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Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano

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Marcia Vespa


Publicado porMarketing Leme10 de agosto de 2009Publicado emMais Consultores

Gestão por Competências – Utilizando os Recursos da Própria Empresa

Objetivo
Através da metodologia do Inventário Comportamental, desenvolvida por Rogerio Leme, são apresentados conceitos que permitem a identificação das competências organizacionais e os níveis de competência para cada função de forma comprovada matematicamente. O resultado dessa técnica proporciona a rápida construção da ferramenta de avaliação com foco em competências.

Metodologia
Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

Conteúdo programático
• O que é Gestão por Competências
• O papel do Gestor
• O papel do RH
• A Necessidade de Implantar
• Conceito do CHA
• Competências Técnicas x Comportamentais
• Conceito de Comportamento e Indicadores
• Dúvidas Freqüentes na Implantação de Gestão por Competências
• Etapas para Implantação de Gestão por Competências
• O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
• Metodologia Tradicional X Inventário Comportamental
• Mapeando as Competências Organizacionais
• Processo de Coleta e Consolidação de Indicadores
• Validação e Homologação junto aos Gestores
• Escala e base para referência matemática
• Técnica da importância dos Indicadores (peso)
• Definição das Competências da Função
• Apuração do Nível de Competência do Colaborador
• A Avaliação Comportamental – da Auto-Avaliação até a 360º
• Apuração da Avaliação de Colaboradores com foco em Competências
• Competência do Colaborador: Potencial x Desempenho
• O Nível de Competência do Colaborador e a Movimentação Funcional
• Relatórios para Feedback
• Mapeamento de Competências Técnicas
• Identificação do Nível de Competências das Funções
• Avaliação de Competências Técnicas dos Colaboradores

Público Alvo
RH, Gestores e Consultores.

Carga Horária
16 horas

Investimento:
R$ 1.090,00

Pagamento realizado como antecedência condições especiais

Inclusos: apostila, CD, livros “Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências” e “Feedback para Resultados na Gestão por Competências pela Avaliação 360º”, 4 coffees e certificado.


Publicado porMarketing Leme7 de agosto de 2009Publicado emTreinamentos_old

5'S

Objetivo:
Apresentar o Programa 5′S que visa à melhoria do ambiente de trabalho, no sentido físico, lógico e mental, preparar as pessoas para a observação crítica da sua realidade e atuação nos desperdícios, na desorganização, na sujeira, nos fatores que acarretam doenças, conflitos e outras anomalias do ambiente.

Metodologia:
O Programa é calcado em uma filosofia profunda de práticas simples, que promove o crescimento contínuo das pessoas, num aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho diário e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida.

Conteúdo Programático:
• Histórico dos 5’S
• Os 5′S na prática
• Senso de utilização – Seiri
• Senso de ordenação – Seiton
• Senso de limpeza – Seiso
• Senso de saúde – Seiketsu
• Senso de autodisciplina – Shitsuke
• Auditoria em 5’S: Conceitos e execução

Público Alvo:
– Profissionais de todos os níveis das organizações.

Carga horária: 8 horas

Investimento: R$ 550,00

Inclusos: apostila, CD, 4 coffees e certificado.

Condições especiais para pagamentos realizados com antecedência e para grupos.
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Visando facilitar a sua inscrição nos treinamentos Leme Consultoria, implantamos o Pagseguro para uma maior segurança e comodidade para você nosso cliente!

Pagamento facilitado em até 12x no cartão de crédito


Publicado porMarketing Leme6 de agosto de 2009Publicado emTreinamentos_old

Mudanças Corporativas – Entender seu Momento Pessoal para Ações de Sucesso

Objetivo
Dentro de um cenário mercadológico repleto de alterações (fusões, terceirizações, reorientações de planejamento estratégico, reduções/ampliações de quadro), proporcionar ao participante melhor conhecimento de suas reações naturais e oferecer a ele formas de ação pessoal e em equipe para uma transição mais tranqüila, tendo em vista sua contribuição para atingir metas corporativas e pessoais, sem desrespeitar suas características.

Metodologia
Exposições dialogadas, vivências individuais e em grupo, com apoio de recursos audiovisuais (impressos e eletrônicos), com feedback cruzado e/ou individualizado.

Conteúdo Programático
• O cenário atual das mudanças
• Porque tendemos a resistir às mudanças
• Conhecendo meu perfil frente a mudanças
• Entendendo meu papel para colaborar
• Como aproveitar o momento para ações que tragam resultados pessoais e coletivos
• Mudar sempre é preciso
• Da teoria à prática

Público Alvo
Profissionais que vão dar início ou já se encontram em fase de mudança corporativa.

Carga horária: 16 horas

Investimento: R$ 1.090,00

Inclusos: apostila, CD, 4 coffees e certificado.

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Publicado porMarketing Leme6 de agosto de 2009Publicado emTreinamentos_old

Formação de Analista Para Implantação de Gestão com Foco em Competências com os recursos da Própria Empresa

Objetivo
Capacitar analistas para a implantação de todo o processo de Gestão por Competências com a Metodologia do Inventário Comportamental, abrangendo desde a descrição de função, mapeamento de competências técnicas, comportamentais, a avaliação de competências, avaliação de desempenho, identificação das necessidades de treinamento, remuneração por competências, feedback, seleção e entrevista com foco em competências.

Metodologia
Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.
Conteúdo programático
O conteúdo está estruturado em sete módulos, apresentados abaixo:

Módulo 1: Fundamentos básicos de Gestão Estratégica de Pessoas
• Missão, Visão, Valores e Estratégia
• O alinhamento das pessoas com a estratégia da Empresa
• O que é Gestão por Competências
• O papel do Gestor
• O papel do RH
• A Necessidade de Implantar
• Cargo x Função
• Elaboração da Descrição de Função alinhada com a Avaliação de Desempenho com Foco
• em Competências

Módulo 2: Mapeamento de Competências
• Conceito do CHA
• Competências Técnicas x Comportamentais
• Mapeamento de Competências Técnicas
• Identificação do Nível de Competências Técnicas das Funções
• Avaliação de Competências Técnicas dos Colaboradores
• Conceito de Comportamento e Indicadores
• Dúvidas Freqüentes na Implantação de Gestão por Competências
• Etapas para Implantação de Gestão por Competências
• O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
• Metodologia Tradicional X Inventário Comportamental
• Mapeando as Competências Organizacionais
• Processo de Coleta e Consolidação de Indicadores
• Validação e Homologação junto aos Gestores
• Escala e base para referência matemática
• Técnica da importância dos Indicadores (peso)
• Definição das Competências da Função

Módulo 3: Avaliação de Competências Comportamentais
• Apuração do Nível de Competência do Colaborador
• A Avaliação Comportamental – da Auto-Avaliação até a 360º
• Apuração da Avaliação de Colaboradores com foco em Competências
• Competência do Colaborador: Potencial x Desempenho
• O Nível de Competência do Colaborador e a Movimentação Funcional
• Relatórios para Feedback

Módulo 4: Feedback e Desenvolvimento
• O que é feedback
• Fábula: “A origem do Feedback”
• O feedback e a obtenção de Resultados
• Feedback do dia a dia
• Feedback como Devolutiva de uma Avaliação
• Variações dos tipos de feedback
• O feedback como Combustível da Motivação
• Recomendações ao Dar Feedback
• O Instante do Feedback
• Os 5 passos para o Feedback Positivo
• Feedback Insignificante
• Feedback Positivo
• Os 10 passos para o Feedback Corretivo
• O feedback Corretivo/Incisivo
• Os 10 passos para o Feedback Corretivo/Incisivo
• Como receber feedback
• Interpretação dos Relatórios da Avaliação de Competências para o Feedback

Módulo 5: Avaliação de Desempenho
• A ampliação do conceito de Competências x Complexidade x a Entrega do Colaborador
• A diferença entre Avaliação de Competências e Avaliação de Desempenho
• Regras da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
• Cronograma e Etapas para Implantação
• As perspectivas para Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Técnica
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Comportamental
• Conceito sobre Metas
• Aplicabilidade dos Tipos de Meta e impacto na Avaliação de Desempenho
• Parâmetros da Meta
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Resultados
• A Avaliação da Perspectiva Complexidade
• Perspectivas Especiais: O Impacto de Ações de Responsabilidade Social e Ambiental na
• Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
• Como calcular o Coeficiente de Desempenho do Colaborador – Entrega do Colaborador
• A Perspectiva Convenção e o Impacto da quebra de Normas na Avaliação de
• Desempenho com Foco em Competências

Módulo 6: Remuneração com Foco em Competências
• Conceito de Remuneração por Competências
• Remuneração Tradicional x Remuneração por Competências
• A utilização do Coeficiente de Desempenho do Colaborador na Remuneração Fixa
• A utilização do Coeficiente de Desempenho do Colaborador na Remuneração Variável
• Exemplo Prático de Remuneração por Competências e formas de pagamento da
• remuneração
• O envolvimento da CLT, Constituição e Sindicado no Processo da Remuneração por
• Competências

Módulo 7: Seleção e Entrevista Comportamental
• Visão Macro do Processo de Recrutamento e Seleção
• Fluxo do Processo Seletivo
• O Perfil da Vaga
• Requisitos da Função x Requisitos de Acesso
• O Planejamento do Processo Seletivo e o Recrutamento
• Processo Seletivo Interno e Externo
• Fontes de Recrutamento
• Mensagem para atrair candidatos
• Condução do Processo Interno ou Auxílio de Consultoria
• Etapas do processo seletivo
• Formas de Mensurar o Processo Seletivo
• Atuação do RH Pós Seleção
• Seleção e Entrevista por Competências
• Entrevista Comportamental com Foco em Competências
• Reduzindo a subjetividade na formulação das perguntas para a Entrevista
• Comportamental
• A execução da Entrevista Comportamental com Foco em Competências
• O método CAR x STAR
• A Entrevista Comportamental
• Calculadora das Competências para a Entrevista Comportamental
• A Ampliação do Conceito de Competências – A investigação das Perspectivas
• Resultados, Complexidade e Valores
• Apresentação dos Resultados para a Tomada de Decisão
• Utilização de Jogos e Dinâmicas de Grupo
• Atuação Pós-Seleção
• Avaliação do Período de Experiência
• Mensuração de resultados no Recrutamento e Seleção através de Indicadores

Público Alvo
RH, Gestores e Consultores

Investimento: R$ 2.990,00

Inclusos: apostila, CD, 4 coffees e certificado.

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Publicado porMarketing Leme6 de agosto de 2009Publicado emTreinamentos_old

Comunicação Interna – Planejando o Endomarketing – (In Company)

Avaliação de Desempenho com Foco em Competência


Treinamento Indisponível:
Caso tenha interesse neste treinamento clique aqui e entre em contato conosco

Objetivo
Propiciar aos participantes os conceitos, técnicas e abordagens sobre a comunicação interna organizacional. Trabalhar as mais diversas formas de implantação através de exercícios em grupos e discussões de casos específicos.

Metodologia
Exposição de slides, estudos de casos e exercícios em grupo

Conteúdo Programático
– Marketing interno
– Visão geral do Marketing
– Mix Marketing, os 4 P’s
– Preço
– Promoção voltados à realidade de cliente interno
– Praça
– Produto
– Fundamentos do Endomarketing
– Definição
– Conceito
– Objetivo
– Função
– Implantação do Endomarketing
– Comunicação
– Tipos de Comunicação
– Cliente Interno
– Satisfação do Cliente Interno
– Fidelização do Cliente Interno
– Programas de Fidelização do Cliente
– Cultura Organizacional
– Liderança
– Tipos de Liderança
– A importância do comprometimento da liderança
– Estudos de Casos

Público Alvo
Profissionais dos departamentos de RH e marketing, consultores e gestores.

Carga Horária: 16h

Investimento: R$ 1.090,00

Inclusos: apostila, CD, 4 coffees e certificado.

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Publicado porMarketing Leme6 de agosto de 2009Publicado emTreinamentos_old

Formação de e Desenvolvimento de Novos Líderes

Objetivo
Preparar novos líderes para assumirem a posição com a certeza do sucesso tem sido o grande anseio das organizações. Até que ponto a competência técnica dará garantias de sucesso de um profissional que ora será cobrado por habilidades ainda não exercidas.
Este trabalho tem por objetivo preparar o novo líder no desenvolvimento de competências na gestão de pessoas, promover a grandeza das pessoas e das organizações.
Entendemos que tornar-se um grande líder é um processo, cujos resultados passarão pela adoção de uma visão do que significa ser um líder, qual o significado de se liderar na era do trabalhador do conhecimento; uma estrutura eficiente para solucionar problemas crônicos de liderança; habilidades e ferramentas práticas de liderança para serem aplicadas instantaneamente, e um plano de ação que ajudará o líder a começar.
A plena consciência do fluxo de seus comportamentos e o impacto nos resultados, permitem maior equilíbrio na tomada de decisão realista, no estabelecimento de relações dignas de credibilidade, no esclarecimento de propósitos coletivos e na liberação de talentos com níveis de engajamento entusiástico e criativo.
Metodologia
Construtivista, Cognitivista.

Conteúdo Programático

• Contextualização/Cenário
• Definições de liderança (O que mudou nas práticas em lidar com pessoas da revolução
• industrial para a revolução da informação)
• Características dos grandes líderes (cases de líderes de sucesso: Michael Dell, Steve Jobs,
• Jack Welch, Bernardinho)
• Liderança x gerência
• Alinhamento das práticas de gestão de pessoas à Missão, Visão e Valores Empresariais
• Auto-conhecimento (os grandes inibidores: hábitos, medo e crenças limitantes)
• Estilos de Liderança (Inteligência Emocional, Assertividade X Emotividade, Técnicas de
• Relacionamento Interpessoal, Entendimento do modo de funcionamento  – próprio e do
• outro)
• Valorização e Flexibilização para lidar com as diferenças individuais
• Técnicas de Comunicação Verbal (emissão e recepção de mensagem e eliminação das
• distorções)
• Técnicas de Comunicação não verbal (Programação Neurolinguistica)
• Delegação (técnicas de empowerment, delegação em acordo com a maturidade da
• pessoa/equipe)
• Feedback do dia-a-dia
• Administração de Conflitos
• Definição de objetivos (meta estratégica e meta de competência)
• Plano de ação para o atingimento dos objetivos

Público Alvo
Profissionais que assumirão funções de liderança.

Carga horária
16 horas

Investimento:
R$ 1.090,00

Condições especiais para pagamentos realizados com antecedência

Inclusos: apostila, CD, 4 coffees e certificado.


Publicado porMarketing Leme6 de agosto de 2009Publicado emTreinamentos_old

Desenvolvendo Equipe de Alta Performance

Objetivo
Desenvolver os participantes capacitando-os para o trabalho em equipe e sua aplicação frente ao novo cenário mundial, favorecendo suas relações interpessoais, tornando o trabalho do setor mais viável e, portanto, levando a organização a atingir seus RESULTADOS.

Metodologia
Através de exercícios dinâmicos, aplicação de teste para saber como você está em relação à sua Equipe.

Conteúdo Programático
• Princípios básicos do trabalho em equipe
• A identidade do grupo a partir da identidade pessoal
• Gestão de conflitos
• Estágios de Desempenho do grupo
• Tomada de decisão
• Percepção
• Diferenças individuais dentro da Equipe
• Desenvolvimento de Equipes
• Motivação
• Liderança  Compartilhada
• Fatores que facilitam o trabalho em equipe
• O papel do gestor frente ao Feedback
• Espírito de equipe uma qualidade decisiva

Público Alvo
Equipes de trabalho em diferentes níveis.

Carga Horária: 16 horas

Investimento: R$ 1.090,00

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Publicado porMarketing Leme6 de agosto de 2009Publicado emTreinamentos_old

Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambinetal

Objetivo
A partir da visão geral sobre Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade, seus instrumentos, referenciais e melhores práticas, contribuir para a atuação dos profissionais no acompanhamento/estruturação da estratégia organizacional de gestão responsável..

Metodologia
Exposição dialogada, projeção de slides, cenas de filmes e realização de exercícios e dinâmicas de grupo.

Cenário
As mudanças climáticas de alto impacto, somadas à globalização e aos avanços tecnológicos vêm impondo alterações nos modelos econômicos, sociais e ambientais e gerando novas demandas sobre as relações das empresas, organizações sociais e governos. Algumas dessas demandas estão expressas em acordos e tratados internacionais que, em maior ou menor medida, promovem mudanças nas relações das organizações com a sociedade. Ao mesmo tempo, a mídia dá grande destaque a projetos sociais e ao posicionamento socialmente responsável e sustentável das empresas. Compreender este movimento de responsabilidade social que está começando a influir fortemente nas práticas de gestão do mercado e instrumentalizar as organizações para ações mais efetivas e estratégicas torna-se vital para os negócios.

Conteúdo Programático
• Evolução dos conceitos de Terceiro Setor, Responsabilidade Social Empresarial e
• Desenvolvimento Sustentável
• Filantropia, cidadania corporativa, investimento social privado, projetos sociais e outros
• conceitos correlatos
• Principais referências, normas, relatórios e indicadores de responsabilidade social e
• sustentabilidade no Brasil e no mundo
• Relações com stakeholders: público interno, comunidade, meio ambiente, fornecedores,
• governo, clientes, investidores
• Ferramentas da gestão socialmente responsável
• Balanço social, código de ética, programas de voluntariado empresarial
• A área e o profissional de responsabilidade social empresarial
• Desafios da Responsabilidade Social no século XXI e do estabelecimento de parcerias
• Liderança e influencia social

Público Alvo
Executivos e dirigentes de empresas, líderes de equipe, profissionais de Recursos Humanos, Marketing, projetos sociais e demais profissionais voltados ao posicionamento estratégico da empresa e ao relacionamento com os diversos públicos.

Carga Horária: 16 horas

Investimento: R$ 1.090,00

Inclusos: apostila, CD, 4 coffees e certificado.

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Publicado porMarketing Leme6 de agosto de 2009Publicado emTreinamentos_old

MASP – Método de Análise e Solução de Problemas

Objetivo
Apresentar as principais ferramentas para análise e solução de problemas de forma eficiente.

Metodologia
Apresentar o MASP de maneira simples e prática, visando à facilitação da análise de problemas, determinação de suas causas e elaboração de planos de ação para eliminação das mesmas

Conteúdo Programático
• Introdução ao MASP
• Conceitos sobre processo, produto, problemas
• Identificação de problemas e ações para cada caso
• MASP – Etapas de desenvolvimento e ferramentas aplicáveis em cada fase
• Tempestade de idéias (brainstorming)
• Lista de verificação
• Priorização (GUT)
• Análise dos 5 Porquês
• Aspectos econômicos das ações tomadas
• Importância do uso do método
• Ciclo PDCA

Público Alvo
Profissionais ou iniciantes envolvidos com sistema da qualidade em todos os níveis das organizações.

Carga Horária: 16 horas

Investimento: R$ 1.090,00

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