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Software de Avaliação de Desempenho: Grupo Woodbridge alcança padronização em 7 unidades


As empresas do Grupo Woodbridge da América do Sul conseguiram padronizar o modelo de Avaliação de Competências para os colaboradores horistas, em suas 7 unidades, com o sistema GCA.


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 24/7/2018

Software de Avaliação de Desempenho

Projetado pelo Freepik

▶ O Grupo Woodbridge é uma das principais fornecedoras globais de peças para o mercado automotivo, com fábricas na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, contemplando mais de 60 unidades e 8 mil colaboradores.

Na América do Sul, o grupo possui cerca de 800 colaboradores distribuídos em 7 unidades, com 6 delas estabelecidas no Brasil e 1 na Argentina. A aproximação do Grupo Woodbridge com a Leme Consultoria foi por meio da T.W. Espumas, unidade de São Bernardo do Campo, uma das empresas do grupo. Quem nos contou sobre a implantação do sistema GCA foi a Gisele Nogueira, HR Manager da Woodbridge Brasil.


SOFTWARE DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE FORMA ÁGIL E PADRONIZADA

Antes da implantação do sistema GCA, cada umas das 7 unidades tinha um modelo de avaliação e o processo era feito em planilhas. Isso dificultava o histórico e, acima de tudo, deixava o processo muito vagaroso. Então, além de eliminar estas dificuldades com a preservação do histórico e de falta de agilidade, a implantação de um software também tinha mais um propósito: gerar credibilidade para o processo de Avaliação de Desempenho.

A gestora de RH, Gisele Nogueira, que já havia trabalhado com a Leme Consultoria em outra organização, nos procurou para entender de que forma podíamos atender às necessidades do Grupo, ou seja:

✓ alcançar a padronização nas 7 unidades;
✓ automatizar o método avaliativo existente;
✓ aumentar o nível de confiabilidade do processo entre gestores e colaboradores.


DESAFIO DADO É DESAFIO CUMPRIDO!

Após reuniões para entendimento do cenário, a Leme identificou que seria preciso, também, adaptar algumas questões do sistema para atender plenamente à Woodbridge na América do Sul.

Com esse desafio em mãos, a Leme Consultoria fez as adaptações necessárias e apresentou o software de Avaliação de Desempenho em uma reunião com a Diretoria da Woodbridge da América do Sul. Como disse a própria Gisele, uma das representantes da T.W. Espumas nesse encontro: “conseguimos fazer um sistema bem customizado para a nossa necessidade e tivemos total apoio da Leme para realizar essa customização”.


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COM ADERÊNCIA DE 100% DE COLABORADORES E GESTORES

Mesmo para a unidade estabelecida na Argentina, o GCA foi capaz de atender às diferenças da língua e, com o software de Avaliação de Desempenho implantado há 3 meses, a Woodbridge na América do Sul comemora os resultados. A HR Manager, Gisele, comenta: “conseguimos maior credibilidade do processo de avaliação e aderência de 100% por parte dos colaboradores e gestores”.

Estamos muito satisfeitos por ajudar a promover o reconhecimento da Avaliação de Desempenho na Woodbridge da América do Sul, um processo tão vital para instituições de todos os portes, sejam da iniciativa privada ou órgãos públicos. A Leme Consultoria acredita que a Avaliação de Desempenho é um excelente método para gerir pessoas para resultados.

Se você deseja implantar um software de Avaliação de Desempenho ou conhecer uma metodologia exclusiva para mapear competências para a perspectiva comportamental, você precisa nos conhecer! Entre em contato: (11) 4401-1807.

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Publicado porMarketing Leme24 de julho de 201818 de setembro de 2019Publicado emArtigos, blog, Notícias ClientesTags: avaliação de competências, avaliação de desempenho, Avaliação de Pessoas, cliente, GCA, gestão de pessoas, gestão por competências, leme, mapeamento de competências, perspectiva comportamental, sistema de avaliação de desempenho, software de avaliação de desempenho

Coaching: etapa fundamental para a Educação Continuada


O coaching é uma das etapas fundamentais para o alcance dos melhores resultados no projeto de Educação Continuada.


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 17/7/2018 

Coaching

Projetado pelo Freepik

▶ O coaching se popularizou no mercado de desenvolvimento profissional e, há muitos anos, tem ajudado milhares de pessoas a mudarem de vida. Essa mudança não é apenas no sentido de trocar de empresa, abrir o próprio negócio ou mudar radicalmente de carreira. Mas aquela mudança para alcançar metas estratégicas, encontrar um propósito e ser feliz (que também pode significar uma mudança profissional radical).

As sessões de coaching são ferramentas poderosas para preparar as pessoas para o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais, para que tenham resultados superiores naquilo que se propõem a executar, de forma que o coachee (a pessoa que recebe as sessões de coaching) encontre as respostas que busca, por meio de reflexões e insights que acontecem nas sessões.

Em programas de Educação Continuada voltado às lideranças, por exemplo, as sessões de coaching individuais ou em equipe devem ser contempladas como uma das etapas do projeto de desenvolvimento dos participantes. É neste encontro que coach e coachee falam sobre a montagem do Plano de Desenvolvimento Individual, outro elemento que dá força à filosofia da aprendizagem na ação.

 

QUAIS SÃO AS OUTRAS ETAPAS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

O grande objetivo da Educação Continuada é o desenvolvimento sistêmico dos profissionais que estão no programa. É por isso que nós falamos que o coaching é uma das etapas para obter o sucesso e os resultados que têm impacto em curto prazo, mas com longa duração.

Ao buscar um programa de Educação Continuada, as seguintes etapas são fundamentais:

• Reunião de alinhamento, para aprofundar o entendimento sobre a instituição, o momento que ela está vivendo e, acima de tudo, qual é o público-alvo.

• Encontros em sala de aula com os participantes, para absorção das técnicas e a troca de experiência entre os envolvidos, com proposição de “atividades extrassala”: transferência imediata do conteúdo ao ambiente de trabalho.

• Utilização de um diagnóstico capaz de captar as percepções da equipe, sejam gestores, pares ou subordinados, possível de ser aplicado no início e no final, para mensurar a evolução do participante.

• Reuniões de coaching, que contemplam todo os benefícios que já são conhecidos. Quando as reuniões fazem parte de um programa maior, levam os participantes a um processo de entendimento do feedback da equipe (advindo do diagnóstico) em relação à sua autopercepção.

A consistência do ensino teórico aliado à aplicação prática, ao estímulo à reflexão, ao apoio e ao encorajamento às novas práticas e ao desafio à busca por soluções diferentes ou mais criativas fomentam o desenvolvimento profissional na jornada da Educação Continuada.

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Publicado porMarketing Leme17 de julho de 201810 de dezembro de 2019Publicado emArtigos, blogTags: coach, Coachee, coaching, corporativa, Desenvolvimento, educação, Educação Continuada, Educação Corporativa, gestão de pessoas, gestão por competências, Líder, Liderança, líderes, marcia, marcia vespa, PDI, Plano de Desenvolvimento Individual, vespa

4 indicações de livros para Recursos Humanos


Que tal aproveitar o mês de julho, que para muitos são férias dos cursos de graduação, pós ou do MBA, e colocar a leitura em dia, com essas indicações de livros?


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 12/7/2018

Indicações de Livros

Projetado pelo Freepik

▶ Investir na leitura de um livro que não satisfaz e não agrega em nenhum aspecto da vida é muito ruim. Mesmo que a escolha do livro seja para o momento de relaxamento, ou a opção seja uma leitura para aprimoramento técnico, é muito mais gostoso quando ler faz algum sentido!

Por isso, é comum em grupos profissionais das redes sociais essa troca de indicações de autores, obras ou mesmo temas que estejam em alta. Hoje, nós trouxemos 4 indicações de livros que vão trazer benefícios para você e, muito embora tenham foco no desenvolvimento profissional, eles oferecem muitos insights para a aplicação na vida, de forma geral.


Liderança Positiva: O resgate dos Pontos Fortes, do Flow e dos significados em nossas vidas

Autor: Minoru Ueda
Editora Qualitymark

Nossa primeira indicação de livro é esta obra do Minoru Ueda, um dos maiores nomes do mercado nacional quando o tema é a Liderança Positiva. Publicado em 2014, este livro faz coro com os conceitos de outros autores e estudiosos da psicologia humana mundial, sobre a importância de valorizar os pontos fortes das pessoas, no significado e no sentido positivo, e levá-las à sua melhor performance. Essa transformação causa impactos individuais que agregam no processo organizacional, como a comunicação entre líder e equipe. Assim sendo, faz todo o sentido promover a evolução das lideranças em prol de um ambiente colaborativo e de alto desempenho, que resulte em ganhos para todos e, claramente, para a organização.


Os cês da vida

Autor: Carolina Manciola
Editora: Qualitymark

Depois de obter sucesso no mercado corporativo com atuação em grandes empresas, Carolina Manciola escolheu seguir carreira como consultora educacional na área de negócios. Nesta obra, Carol faz uma reflexão sobre as suas visões de mundo e propõe, depois da leitura de cada um dos “cês”, que o leitor faça a sua própria reflexão. Cada capítulo contém artigos que desmembram os “cês” que permeiam a vida de todas as pessoas. A leitura não precisa seguir a sequência em que foi capitulada, de forma que o leitor pode escolher aquele “cê” que mais lhe chama a atenção no momento. Leitura leve, escrita por uma profissional “consciente, coerente e consistente”.


Um RH visto de cima – O que a Alta Direção espera que você saiba para fazer a diferença

Autor: Marcia Vespa
Editora: Qualitymark

Marcia Vespa já desenvolveu mais de 2 mil líderes de empresas privadas, órgãos públicos e do terceiro setor, de todos os portes e em todo o Brasil, além de outros incontáveis profissionais que já participaram de suas palestras e foram impactados pela força de suas palavras. Foi a partir da experiência que acumulou nas mais de 2 décadas de atuação que Marcia estruturou esse livro, que é um guia com depoimentos e expectativas da alta administração em relação ao RH. Marcia também compilou as principais queixas em relação à liderança, apontadas pelos mais de 6 mil profissionais com os quais teve contato em toda a sua jornada para o desenvolvimento de lideranças. A obra inclui, ainda, exercícios que permitem ao leitor colocar em prática o conhecimento adquirido.


O que você precisa realmente saber sobre o Futuro da Avaliação de Desempenho

Autor: Rogerio Leme e Renan Sinachi
Editora: Qualitymark

Dentre todas as indicações de livros, não poderíamos deixar de falar desta obra, escrita para reforçar todo o trabalho da Leme Consultoria quanto à importância da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências e para esclarecer os motivos de algumas empresas ainda terem dúvidas do quão poderoso é esse instrumento. Diferentemente dos outros livros de Leme, esta obra, escrita em parceria com Renan Sinachi, não é um passo a passo, mas uma reflexão sobre tantos questionamentos que têm pairado a vida dos profissionais de RH, com insights e cases relevantes que asseguram a longa vida da Avaliação de Desempenho nas organizações de todos os portes, das iniciativas públicas, privadas e do terceiro setor.

Todos esses livros você encontra na Amazon ou no site da Editora Qualitymark.

Se você tem outras indicações de livros, compartilhe conosco! Essa troca é válida e tem enorme importância para o fomento e o crescimento estratégico da nossa área, o RH, no mercado. ◼

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Publicado porMarketing Leme12 de julho de 20184 de dezembro de 2020Publicado emArtigos, blogTags: dicas, gestão de pessoas, gestão por competências, Indicações de Livros, Literatura, Livros, Livros para Gestão de Pessoas, Livros para RH, marcia vespa, Minoru Ueda, renan sinachi, rh, rogerio leme

Como aumentar a agilidade do recrutamento e seleção em menos de 1 ano


Desde agosto de 2017, a ZOE RH está utilizando o Tweezer.jobs, software de recrutamento e seleção da Leme, que ajudou a otimizar o processo de R&S de candidatos em suas 4 unidades


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 10/7/2018 [update: 15/9/2021]

▶ A Leme Consultoria está no mercado de gestão de pessoas há mais de duas décadas. Ao longo dos anos, apresentamos inúmeras soluções para tornar o RH de órgãos públicos, empresas privadas e do terceiro setor mais estratégico.

Mas, o nosso objetivo hoje não é ficar falando sobre nós mesmos! Por isso, estamos abrindo uma série de entrevistas com nossos clientes, para que eles mesmos contem como os nossos produtos e serviços têm contribuído para o alcance dos seus resultados.

Software de recrutamento e seleção

O primeiro case que trazemos é o da ZOE RH, uma agência de emprego com matriz em Itupeva e outras 3 filiais nas cidades de Itu, Indaiatuba e Valinhos, todas no estado de São Paulo. A empresa existe, sob o nome ZOE RH há mais de 5 anos, porém, sua história já tem duas décadas. Para essa entrevista, conversamos com Mariza Santana, Gerente Administrativo e que está na agência há 17 anos.

COMO A ZOE RH CHEGOU ATÉ A LEME

A Mariza nos contou que já fazia alguns anos que desejavam implantar uma solução informatizada para otimizar os processos de Recrutamento e Seleção da agência que, até 2017, funcionava com um formato essencialmente de administração física de currículos.

Assim que receberam o aval da Alta Gestão para a contratação de um software de recrutamento e seleção, pesquisaram várias soluções no mercado e receberam a indicação do Tweezer.jobs (antigo SPA). Para a ZOE RH, a referência de outros clientes e dos trabalhos anteriores da Leme foi de grande valor e um dos motivos para optarem pelo nosso sistema de R&S.

Quando nossos Executivos apresentaram as funcionalidades e os benefícios da ferramenta, a característica que mais impressionou os profissionais da ZOE RH foi a facilidade de manuseio do Tweezer.jobs (antigo SPA). De fato, o software de recrutamento e seleção da Leme tem uma interface extremamente amigável e processos intuitivos, pois desenvolvemos todas as nossas soluções baseadas no que ouvimos dos nossos clientes durante toda a nossa caminhada.

A EXPERIÊNCIA DA ZOE RH COM O TWEEZER.JOBS

A ZOE RH está há quase um ano utilizando o sistema Tweezer.jobs (antigo SPA) nas suas 4 unidades. No início do projeto, como é comum acontecer com a implantação de novos recursos, foi preciso trabalhar uma mudança de mindset na agência: como, por muitos anos, a seleção trabalhou com um processo físico, a nova tecnologia enfrentou alguma resistência.

Para superar essa situação, a Mariza contou que o apoio prestado pelo nosso Suporte Técnico foi fundamental. Desde a implantação, quando treinamos a equipe de usuários para a utilização do sistema, até hoje, no esclarecimento de dúvidas, a ZOE RH está extremamente satisfeita com o nosso atendimento.

O principal resultado obtido com o Tweezer.jobs (antigo SPA) foi, sem dúvida, a agilidade na gestão de todo o processo de recrutamento e seleção: as vagas trabalhadas são divulgadas diretamente do sistema para o site da ZOE RH, assim como as candidaturas podem ser feitas na mesma plataforma. Todas as filiais são gerenciadas com um único sistema e o banco de currículos é exclusivo da agência.

Nós, da Leme Consultoria, agradecemos a participação da Mariza nesse estudo de caso e desejamos que nossa parceria com a ZOE RH seja bastante duradoura! Sucesso para nós!

ZOE RH
www.zoerh.com.br
Itupeva: (11) 4591-3614
Indaiatuba: (19) 3312-2830
Itu: (11) 2429-9761
Valinhos: (19) 3244-5654◼

Você também pode ter isso em sua empresa!
Conheça mais sobre o Tweezer.jobs (antigo SPA) em uma demonstração gratuita.

Agende imediatamente a sua apresentação e descubra porque o novo software de Recrutamento e Seleção da Leme Consultoria pode lhe garantir seus melhores resultados!

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Publicado porMarketing Leme10 de julho de 201815 de setembro de 2021Publicado emArtigos, blog, Notícias ClientesTags: Agência de Emprego, Banco de Currículos, Banco de CVs, processo de recrutamento e seleção, Processo Seletivo, Recrutamento, recrutamento e seleção de pessoal, recrutamento e seleção de pessoas, rs, seleção, seleção de curríulo online, Sistema de Recrutamento e Seleção, sistema de recrutamento e seleção de pessoal, sistema de recrutamento e seleção online, Sistema para agência de emprego, sistema para cadastro de currículo, sistema para consultoria, Sistema para R&S, sistema para recrutamento e seleção, software de recrutamento e seleção, software para agência de emprego, software para cadastro de currículo, software para consultoria, Software para R&S, Software para Recrutamento e Seleção, software para RH, SPA, tweezer, tweezer.jobs, zoe rh

Desenvolvimento de Líderes para o alcance de Resultados


Desenvolver líderes para que se tornem grandes gestores é fundamental para o alcance de resultados e o aumento do engajamento da equipe.


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 5/7/2018

Desenvolvimento de Líderes

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▶ Alguém já disse que ser líder é, muitas vezes, um ofício solitário. É uma função que, ao mesmo tempo que partilha de muitos momentos com a equipe e outros líderes, também precisa de espaços que devem ser cuidados isoladamente. Manter o equilíbrio destes dois lados é importante para quem está nesta posição e pode ser complexo chegar ao ponto certo para manter esta estabilidade continuamente.

Se o líder sustenta um relacionamento saudável com a sua equipe, é possível que ele receba feedbacks que o ajudem em sua caminhada. Além disso, o convívio harmonioso entre líderes e liderados tem impacto tanto na vida deste gestor quanto na de seus subordinados e, claramente, nos resultados da organização.

Mas, essa abertura na relação nem sempre acontece e alguns chefes, por falta de conhecimento, de recursos ou de preparo, se isolam e criam uma barreira que impossibilita que a equipe possa dar um retorno a ele sobre determinadas ações.

E então? Como fazer chegar ao líder a necessidade de mudança de algum comportamento? Ou como propor uma ação de desenvolvimento de líderes para um grupo de profissionais que já atua nesta posição há bastante tempo?.

COMO CONSEGUIR MELHORES RESULTADOS COM O DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

No mês de maio de 2018, aconteceu em San Diego, nos Estados Unidos, a International Conference & Exposition ATD 2018, evento promovido pela maior organização do mundo focada em dar suporte a quem atua com treinamento e desenvolvimento de pessoas. Um dos destaques foi justamente o desenvolvimento de líderes.

Dentre todos os itens abordados sobre esse tema, um tópico que chamou a atenção foi o que salientou a importância do envolvimento da equipe no desenvolvimento do líder por meio da aplicação de uma avaliação. Isto quer dizer que é fundamental que os subordinados, os pares e até mesmo superiores participem da análise do perfil do gestor. Uma avaliação respondida por múltiplas fontes tem subjetividade reduzida e descaracteriza qualquer percepção de “perseguição” que o avaliado possa ter.

Portanto, uma das formas de possibilitar ao líder tomar consciência de seu comportamento é por meio de um diagnóstico, ou avaliação, que aponte claramente quais são os seus gaps. Mesmo que seja um líder em atuação há tempos, esse diagnóstico valoriza o que ele já tem de bom e indica objetivamente onde pode melhorar. Mas, se os resultados não forem apresentados e nem trabalhados da melhor forma, todo o processo terá sido em vão.

O desenvolvimento dos líderes deve ser focado em seus comportamentos e não apenas em resultados e precisa ser voltada à ação, ser contínuo e sempre alinhado aos objetivos organizacionais. Afinal, é por meio das suas pessoas – de todas – que as organizações alcançam os seus resultados e a “fórmula mágica” para isso é investir em treinamento e desenvolvimento.◼

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Publicado porMarketing Leme5 de julho de 201810 de dezembro de 2019Publicado emArtigos, blogTags: corporativa, Desenvolver Líderes, Desenvolvimento, Desenvolvimento de Líderes, Desenvolvimento de Líderes em Atuação, Desenvolvimento de Novos Líderes, educação, Educação Corporativa, gestão de pessoas, gestão por competências, Liderança, líderes, marcia, marcia vespa, novos, PDG, Plano de Desenvolvimento Gerencial, resultados, vespa

Você precisa de uma Biblioteca de Recursos para o Plano de Desenvolvimento Individual?


Entenda de que forma os gestores podem oferecer PDIs mais aderentes às necessidades de desenvolvimento das pessoas de sua equipe.


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 4/7/2018

Plano de Desenvolvimento Individual

Projetado pelo Freepik

▶ Temos de ser sinceros: não adianta o seu processo de avaliação de desempenho por competências ter adesão de mais de 90% da organização se, ao final, os gestores não se reunirem com cada um dos membros da equipe para dar feedback e, menos ainda, se não elaborarem o Plano de Desenvolvimento Individual de cada um deles, transferindo para o RH a responsabilidade dessa etapa.

O feedback e o PDI devem ser considerados os elementos que garantem a continuidade do processo para o próximo ciclo avaliativo, pois é o momento em que líder e liderado empenham os seus compromissos de desenvolvimento ao longo do próximo ano. É aqui que a Biblioteca de Recursos entra e vai ajudar os gestores na elaboração de PDIs realmente aderentes às necessidades de desenvolvimento de cada membro da equipe.


QUAL É O OBJETIVO DA BIBLIOTECA DE RECURSOS PARA O SEU NEGÓCIO?

A Biblioteca de Recursos é um estoque de informações qualificadas, cujo foco é desenvolver as competências comportamentais dentro do contexto institucional. Isso quer dizer que, conhecendo as competências comportamentais organizacionais é possível criar uma lista com opções de aprendizagem para ser oferecida aos profissionais no momento do PDI.

Esta biblioteca fica melhor ainda se a organização já trabalha com indicadores de competências comportamentais: com esta característica, é possível indicar as opções de aprendizagem por indicador, de forma bastante assertiva, para otimizar o tempo investido pelo profissional em seu autodesenvolvimento.


ENTENDA O QUE SÃO AS OPÇÕES DE APRENDIZAGEM

As opções de aprendizagem são como um cardápio e podem contemplar: leitura de livros, artigos e estudos de casos, assistir a palestras, vídeos ou filmes, orientações por meio de instrutoria Interna e todas as alternativas possíveis. A Biblioteca de Recursos compila todas as opções de aprendizagem que um profissional pode consumir para desenvolver as competências comportamentais nas quais ele apresentou gap.

No momento da montagem do PDI, que precisa acontecer no feedback, o cardápio com as opções de aprendizagem amplia as possibilidades que o líder oferece ao seu liderado, visando à redução do gap que este profissional apresentou em relação às competências comportamentais.

Portanto, a Biblioteca de Recursos, além de abastecer o gestor de opções, também estimula a criatividade desse profissional, que vê diferentes possibilidades de desenvolvimento de sua equipe neste menu.


A BIBLIOTECA DE RECURSOS NÃO SUBSTITUI O PDI

Mesmo com uma Biblioteca de Recursos bem estruturada, ela não pode substituir o PDI. Para ficar mais claro, vamos entender o conceito do PDI: é o conjunto de ações multidisciplinares que visam ao desenvolvimento das pessoas. O PDI deve ser elaborado para contribuir no aumento da produtividade do profissional na execução das suas tarefas, nas entregas que ele realiza.

O PDI desmistifica a crença de que a única maneira de desenvolver pessoas é por meio de treinamentos ministrados pelo RH, pois prevê o aprimoramento de competências por meio de ações cotidianas ou estruturadas, que não exigem aplicação em sala de aula. Aliás, é fundamental considerar que as pessoas têm necessidades e aprendem de formas diferentes, por isso é tão importante disponibilizar todas as opções de aprendizagem quanto forem possíveis no momento da elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual.

Portanto, o PDI é a seleção de algumas das opções de aprendizagem disponíveis na Biblioteca de Recursos e sua montagem varia para cada profissional. Esta biblioteca dá aos gestores as ferramentas necessárias para orientar a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Individual eficiente.


SIM, A SUA ORGANIZAÇÃO PRECISA DE UMA BIBLIOTECA DE RECURSOS!

A Biblioteca de Recursos não é imutável, aliás, é exatamente o oposto disso: ela é orgânica e pode ser alimentada sempre que necessário. No momento da montagem do PDI, por exemplo, líder e liderado vão discutir as possibilidades de desenvolvimento e, esse compartilhamento de experiências pode gerar novas opções de aprendizagem. A atualização da Biblioteca de Recursos é natural e contínua.

Nós sabemos que a Biblioteca de Recursos é uma ferramenta indispensável, mas não adianta construir esse banco de informações sem antes saber quais são as competências comportamentais organizacionais.

Se sua organização ainda não tem essas competências identificadas, nós indicamos a leitura desse livro, que é um manual para mapear as competências comportamentais de forma colaborativa.◼

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Você sabe qual é a necessidade do feedback efetivo?

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Publicado porMarketing Leme4 de julho de 20187 de dezembro de 2020Publicado emArtigos, blogTags: Biblioteca de Recursos, Competências Comportamentais, feedback, gestão de pessoas, gestão por competências, Indicadores de Competências, mapeamento de competências, Opções de Aprendizagem, PDI, Plano de Desenvolvimento Individual, trilhas de aprendizagem

Top of Mind de RH 2018: evento de entrega da Placa aos Top5

Top of Mind 2018


Top of Mind de RH: mais uma vez, a Leme Consultoria está entre as 5 marcas mais lembradas na categoria “Consultoria para RH”.


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 2/7/2018

▶ Desde 2015, a Leme Consultoria tem figurado entre as empresas mais lembradas pelos profissionais de RH do Brasil no prêmio Top of Mind de RH, criado há mais de 20 anos pela Fênix Editora.

A primeira indicação da Leme ao prêmio Top of Mind, em 2015, foi na categoria “Treinamento e Desenvolvimento”. Entre 2016 e 2018, fomos indicados na categoria “Consultoria para RH”, sendo que logo em nossa primeira indicação nesta categoria, em 2016, celebramos a conquista de ser a marca mais lembrada. Neste post nós contamos como foi trazer esse prêmio para a nossa casa!

Desde que soubemos da nossa indicação, novamente, como Top5 em 2018, estamos comemorando! Estar entre as 5 maiores Consultorias de RH do Brasil nos orgulha demais e não temos hesitado em compartilhar essa conquista com o mercado, além de agradecer imensamente aos parceiros e clientes que se lembraram da qualidade do nosso trabalho.

A TRAJETÓRIA DA LEME ATÉ O RECEBIMENTO DA PLACA DOS TOP5

Entre janeiro e março de 2018, os profissionais de RH cadastrados no sistema da Fênix Editora indicaram, espontaneamente, as empresas e os profissionais que mais se destacaram em cada uma das 34 categorias já definidas. As respostas foram compiladas para a geração do ranking dos Top5 de cada uma das categorias.

Desde maio e com prazo até outubro de 2018, a votação fica aberta ao público de RH em geral, que vota diretamente no site do Top of Mind de RH. Então, se você ainda não votou na Leme, aproveite para fazer isso agora mesmo: https://app.topofmindderh.com.br/.

Para celebrar os Top5, a Fênix Editora promoveu um evento na noite de 28/6 e agraciou as empresas e os profissionais de RH com uma placa que homenageia a indicação. A Leme Consultoria subiu ao palco do prêmio Top of Mind de RH pela primeira vez em 2018, para receber mais um dos símbolos que concretiza o reconhecimento do nosso trabalho pelos profissionais de RH.

Aos que nos indicaram e aos que já votaram na Leme, nosso muito obrigado! Continuamos a nossa jornada, fomentando o crescimento do RH em todo o país, com a implantação de inúmeras soluções em desenvolvimento humano e gestão de pessoas.◼

Para ver o álbum completo, clique aqui.

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Publicado porMarketing Leme2 de julho de 201810 de dezembro de 2019Publicado emblog, Eventos, PrêmiosTags: Consultoria de RH, gestão de pessoas, gestão por competências, indicação, mind, of, prêmio, Prêmio para RH, premios, reconhecimento, rh, rogerio leme, top, Top 5, Top of Mind, Top of Mind de RH, top5, Votação

Diversidade e inclusão são temas que desafiam o RH


No mês em que se celebra o Orgulho LGBT+, é importante refletir sobre o comportamento das organizações sob a ótica da diversidade.


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 30/6/2018

 

Diversidade

Crédito: Freepik

▶ Em 28 de junho celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBT+. É uma data cheia de significados, ainda mais para o Brasil, que carrega um recorde estarrecedor: é o país que mais mata LGBTs no mundo.

Esse dado já basta para configurar a grandeza e a importância de refletir sobre a diversidade, não apenas a aceitação, mas de fato, vivenciá-la. Quando trazemos esse conceito para as práticas corporativas, a diversidade inclui outras identidades além da LGBT+, tais como: étnica, racial, sexo, classes sociais, pessoas com deficiência física e as diferentes gerações. Essa temática é bastante profunda e é claramente (mais) um dos desafios para o RH.

No início de 2018, a ABRH lançou um e-book sobre as tendências e os desafios da área de Recursos Humanos para o ano e a questão da diversidade mereceu um capítulo exclusivo que ajuda a ampliar o olhar e a reflexão sobre o tema. Quem escreveu sobre esse tópico foi a consultora e parceira da Leme, Jorgete Lemos, que também é Diretora de Diversidade da própria ABRH Brasil.

A leitura deste e-book é uma ótima oportunidade para acompanhar e aprender com outros RHs como esse e os demais desafios podem ser superados, ou pelo menos, quais são os caminhos que podem ser seguidos para alcançar o sucesso.

 

POR ONDE COMEÇAR

Organizações que têm um perfil mais tradicional precisam traçar estratégias para reforçar a importância da equidade, com o envolvimento e o patrocínio da alta gestão nestas ações. Não podemos mais nos deparar com notícias que escancaram o quanto é difícil para uma mulher ou um negro, por exemplo, assumirem posições de liderança. Outras ações, como o uso do nome social são importantes para quem está passando pela transição (acesso ao Decreto nº 8727/2016).

Para as empresas que estão chegando ao mercado agora, como startups e fintechs: embora sejam organizações que têm muitos profissionais da geração millennials (nascidos entre 1980 e 1990 e que já têm uma percepção inerente e positiva sobre a diversidade), precisam ficar atentas, por exemplo, sobre a inclusão de pessoas maduras em seu quadro colaborativo.

A organização DiversityInc desenvolve um relatório anual, desde 2001, em que apresenta ao público as empresas que têm as melhores práticas sobre diversidade e inclusão. Vale a pena acompanhar este site e se apropriar dos modelos que têm dado certo pelo mundo.◼

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Publicado porMarketing Leme30 de junho de 201818 de setembro de 2019Publicado emArtigos, blogTags: Desafio, Desafios, diversidade, gestão de pessoas, gestão por competências, inclusão, LGBT, política de gestão de pessoas, Políticas, políticas de rh

Feedback como ferramenta para Desenvolvimento Pessoal e Profissional


Montamos uma relação com algumas das principais razões pelas quais muitas instituições têm sucesso nos momentos de feedback com as suas equipes.


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 29/6/2018

Resultados Positivos com Feedback

Projetado pelo Freepik

▶ Você deve estar cansado de ouvir falar sobre a importância do feedback, certo? Nós concordamos com você e, ainda assim, acreditamos que esse é um recurso tão poderoso, e com um custo tão acessível, que não nos cansamos de destacar como os seus pontos positivos e o seu valor contribuem para a estratégia organizacional.

Separamos 5 pontos positivos do alcance do sucesso promovido por esse sistema, mas queremos destacar algo bastante importante antes de apresentar a relação desses fatores: se você acha que feedback deve ser dado sobre resultados, mude o seu foco: você encontra mais efetividade se o feedback for sobre comportamento! Todos nós observamos os comportamentos das pessoas com as quais convivemos. Por isso, resgatamos aqui uma boa definição sobre o que é comportamento:

“Conjunto de reações e atitudes do indivíduo diante do meio social,
em sua interação com as situações etc.”

Disponível no Dicionário Digital Aulete Caldas.


OS 5 MOTIVOS PELOS QUAIS AS PESSOAS TÊM SUCESSO EM FEEDBACK

1. O feedback do dia a dia é indispensável para correção ou promoção de ações pontuais. Nós ousamos dizer que esse é o mais importante dos tipos de feedback, pois pode ser dado imediatamente;

2. Os gestores precisam se livrar da ideia de que feedback é sempre negativo. É preciso reconhecer as ações positivas dentro do time, para que o este bom comportamento seja repetido em outras situações. O ato do feedback positivo é um comportamento que deve ser incentivado entre os líderes;

3. Por outro lado, o feedback negativo, ou melhor, corretivo, não deve ser oferecido como uma bronca, jamais deve ser ofensivo e ele não é uma crítica. O feedback corretivo deve permitir ao receptor a possibilidade da mudança de um determinado comportamento;

4. O momento do feedback deve ser planejado e seu foco é, unicamente, uma informação precisa que visa ao desenvolvimento do profissional que recebe esse este retorno. É preciso dar um direcionamento para ajudar na reflexão do receptor do feedback e, até mesmo, na elaboração de um Plano de Ação efetivo com a compreensão dos comportamentos que podem ser melhorados;

5. Após um processo de Avaliação de Desempenho, é essencial que o gestor dê feedback para cada membro de sua equipe. Com os relatórios da avaliação, o que o gestor precisa estudar: situações homogêneas, grandes distorções, tendência da autoavaliação e da sua avaliação, bem como, o posicionamento do profissional em relação à média da função;

Não se esqueça de algo fundamental no processo do feedback: verifique se a ausência de determinados comportamentos ocorre por falta de conhecimento do profissional de que eles são necessários para o pleno desempenho de sua função.

Você já deve saber do que estamos falando: a Descrição de Função ou dos Papéis precisa estar devidamente preenchida e, claro, atualizada! Esse é um dos mais importantes insumos na gestão de pessoas de qualquer tipo de organização. Por isso, invista o tempo necessário na análise qualitativa dos descritivos de sua organização, de forma que elas reflitam a realidade de cada papel existente, para que líder e liderado saibam o que deve ou não ser cobrado.◼

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Revisão de organograma: descrição de papéis e planejamento da força são pontos de análise


A revisão de organograma não é uma simples movimentação de “caixinhas” no desenho funcional da instituição


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 28/6/2018

▶ Independentemente do porte de sua organização, um documento que ajuda a visualizar de forma orgânica a sua estrutura funcional é o organograma. Existem várias formas de desenhar um organograma e um dos modelos mais tradicionais é aquele em que as funções são colocadas em caixinhas e, de cada uma delas, são desdobrados os papéis subordinados. Quanto maior o nível hierárquico, mais alta a posição da caixinha no desenho:

revisão de organograma

Embora exista esse desenho funcional da organização, é importante saber que ele não deve ser um produto imutável e sem flexibilidade. É possível que uma função hierarquicamente mais alta assuma nova função subordinada ou até mesmo o contrário, deixe de gerir algumas delas. Essa movimentação é comum e natural, para que a empresa consiga se adaptar às realidades do mercado.

Em tempos de política e economia vulneráveis, muitas instituições precisam fazer a revisão de organograma a fim, principalmente, de ajustar custos e, também, para se adequar às novas exigências mercadológicas. Mas, existem duas questões que são fundamentais ao rever o seu organograma: as descrições das funções ou dos papéis e o planejamento da quantidade de pessoas que são necessárias para a consecução das atividades organizacionais.

DESCRIÇÃO DE FUNÇÃO OU DE PAPEL: ESTRUTURA BEM DESENHADA FACILITA A VISUALIZAÇÃO

Você com certeza sabe do que se trata esse documento: é a relação das atribuições, tarefas e responsabilidades que devem ser executadas por quem ocupa a “cadeira” daquela função, de quem representa aquele papel na instituição. É importante manter esse descritivo sempre atualizado, demonstrando com clareza qual é a proposta de trabalho daquela atividade.

Ter esse documento ajuda a analisar as possibilidades de revisão de organograma, pois você tem clareza do que tem sido executado e do que pode ser assimilado por outras funções ou papéis. Fique atento, no entanto, para não cair no caso de desvio ou acúmulo de funções.

O seu empregado foi contratado, inclusive quando falamos de concursos públicos, para executar determinadas tarefas. Se ele estiver realizando atividades que não correspondam à sua remuneração ou habilidade, atenção! Isso pode gerar um problema trabalhista.

PLANEJANDO A SUA FORÇA DE TRABALHO: FUNDAMENTAL PARA SABER ONDE “ENXUGAR”

Você tem clareza dos parâmetros de tempo ou quais são as ferramentas necessárias para a execução de cada um dos papéis da organização? Se a resposta for sim, a sua análise já ficará facilitada. Mas, se a sua organização nunca definiu esses parâmetros, ou tem para algumas áreas apenas, é interessante buscar por um mapeamento que ajude na definição desses dados.

Essas informações são importantes, pois ajudarão a visualizar o tempo de execução de cada tarefa, quais competências técnicas são necessárias para a sua realização, o nível de proficiência e assim por diante. Planilhando todos os dados, você é capaz de chegar a um cálculo de quantitativo de pessoal necessário para realizar um conjunto de atribuições em dado período. E não se esqueça de que existem fatores internos e externos que têm impacto direto no fluxo das tarefas.◼

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