Benefício é bom e todos gostam. Aliado ao local de estágio ou trabalho, fica melhor ainda. Para saber o item preferido de condições oferecidas pela empresa, o Núcleo Brasileiro de Estágios – Nube realizou uma pesquisa e os resultados revelam a busca do jovem pela qualificação profissional. A análise, feita entre os dias 15 e 26 de outubro, contou com 5.667 participantes em todo o país. Para Arthur Manussakis, analista de seleção do Nube, “além do vale refeição e do auxílio transporte, outros itens fazem a diferença na hora de escolher o local para investir na carreira”. Para 3.118 internautas (55%), a opção mais favorável foi o auxílio em cursos extracurriculares. Lizandra Bastos, pedagoga e analista de treinamento do Nube, concordou com a preferência. “Quem está no início da trajetória profissional, quer alcançar novos desafios, portanto esse amparo intelectual é muito importante”, conta. Depois, com 26,77%, ficou o “desconto em escolas de idiomas”. Para Lizandra, a alternativa aparece em segundo porque grande parte dos estudantes já tem ou investem por conta própria em outra língua. Em seguida, veio “parceria com restaurantes e lanchonetes”, com 8,49%, e “convênio com academias”, com 5,7%. As duas opções visam o bem estar e a economia. Arthur vê o estudante muito mais atento a se desenvolver para o futuro. “Ele tem essa consciência, pois o mercado está muito seletivo e, por essa razão, prefere um benefício com a possibilidade de aumentar sua qualificação”, revela. Por fim, “ingressos para eventos culturais” terminou a pesquisa com 4%. Para Lizandra, o tópico ajuda indiretamente na formação profissional. “Esse tipo de evento costuma receber um grande público. Mas quem gosta, geralmente tem outros recursos para arrumar um desconto, como carteirinha de estudante”, disse. De maneira geral, há uma preferência pela “busca intelectual” quando a pessoa está escolhendo onde estagiar ou trabalhar. Os benefícios podem ser uma forma de incentivar o estudante a traçar um plano de carreira dentro de determinada empresa.
ANALISTAS MANTÊM EM 1,54% PROJEÇÃO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO
A previsão de analistas do mercado financeiro para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, permanece em 1,54%, este ano. A estimativa foi mantida pela terceira semana seguida. Para 2013, a projeção de 4% é a mesma há 13 semanas. Os dados estão no boletim Focus, publicação divulgada às segundas-feiras pelo Banco Central (BC). Para a produção industrial, a projeção de retração neste ano passou de 2,10% para 2,31%. Em 2013, a expectativa é que haverá recuperação. A projeção de expansão foi mantida em 4,15%. A expectativa para a cotação do dólar foi ajustada de R$ 2,01 para R$ 2,02, este ano, e mantida em R$ 2,01, em 2013. A previsão para o superávit comercial (saldo positivo de exportações menos importações) foi alterada de US$ 18,45 bilhões para US$ 18,2 bilhões, neste ano, e mantida em US$ 15 bilhões para 2013. A projeção para a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB foi mantida em 35,2%, este ano, e em 34%, em 2013. Para o déficit em transações correntes (registro das transações de compra e venda de mercadorias e serviços do Brasil com o exterior), houve ajuste na estimativa de US$ 55,7 bilhões para US$ 55,73 bilhões, em 2012. Para 2013, a estimativa foi mantida em US$ 65,9 bilhões. A expectativa para o investimento estrangeiro direto (recursos que vão para o setor produtivo do país) passou de US$ 59,68 bilhões para US$ 60 bilhões, este ano, e foi mantida em US$ 60 bilhões, em 2013.
DESEMPREGO EM SETEMBRO É O MENOR PARA O MÊS DESDE 2002
A taxa de desocupação (proporção de pessoas desocupadas em relação à população economicamente ativa) num conjunto de seis regiões metropolitanas do Brasil em setembro ficou em 5,4%, menor taxa para o mês desde o início da série histórica, em 2002. Segundo números divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados são muito próximos aos de agosto, quando a população desempregada era de 5,3%. Na comparação com setembro de 2011, a taxa registrou queda de 0,6 ponto percentual. Entre agosto e setembro, a taxa de desocupação caiu em Recife (de 6,7% para 5,7%), cresceu em São Paulo (de 5,8% para 6,5%) e ficou estável nas demais regiões: 6,2% em Salvador, 4% em Belo Horizonte, 4,4% no Rio de Janeiro e 3,6% em Porto Alegre. Já na comparação com setembro de 2011, a taxa recuou em Salvador (2,8 pontos percentuais), Rio de Janeiro (1,3 ponto percentual), Porto Alegre (1,2 ponto percentual) e em Belo Horizonte (1 ponto percentual). Em São Paulo e Recife, os dados ficaram estáveis. O rendimento médio real dos ocupados também ficou estável em relação a agosto, em 1.771,20 reais. Na comparação com setembro de 2011, o dado subiu 4,3%. Na análise por região metropolitana, o rendimento médio real habitual dos trabalhadores ante agosto aumentou em Salvador (2,3%), Belo Horizonte (2%) e Porto Alegre (1,2%). O dado apresentou queda em Recife (2%) e São Paulo (0,5%) e ficou estável no Rio de Janeiro.
“LÍDER CARRASCO” É NOCIVO PARA EMPRESAS
Atualmente, com o mercado de trabalho superaquecido e com inúmeras opções e vagas, as pessoas buscam um emprego que seja a fusão de remuneração atrativa com oportunidade de crescimento. Porém, elas podem se deparar, durante sua trajetória, com o chamado “líder carrasco”.
Trata-se de um profissional com poucos recursos e que não percebe que o capital humano é essencial para a obtenção de resultados. Geralmente, esses líderes são inflexíveis, centralizadores, possuem complexo de superioridade, foco apenas no presente e um número limitado de estratégias. De acordo com o especialista, além de nocivo para o subordinado, o líder carrasco é prejudicial também para a empresa. Outros problemas que a liderança desse tipo acarreta para as corporações: boicote na fase de treinamento e qualificação de liderados, comprometimento nas ações de RH, baixo crescimento e expansão da empresa, baixas produção, pró atividade e criatividade.
Fonte: Revista Profissional & Negócios, setembro 2012
CBTD 2012 – CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Quem compra um produto ou serviço e é mal atendido, mesmo que o preço seja razoável, repensará sobre a compra e talvez não volte mais. Quem é recebido com um sorriso no rosto e por um colaborador bem treinado, que saiba atender e exceder as expectativas, torna-se um cliente fidelizado.
Como fazer com que seu colaborador seja solícito com seu cliente e faça com que ele tenha prazer em comprar seus produtos e serviços? Não basta treinar uma pessoa, é preciso agregar valor ao trabalho dela e desenvolvê-la pessoalmente e profissionalmente.
O treinamento não pode consistir somente em como fazer o trabalho, em quais são os passos para realizar a atividade. É preciso mostrar a seu colaborador como o trabalho dele é importante e como ele pode fazer a diferença como indivíduo e como grupo. Ele deve ter, acima de tudo, orgulho em vestir a camisa da sua organização.
Seja um bom líder e forme uma equipe disposta a satisfazer às necessidades de se cliente e que acredite no poder de uma atitude. Cada pequeno gesto pode tornar seu cliente em fã. Clientes encantados fazem seu negócio valer mais.
Em novembro, a ABTD realiza a 27ª edição do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento. No maior congresso de T&D da América Latina, seus colaboradores poderão conhecer grandes nomes do RH/T&D e levar o que há de melhor para sua organização, aprendendo com grandes especialistas. Um dos desafios da organização do Congresso é encantar todos os participantes. Venha conhecer mais esse case de sucesso!
Comece valorizando aquele que está dentro da sua organização e seus resultados serão mais efetivos. Nos encontramos em novembro, entre os dias 27 e 30, em Santos. Até lá!
Fonte: Revista Profissional & Negócios, setembro 2012.
A Leme Consultoria estará presente no CBTD 12, confira nossa programação no evento:
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Formação de Multiplicadores de Conhecimento
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Objetivo Capacitar os participantes para a condução eficaz de treinamentos que proporcionem uma visão integrada das atividades relacionadas, envolvendo diagnóstico, planejamento, aplicação e avaliação de resultados. | ||
Metodologia Conteúdo Programático Público Alvo Carga horária |
Atração e Seleção de Talentos como Estratégia de Negócio
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Objetivo Conduzir os participantes ao pensamento estratégico na área de Recrutamento e Seleção, tornando a Atração de Talentos um Business Partner, migrando das ações operacionais para ações estratégicas e consultivas. | ||
Metodologia Conteúdo Programático Público Alvo Carga horária |
Plano Integrado de Cargos e Salários, Competências e Remuneração Variável
Formação de Analistas para Mapeamento, Seleção, Gestão e Avaliação de Competências e Desempenho para empresas Públicas e Privadas
CARACTERÍSTICAS DE UM TALENTO PROATIVO
Características de um talento proativo
Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
A competitividade é inevitável em um mercado que vivencia transformações constantes. Isso, por sua vez, faz com que os profissionais optem por buscar suas conquistas para garantir um espaço nas organizações em que já trabalham ou que desejam atuar. Hoje, quando se fala em contratar talentos uma "questão" geralmente vem à tona nos processos de seleção: "Será que o profissional que escolhemos é realmente proativo?". Ou seja, é uma pessoa que toma iniciativa ou apenas espera receber ordens para solucionar um problema? Confira abaixo algumas das principais características daqueles que trazem consigo a proatividade.
1 – Não espera que o problema aconteça, se antecipa a ele e já possui propostas para apresentar antes que o fato ganhe proporções que comprometam tanto seu desempenho pessoal quanto da equipe.
2 – Sabe trabalhar em equipe e não se vê como sendo o detentor da verdade. Tem consciência de que um time é muito mais forte do que um "ponto" isolado.
3 – Destaca-se por dar sempre algo mais do que lhe foi solicitado. Ou seja, sempre está surpreendendo não somente a liderança, como também seus colegas de trabalho. Vale aqui um registro: o proativo supera as expectativas não para "pisar" nos outros, mas porque gosta de superação e de enfrentar os desafios que são oferecidos a ele.
4 – É um bom comunicador. Sabe apresentar seu ponto de vista de forma clara, objetiva. E como todo bom comunicador, não está disposto apenas a falar. O profissional proativo também é um excelente ouvinte.
5 – A curiosidade o transforma em um autodidata. Além das ferramentas que possibilitam seu desenvolvimento dentro da empresa, sempre está à busca de algo e recorre a mais de uma fonte de pesquisa quando o assunto o envolve direta ou indiretamente.
6 – Em momentos de crise, colocar a mão na cabeça e dar a situação como perdida. Essas atitudes são existem para proativo, pois ele é o tipo de pessoa que põe a "mão na massa", apresenta ideias para o líder e a equipe. Alguns talentos proativos chegam a ter o potencial de liderança revelado, quando se deparam com os momentos mais tensos.
7 – É simpatizante do diverso. Compreender que um time que reúna pessoas de diferentes faixas etárias, com experiências distintas, traz um diferencial significativo para o negócio e para ele próprio. Quando a diversidade se faz presente, o profissional proativo reconhece a chance de aprendizado.
8 – Possui uma boa rede de relacionamento e, diga-se de passagem, não apenas soma membros às redes sociais na expectativa de receber informações relevantes. O talento proativo sempre está ávido por compartilhar informações.
9 – Outra característica peculiar do proativo é não ficar na zona de conforto. A rotina e a falta de desafios o deixam irritado, descontente com o ambiente de trabalho. Sente-se podado e quando permanece no mesmo "degrau", sem chance de aprendizado.
10 – Não teme o feedback, pelo contrário. O proativo quer saber quais as expectativas da empresa em relação ao seu desempenho e reavaliar competências que precisam ser aprimoradas ou desenvolvidas é algo natural e que faz parte de quem deseja ter uma carreira promissora.
Fonte: rh.com.br