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Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano

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Rogerio Leme participa do XX Congresso Estadual de Gestão de Pessoas de Sergipe – Notícia

Rogerio Leme é convidado para participar do XX Congresso Estadual de Gestão de Pessoas de Sergipe, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, cujo tema central deste ano é “Liderança em Ação – Desenvolvendo Talentos e Construindo Resultados”.

A palestra de Rogerio Leme será no segundo dia, às 9h30, abordando o assunto “A Gestão por Competências para o Desenvolvimento de Talentos e a Construção de Resultados”. O evento será realizado no Centro de Convenções de Sergipe.

Maiores informações: http://www.abrhse.com.br/

Publicado porMarketing Leme22 de agosto de 2011Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias

Depoimentos das Palestras no stand da Leme Consultoria – Notícia

A Leme ministrou palestras gratuitas em seu stand durante o CONARH ABRH 2011 (15 a 17 de agosto), os temas abordados foram para o público de diversas áreas e principalmente da área de RH.

Foram ministradas quatro palestras por dia com temas diferenciados pelos próprios consultores da Leme.

Devido a grande procura foi aberta turma extra, como foi o caso da palestra de lançamento do livro de Minoru Ueda, “Competência Emocional – Quanto antes, melhor”, ministrada duas vezes.

Veja alguns depoimentos dos participantes:

‎"A palestra proporcionou uma oportunidade de maior reflexão e ampliação do conceito de liderança e maiores considerações sobre como desenvolver o tema"
Claudia e Cristina da empresa METRO SP sobre a palestra de Alexandre Giomo “As melhores práticas no desenvolvimento de líderes.”

“A palestra esclareceu melhor sobre os envolvidos no clima organizacional, caindo a idéia de que somente o rh participa, sendo fundamental a participação de todos os setores da empresa"
Jesiel – Cervejaria Petrópolis, sobre a palestra de Marcos Moraes "Desvendando o clima organizacional: Pesquisa, Gestão e Ação!”

"Gostei muito, atendeu minhas expectativas, inclusive já estou inscrita em mais uma palestra da Leme Consultoria”
Carolina do TRE-SP sobre a palestra de Elsimar Gonçalves “As redes sociais e o cenário corporativo: o que o RH tem a ver com isso?”

"A palestra foi abordada de uma forma bem objetiva, devido ao tempo conciso, mas mesmo assim conseguiu mostrar os processos, etapas, fundamentos para o processo de negociação, mostrando a importância do preparo de todas as etapas. O consultor é muito competente, domina bastante o assunto e conseguiu destacar a importância da negociação no contexto em que vivemos. Foi bastante válido.
Ubiratan Cunha da empresa Agrihold  sobre a palestra Alonso Garrote “Construindo Resultados com os 7 elementos chave da negociação.”

"A palestra foi muito boa, muito esclarecedora, principalmente nas questões de investimento, pois foi passado um conhecimento amplo sobre o que é a Educação a Distância e toda parte de estrutura e planejamento tecnológico. 
Gostei muito principalmente do aspecto psicológico abordado, inclusive foi sugerido o treinamento misto, para quebra de barreiras na utilização do EAD, para esse momento de transição de presencial para educação a distância".

João Carlos – SEFAZ de Pernambuco sobre a palestra de Willyand Coelho “Como implementar um projeto de e-Learning na organização.”

"Vocês estão de parabéns pela iniciativa das palestras no stand, é uma forma maravilhosa de deixar registrada a presença no stand, participando dessa forma de agregar conhecimentos"
Cíntia Sant’Anna e Thais, da empresa Bombril sobre a palestra de Marcia Vespa e Alexandre Ribas “O trabalho que nenhum líder deve delegar – ter pessoas certas no lugar certo.”

 "Palestra muito boa! Ele conseguiu mostrar bem a ligação da carreira com gestão com foco em competências e, assim abre um leque maior para o desenvolvimento de uma discussão muito produtiva"
Elias da SESCOOP sobre a Palestra de Rogerio Leme “Como estruturar um sistema de carreira com foco em competência.”

“Competência Motivacional é o diferencial hoje em dia nas organizações!"
Grupo Schincariol – representado por Érica, Rodolfo Mantovani, Letícia Favero, Ana Paula Sassi e Luiz Paduo sobre a palestra do lançamento do livro “Competência Emocional – Quanto antes, melhor” do consultor Minoru Ueda

"Achamos o tema muito interessante, o Minoru abordou o tema com muita propriedade, pena que foi pouco tempo, então podemos dizer que foi uma degustação. Faz refletir e olhar o mundo corporativo de uma forma menos racional"
Ducastel Reis e Inair Araujo, ambos da TV Globo também sobre a palestra “Competência Emocional – Quanto antes, melhor”

"Excelente, principalmente porque o setor público é atrasado, a palestra foi ótima! É importantíssimo tudo que o Junior falou, por sinal, o queremos palestrando conosco"
Miriam e Eulália do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do DCTA sobre a palestra “Gestão por Competência no Setor Píblico, pela metodologia do Inventário Comportamental.”

"A palestra foi bem clara, conseguiu passar a mensagem de uma forma inovadora e, acaba a palestra com um gosto de quero mais, dá vontade de saber mais sobre o tema"
Jorge Mattoso da PMSP também sobre a palestra voltada para o Setor Público.

"O conteúdo foi muito rico e atualizado com o que está acontecendo no mercado. Nos faz pensar em buscar um modelo construtivo para implementação do RH".
Valéria Fagiani, da empresa Yazaki, sobre a palestra de Renan Sinachi "O que as empresas bem sucedidas têm em comum em seu modelo de Gestão de Pessoas?"

O CONARH ABRH aconteceu do dia 15 a 17 de agosto no Transamérica Expo Center – SP

Publicado porMarketing Leme19 de agosto de 2011Publicado emConarh2011, Noticias

A Leme ministra palestras na 37ª edição do CONARH 2011 – Notícia

A Leme está participando da 37ª edição do CONARH 2011 apresentando seus produtos e serviços e ministrando palestras gratuitas em seu stand.
No dia 15/08, a Leme ministrou quatro palestras com os seguintes temas:

As melhores práticas no desenvolvimento de líderes.
com Alexandre Giomo

Desvendando o clima organizacional: Pesquisa, Gestão e Ação!
com Marcos Moraes

Avaliação de Desempenho com Foco em Competências: Identificando a real entrega de seus Colaboradores.
com Renan Sinachi

As redes sociais e o cenário corporativo: O que o RH tem a ver com isso?
com Elsimar Gonçalves

Os participantes elogiaram as palestras e alguns aproveitaram para se inscrever em outras palestras no decorrer do evento.
Veja algum dos depoimentos sobre as palestras:

"A palestra proporcionou uma oportunidade de maior reflexão e ampliação do conceito de liderança e maiores considerações sobre como desenvolver o tema.”
Claudia e Cristina METRO SP sobre a palestra “As melhores práticas no desenvolvimento de líderes.”

“A palestra me esclareceu melhor sobre os envolvidos no clima organizacional, caindo a ideia de que somente o rh participa, sendo fundamental a participação de todos os setores da empresa."
Jesiel – Cervejaria Petrópolis, sobre a palestra “Desvendando o clima organizacional: Pesquisa, Gente e Ação!”

"Gostei muito, atendeu minhas expectativas, inclusive já estou inscrita em mais uma palestra da Leme Consultoria.”
Carolina do TRE-SP sobre a palestra “As redes sociais e o cenário corporativo: O que o RH tem a ver com isso?”

Confira a grade de palestras e inscreva-se diretamente no local do evento:

16 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)

11h45 – Construindo resultados com os 7 elementos chave da negociação.
com Alonso Garrote

14h15 – Como implementar um projeto de e-Learning na organização.
com Willyans Coelho

15h00 – O trabalho que nenhum líder deve delegar – ter as pessoas certas no lugar certo.
com Marcia Vespa e Alexandre Ribas

16h00 – Remuneração Estratégica com menos Encargos.
com Romeu Huczok

17 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

11h00 – Como estruturar um sistema de carreira com foco em competência.
com Rogerio Leme

14h00 – Competência Emocional: Quanto antes, melhor!
com Minoru Ueda

16h00 – Gestão por Competências no Setor Público, pela Metodologia do Inventário Comportamental.
com Euclides B. Junior

17h00 – O que as empresas bem sucedidas têm em comum em seu modelo de Gestão de Pessoas?
com Renan Sinachi

O Congresso Nacional de Recursos Humanos começou ontem, dia 15 de agosto, e termina amanhã, dia 17 de agosto, no Transamérica Expo Center – São Paulo.

Publicado porMarketing Leme16 de agosto de 2011Publicado emConarh2011, Noticias

Lançamentos de Livro no CONARH 2011 – Notícia

A Leme Consultoria participa da 37ª edição do CONARH 2011 e além das palestras gratuitas ministradas no stand da Leme e da palestra Gestão por Competências no Setor Público de Rogerio Leme ministrada no Auditório F da EXPO-ABRH, também contaremos com o lançamento de dois livros pela editora Qualitymark

Confira a notícia dos lançamentos:

– Lançamento do livro – Gestão por Competências no Setor Público
– Lançamento do livro – Competência Emocional – Quanto antes, melhor!

O Congresso Nacional de Recursos Humanos acontece de 15 a 17 de agosto no Transamérica Expo Center – São Paulo.

Publicado porMarketing Leme10 de agosto de 2011Publicado emConarh2011, Noticias

Veja a localização do stand da Leme Consultoria no CONARH 2011 – Notícia

Conarh 2011

A Leme preparou um mapa para você localizar o nosso stand com mais facilidade, veja abaixo a nossa localização e não deixe de nos visitar entre os dias 15 a 17 de agosto.
Em nosso stand você encontrará tudo sobre nossos produtos e serviços, além de ter a chance de participar de palestras gratuitas ministradas por nossos consultores e diretores, faça sua pré-inscrição clicando aqui.

Conarh 2011

 Clique no mapa para visualizar.

Aguardamos sua visita!

Publicado porMarketing Leme9 de agosto de 2011Publicado emConarh2011, Noticias

Avaliação 360º – Blog

Muitas organizações apresentam dúvidas acerca da avaliação 360º, mas com certeza, a mais comum é:

Que tipo de avaliação aplicar?

Primeiramente vou falar sobre o conceito de avaliação de 360º, que é uma avaliação entre todos os colaboradores da empresa, também chamada de Feedback 360º. Trata-se de uma ferramenta de Gestão de Pessoas, que tem sido muito utilizada nas organizações. Consiste em uma avaliação realizada pela rede de pessoas que fazem parte do círculo de atuação (auto avaliação, superiores, pares, subordinados, fornecedores e clientes).

Dando continuidade ao assunto, e respondendo a questão acima, é importante ressaltar e diferenciar melhor a Avaliação de Competências 360º e a Avaliação de Desempenho com foco em Competências 360º.

Muitas empresas se confundem e utilizam como instrumento a Avaliação de Competências, na qual são consideradas as competências comportamentais e técnicas necessárias para as funções da organização. As concepções mais tradicionais definem a avaliação de desempenho como processo que mede o desempenho do colaborador, avaliando-o de forma subjetiva.

A Avaliação baseada em competências é uma ferramenta que identifica as competências técnicas e comportamentais, as habilidades e conhecimentos determinantes da eficácia profissional e também as lacunas de qualificação do funcionário para tarefas específicas, além de fornecer recursos para aperfeiçoar suas capacidades. O resultado é um quadro de funcionários mais talentosos e mais produtivos. Isso representa uma mudança cultural em direção a um maior senso de responsabilidade e autogestão dos funcionários.

No modelo de Gestão por Competências, a avaliação é apenas uma ferramenta que auxilia o funcionário a clarear para si mesmo e para a organização quais as competências que possui e quais deverão buscar desenvolver. Esse processo deverá sempre estar alinhado às competências essenciais da própria organização.

Na Avaliação de Desempenho com foco em Competências é realizada uma avaliação que busca identificar quatro perspectivas do colaborador: competências técnicas, competências comportamentais, resultados obtidos e responsabilidades, saindo da subjetividade e entrando num campo mensurável, para capacitação e desenvolvimento dos colaboradores da empresa e identificação de seus potenciais. Diante da avaliação dessas perspectivas conseguimos identificar a real entrega do colaborador para organização.

Surge então outra questão, o que é entrega do colaborador para a organização?  

É a contribuição do colaborador para a informação que culmina em resultados tangíveis e intangíveis.

Exemplificando, temos dois Analistas de Sistema Sênior, ambos com semelhantes competências técnicas, porém o primeiro analista sempre faz o seu trabalho o mais rápido possível e realiza a entrega sempre antes do prazo estipulado; seu trabalho tem qualidade, mas sempre se esquece de algum detalhe tendo que refazê-lo. Já o segundo analista realiza suas atividades com mais calma e é mais analítico, realizando seu trabalho com morosidade e entregando sempre em cima do prazo. Dessa forma, seu trabalho não precisa ser refeito, mas seu gestor precisa sempre cobrá-lo a respeito do prazo. Neste exemplo nem o primeiro analista e nem o segundo estão certos ou errados, ambos precisam de desenvolvimento, um em sua atenção e na sua ansiedade e o segundo na administração do seu tempo.

Esse exemplo é para ilustrar melhor o conceito de entrega, temos vários exemplos não só de atividades, com também de funcionários que trazem novas idéias, melhoria em processos e assim por diante.

 

Na implantação da Avaliação por Competências 360°, temos algumas vantagens importantes a ressaltar:

– A Avaliação de Competências 360° é um instrumento que baliza decisões estratégicas de Gestão de Pessoas na empresa, identifica os pontos de melhoria e proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional.

– O resguardo do sigilo das fontes avaliadoras é fator de garantia à credibilidade dos resultados.

– Pelo fato da avaliação ser de múltiplas fontes (processo 360°), o resultado é mais objetivo e confiável.

– Na da implantação e desenvolvimento do processo de Avaliação de Competências 360°, as competências gerenciais deverão ser identificadas de acordo com a real necessidade para o sucesso da organização.

– Os participantes do programa de Avaliação de Competências 360° devem receber orientação e preparo adequados para participar do processo de avaliação.

– Todos participantes da empresa devem se envolver e participar com o processo de Avaliação de Competências 360° durante sua implantação e desenvolvimento.

– A contratação de uma consultoria externa para apoiar a implantação e o desenvolvimento da Avaliação de Competências 360° agrega legitimidade técnica ao processo.

Para finalizar, é importante dizer que para a implantação da Avaliação por Competências 360° é necessário o envolvimento da alta direção da empresa e do RH, e que ambos tenham o total entendimento e conduzam a empresa para essa implantação sadia.

 

Márcia Pereira é consultora da Leme Consultoria

Graduada em Administração de Empresas, Pós-graduada em Administração e Gestão de Pessoas pela FAAP, com Especialização em Recursos Humanos e Planejamento Estratégico BSC (Balanced Scorecard) pela FGV.

É Consultora da Leme Consultoria, palestrante, especialista em Gestão por Competências na Metodologia do Inventário Comportamental e facilitadora de treinamentos. Atua nas áreas de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas, com mais de 12 anos de sólida experiência na área de Recursos Humanos.

Publicado porMarketing Leme1 de agosto de 2011Publicado emblogs

Projeto de Gestão por Competências é iniciado no Tribunal de Justiça de Rondônia – Notícia

O Programa de Gestão por Competência do Tribunal de Justiça de Rondônia cumpre, até o dia 30 de setembro, mais um passo para a implantação da nova ferramenta de modernização e dinamização a administração pública. Trata-se da validação do Inventário de Atribuições de Produtos (IAPs), que consiste na descrição das funções de cada servidor no setor onde é lotado.

O trabalho de apuração dessas atribuições foi iniciado no mês de junho, em etapa anterior, na qual a comissão de implantação do programa fez entrevistas com os servidores que ocupam cargos de gestão para mapear as competências técnicas e comportamentais, a fim de servir como subsídio nas tomadas de decisões, ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal. Tudo para alinhar as competências funcionais às estratégias organizacionais.

Os servidores descreveram todas as atividades aos consultores contratados pelo TJRO, que por meio de metodologia consagrada, define de maneira construtiva e participativa as expectativas de entrega de cada função/papel para tornar o trabalho melhor. As informações sistematizadas agora serão validadas pelos mesmos servidores e, posteriormente, norteará as ações estratégias de capacitação e desenvolvimento dos servidores, com impacto também na sua avaliação de desempenho e remuneração.

Modernização

O modelo de gestão por competência, pelo seu caráter modernizador, passou ser adotado em várias instituições públicas, amparadas pelo Decreto 5707/2006 da Presidência da República e, no caso dos órgãos do Poder Judiciário, pela Resolução 111/ 2010, do Conselho Nacional de Justiça.

O objetivo é estabelecer um modelo de gestão de recursos humanos a partir do conceito de competências, visando melhorar os processos de seleção, retenção e desenvolvimento dos servidores do TJRO, bem como complementar as melhorias trazidas pelo Programa de Gestão e Simplificação de Processos.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: Portal TJRO, publicada em Porto Velho, 28/09/2011.

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Publicado porMarketing Leme28 de julho de 2011Publicado emNoticias

Lançamento do livro "Gestão por Competências no Setor Público" – Notícia

Rogerio Leme ministra a palestra “Gestão por Competências no Setor Público” na EXPO ABRH, que acontece junto ao CONARH ABRH 2011, no auditório F do pavilhão B, dia 16 de agosto às 17h.

Ele irá falar sobre a aplicação prática desta importante ferramenta de gestão de pessoas, considerando as questões específicas e particulares da cultura das instituições públicas.

Na palestra, Rogerio usa a metodologia desenvolvida no livro “Gestão por Competências no Setor Público”, que será lançado no CONARH ABRH 2011, do qual é organizador e autor e conta com a participação de profissionais com ampla experiência em Gestão por Competências, Avaliação de Desempenho e de Remuneração, em empresas públicas ou privadas.

A sessão de autógrafos será dia 16/08, das 18h às 19h, no stand da Editora Qualitymark.

O Congresso Nacional de Recursos Humanos acontece de 15 a 17 de agosto no Transamérica Expo Center – São Paulo.

Publicado porMarketing Leme25 de julho de 2011Publicado emConarh2011, Noticias

Rogerio Leme em entrevista ao Canal RH – Notícia

Rogerio Leme, em entrevista ao Canal RH, fala sobre a importância da incorporação da prática do feedback no dia a dia das empresas. Leia abaixo a matéria completa:

Empresas confundem feedback com avaliação de desempenho

por Lucas Toyama

Prática não muito comum entre as corporações, o feedback é ferramenta mandatória para que a engrenagem de líderes e liderados funcione em harmonia. Ou deveria ser, já que poucas empresas entendem a importância de se dar um retorno frequente aos funcionários sobre suas tarefas e atitudes. A baixa aderência à prática do feedback pode ser explicada, entre várias razões, pela confusão que se faz entre feedback e avaliação de desempenho. “O primeiro deve ser frequente, em todas as direções, pode ser mais informal e deve ser utilizado como uma ferramenta para o segundo, que é um processo estruturado, formalizado, que acontece de tempos em tempos na companhia”, explica Rosana Rodrigues, consultora sênior da doers, especializada em gestão de capital humano.

Na prática, isso significa que o feedback deve ser usado para que não haja surpresas na avaliação de desempenho. Afinal, dar retornos frequentes é uma forma de corrigir rotas equivocadas e confirmar acertos ao longo da jornada, e não apenas em momentos pontuais. “Não são raros os casos em que um funcionário é mal avaliado sem saber que sua performance não estava agradando. Essa situação é desconfortável, injusta e desestimulante”, pondera Rosana.

O desafio para os gestores, especialmente os de Recursos Humanos, é introduzir o feedback como uma prática da corporação, fazendo dele algo inerente à cultura da empresa, para que a sua implementação não dependa do hábito de um ou outro líder. “É preciso que a prática seja incorporada no dia a dia como qualquer outro processo. Deve ser algo natural, orgânico, que permeie as ações dos indivíduos sem mesmo que eles percebam”, explica Rogerio Leme, consultor especializado em gestão de pessoas.

Assim, o processo deve envolver as duas partes: líderes e liderados. Para os gestores, é importante deixar claro que feedback não é sobre resultados, mas sobre comportamentos. “A prática inevitavelmente passa pelo resultado, mas ele não é prioritário. O foco devem ser os caminhos que a pessoa tomou, as atitudes e comportamentos que o fizeram chegar lá”, afirma Leme. Ele chama atenção para a necessidade de uma conversa objetiva, ainda que o feedback, por natureza, seja subjetivo. “É preciso dar exemplos e justificar com fatos concretos para mitigar o risco de transformar uma dinâmica rica em ‘achismo’”, completa.

Para os colaboradores, é importante deixar claro que não se trata de um ataque pessoal, mas uma maneira de contribuir para o seu desenvolvimento. “Se o profissional não sair desse encontro refletindo sobre si mesmo, o feedback não terá sido proveitoso”, atesta Rosana. A consultora apontando os principais erros dos dois agentes: ao dar feedback, é comum incorrer em julgamentos superficiais, sem consistência e descontextualizados. Para quem recebe, o equívoco maior é estar armado demais, não ouvir o que está sendo dito e, assim, desperdiçar informações valiosas para o aprimoramento contínuo na trajetória profissional.

Um bom feedback…

… Não deve ser dado apenas após um ciclo de avaliação promovido por sua empresa. Trata-se de um aspecto cultural, devendo, portanto, ser utilizado no dia a dia.

… Exige preparação. O momento do feedback demanda análise prévia e contextualizada dos fatos com intuito de evitar distorções no discurso e garantirmos o entendimento da mensagem a ser transmitida.  

…requer investigação profunda dos fatos. Para isso utilize a técnica do “por que do por que”.

… É uma via de mão dupla. Deixe o receptor apresentar sua versão para os fatos e em seguida, peça sugestões para a reversão do cenário diagnosticado.

… Precisa ter continuidade. Empenhe tudo o que for acordado de maneira formal, por meio de um “Plano de Ação”.

… Pressupõe monitoramento. Acompanhe de perto as ações acordadas.

 

Fonte:www.canalrh.com.br

Publicado porMarketing Leme25 de julho de 2011Publicado emNoticias

Lançamento do livro Competência Emocional – Quanto antes, melhor! – Notícia

Minoru Ueda lança seu livro “Competência Emocional -Quanto Antes, Melhor!”, com palestra de lançamento no stand da Leme Consultoria. Minoru fala sobre ações para colocar em prática as experiências das competências emocionais, tanto nas organizações quanto na vida cotidiana.

A sessão de autógrafos será realizada no stand da Editora Qualitymark no dia 15 de agosto, às 16h.

O Congresso Nacional de Recursos Humanos acontece de 15 a 17 de agosto no Transamérica Expo Center – São Paulo.

Publicado porMarketing Leme21 de julho de 2011Publicado emConarh2011, Noticias

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