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Gestão por competências é tema de aula do Ensino a Distância

Aproveitar o talento dos profissionais num ambiente que estimule o aprimoramento por meio da gestão por competências no setor público. Esse foi o desafio lançado na palestra do Ensino a Distância (EAD) com Rogerio Leme.

Durante a tarde desta quarta-feira, dia 12 de junho, cerca de 100 pessoas estiveram presentes no auditório da Escola Superior de Contas para assistir a aula do tecnólogo com MBA em gestão de pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para Leme, a gestão por competência é a matéria-prima para se ter bons resultados na iniciativa privada e, principalmente, no setor público. “Na realidade ela é a oportunidade que a gente tem para alinhar as expectativas da organização àquilo que a instituição precisa que seus servidores atinjam”, disse.

Ele ressalta que o processo se concentra na identificação daquilo que é necessário para cada função e avaliar as competências em cada servidor. É, por exemplo, colocar a pessoa certa no lugar certo. “Isso nos mostra qual a necessidade de treinamento, nos evidencia as ações de capacitação que precisam ser realizadas. A capacitação no setor público é essencial.”

De acordo com o palestrante, o Ensino a Distância é uma ótima ferramenta de aprimoramento do servidor público. “A iniciativa do TCE é fantástica. O EAD, na realidade, utiliza um meio mais veloz e dinâmico (internet) que possibilita transmitir o conhecimento no setor público.”

Motivar profissionais concursados, com estabilidade e acostumados a um formato ultrapassado de serviço público é a grande dificuldade da administração pública moderna. “Na realidade acontece como se fosse um time de futebol que sempre ganhou tudo. O técnico precisa provocar ‘pequenos desconfortos’, que são os fatores de motivação para que o servidor se pergunte ‘o que mais ele tem de buscar’.”

“A iniciativa do TCE é fantástica. O EAD, na realidade, utiliza um meio mais veloz e dinâmico (internet) que possibilita transmitir o conhecimento no setor público.” Rogerio Leme

Leme aponta que o serviço público tem mais profissionais com nível de graduação, pós-graduação e doutorado do que a iniciativa privada, mas alerta que o setor estatal tem mais gente desmotivada. “Hoje temos servidores de alta competência como ‘tarefeiros’. Temos de mudar o estilo e passar para entrega de responsabilidades. Identificar as competências e criar ambiente para extrair essas competências desse servidor. Isso é na realidade o que vai motivá-lo a entregar um trabalho de mais qualidade.”

A 30ª aula de Educação a Distância (EAD) foi transmitida ao vivo pelo Ambiente de Virtual de Aprendizagem no portal do Tribunal de Contas do Estado e foi acompanhado simultaneamente por 51 internautas. A vídeo da palestra estará disponível no site do TCE a partir desta quinta-feira, dia 13 de junho.

Fonte: Site TCE – MT, 12/06/2013

Publicado porMarketing Leme14 de junho de 2013Publicado emImprensa, Noticias

Ferramentas de Gestão de Pessoas para Dividir Conhecimento e Multiplicar Riquezas

Publicado porMarketing Leme14 de junho de 2013Publicado emDestaques - Arquivados

Gestão por Competência na Área Pública

Publicado porMarketing Leme14 de junho de 2013Publicado emDestaques

Mulheres têm melhores salários em pelo menos sete profissões, aponta pesquisa


O mercado brasileiro é predominantemente masculino pois, de acordo com dados recentes do IBGE, os homens são responsáveis por ocupar 57,7% das ofertas de trabalho e são melhor remunerados, ganhando em média R$ 1.962,97, enquanto as mulheres ficaram com R$ 1.561,12.

No entanto, dados do SalárioBR – serviço de pesquisa de cargos e salários – mostram que em algumas profissões as mulheres ficam à frente dos homens nos ganhos salariais. A menor diferença salarial com predominância feminina está entre os assistentes de comunicação. Os dados mostram que elas ganham 1,17% mais do que eles. O maior degrau ocorre entre os analistas de marketing. Enquanto os homens ganham R$ 2.300,97, as mulheres ficam 31% à frente com salários em torno de R$ 3.005,01. Os valores se referem a uma média nacional.

Para Fabiana Zandroski, gerente responsável por cargos e salários do SalárioBR, esta diferença ocorre pelo fato dos cargos mais bem remunerados exigirem maior nível de conhecimento técnico e as mulheres dispostas a conquistar o mercado de trabalho estão se dedicando mais a preparação profissional por meio de cursos e estudo. “A mudança deste cenário se deve também porque ao longo dos anos as mulheres têm optado por trabalhar fora e construir carreira para unificar a renda familiar”, conclui.

Confira os cargos em que as mulheres têm melhores remunerações:

Fonte: Administradores

Publicado porMarketing Leme12 de junho de 2013Publicado emNoticias

Formação de Analistas para Mapeamento, Seleção, Gestão e Avaliação de Competências e Desempenho para empresas Públicas e Privadas

Publicado porMarketing Leme11 de junho de 2013Publicado emDestaques

Plano Integrado de Cargos e Salários, Competências e Remuneração Estratégica

Publicado porMarketing Leme11 de junho de 2013Publicado emDestaques - Arquivados

Como implantar Gestão por Competências em Organizações Públicas e Privadas

Publicado porMarketing Leme11 de junho de 2013Publicado emDestaques - Arquivados

Treinamento Especial: Como Desenvolver as Competências Humanas – Práticas de Educação Corporativa

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Formação de Analistas para Mapeamento, Seleção, Gestão e Avaliação de Competências e Desempenho para empresas Públicas e Privadas

Publicado porMarketing Leme11 de junho de 2013Publicado emDestaques - Arquivados

Dicas para conquistar aliados no trabalho


A construção de uma carreira bem sucedida passa necessariamente pela criação e fortalecimento da rede de relacionamentos profissionais. De acordo com especialistas, a máxima vale tanto para empregados, executivos, como também para empreendedores. Mas como conquistar aliados no ambiente profissional? Confira 5 dicas para quem quer investir no networking para fortalecer a sua rede de aliados e mantê-los ao longo da carreira.

1. Faça a distinção do “eu” pessoal e do “eu” profissional
Pode parecer simples, mas muita gente mistura características pessoais com as profissionais. Na opinião de especialistas, o primeiro passo para conquistar aliados é justamente fazer esta separação entre o que você é em casa, e com amigos, e a sua atitude profissional.

2. Encare o “eu” profissional como um produto
Por que os consumidores escolhem um produto em detrimento do outro? É que aquele item – e não outro – atendeu às suas necessidades. Transportando a analogia para o ambiente corporativo, é como se os seus aliados fossem os clientes que enxergaram valor em você e decidiram comprar. Se o profissional não atende às necessidades das outras pessoas, elas poderão ignorá-lo ou ir contra ele. Entenda quais são as características que você oferece tendo em vista as necessidades de cada um dos potenciais aliados. Você é prestativo? Coloca-se à disposição das pessoas quando elas precisam de ajuda? Você cultiva a empatia? Entre outros.

3. Para cada perfil uma “embalagem”
Ou seja, você continua o mesmo, o que muda é a forma de agir.

4. Evite dizer: “você tem que…”
Na hora de convencer alguém é frequente o uso da expressão “você tem que…”. Por exemplo: o objetivo é vender uma ideia para o chefe que não está muito animado. E, para conseguir a aprovação, o funcionário diz: “você tem que entender que os tempos são outros, a competitividade está mais acirrada”.
De acordo com especialistas, tentar convencer o chefe ou qualquer outra pessoa valendo-se do “famigerado” você tem que… é um tiro no pé.

5. Cultive os relacionamentos
Ou seja, é preciso manter-se presente. Um erro comum, segundo especialistas, é não se preocupar com a continuidade da relação. Invista na manutenção do seu aliado da mesma forma que faria se fosse um cliente. Mantenha a comunicação com ele, marque encontros de vez em quando e use as redes sociais a seu favor. Vale também participar de eventos, como happy hours.

Fonte: RH Central

Publicado porMarketing Leme10 de junho de 2013Publicado emNoticias

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