ações para a retomada


Ações para a retomada” é um projeto da Leme Consultoria nascido no home office da quarentena. São ações online cuidadosamente elaboradas, com o intuito de ajudar você e a sua empresa a se prepararem para as transformações do mercado que vêm por aí.

por CMKT Leme | 9/4/2020 (atualizado em 12/5/2020)



 
Ações da Retomada | 1ª etapa
Obrigado pela sua participação!

Ações da Retomada | 1ª etapa


 

▶ A Leme preparou uma série de ações com o claro propósito de apoiar o Mercado nesse momento de incertezas e desafios. Desde sempre, faz para da Cultura da Leme a busca por soluções rápidas e focadas em resultados para o universo de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. E, agora, não poderia ser diferente. A gente entende que é preciso, mais do que nunca, ter foco e objetividade em cada uma das ações, que é preciso agir com estratégia e cabeça fria e, principalmente, cuidar das pessoas. São elas, afinal, que reconstruirão nossa economia.

Por isso, cabe a nós, da Leme, fornecer todo o apoio possível – e isso inclui o know-how de mais de duas décadas em Gestão para empresas privadas e públicas de todos os portes, a expertise de quem vivencia no dia a dia os desafios e potenciais das organizações e a disposição para pavimentarmos, juntos, o caminho para Retomada.


Confira as ações




Pavimentar novos caminhos para a economia E as pessoas

Muitos dos serviços e ferramentas disponibilizados aqui seriam lançados como produtos. Mas entendemos que, nessa hora, tudo o que interessa é fornecer a Você os instrumentos necessários para levantar voo. Por um pedido especial do professor Rogerio Leme, acordado e endossado por todos os parceiros e colaboradores da equipe, todos os serviços e ferramentas abaixo estão abertos ao uso, gratuitamente, para todos os profissionais de Gestão e de RH.
O primeiro evento do projeto “Ações para a Retomada” foi uma série de lives, mas não “mais uma live”, dessas em que tropeçamos dia após dia. Não fazemos lives “porque todos estão fazendo”. Sempre tivemos o propósito de realmente contribuir para o crescimento das pessoas e dos negócios, em qualquer momento que o mercado esteja, e essa é a nossa motivação. Quem nos acompanha sabe que temos muito o que acrescentar, e o quanto queremos ser úteis a todos nesse cenário. Tanto que o primeiro encontro só foi ao ar a partir do dia 16/4, dada a curadoria com os conteúdos que foram desenvolvidos para REALMENTE serem agregadores de valor para você. Foram 4 lives distribuídas ao longo dos meses de abril e de maio, conduzidas pelo nosso time de Educação Corporativa, e que você pode assistir acessando os botões abaixo. Nelas, foram sorteados livros e também uma sessão de Mentoria de RH com o prof. Rogerio Leme, com uma hora de duração (o resultado pode ser visto nas redes sociais da Leme).


Retomar o Crescimento e reconstruir nosso Sucesso

Além disso, também foram realizados 7 cursos gratuitos com certificado de participação, ministrados pelos consultores da Leme, especialistas reconhecidos em Gestão Estratégica de Pessoas e Desenvolvimento para Performance. Estes cursos, que têm até 2 horas de duração, aconteceram ao vivo e online. Afinal, é preciso manter-se qualificado, com um currículo indispensável, e nós queremos que você seja capaz de demonstrar ao mercado como aproveitou esse período, para converter a crise em oportunidade.
E se você perdeu…. não se preocupe! Vem novidade boa por aí! Vamos realizar uma segunda rodada de treinamentos gratuitos com certificado muito em breve (cadastre-se pelo botão abaixo para entrar na lista de interesse e siga-nos nas nossas redes sociais para ficar sabendo das novas datas).


 

Portanto, se você chegou aqui, obrigado – e parabéns! Gente como você encabeçará a linha de frente das empresas na busca por reinventar o mercado. Você deu um importante passo em direção à sua evolução profissional e pessoal ao se inscrever em nossas lives, nossos cursos e acessar a nossa mais recente plataforma de suporte estratégico ao RH (veja mais logo abaixo).

Caso você ainda não nos conheça, esse é um excelente momento para descobrir porquê recebemos 6 indicações consecutivas como Top5 no maior prêmio de RH do Brasil e eleita três vezes a melhor Consultoria de RH nesta premiação, cujos votos são dados pelo mercado. Mais do que consolidar nossa marca, ser uma empresa Top of Mind de RH reforça todo o reconhecimento pelo trabalho que temos executado ao longo dessas mais de duas décadas de história, conectando Estratégias, Processos e Pessoas. Inclusive estamos concorrendo novamente, e se você quiser votar na Leme Consultoria é só clicar aqui.

Essa também é uma grande oportunidade de demonstrar outro dos nossos diferenciais – na verdade, de materializar a nossa missão: além dos nossos eventos online com propósito e com proposta de ações que podem ser implementadas a qualquer tempo, estamos oferecendo gratuitamente uma solução de análise para a sua estratégia empresarial. Isso mesmo, gratuitamente. Trata-se de um verdadeiro presente da Leme Consultoria para que você possa otimizar seus recursos nesse momento e atacar os pontos de melhoria verdadeiramente estratégicos. É foco em resultado sem perder a busca pela qualidade e a humanização!


 

Diagnóstico de RH e Gestão

A FERRAMENTA
Lançamos também o DOCTORH, um recurso de diagnóstico elaborado por nossos especialistas, para identificar o nível de maturidade da Gestão de Pessoas de sua empresa. Por meio dele, você tem em mãos uma visão clara de tudo que está funcionando e quais são os gaps da Gestão de Pessoas, ajudando você a priorizar as ações em cada subsistema do seu RH. É gratuito e está a apenas um clique. Com o Doctorh, você vai entender como é possível levar seu RH a patamares muito mais estratégicos.



Confira as
lives e cursos gratuitos





Confira todas as soluções gratuitas que trouxemos para você:

LIVES: DIÁLOGOS PARA RETOMADA


Ao clicar no botão a seguir, direcionaremos você para uma página de inscrição nas lives. Você pode se inscrever para todas ou apenas para aquelas que despertam o seu interesse. No dia da live, você receberá um e-mail com o link da sala de transmissão. Por isso, cadastre o seu melhor e-mail para não perder! Embora já tenham ocorrido, permaneceram gravadas e estão disponíveis para assistir.


ACESSE AS LIVES



TREINAMENTOS AO VIVO E COM CERTIFICADO

Isso mesmo: foram ministrados treinamentos ao vivo, online e gratuitos com certificado. Os treinamentos foram conduzidos por Rogerio Leme e a equipe de consultores da Leme. Após a conclusão, todos receberam um certificado referente às suas participações durante as 2 horas do curso (as entregas ocorrem a partir de 13/5). São 7 temas que envolvem a Gestão Estratégica de Pessoas, com base em nossas metodologias.
Atenção: as vagas são LIMITADAS e estão sujeitas à ordem de chegada. Por isso, pedimos que você só se inscreva se realmente puder participar. Você pode se inscrever em todos os cursos ou apenas naqueles que se alinham aos seus objetivos profissionais. E se você perdeu…. não se preocupe! Vem novidade boa por aí! Vamos realizar uma segunda rodada de treinamentos gratuitos com certificado muito em breve (cadastre-se abaixo para entrar na lista de interesse).


QUERO PARTICIPAR
DOS MINICURSOS




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Live: Gestão do Desempenho Ágil


Live: Salários e Tendências do Mercado de Trabalho em 2020


Guia Salarial LW – Salários e Tendências de Mercado (ebook)

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Evolução dos modelos de gestão de pessoas, com Rogerio Leme, para Revista EBS


A Gestão de Pessoas cresce alinhada com as demandas do mercado e, nesta entrevista, Rogerio Leme e outros especialistas falam sobre o futuro da área e dão dicas para navegar por esse novo modelo.

por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 7/4/2020


▶ A Revista EBS é uma publicação do Grupo EventoFácil, destinada tanto aos especialistas de RH e T&D quanto aos do segmento MICE, de todo o Brasil. Por meio desta publicação e dos eventos organizados, este grupo reúne fornecedores e compradores dos segmentos atendidos, visando gerar aproximação e bons negócios.

Para a produção de um dos recentes artigos publicados no site, a Revista EBS entrevistou Rogerio Leme, Diretor da Leme Consultoria, para falar sobre a evolução dos modelos de gestão de pessoas. Rogerio é especialista em soluções estratégica para o RH, com mais de 10 livros publicados, centenas de palestras e clientes atendidos por meio de consultoria e mentoria, além de ser professor da FGV, da Sustentare Escola de Negócios e da UNIFOR.

O artigo completo pode ser lido neste link e, abaixo, apresentamos os principais insights extraídos deste conteúdo:


“Cada vez mais, os aspectos emocionais, comportamentais e as competências estão presentes no planejamento estratégico de empresas de diferentes portes.”

Fato! Empresas de todos os portes já têm deixado de contratar profissionais apenas pelas suas competências técnicas. Muitas já abriram mão de analisar o currículo ou avaliar o desempenho nas competências técnicas, elevando a um novo patamar a importância estratégica das competências comportamentais e os aspectos emocionais para a entrega de resultados individuais ou coletivos.
O modelo de Gestão do Desempenho por Competências da Leme Consultoria, por exemplo, pode trabalhar com até 4 perspectivas de avaliação, visando competências técnicas e comportamentais – ou apenas o viés comportamental -, resultados e responsabilidades. É a visão sistêmica da entrega do profissional para a organização.


“São as pessoas que fazem a missão da organização ser cumprida, são elas que permitem a visão, constroem os resultados de negócio, criam inovação e diferenciais em relação aos concorrentes.”

Nenhum empresa atinge suas metas se não for por meio de suas pessoas. Pode parecer óbvio, mas muitos gestores ainda não têm clareza quanto a isso. Nesta matéria, Rogerio destaca que “canalizar esforços, desenvolver competências, mensurar a performance e identificar os pontos de melhoria são ações fundamentais para que a organização tenha êxito”.
Para promover alguma dessas ações, a implantação de um modelo de Gestão do Desempenho é fundamental, incluindo as Trilhas de Aprendizagem e a própria avaliação de desempenho.


O que são as Trilhas de Aprendizagem: as Trilhas de Aprendizagem pressupõem liberdade para o colaborador, que é usuário da trilha, consumir conteúdos, percorrer caminhos de acordo com a sua necessidade emergencial (urgente) ou emergente (futuro próximo). A certificação ou avaliação de aprendizagem são opcionais, pois o que interessa é a aplicação prática em curto prazo. Portanto, por meio de conteúdos cuidadosamente selecionados (curadoria de conteúdo), as Trilhas de Aprendizagem oferecem caminhos de desenvolvimento aos colaboradores. E os meios para aquisição de conhecimento são ilimitados, desde a leitura de um livro ou a participação em lives até cursos mais aprofundados, com mais horas de duração. Inclusive, o modelo das Trilhas de Aprendizagem se adéqua a outro tema muito popular atualmente, o lifelong learning, que coloca o colaborador como protagonista do seu próprio desenvolvimento.
Assim, o colaborador desenvolve suas competências comportamentais e técnicas, se este for o caso, e tem autonomia para resolver questões inerentes à sua função, colocando em prática rapidamente o conteúdo absorvido. No próximo ciclo de avaliação, o profissional será mais bem avaliado na competência que desenvolveu ou aperfeiçoou a partir de conteúdo das Trilhas de Aprendizagem.


“A responsabilidade por todas essas ações não é de uma área chamada ‘recursos humanos’.”

Ler esse insight fora do contexto pode assustar o profissional de RH ou de Gestão de Pessoas, que pode se sentir preterido com essa declaração. Mas, de fato, a responsabilidade do RH é sistematizar todo o processo, assegurando a integração com os objetivos estratégicos organizacionais e dando apoio às lideranças. Como o próprio Prof. Rogerio fala, “o RH deve ser o facilitador dos processos e guardião das metodologias”, afinal, são muitas ações e muitas pessoas para serem orientadas quanto às melhores práticas. A parceria entre RH e liderança, de todos os níveis hierárquicos, é fundamental para qualquer projeto que seja implantado na organização.


“Estamos em uma velocidade de mudanças e inovações – bem-vindas ou não – e que está longe de desacelerar. Então, será preciso investir em novas formas de trabalho, de se relacionar, de cultura, de realidade; do mundo de forma geral.”

Essa afirmação não tem como estar mais exata para o momento que o mundo está vivendo. Do dia para a noite, milhares de pessoas tiveram de aprender a trabalhar no formato remoto, o famoso home office, com crianças em casa, pais, maridos ou esposas, tudo junto e misturado! Gestores tiveram de entender que gerir colaboradores é muito mais do que saber o que eles estão fazendo minuto a minuto, mas empoderar por meio da descentralização e da delegação. Rogerio falou sobre isso no artigo publicado no Linkedin e disponível aqui.


Se você ainda não segue a Leme nas redes sociais, aproveite; tem muito conteúdo bom e as novas ações sendo divulgadas por lá!
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A tecnologia é a grande aliada das empresas em processos de evolução, pois, ela agrega inovação e velocidade, mas, mais do que isso, possibilita às pessoas se manterem como um time, trabalhando em prol dos mesmos objetivos, mesmo que de locais físicos diferentes. Conte com a tecnologia, mas nunca deixe de investir nas pessoas.



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Melhorias no SPA | 25/3/2020

A partir de hoje, 25 de março de 2020, todos os clientes que utilizam o SPA receberão, gradativamente, grandes atualizações na plataforma. Essas atualizações visam melhorar a usabilidade e a produtividade do SPA.

Neste momento, mudamos a Home do sistema e o Cadastro/Edição de Vagas.

A Home ganhou novos botões na parte superior e um dashboard bem bacana na parte inferior da tela. Veja como ficou esse novo layout:

O Cadastro/Edição de Vaga também ganhou uma nova roupagem e, para saber mais sobre como ficou, assista ao vídeo que preparamos para você:

Em breve, mais informações sobre as novas atualizações!


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Melhorias no SPA | 15/5/2020: Área do Candidato.

24/3/2020 – Suporte Técnico via chat

24/3/20 | Suporte Técnico via chat


Sabemos que ainda existem muitas incertezas quanto às mudanças pelas quais estamos passando e, por isso, queremos trazer mais facilidades e menos dúvidas para você neste momento.

Mesmo com nosso time trabalhando em home office, nosso Suporte Técnico permanece ativo, em operação por todos os canais de atendimento.

Para facilitar a comunicação entre as nossas empresas, queremos lembrar você de que seu sistema (SPA ou GCA) possui um chat, pelo qual você também pode acionar nossa equipe. É muito simples de usar: você clica no balãozinho azul que aparece no canto inferior direito da sua tela, preenche nome e e-mail e aguarda seu atendimento.

A vantagem nesse atendimento é que, depois de encerrado o suporte, você vai receber um e-mail com a transcrição da conversa. Então, se você precisou de um passo a passo para esclarecer uma dúvida, poderá acessar essas orientações, sempre que necessário, em seu e-mail. Legal, né?

O chat é responsivo, assim como o nosso sistema, ou seja, você pode acessá-lo do seu computador, tablet ou celular.

Faça um teste com a nossa equipe e veja como é simples! O chat de Suporte Técnico só funciona a partir do seu acesso aos sistemas SPA ou GCA.

Imagem 1: Indicação do chat na plataforma SPA.


Imagem 2: Indicação do chat na plataforma GCA.