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Publicado porMarketing Leme15 de setembro de 2012Publicado emNoticias

REMUNERAÇÃO: CARGOS E SALÁRIOS OU COMPETÊNCIAS?

 

Lançamento do livro:
Remuneração: Cargos e Salários ou Competências?
Data: 25.10.12
Local: Livraria Cultura – Shopping Curitiba
Palestra: 19h
S
essão de autógrafos com os autores: 19h30

Obra utiliza linguagem simples para esmiuçar os temas de forma clara e acessível às diversas áreas do mercado.

 

 

Toda empresa quer e precisa atrair e manter seus talentos, afinal são eles que vão assegurar a qualidade, a produtividade, a sustentabilidade. Colaboradores satisfeitos com a clareza do que é esperado deles, com a avaliação de desempenho, com a sua remuneração e as perspectivas de carreira tendem a permanecer comprometidos, diminuindo a rotatividade de pessoal.
No livro Remuneração: Cargos e Salários ou Competências? de Romeu Huczok e Rogerio Leme, lançamento da Editora Qualitymark, os autores proporcionam aos profissionais da área de gestão de pessoas, gestores de diversas áreas, empresários, professores, consultores, estudantes, meio jurídico, uma visão sistêmica numa linguagem simples, de duas ferramentas bastante utilizadas: Plano de Cargos e Salários e  Gestão por Competências. Primeiro para entender seus conceitos; segundo sobre como utilizar ambas  dentro das empresas de forma integrada. Terceiro, uma particularidade importante, atender a legislação trabalhista brasileira, evitando prejuízos. Foi dado um enfoque especial à importância do envolvimento das lideranças nos processos de implantação de projetos de R.H. Outra atenção  é o Setor Público, tão carente de ferramentas nessa área, o qual foi contemplado com um capítulo específico.
Os autores, respeitados consultores da área de Recursos Humanos, apresentam e clarificam  os conceitos e informações importantes, explicados de forma simples, que os gestores ou demais profissionais necessitam para atender suas necessidades de gestão de pessoas dentro da realidade brasileira.

Sobre os autores:

Facilitador: Romeu Huczok
Romeu HuczokAdministrador, com pós-graduação em Marketing pela FAE Business School (Curitiba-PR), Mestre em Engenharia de Produção – Mídia e Conhecimento pela UFSC/CEFET. Registro no CRA-PR sob no.1145.

Foi Gerente de Recursos Humanos nas empresas: Siderúrgica Guaira (GERDAU), Cia. SOUZA CRUZ (11 anos), INCEPA, CLIMAX/REFRIPAR (hoje ELECTROLUX), Banco BANORTE (hoje UNIBANCO/ITAU).

Em quase todas desenvolveu e implementou projetos de estrutura e desenvolvimento organizacional, consultoria interna, pesquisas de clima organizacional, planos de cargos e avaliação de desempenho. Atuou também em planejamento estratégico, desenvolvimento gerencial, e, na INCEPA, além de RH, como Gerente Geral de Marketing por 2 anos e meio. Na Clímax (Electrolux) acumulou a responsabilidade pela área de Qualidade.

Como titular da Huczok Consulting, no mercado há mais de 15 anos, desenvolveu projetos de consultoria em Planejamento Estratégico, sistemas de gestão e de remuneração, processos, qualidade, entre outros, para ALLEN Telecom, ALL/DELARA. ALLTECH, Associação Comercial do Paraná, AUDI/VW, Cooperativa Central de Laticínios do Paraná, CEFET-PR, CITAGUA (ES), ECOVIA, Faculdade Evangélica, FECIAL, FESP, FUNBEP, Global Invest, Grupo Expoente, Hospital Cajuru, INCEPA, O Boticário, PARANAPREVIDÊNCIA, Perkons/Helix, PUC-PR, SIGMADATASERV, SOFTMARKETING, SPAIPA (Coca-Cola), Terminal de Contêineres de Paranaguá, Terminais Portuários da Ponta do Félix, UNIMED, VOLVO, Prefeitura do Município de Maringá, Prefeitura do Município de Biguaçu, CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A), CEF. Está coordenando o projeto de cargos e salários na C. VALE – Cooperativa Agroindustrial.

Atuou como professor convidado em disciplinas de Planejamento Estratégico no Centro Europeu e RH Estratégico, sistemas de remuneração e gestão por competências em cursos de pós-graduação na PUC-PR, UNICENP, Faculdades Curitiba, Universidade das Cataratas, FESP, UNERJ (Jaraguá do Sul-SC).
Tem atuado em instituições ligadas a Recursos Humanos, entre as quais, foi Diretor de Planejamento Estratégico da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-Nacional, Diretor da ABRH-PR e Presidente da ABRH-PE. Membro do Conselho Administrativo da ABRH-PR.

Presidente do Movimento Mãos sem Fronteiras no Brasil (www.maossemfronteiras.com.br), organização voltada para a qualidade de vida e saúde, onde atua como multiplicador na técnica de Estimulação Neural e Disciplina Mental (Meditação).

Participação no capítulo 5 do livro Gestão por Competências no Setor Público, organizado por Rogerio Leme, onde fala sobre Plano de Carreira: Diretrizes contemporâneas e impactos com a Avaliação de Desempenho com Foco em Competências.
Autor do livro Remuneração: Cargos e Salários ou Competências?, com co-autoria de Rogerio Leme.

 

Facilitador: Rogerio Leme
Tecnólogo com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, consultor, palestrante, facilitador de treinamentos com especialização em Gestão de Pessoas por Competências e Diretor Executivo da Leme Consultoria. Autor de seis livros:
– "Aplicação Prática de Gestão de Pessoas com Foco em Competências"
– "Avaliação de Desempenho com Foco em Competência"
– "Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental"
– "Feedback para Resultados na Gestão por Competências pela Avaliação 360°"
– "Gestão do Desempenho integrando Avaliação e Competências com o Balanced Scorecard", este com Marcia Vespa.
– "T&D e a Mensuração de Resultados e ROI de Treinamento Integrado ao BSC – Uma Abordagem Contemporânea"

É autor da Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências, a primeira e até então, a única metodologia comprovada matematicamente disponível em literatura e também da Metodologia do BSC-Participativo, com Paula Falcão.

 

Publicado porMarketing Leme13 de setembro de 2012Publicado emNoticias

Lançamento Livro Remuneração: Cargos e Salários ou Competências?

Publicado porMarketing Leme13 de setembro de 2012Publicado emDestaques - Arquivados

Jornada Virtual Liderança – 13 a 28 Setembro 2012

Publicado porMarketing Leme5 de setembro de 2012Publicado emDestaques - Arquivados

Por que a liderença precisa controlar o stress?

Por que a liderança precisa controlar o estresse?

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br 

Estudo recente, realizado pelo International Business (IBR), da Grant Thornton International, apontou dados preocupantes: os empresários brasileiros encontram-se entre os que são mais afetados pelo estresse. Essa pesquisa foi feita junto a mais de seis mil empresas em 40 economias. Isso revela que mesmo aqueles se encontram no topo da pirâmide corporativa não estão livres de serem vítimas de fatores estressantes. E o problema não “congela” apenas neles, uma vez que quando as lideranças encontram-se estressadas, os reflexos são extensivos aos membros das suas equipes. 
Para saber como os líderes podem amenizar o estresse em suas vidas, o RH.com.br entrevistou Marcia Vespa, diretora de Educação Corporativa da Leme Consultoria, psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas e coach. Segundo ela, o estresse é uma reação natural e importante do organismo frente a situações de desconforto, e está mais presente quando as exigências são superiores à capacidade de entrega. “O problema é quando o organismo é submetido ao estresse constante, ou seja, a reação cujo objetivo inicial é proteger pode transformar-se em um inimigo fatal.”, alerta, ao lembrar que encontrar líderes infelizes tem sido uma constante e isso a preocupa.
Durante a entrevista, Marcia enfatiza pontos importantes e práticos que podem ser aplicados por líderes de qualquer segmento organizacional para aliviar a tensão provocada pelos níveis elevados do estresse. Vale lembrar que ela participará da Jornada Virtual de Liderança, evento promovido pelo RH.com.br, no período de 13 a 28 de setembro de 2012. Na ocasião, nossa entrevistada ministrará a palestra “O que fazer para tornar as equipes mais efetivas?”. Tenha uma agradável leitura!

RH.com.br – Sabemos que o estresse está presente no dia a dia de milhões de profissionais, devido às constantes cobranças impostas pela competitividade. Em sua opinião, as lideranças brasileiras estão conseguindo conviver com o estresse? 
Marcia Vespa – Veja, é bom explicitarmos que o estresse é uma reação natural e importante do organismo frente a situações de desconforto, mais comumente presente quando as exigências são superiores à capacidade de entrega. Até aqui tudo muito produtivo e vantajoso. O problema é quando o organismo é submetido ao estresse constante, ou seja, a reação cujo objetivo inicial é proteger pode transformar-se em um inimigo fatal. A pressão do dia a dia, seja externa ou interna, tem levado líderes a se desequilibrarem com mais frequência, seja manifestando comportamentos socialmente inaceitáveis que podem ser expressos através de gritos, palavras agressivas -, seja o embotamento, de isolamento, uma manifestação clara da frustração, da baixa autoestima, da falta de foco e planejamento. Enfim, não tenho encontrado líderes felizes e isso me preocupada muito.

RH – Quais os principais fatores estressantes que mais prejudicam os líderes no Brasil?
Marcia Vespa – Pense comigo: de modo geral o estresse costuma fazer-se presente quando a complexidade do desafio é superior às competências existentes seja para encontrar respostas, seja para fazer as entregas. Isso mesmo… O individuo não se percebe com competência para transformar problemas em aprendizado, para encontrar respostas ou alternativas para sair da zona conforto e minimizar ou eliminar possíveis impactos do problema vivido. O mundo está volátil demais, e o que deu certo no passado hoje não se replica. 

RH – Existe uma linha de pensamento que defende que o estresse pode ser benéfico. A senhora concorda?
Marcia Vespa – Vamos analisar uma vida sem estresse: é exageradamente entediante. É como se você não tivesse um motivo para viver, e sim a presença permanente de um vazio. Uma vida sem objetivos, sem desafios, inibe a liberação do potencial e o líder passa a fazer tudo sempre do modo, sem ganhos, sem crescimento. Mesmo que num primeiro momento a situação possa parecer insolúvel, é importante acreditar que tudo existe uma solução. É como já dizia Nietzsche: o que não te mata te fortalece. Não há ganhos sem dor. Todo problema é um convite da vida para nos tornarmos melhores, as melhores pessoas que podemos vir a ser, você compreende? Desafios somados a competências são fatores gerados pelo bom estresse.

RH – Em que momento o estresse passa a ser um risco para a pessoa?
Marcia Vespa – Quando a sensação de perigo, seja real ou imaginário, passa a ser frequente, ininterrupta. Uma reação, portanto, cujo objetivo inicial era proteger, pode transformar-se em um inimigo fatal. A forma como eu vejo o mundo, define a forma como eu decido e, portanto, ajo. Precisamos ajudar as pessoas a mudarem a forma de pensar.

RH – Que reflexos isso traz às lideranças seja no campo profissional ou pessoal?
Marcia Vespa – Todos somos frutos das relações. Vivemos em sistemas – relação com os filhos, os parceiros, a família, a empresa, os chefes – que influenciamos e que nos influenciam mutuamente. Em boa parte do nosso tempo estamos sujeitos ao estresse físico e psíquico. Os revezes na vida são inevitáveis, nos desesperar é uma escolha. Enquanto o profissional não se ver com recursos internos para lidar com os problemas, ele catastrofiza a situação, tornando o ambiente penoso demais para o convívio.

RH – Líder estressado torna-se sinônimo de time em “alerta vermelho”? 
Marcia Vespa – Tudo vai depender de como ele está manifestando o estresse. Veja, se ele está preocupado, ansioso, temeroso por não encontrar respostas para os problemas ou por não estar atingindo um resultado, esse desafio não pode ser apenas dele, pois este é um desafio da equipe também. Portanto, por que não envolvê-la? Essa é a forma mais inteligente de lidar com a situação. O líder precisa definitivamente entender que não cabe a ele ter respostas para tudo. Usar os neurônios da equipe faz um bem danado. O líder pode surpreender-se com os resultados. Portanto, desça do pedestal e admita que sozinho não se chega ao pódio nem em épocas de vacas gordas, quiçá agora em tempos de exigências e desafios.

RH – Graças à sua atividade de consultora, a senhora tem a oportunidade de conviver com lideranças de segmentos corporativos diferenciados. Quais as reclamações mais constantes que os líderes manifestam em relação ao estresse?
Marcia Vespa – A maior demonstração de insatisfação, de decepção, de tristeza mesmo tem sido verbalizada como “agressão dos meus valores”, por não entenderem e, por isso, não aceitarem parte das decisões que os principais dirigentes das empresas estão tomando em prol da competitividade e da aceleração de resultados. Isso tem maltratado os líderes de empresa, pois são eles os questionados. Sabendo que cuidam de um empreendimento e não deveriam demonstrar a sua insatisfação, se veem como um arquivo zipado, tendo que motivar a equipe a executar o que não acreditam ser o melhor para a empresa. Estamos vivendo uma era de muita arbitrariedade. Um discurso totalmente incoerente com as práticas. Esta falta de credibilidade tem aumentado os custos da empresa e diminuído a sua capacidade de gerar respostas rápidas ao mercado. Muitos estão com medo ou estão descrentes. 

RH – É possível ser líder e controlar o estresse?
Marcia Vespa – Sim, claro. Para controlar o estresse este líder precisa compreender que há varias áreas na vida que precisam ser priorizadas. A saúde física, a saúde familiar, a saúde social e a saúde social são algumas delas. Para ter uma alta performance o líder precisa, obrigatoriamente, ter momentos de lazer, estar com as pessoas que mais fazem sentido na vida dele para não ter a sensação de ausência – mas estar mesmo por inteiro, sem BlackBerry ou laptop a tiracolo – ter um grupo de amigos fora da empresa para discutirem questões de trabalho e se ajudarem mutuamente sem a preocupação com a competição ou com o que será feito com as suas palavras. O líder precisa cuidar de si, oxigenando entre o físico e o intelecto. É fundamental fazer exercícios físicos com frequência, de forma regrada e check-ups periódicos. Todos nós temos as nossas fragilidades, identificá-las e prevenir problemas é sempre mais inteligente e prudente. O problema é que muitos dizem não ter tempo. Então, isso é só o prenúncio que não está doendo tanto, não é mesmo?

RH – Que conselhos a senhora deixaria para os líderes estressados e que não conseguem lidar com esse problema?
Marcia Vespa – Primeiro assumirem que não estão conseguindo lidar com a pressão do mundo externo ou interno. Isso não é demonstração de vulnerabilidade. Pelo contrário, é demonstração declarada do desejo de se melhorar, do desejo de vencer, de ultrapassarem a adversidade. Depois que sejam capazes de entender que absolutamente tudo tem solução. Cuidem-se. Todas as sugestões estão acima. Busquem ajuda. O processo de coaching costuma ajudar bastante no alinhamento dos objetivos pessoais aos organizacionais com foco, estruturação e mudança na forma de pensar. Se você mudar a sua forma de pensar, mudará a forma de fazer. Seja você. Seja feliz! É mais que um dever. É um direito seu.

Fonte: rh.com.br

Publicado porMarketing Leme30 de agosto de 2012Publicado emNoticias

Santa Casa apresenta Plano de Cargos, Carreiras e Salários, com metodologia Leme Consultoria, aos presidentes de sindicatos


Clique na imagem para visualizar a notícia completa.


Publicado porMarketing Leme29 de agosto de 2012Publicado emNoticias

12ª EXPO ABRH-AM COM MARCIA VESPA




Publicado porMarketing Leme27 de agosto de 2012Publicado emNoticias

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Publicado porMarketing Leme25 de agosto de 2012Publicado emDestaques

Remuneração: Cargos e Salários ou Competências?

Remuneração: Cargos e Salários ou Competências?

Toda empresa quer atrair bons profissionais e mantê-los como corpo funcional, afinal são eles que vão garantir a qualidade e produtividade dela. Porém, será que a organização está fazendo esse trabalho direito?

No livro Remuneração: Cargos e Salários ou Competências?, de Romeu Huczok e Rogério Leme, lançamento da Qualitymark Editora, propõe uma visão sistêmica, através de uma linguagem simples, dessas ferramentas muito utilizadas: planos de cargos e salários e gestão por competências.

Os autores, respeitados profissionais de Recursos Humanos, desenvolveram um conteúdo profundo, onde apresenta e torna claro os conceitos, usando como parâmetro a legislação trabalhista brasileira, para que os profissionais das área de gestão, acadêmica, consultoria, estudantes, sindicato e meio jurídico, possam compreender e pôr em prática as ferramentas citadas acima.

Funcionários satisfeitos com o seu local de trabalho tendem a fincar raízes, se comprometendo com a empresa e diminuindo a rotatividade de pessoal. Um diferencial da obra é um capítulo exclusivo para o setor público, carente desse tipo de livros, e que movimenta grande fatia do mercado profissional.

Autores: Romeu Huczok e Rogerio Leme

Índice

Capítulo I Plano de Cargos e Salários ou Gestão por Competências?
1. Conceitos e Definições
1.1 Plano de Cargos e Salários – PCS ou PCCR
1.1.1 Conceito de PCS
1.1.2 Objetivos do Plano de Cargos e Salários
1.1.3 Resultados a Serem Obtidos com o PCS
1.2 Gestão por Competências
1.2.1 Conceito de Gestão por Competências – GPC
1.2.2 Objetivos da GPC
2. Conclusão em Relação ao Questionamento do Título do Livro

Capítulo II Como Elaborar um Plano de Cargos, Salários e Carreira
1. Diagnóstico
2. O que Planos de Cargos e Salários Bem Conduzidos Poderão (ou Não) Resolver
3. Planejamento – Cuidados a Tomar Antes de Realizar um Plano de Cargos e Salários
3.1 Fatores Externos e Internos que Podem Influenciar
3.2 Planejamento / Envolvimentos
3.2.1 Envolvimento dos Gestores
3.3 Credibilidade
3.4 Comunicação / Expectativas
3.5 Demissões
3.6 Estrutura Organizacional – Processos – Cargos
4. Fases ou Etapas de um PCCS
4.1 Descrição de Cargos e Funções
4.1.1 Conceito de Cargo e Função
4.1.2 Outras Utilizações das Descrições de Cargo e Função
4.1.3 Modelo de Descrição
4.1.4 Cargo Amplo
4.1.5 Componentes – Padrão ou Essenciais de uma Descrição
4.1.6 Formas de Coleta de Informações para a Descrição de Cargo
4.1.7 Titulação dos Cargos – C.B.O.
4.1.8 Análise do Cargo – Grupo Ocupacional
4.1.9 Análise do Cargo X Processo – Qualidade de Vida
4.1.10 Padronização – Qualidade
4.1.11 Validação das Descrições
4.2 Hierarquia Interna – Avaliação de Cargos
4.2.1 Métodos de Avaliação de Cargos
4.2.1.1 Método de Escalonamento, ou Comparação Simples, ou Comparação Cargo a Cargo
4.2.1.2 Escalonamento em Relação ao Mercado
4.2.1.3 Método das Categorias Predeterminadas
4.2.1.4 Graus Predeterminados
4.2.1.5 Escalonamento por Comparação aos Pares ou Binário
4.2.1.6 Método de Comparação de Fatores
4.2.1.7 Método de Avaliação por Pontos, ou por Fatores e Pontos
4.2.1.7.1 Escolha dos Fatores de Avaliação
4.2.1.7.2 Estabelecimento da Escala dos Graus dos Fatores
4.2.1.7.3 Ponderação dos Fatores de Avaliação
4.2.1.7.4 Avaliação dos Cargos
4.2.1.7.5 Ranking
4.2.1.7.6 Classificação dos Cargos – Número de Classes Salariais e Intervalo de Pontos
4.3 Comparação com Mercado (Pesquisa Salarial)
4.3.1 Escolha dos Cargos / Funções
4.3.2 Definição do Mercado (Empresas para a Pesquisa)
4.3.2.1 Quantidade de Empresas para a Pesquisa
4.3.2.2 Caderno de Pesquisa
4.3.2.3 Análise dos Dados
4.3.2.3.1 Frequência
4.3.2.4 Correção dos Valores Salariais para uma
Mesma Data-base
4.3.2.5 Jornada de Trabalho
4.3.2.6 Tabulação dos Dados
4.3.2.7 A Questão dos Cálculos
4.3.3 Pesquisas Adquiridas no Mercado
4.4 Elaboração da Tabela ou Grade Salarial
4.4.1 Cálculo do Ajuste Correlação Pontos X Salário
4.4.2 Montando a Grade de Forma Matemática
4.4.3 Sobreposição de Faixas
4.4.4 Análise dos Dados para Utilização Prática da Tabela
4.4.5 Amplitude
4.4.6 Aspectos Importantes para a Política de Implantação do PCS e o Uso da Tabela
4.4.7 Carreira
4.4.8 Piso da Categoria
4.4.9 Salário Mínimo Profissional
4.4.10 Profissões Regulamentadas
4.4.11 Tabelas por Categorias
4.4.12 Tabelas por Região Geográfica
4.5 Enquadramento
4.5.1 Aspectos Legais Trabalhistas
4.5.2 Avaliação de Desempenho X Posição de
Enquadramento
4.6 Cálculo do Impacto de Implantação do Plano
4.7 Registro do PCSC no Ministério do Trabalho
4.8 Política de Administração do PCS
4.9 Envolvimento do Sindicato
4.10 Comunicação da Implantação do Plano

Capítulo III Gestão por Competências X Remuneração
1. A Adoção da Gestão por Competências na Remuneração
2. Desdobramento do CHA em Competências Técnicas e Competências Comportamentais
2.1 Competências Técnicas
2.2 Competências Comportamentais
3. A Ampliação do Conceito de Competências: Conceito da Entrega do Colaborador
4. A Perspectiva Resultados e o Alinhamento com a Estratégia Organizacional
5. A Perspectiva Complexidade
6. A Mensuração do Coeficiente de Desempenho do Colaborador
7. Integrando a Avaliação de Desempenho e Competências com o PCS por Meio do CDC e o Conceito de Entrega do Colaborador

Capítulo IV Plano de Cargos, Carreiras e Salários para Órgãos Públicos
Cargos de Gestão – Gratificação de Função

Anexo I O Inventário Comportamental para Mapeamento
de Competências

Características do Inventário Comportamental
A metodologia
Definição do Inventário Comportamental
A construção do Inventário Comportamental
Orientações para a aplicação do “Gosto / Não Gosto / O Ideal Seria”
Competências Organizacionais
Início do Processo Matemático
Competências de Cada Função
Competências de Cada Colaborador
NCCo = Nível de Competências do Colaborador
Em relação à Organização



Palavras-chaves: Romeu Huczok |Rogerio Leme | Plano de Cargos e Salários | Remuneração | Competências
 
Publicado porMarketing Leme23 de agosto de 2012Publicado emLivro - Remuneração: Cargos e Salários ou Competências

NOVO TREINAMENTO ABERTO! Atração de Talentos como Estratégia de Negócio

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 2012Publicado emDestaques - Arquivados

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