Data: 13 de Setembro de 2013 Horário: 08h às 18h Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro
Cenário Educação corporativa pode ser definida como uma prática interligada de gestão de pessoas, gestão do conhecimento e a estratégia de curto, médio e longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, profissionais precisam ampliar a sua visão e mensurar as suas ações corroborando para o atingimento das metas crucialmente importantes das empresas.
Metodologia Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.
Conteúdo Programático • Como fazer um investimento em educação corporativa ser perene no que tange a transferência e entrega das competências desenvolvidas, implantando um sistema educacional capaz de, para além do conhecimento técnico, privilegiar atitudes, mentalidades, posturas e habilidades que movimentem o motor econômico da empresa? • Como superar os modelos tradicionais de T&D pelas empresas, adotando novas formas de aprendizagem • A Gestão do Conhecimento e competências como vantagem competitiva. • Desenvolvendo programas de desenvolvimento a partir da Missão, Visão, Valores, Objetivos Estratégicos e Competências Essenciais. • O Processo de Desenvolvimento de Líderes como estratégia competitiva – práticas de gestão das competências das lideranças nas empresas brasileiras. • Como desenvolver talentos para o sucesso nos negócios.
Público Alvo RH, Gestores e Consultores
Carga Horária 8h
Investimento: R$ 499,00
Inclusos: Material didático, Coffee break, certificado.
Informações Adicionais: – A realização do treinamento estará sujeita ao número mínimo de inscritos; – Após a sua pré-inscrição, pedimos que aguarde a confirmação de sua reserva; – Qualquer investimento próprio realizado (passagem aérea, hospedagem, refeição, táxi, entre outros) é de inteira responsabilidade do participante, não haverá reembolso por parte da Leme Consultoria.
Data: 07 e 08 de Outubro de 2013 Horário: 08h às 18h Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro
Objetivo Apresentar o papel do profissional de Recursos Humanos no cenário empresarial contemporâneo para a identificação de ações de intervenções relevantes tangentes ao capital intelectual para estruturar e consolidar um RH Estratégico.
Metodologia Os temas serão abordados através de metodologia expositiva e realizados também estudos de casos Recursos Humanos para estudos e discussões aprofundadas individualmente e em grupos.
Conteúdo Programático 1. Cenário Recursos Humanos – Contextualização 1.1. Cenários Recursos Humanos x Departamento Pessoal x Recursos Humanos/Gestão Pessoas x Consultor Interno de RH 1.2. Por que o RH ainda não consegue ser estratégico? 1.2.1. Recursos Humanos x Consultor Interno de RH 1.2.2. Envolvimento do Gestores 1.3. Ter / Ser RH
2. O papel de um consultor 2.1. Deveres, obrigações, relação com clientes 2.2. Entendimento sobre o cliente interno 2.3. Consultoria não se faz por uma pessoa, mas é um modelo de gestão “compartilhado” 2.4. Fórmula RH estratégico
3. O novo cenário de RH (demandas, necessidades, desafios) 3.1. Os Subsistemas de RH 3.2. Os desafios de cada subsistema 3.3. O papel do Consultor Interno em cada subsistema 3.4. Clima e Cultura Organizacional – definições e aplicação prática
4. O paradigma da Consultoria Interna de RH – uma mudança comportamental 4.1. MVVE Empresa x MVVE RH (não basta adaptar, temos que definir MVVE de RH e oficializá-lo) 4.2. Responsabilidades do Consultor 4.3. Responsabilidades das lideranças (se eles não quiserem nada funciona) 4.4. Gestão de Conflitos
5. CIRH – a fórmula do RH estratégico 5.1. Apresentação de resultados: tangíveis e intangíveis 5.1.1. Tangíveis – números 5.1.2. Intangíveis – clima e cultura
6. Gestão por Competências, Cultura de Feedback e BSC como estrutura de apoio
Público Alvo Profissionais da área de Recursos Humanos: Assistentes, Analistas, Coordenadores, Gerentes e demais profissionais que tenham interesse no modelo de Gestão de Consultoria Interna.
Carga horária 16h
Investimento: R$ 1.100,00 – Pagamento até 09/09/2013 R$ 935,00 – Pagamento até 20/09/2013 R$ 990,00 – Em caso de grupos, condições especiais para pagamento – Clique Aqui e descubra as vantagens!
Inclusos: Material didático, Coffee break e certificado.
Informações Adicionais: – A realização do treinamento estará sujeita ao número mínimo de inscritos; – Após a sua pré-inscrição, pedimos que aguarde a confirmação de sua reserva; – Qualquer investimento próprio realizado (passagem aérea, hospedagem, refeição, táxi, entre outros) são de inteira responsabilidade do participante, não haverá reembolso por parte da Leme Consultoria;
Data: 14 e 15 de Outubro de 2013 Horário: 08h às 18h Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro
Cenário Uma ferramenta estratégica para as empresas no auxílio, ou não, na retenção de seus talentos é sem dúvida a política interna de Benefícios. Neste curso, analisaremos as melhores alternativas para que essa importante ferramenta facilite o atingimento de metas constantes no Plano Estratégico da Empresa e de seus melhores resultados.
Objetivo Apresentar as diversas alternativas para a administração de Benefícios na organização, observando critérios de qualidade e legalidade. Analisar e comparar práticas bem sucedidas quanto à qualidade, satisfação dos usuários e seus respectivos custos. Gerar oportunidades de discussão através de cases reais de diversas áreas de Benefícios.
Metodologia Ativo-participativa, com análise de exemplos de sucesso de outras empresas, dinâmicas e jogos.
Conteúdo Programático
• Benefícios – Atualidade, Tendências e Conceitos: • Paternalismo x Assistencialismo
• Análise do perfil sócio-econômico dos usuários
• Tipos de Benefícios concedidos: • Legais
• Liberais
• Implantados através de conquistas sindicais
• Práticas mais usuais e avançadas de benefícios:
• Alimentação
• Assistência Médica e Odontológica
• Internação
• Medicamentos • Empréstimos
• Incentivos
• Previdência Complementar • Qualidade de Vida
• Viagens/férias
• Seguros
• Transporte e auxílios transporte • Aposentadoria
• Administração de Benefícios:
• Autogestão
• Terceirização
• Custo, Política de Custeio: Co-participação
• Desenho do Plano de Benefícios
• Elaboração de Relatórios de Acompanhamento e Avaliação de Resultados
Público Alvo Gestores, Analistas e Administradores de empresas; Profissionais da área de prestação de serviços Médios e Alimentícios; Convênios Médicos e Odontológicos.
Carga Horária: 16h
Investimento: R$ 1.100,00 – Pagamento até 16/09/2013 R$ 935,00 – Pagamento até 27/09/2013 R$ 990,00 – Em caso de grupos, condições especiais para pagamento – Clique Aqui e descubra as vantagens!
Inclusos: Material didático, Coffee break, certificado.
Informações Adicionais: – A realização do treinamento estará sujeita ao número mínimo de inscritos; – Após a sua pré-inscrição, pedimos que aguarde a confirmação de sua reserva; – Qualquer investimento próprio realizado (passagem aérea, hospedagem, refeição, táxi, entre outros) são de inteira responsabilidade do participante, não haverá reembolso por parte da Leme Consultoria.
Data: 28 a 31 de Outubro de 2013 Horário: 08h às 18h Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro
Cenário O investimento em Educação Corporativa tem se tornado uma necessidade e não mais uma tendência de mercado que só as grandes empresas praticavam. Investir em treinamento tornou-se estratégico e investir na equipe de RH que administra essas ações é ainda mais importante. O profissional de RH da equipe de Educação Corporativa deve ser capacitado para: diagnosticar as reais necessidades de desenvolvimento dos colaboradores; planejar a ação segundo as necessidades levantadas; contratar os parceiros para execução dos trabalhos e por fim, conseguir mensurar o resultado dessa ação educacional para o negócio, apresentando a presidência o retorno do investimento realizado, além claro de em muitos casos serem um multiplicador em sala de aula.
Objetivo Formar Analistas de Educação Corporativa que estejam capacitados para administrar e executar programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Metodologia Construtivista/Cognitivista. Exposição dialogada, vídeos, exercícios individuais e em grupo, vivências planejadas em casos de empresas que permitam ampla participação e aquisição de conhecimentos, fortalecendo competências.
Conteúdo Programático
1. Cenários no ambiente de educação corporativa. 2. O profissional da área de Educação e o Papel do Multiplicador de Treinamento. 3. Andragogia x Pedagogia na Educação Corporativa. 4. Princípios de Aprendizagem do adulto. 5. Diagnosticando estrategicamente as ações de treinamento e desenvolvimento. 6. Planejamento e Programação das ações de treinamento. 7. Meio de execução do treinamento. 8. Didática e recursos instrucionais. 9. Criando um ambiente motivacional e permissivo à aprendizagem. 10. Conhecendo você e seu público. 11. Como enfrentar o medo, a timidez e a ansiedade ao falar em público. 12. Flexibilizando-se para atender as necessidades implícitas do público-alvo (DISC). 13. Técnicas de uso de voz. 14. Tom, volume, intensidade, musicalidade, teatralização e velocidade. 15. Comunicação, linguagem e improviso na oratória. 16. Planejamento, Organização e Controle da apresentação. 17. Traçando o propósito da apresentação (plano de aula e guia do encontro para não perder os objetivos). 18. Estudando a audiência e definindo os recursos de retenção da atenção. 19. Harmonizando-se e definindo a disposição do local. 20. Como manter a atenção da plateia (equilíbrio, relacionamento, lidando com interrupções, participantes apáticos/dispersos/resistentes). 21. Organização de Slides e uso de recursos instrucionais. 22. Postura, apresentação do Orador e a linguagem corporal. 23. A PNL na oratória. 24. Simulações da apresentação com interação da plateia, gravadas, com troca de feedback (auto e intergrupal) e avaliação de performance com mensuração da eficácia (início e fim do encontro). 25. Avaliando o programa de treinamento.
Público Alvo Profissionais de Recursos Humanos, instrutores de treinamento e pessoas que trabalham multiplicando conhecimento.
Carga Horária 32h
Nossos Diferencial Curso com conteúdo exclusivo voltado a estratégia organizacional.
Investimento: R$ 2.500,00 – Pagamento até 30/09/2013 R$ 2.125,00 – Pagamento até 11/10/2013 R$ 2.250,00
– Em caso de grupos, condições especiais para pagamento – Clique Aqui e descubra as vantagens!
Inclusos: Material didático, Coffee break, certificado.
Informações Adicionais: – A realização do treinamento estará sujeita ao número mínimo de inscritos; – Após a sua pré-inscrição, pedimos que aguarde a confirmação de sua reserva; – Qualquer investimento próprio realizado (passagem aérea, hospedagem, refeição, táxi, entre outros) são de inteira responsabilidade do participante, não haverá reembolso por parte da Leme Consultoria.
Boas práticas em Desenvolvimento de Pessoas impactam, não somente na carreira e na qualidade de vida do colaborador, como também no comprometimento com o trabalho, cada vez mais RHs de todo país investem em programas de formação. A dimensão Desenvolvimento de pessoas da pesquisa “150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão Pessoas” busca identificar as principais ações que grandes empresas do Brasil (como o Grupo Ecorodovias, Postos Ale e Odebrecht) aplicam no desenvolvimento de seus colaboradores como, Recrutamento Interno, Programas de Desenvolvimento e Educação Continuada. Fonte: Revista Gestão & RH , edição Setembro e Outubro
Leia a opinião do consultor da Leme Consultoria, Renan Sinachi:
Índices de referência, Benchmarking, padrões de Desempenho, afinal, para que serve tudo isso?
No mundo dos negócios, antes de tudo é preciso ter Foco em Resultados. O objetivo principal de um negócio é gerar a perpetuação e ampliação de capital, ou seja, toda e qualquer ação de Gestão somente faz sentido se, ao final da cadeia de eventos de aprimoramento, houver sucesso da operação em termos de sustentação e crescimento de rentabilidade.
Neste sentido, a aplicação de empresas como o Grupo Ecorodovias, Postos Ale e Odebrecht é impecável, ou seja, existe a convicção de que uma ação de Gestão de Pessoas somente se justifica se contribuir para o efetivo resultado organizacional, o que torna a área de Recursos Humanos um centro de propagação de conhecimentos e sustentação de um ambiente organizacional voltado ao Desempenho.
A Leme Consultoria, por meio de sua intervenção na elaboração de políticas salariais que estimulam a entrega dos Profissionais, bem como, com a implantação de Avaliação de Desempenho com Foco em Competências e programas de Liderança, contribui com empresas no Brasil todo, para que atinjam um patamar elevado de Desempenho, equilibrando as aspirações pessoais de seus Colaboradores e necessidades do empreendimento, como é o Caso da Usina Hidrelétrica Santo Antônio Energia, empresa do Grupo Odebrecht.
O governo federal tem estudado a possibilidade de taxar empresas que demitirem mais funcionários do que a concorrência. Segundo a notícia, publicada em primeira mão pelo jornal O Estado de S. Paulo no dia 7 de outubro, os ministérios do Trabalho, Fazenda, Previdência e Planejamento e a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) têm se reunido para buscar sugestões que diminuam a alta rotatividade e as demissões sem justificativas. A proposta mais adiantada é a de taxar empresas que apresentem um nível de demissões maior do que o do setor onde estão enquadradas. Para a ABRH-SP, certamente projetos com esse conteúdo dividirão as opiniões e encontrarão resistência em diferentes setores. Por isso, a entidade pede cautela e um profundo debate entre os atores diretamente envolvidos na questão. Na avaliação da entidade, no entanto, é preciso estar atento para entender se projetos como esses não vão onerar ainda mais as empresas, que precisam dar conta de um extenso rol de encargos e tributes. No entendimento da ABRH-SP, que tem como propósito disseminar o conhecimento do mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações, a melhor maneira de resolver o problema da alta rotatividade é incentivar as empresas dos setores mais afetados pelas constantes demissões a qualificarem a mão de obra. Da mesma forma, o governo federal deveria se concentrar na ampliação dos bens e setores beneficiados pela desoneração da folha de pagamento. Essa, sim, uma medida que beneficia diretamente as empresas e os trabalhadores.
Fonte: Revista Profissional & Negócios, Dezembro 2012
Objetivo Este curso é destinado a profissionais da área de Recursos Humanos e gestores de outras áreas que queiram ter uma visão sistêmica e metodológica de como se elabora um Plano de Cargos e Salários-PCS, sua gestão, como se desenvolve um Programa de Gestão por Competências, para que serve e suas diferenças com PCS, Avaliação de Desempenho e os diversos compostos de remuneração variável e participação nos resultados.
OBS.: Este não é um curso de formação, portanto não aprofunda conhecimentos técnicos de cálculos estatísticos.
Metodologia Exposição teórica, exercícios, troca de informações e experiências entre os participantes e respostas a questionamentos técnicos, práticos e legais.
Conteúdo Programático Introdução/Planejamento: • Visão estratégica e sistêmica: (análise de ambiente externo e interno); • Importância de conhecer a empresa e seu negócio: missão, visão, valores, objetivos e metas.
Módulo 1: Plano de Cargos e Salários • O que é um Plano de Cargos e Salários – conceito, objetivos e para que serve; • Resultados a serem obtidos e o que um PCS não resolve; • Fases ou etapas de um PCS; • Fase planejamento – cuidados a tomar; • Fatores internos e externos que podem influenciar o PCS; • Descrição de cargos e funções (DF) – Como elaborar uma descrição de cargos para subsidiar os vários subsistemas de RH – Formas de coletar dados; • Diferença de padrão quando se trabalha com gestão por competências e avaliação de desempenho; • Como escolher o padrão ideal de DF para o negócio e a estrutura; • Diferença entre cargo e função e seu uso; • Titulação de cargos – CBO – Análise de Cargo – Grupo Ocupacional; • Avaliação de cargos: Como se elabora a avaliação de cargos e funções, partindo de um método “caseiro” até um mais sofisticado; • Como elaborar a justiça interna e as classes salariais; • Pesquisa Salarial – como escolher os cargos e as empresas a participarem da pesquisa; • Medidas estatísticas mais utilizadas em planos de cargos e salários; • Como interpretar os dados estatísticos: 1º, 2º e 3º quartis, média, qual utilizar e porquê a importância da análise da Frequência – Como interpretar a qualidade de uma pesquisa; • A importância de participar de pesquisas e como decidir se deve participar; • Como trabalhar com os dados salariais da empresa e da pesquisa para montar a grade ou a tabela salarial; • Tabela Salarial – Como elaborar, número de classes e quantidade de níveis; • Pisos Salariais – Categorias diferenciadas e profissões regulamentadas; • Tabelas por categoria e por regiões geográficas; • Análise de custos de enquadramento, decisões estratégicas, o que fazer com pessoas/salário acima das faixas, aspectos legais trabalhistas e sindicais; • Análise do custo da remuneração no composto do preço do produto; • Política de Remuneração – Diferença legal de tabela e política com e sem avaliação de desempenho; • Envolvimento do sindicato; • Registro do PCCS no MT- SRT.
Módulo 2: Gestão por Competências • O que é – conceituação; • As várias metodologias existentes no mercado e suas diferenças; • Tipos de competências; • Os problemas com linguagem, semântica e falta de objetividade para avaliar; • Como se constrói um programa de forma estratégica, participativa e com uso prático; • Desdobramento do C.H.A em competências; • Mapeamento e avaliação de competências; • A importância da competência comportamental e como obter indicadores objetivos para avaliar; • Como obter resultados práticos; • Como utilizar competência na remuneração – riscos e exemplos a não seguir.
Módulo 3: Avaliação e Gestão do Desempenho • Diferenças conceituais; • Os maiores problemas com avaliação e porque não dão certo; • Avaliação de Competências e de desempenho – diferenças; • Sistemas tradicionais de avaliação e resultados obtidos; • Perspectivas que podem ser avaliadas; • Responsabilidades do cargo ou função; • Competências técnicas e comportamentais; • Resultados de indicadores do cargo/função ou metas; • Mensuração do Coeficiente de Desempenho do Colaborador – CDC e o conceito de Entrega; • Integração de avaliação de desempenho com PCS, GPC por meio do CDC.
Módulo 4: Remuneração • O modelo Huczok Consulting; • Conceitos de salário, remuneração e benefícios e seu balanceamento de acordo com o negócio, mercado, custo, cultura; • Remuneração fixa e variável e modelos mais utilizados no mercado; • O que pode e o que não pode ser utilizado para remunerar das perspectivas avaliadas; • Integrando competências, cargos e salários e resultados na remuneração de forma estratégica e com menos encargos sociais; • Incentivo fiscal – Lei 10.101/2000-Participação nos Resultados; • Aspectos legais; • Exemplo de um programa avaliando a empresa, área, equipe e indivíduos de forma integrada; • Importância da simplicidade e exiquibilidade; • Remuneração x Reconhecimento – dinheiro não é tudo – importância de outras formas de reconhecimento.
Público Alvo Profissionais da área de RH/Gestão de Pessoas, Gestores e Consultores internos.
Carga Horária 20h
Investimento: R$ 1.500,00 – Pagamento até 08/10/2013 R$ 1.275,00 – Pagamento até 21/10/2013 R$ 1.350,00
– Em caso de grupos, condições especiais para pagamento – Clique Aqui e descubra as vantagens!
Inclusos: Material didático, Coffee break, certificado.
Informações Adicionais: – A realização do treinamento estará sujeita ao número mínimo de inscritos; – Após a sua pré-inscrição, pedimos que aguarde a confirmação de sua reserva; – Qualquer investimento próprio realizado (passagem aérea, hospedagem, refeição, táxi, entre outros) são de inteira responsabilidade do participante, não haverá reembolso por parte da Leme Consultoria;