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Como Estruturar a Avaliação de Desempenho com Foco em Competências

Publicado porMarketing Leme3 de outubro de 2013Publicado emDestaques - Arquivados

Santa Casa de Maceió

Publicado porMarketing Leme3 de outubro de 2013Publicado emDestaques

Vagas Leme Consultoria

Publicado porMarketing Leme24 de setembro de 2013Publicado emDestaques

Santa Casa de Maceió é premiada por Gestão de Pessoas

Cliente Leme Consultoria – Santa Casa de Maceió – é referência em Sustentabilidade Financeira, Responsabilidade Social, Recursos Humanos, Governança Corporativa, Inovação e Qualidade.
Parabéns a todos da Santa Casa de Maceió, a Leme Consultoria honra essa parceria e deseja muito sucesso.

Clique aqui para visualizar a máteria
Fonte: Revista As melhores da Dinheiro – Setembro 2013

Publicado porMarketing Leme19 de setembro de 20133 de março de 2015Publicado emNoticias, Notícias ClientesTags: casa, maceió, santa, scmm

Rogerio Leme participa do Jornal da Manhã da Globo Bahia

Rogerio Leme participa do Jornal da Manhã da Globo Bahia e dá dicas de como conquistar uma promoção.
Não perca essa entrevista, clique aqui.

Fonte: TV Globo da Bahia – Jornal da Manhã

Publicado porMarketing Leme19 de setembro de 20133 de março de 2015Publicado emNoticias, Notícias Rogerio Leme

Motivação: estudo aponta “experiências aprendidas” como principal estímulo

Compreender a motivação das pessoas no ambiente de trabalho foi a temática do levantamento realizado pela LeadPix Survey em parceria com Cristina Panella Planejamento e Pesquiscom, que entrevistou 4 270 internautas de todas as regiões do Brasil.

Experiências aprendidas, atividades executadas e novas oportunidades foram os fatores mais mencionados entre os respondentes atingindo, respectivamente 36, 33 e 26 pontos percentuais. A remuneração variável foi apontada, ainda, por 16% dos participantes.

Já entre os índices que se mostraram não determinantes para motivação da maioria estão: espaço físico (2%) , lideranças (4%), colegas (8%) e equipe (8%).

Entre os jovens de até 29 anos e os profissionais acima dos 70 anos, as experiências aprendidas constituem o maior motivador – 45% em cada caso. Além disso, foi observado que entre o jovens, a “equipe” ascendeu 12% , enquanto acima dos 70 anos chegou a 3%.

Foi observado também que, quanto maior o grau de escolaridade, maior a relevância dada as atividades executadas: para quem está cursando faculdade ou uma pós-graduação, as novas oportunidades são os principais elementos de motivação no trabalho (29% e 28%, respectivamente).

Fonte: Você RH

Publicado porMarketing Leme17 de setembro de 20134 de novembro de 2014Publicado emArtigos, NoticiasTags: estímulo, motivação, trabalho

Respeite e será seguido!


Liderança é um assunto extenso e necessário de ser abordado nos dias de hoje. No mercado existem muitos cursos de aperfeiçoamento que focam as competências da liderança e todas as organizações têm procurado com maior frequência. Embora, na maioria das vezes, os cursos têm orientado o que o líder deve fazer e se esquecem da pessoa enquanto líder, como ela é e deveria ser.

Essa constante procura e aperfeiçoamento não é para menos, pois são os líderes que desenvolvem os colaboradores, reconhecem e retém os talentos, trazendo o tão desejado resultado para organização e para o pessoal. Afinal, todos estão “remando no barco empresa”.

Fico pensando nesse assunto e sempre acabo definindo liderança como RESPEITO. Respeito é uma palavra tão simples, mas de significado grandioso. No dicionário traz definições interessantes e de ampla reflexão:
– Sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém.
– Dar provas de respeito = honrar, venerar.
– Observar, cumprir, tolerar.

Pense bem, o que você faz com o seu colaborador, é o que você gostaria que fizessem com você? Independente da posição hierárquica em que você está. Sinto um pesar muito grande, quando vejo na clínica, pacientes que chegam desmotivados, amedrontados e que estão sendo assediados moralmente, demonstrando a falta de preparo que alguns líderes ainda têm com seus colaboradores. O que mais eles dizem: “eu não quero mais ir lá!”.

Em plena época de competitividade acirrada e de gestão de talentos, que tanto se fala das pessoas e seu grandioso poder de conhecimento, ainda temos nas organizações líderes muitas vezes egocêntricos, que dão sempre a última palavra para tudo e tudo tem que ser exatamente da forma como determinam; assumindo uma postura individualista e bem improdutiva.

Se liderança é a aptidão de levar alguém a cooperar espontaneamente, de liberar a capacidade de criação das pessoas e despertar a vontade de ser seguido pelo exemplo, a falta dela dá ao colaborador a estratégia de fingir que faz e que obedece ou ainda que faça o mínimo para se manter na organização e sobreviver. As organizações, no entanto, perdem excelentes profissionais e consequentemente a competitividade no mercado.

Compreenda que os resultados virão com as pessoas e não através delas. Orientando-se para que a liderança seja natural situando o colaborador, a pessoa em evidência, com RESPEITO.

Liderar pessoas realmente não é uma tarefa simples, mas requer muita dedicação ao que se faz. Reforço ainda que para se dedicar a algo é preciso gostar do que faz e quando se espera um retorno satisfatório de desempenho das pessoas é preciso respeitá-las antes de tudo!

Primeiro goste de você, se aceite e reconheça seus limites, medos e talentos, esse já é grande diferencial na arte de liderar. Quando você se aceita você consegue aceitar o outro, como ele é.

Recordo de um texto escrito por Drauzio Varela muito interessante, “Se não quiser adoecer”, que explica que pessoas que não se aceitam são invejosas, ciumentas, imitadores, competitivos e destruidores.

Desenvolva sua competência emocional. Não dispute com seu colaborador, o sucesso dele é certamente o seu! Valorize o trabalho e a iniciativa que ele tem. Você está lapidando um talento. Colabore fortalecendo o espírito de equipe. Saiba ouvir. Busque as soluções e não os problemas. Acho muito bonita a metáfora: acenda uma luz na escuridão.

Dê oportunidades e espaço para que ele faça o trabalho dele. Você verá que ele tem capacidades que você desconhecia. E muitas vezes, conduz as coisas melhor que você. Não se apodere das ideias dele como se elas fossem suas, saiba dar o devido crédito.

Cada um tem sua personalidade, suas habilidades e seu desempenho. Lembre-se de que: cada um tem seu tempo e quando bem apoiado e orientado desenvolverá trabalhos surpreendentes.

A liderança é um trabalho de mão dupla, é imensamente satisfatório ver a evolução dos colaboradores, os resultados obtidos. É gratificante saber que à medida que ele se transforma, você também e cresce muito como profissional e como ser humano. Aprende muito dessa arte de liderar.

Fonte: RH.com.br

Publicado porMarketing Leme10 de setembro de 201314 de outubro de 2014Publicado emblogs, NoticiasTags: Líder, Liderança, Respeito

ReDescobrindo a Matriz Nine Box

[Re]Descobrindo a Matriz Nine Box

É um livro de fácil compreensão, recomendado para gestores de empresas públicas e privadas, de micro, pequeno ou grande porte. Indicado também para profissionais de RH, professores e estudantes de diversas áreas, entre elas Recursos Humanos e Administração, conhecedores ou não da ferramenta tradicional.

Quando uma equipe é pequena, fazer a análise de potencial e talento é uma ação quase empírica. Imagine fazer essa análise com dez, vinte ou trinta pessoas? Imagine em uma empresa com cem, mil ou mais colaboradores?

Quem são e onde estão os talentos da sua empresa? Como identificar aqueles com potencial e que precisam ascender na organização? Não seria melhor fazer uma leitura diferente entre potencial e desempenho? Quais as diferenças conceituais e práticas? Como identificar e, principalmente, como visualizar o posicionamento dos colaboradores dentro da organização?

São essas e outras perguntas que o livro propõe responder utilizando a ferramenta da Matriz Nine Box, com ênfase na utilização de recursos para redução da subjetividade.

Autores: Rogerio Leme

Índice

Capítulo 1
A importância da aplicação das Matrizes na conversão de Dados em Informação
1.1. Matriz BCG
1.2. Janela de Johari
1.3. Gestão do Tempo
1.4. Matriz Nine Box
1.4.1. Aplicação da Matriz Nine Box
1.4.2. Classificação das Ações a serem tomadas de acordo com o enquadramento
1.4.2.1. Interpretação Analítica
1.4.2.2. Interpretação Sintética
1.4.3. Considerações
1.4.4. Ainda sobre as Sobre escalas
1.4.4.1. Analisando Potencial: Plano A
1.4.4.2. Analisando Potencial: Plano B
1.4.4.3. Analisando Potencial: Plano C

Capítulo 2
Outras aplicações da Matriz Nine Box
2.1. Aplicação da Matriz Nine Box no Planejamento Estratégico
2.1.1. Nível de Priorização de Projetos
2.1.2. Complexidade de Um Projeto
2.1.3. Definindo o Projeto a ser Executado: Cruzamento das Matrizes Nível de Importância e Complexidade de um projeto
2.2. Priorizando a resolução de problemas
2.3. Análise da Equipe na Geração de Resultados
2.3.1. Variação da Análise da Equipe na Geração de Resultados
2.4. Complexidade de metas
2.5. Nível de senioridade do Profissional Requerido para um Processo
2.6. Colocando a criatividade a seu favor para Solução de Problemas

Capítulo 3
Matriz Competência x Entrega: Redescobrindo a Matriz Nine Box na Gestão de Pessoas

3.1. Potencial
3.2. Avaliação de Desempenho não é Avaliação de Competências
3.2.1. Competências Técnicas
3.2.2. Competências Comportamentais
3.2.3. A ampliação do Conceito de Competências: Conceito da Entrega do Colaborador
3.2.4. A Perspectiva Resultados e o Alinhamento com a Estratégia Organizacional
3.2.5. A Perspectiva Complexidade
3.2.6. A mensuração do Coeficiente de Desempenho do Colaborador
3.3. Falando um pouco mais de Complexidade
3.3.1. Complexidade e Espaço Ocupacional
3.3.2. Identificando a Complexidade da Função
3.3.3. Identificando a Complexidade que o colaborador é capaz de executar
3.3.4. Potencial pelo conceito da Complexidade
3.4. Competência x Entrega
3.5. A Matriz Competência x Entrega
3.5.1. Interpretação
3.5.2. O poder da comparação para melhoria da análise
3.5.3. Cuidados na utilização da Matriz Nine Box

Palavras-chaves: Rogerio Leme | Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
 
Publicado porMarketing Leme6 de setembro de 2013Publicado emLivro - Redescobrindo a Matriz Nine Box

Quando a mudança é inevitável

A média histórica de sobrevivência das empresas legalmente constituídas ao redor do mundo gira em torno de 40 anos, tempo suficiente para promover a alegria ou a tristeza de uma ou duas gerações, no máximo.

Na medida em que as empresas crescem, favorecidas pelo espírito empreendedor dos fundadores ou pelo desenvolvimento econômico do país, o número de herdeiros tende a crescer bem mais do que os números da empresa. Com isso, o nível de conflitos gerados por inveja, desconfianças ou mesmo insegurança daqueles que vão surgindo ao longo da história, aumenta na mesma proporção.

No caminho, existe ainda a questão dos agregados de toda ordem, além dos filhos. São os cunhados, as noras, os genros, os netos e os próprios empregados mais próximos que, embora não tenham participado do nascimento e tampouco do desenvolvimento da empresa, acabam opinando e influenciando os familiares com um pouco mais de lenha na fogueira.

Em determinado momento, o instinto de sobrevivência, influenciado pelo gene egoísta do ser humano, fala mais alto que a racionalidade necessária para manter o negócio nos trilhos, possível de ser administrado.

Como me disse certa vez o prof. Oriovisto Guimarães, fundador do Grupo Positivo, em entrevista para o meu livro Manual do Empreendedor, haverá aquele momento em que você não manda mais nada, portanto, ou você aceita a mudança ou será atropelado por ela.

Apesar de estarmos no século 21, muitas empresas ainda resistem quanto ao processo de mudança necessário para modernizar e perpetuar o negócio da família. Em tese, quanto maior a empresa, maior a complexidade para administrar os múltiplos interesses que surgem de todos os lados.

Na prática, enquanto a decisão não vem, o sofrimento é inevitável, tanto para os sócios quanto para os empregados. Além disso, em meio ao caos, alguns se valem da fragilidade temporária para inflar ainda mais os ânimos em busca de proteção e de benefícios exclusivamente pessoais.

O que fazer, então? Para onde correr? Aposto que você seria capaz de afirmar que, assim como criou o problema, seria capaz de resolvê-lo. Por experiência, digo que é possível, mas são poucas as empresas que têm coragem e conhecimento necessário para tomar decisões impopulares a ponto de cortar a própria carne e a fim de manter a vitalidade do negócio.

Dessa forma, deixe-me compartilhar a experiência de quem já passou por oito empresas diferentes em mais de 25 anos e dezenas de empresas familiares, em quase dez anos de consultoria. Vejamos isso por meio de ditos populares:

1. Coloque o peixe sobre a mesa: é o velho ditado siciliano; se você precisa resolver um conflito, reúna os interessados e fale abertamente, ou seja, comece a limpar o peixe antes de começar a feder; pare de andar em círculos para evitar o confronto; mais dia, menos dia, será necessário abordar o assunto, por bem ou por mal, depende apenas de quanto tempo você aguenta.

2. Quem tem um relógio sabe que horas são; quem tem dois, já não tem certeza: é o velho ditado chinês; quanto maior o número de pessoas consultadas, maior o grau de incerteza; isso acontece bastante em consultoria, pois quando você chama uma ou duas, você tem uma linha de conduta; quando você chama três ou quatro, as opiniões são diferentes e você se perde, sem contar ainda a influência dos empregados que nem sempre sabem o que fazer, mas resistirão ao máximo à consultoria.

3. Amigos, amigos, negócios à parte: é o ditado mais difícil de ser aplicado na empresa familiar; se a relação não estiver clara, as pessoas tendem a confundir patrão com pai-patrão; nesse caso, quanto maior o grau de amizade, maior a possibilidade de conflitos; como é que você vai demitir um amigo quando chegar esse dia?

4. O olho do dono é que engorda o gado: faz sentido quando aplicado na medida certa, porém o dono precisa de empregados competentes para cuidar do gado: veterinários, consultores, tratadores e assim por diante; quando você imagina que é capaz de fazer tudo, os filhos vão embora, os empregados se desmotivam e o fardo fica mais pesado.

5. Em time que está ganhando não se mexe: bobagem pura; o fato de o time estar ganhando não significa que não possa ir ainda melhor; em qualquer empresa, o nível de conspiração independe dos resultados. Portanto, se você quer de fato eliminar algumas crenças negativas, não tem outra maneira: elimine a conspiração e as fontes de complacência.

6. O tempo é o melhor remédio: na empresa familiar, o tempo não cura nada, apenas ameniza a dor e prorroga o sofrimento; a solução para problemas é o remédio amargo da decisão, inclusive, livrar-se daquelas pessoas que se criaram contigo, porém já não agregam mais valor ao negócio.

7. A fé remove montanhas: impossível de ser aplicado na empresa familiar; a fé ajuda, mas é necessário sabedoria para colocar as pessoas certas no lugar certo para fazer a coisa certa; consiga isso e vai conseguir remover a montanha; sem isso, a montanha vai aumentando de tamanho todos os dias até você não mais conseguir enxergar o outro lado.

Existem vários caminhos para a mudança. O que não existe, nesse caso, são milagres. Na empresa familiar, milagres dependem de pessoas que, na maioria dos casos, contentam-se com a zona de conforto e, de certa forma, não precisam de milagres.

Fonte: RH.com

Publicado porMarketing Leme5 de setembro de 2013Publicado emNoticias

Rogerio Leme no VIII Gestão de Pessoas

Publicado porMarketing Leme4 de setembro de 2013Publicado emDestaques - Arquivados

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