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Assalto ao Banco

Nome: Assalto ao Banco

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 20 minutos

Material Necessário: Nenhum

Procedimento: O banco de Araruta está localizado na Praça Central da Cidade, em uma rua de mão única, onde só podem circular carros fortes, caminhonetes de serviço público, carros de polícia e de bombeiros. Ao lado oposto da praça fica estacionado uma carro de polícia. Neste banco trabalham 07 caixas, 03 auxiliares, 01 subgerente, 01 secretária e 01 gerente, que é muito nervoso. Nos caixas ficam os alarmes. Na vigilância estão 03 guardas. O movimento de pessoas é pequeno, mas o volume de dinheiro é grande principalmente nos dias 10 e 30 de cada mês. Em função disso, foi instalado um cofre de comando eletrônico que abre automaticamente duas vezes por dia às 9:30 e às 16:55h. Você soube que neste mês haveria um depósito extra de R$25 milhões e resolveu assaltar o banco. Você tem 20 minutos para organizar o assalto.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 27/05/2004

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Aprendendo

Nome: Aprendendo

Objetivo: Apresentações

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 15 minutos aproximadamente

Material Necessário: Um objeto pequeno (uma bola)

Procedimento: 1. Formar um círculo e explicar aos participantes que nós daremos uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros. Quem estiver com a bola deve passá-la a outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato por exemplo ou tenho um cachorro). 2. Quando todos tiverem falado, explicar que na Segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 26/05/2004

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

A ilha

Nome: A ilha

Objetivo:  Criatividade, cooperação.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 5 minutos

Material Necessário: Tapete grande

Procedimento: Coloque um grande tapete sobre o chão e mande os participantes ficarem em cima do mesmo. Em seguida, diga que aquilo é uma ilha. Tudo em volta, conseqüentemente, é mar. O que fariam?

Observações: Geralmente todos ficam andando de um lado ao outro. Encerre o tempo. Dificilmente alguém demonstra a iniciativa de se associar a um colega e busca uma alternativa para sair dali de forma enfática. Ninguém “pisa” na água, buscando sair a nado ou explorar a existência de uma ilha mais estruturada nas proximidades. Na situação do dia-a-dia, é importante demonstrar criatividade, iniciativa e desprendimento.

Enviada por: AncoraRh
Data: 26/05/2004

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Engarrafamento

Nome: Engarrafamento
 
Duração: 10 minutos

Material Necessário: Nenhum

Procedimento: Coloque todos os participantes em fila indiana. Mande-os afastar as pernas. Em seguida dê a seguinte instrução: – Quero que cada um, na sua vez, engatinhe pelo “corredor de pernas” a partir da extremidade “tal”. Eu farei o mesmo pelo outro lado. Ao me encontrarem no corredor, quero que criem uma estratégia para me tirarem do caminho, de forma que possam atravessar até o final.

Observações: Vão tentar expulsá-lo, tirá-lo do caminho…mas ninguém vai simplesmente pedir “dá licença?”

Enviada por: AncoraRh
Data: 14/05/2004

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Balão-bol

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Nome: Balão-bol

Objetivo: 1. Permitir que os participantes tenham a chance de trabalhar como uma equipe. || 2. Fazer o grupo se movimentar. || 3. Estimular a participação em diversos processos de tomada de decisão. || 4. Levar o grupo a verificar o quão competitiva a maioria das pessoas é.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 20

Duração: De 15 a 30 minutos

Material Necessário: Um pacote de balões de ar.

Procedimento: 1. Informe o grupo que eles vão participar de um novo jogo denominado “Balão-bol”. O objetivo desse jogo é fazer tantos gols quanto possível no tempo regulamentar. O grupo é dividido em duas equipes menores. As equipes também têm de decidir onde serão os gols (podem ser duas paredes opostas). Um gol é marcado quando a parede determinada for atingida pelo balão. Elas também têm que inflar os balões. Podem ser necessários diversos deles, uma vez que tendem a estourar com facilidade. 2. Depois que o grupo se tiver dividido em 2 equipes menores, eles devem decidir para que lado cada uma quer atacar. Após tomarem essa decisão, os membros da equipe devem posicionar-se ao longo da sala. Tendo a pessoa assumido uma posição, não é mais permitido que saia dela até o fim do exercício. 3. Sinalize para o grupo o início do jogo. O placar deve ser registrado pelos jogadores. Uma discussão deve ser promovida ao fim do exercício.

NOTA: A instrução original determina que os participantes devem fazer a maior quantidade de gols possível. As equipes competiram umas contra as outras ou elas trabalharam juntas? Se elas tivesses trabalhado juntas, o placar seria maior do que se estivessem competindo uma contra a outra. A maioria das pessoas tende a achar que deve competir em tudo.

Observações: PONTOS PARA DISCUSSÃO 1. O trabalho em equipe foi usado com eficácia? Por quê? Por que não foi? 2. Qual foi o placar final? 3. Este placar é aceitável? (veja Nota em procedimento)

Enviada por: ArionRh
Data: 06/05/2004

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Estamos Amarrados!

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Nome: Estamos Amarrados!

Objetivo: Exercitar a liderança, planejamento, capacidade de superação do grupo, comunicação e quebra de paradigmas.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 30

Duração: Aproximadamente 60 minutos

Material Necessário:  Pedaços de barbante com 40 cm de comprimento (um por participante).

Procedimento: a. Entregar um pedaço de barbante para cada pessoa e sugerir que todos se amarrem uns aos outros pelos pulsos, com cuidado para não se machucarem. b. Orientar, salientando que eles estão “livres” para fazer o que quizerem ou puderem, só NÃO PODEM SE SOLTAR – DEVEM PERMANECER AMARRADOS. c. Permanecer com a vivência durante uns trinta minutos, podendo diminuir ou aumentar o tempo, dependendo das ações que o grupo começar a desenvolver. Proceder aos comentários necessários ao final: * O que as amarras podem representar? * Por que nos soltamos (ou) por que não nos soltamos? * Por que não questionar as regras?

Observações: Destinado a qualquer grupo, preferencialmente formado por pessoas que trabalhem juntas ou já convivam. Até trinta pessoas.

Enviada por: ArionRh
Data: 06/05/2004

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Rótulos

Nome: Rótulos

Objetivo: Possibilitar ao grupo experimentar sentimentos de rejeição e auto-crítica, bem como exercitar argumentação e negociação.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 20

Duração: Aproximadamente 40 minutos

Material Necessário: Frases, palavras ou expressões confeccionadas em tiras de cartolina, com 5 cm de largura, grampeadas, de modo que se fixem nas cabeças dos participantes.

Procedimento: a. Dividir os participantes em duplas. b. Colocar, na cabeça dos membros de cada dupla, um rótulo (vide sugestões de modelo ao final), de modo que o “dono” do rótulo ñ saiba o que está escrito no seu rótulo. c. Orientar que cada dupla – uma após a outra – faça a representação EXATAMENTE do que está escrito. d. “Conversem entre si…” (é interessante que a pessoa que está com o rótulo escrito tenta se aproximar para conversar, mas não entende por que a outra pessoa está agindo tão estranho). Ao final, procedera os comentários, explicações e revelações. SUGESTÕES DE EXPRESSÕES PARA “RÓTULOS” * Concorde comigo * Agrida-me * Ignore-me * Afaste-se de mim * Ria de mim * Cuidado! Eu mordo * Abrace-me * Estou carente * Sou perigoso * Sou mentiroso.

Observações: Destinado a qualquer grupo, preferencialmente formado por pessoas que já trabalhem juntas ou já convivam. Aproximadamente vinte pessoas.

Enviada por: ArionRh
Data: 06/05/2004

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Palitos

Nome: Palitos

Objetivo: Exercitar a liderança, comunicação, incitar à criatividade, quebrar paradigmas.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 20

Duração: Aproximadamente 60 minutos

Material Necessário: Palitos de fósforos – equivalente a trinta unidades por subgrupo

Procedimento: a. Dividir o grupo em subgrupos de cinco pessoas. b. Nomear cada participante de cada subgrupo com as seguintes designações: ‘instrutor-líder’, ‘operativo’ e ‘fiscal-auditor’. c. Distribuir vinte palitos para cada subgrupo. d. Informar que só é permitido falar o ‘instrutor-líder’, o ‘operativo’ apenas cumprirá as instruções (deverá estar de olhos vendados), e o ‘fiscal-auditor’ deverá ficar observando. d.1. – Os ‘fiscais-auditores’ serão sempre de outros grupos (ou seja, estarão em grupos trocados). e. Estabelecer o tempo de dez minutos para cada participante exercer a sua função. f. Informar que o ‘instrutor-líder’ deverá orientar o ‘operativo-cego’ na construção de uma “fogueira” (quatro palitos empilhados sobre outros quatro, cruzados e, assim, sucessivamente, até chegar ao topo e terem se esgotado os palitos ou o tempo de execução). g. Inverter os papéis e repetir os procedimentos. h. Direcionar os comentários, observações e aprendizados.

Observações: Destinado a grupos de liderança, equipes que trabalham juntas, pessoas em processos de desenvolvimento gerencial.

Enviada por: Arionrh
Data: 06/05/2004

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

A Casa

Família: Desenvolvimento

Nome: A Casa

Objetivo: Proporcionar a auto-avaliação de valores, história de vida pessoal, rever-se ou projetar-se em objetos ou ambientes, rememorando situações visando a fechar gestalts.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 20

Duração: Aproximadamente 40 minutos.

Material Necessário: Equipamento de som (CD, cassete ou similar), com a música “A Casa” (Toquinho & Vinícius).

Procedimento: Antes de iniciar, o facilitador contextualiza o grupo, dizendo que cada pessoa irá visualizar, mentalmente, a sua casa (ou algum ambiente, local onde já viveu, com que tenha familiaridade) e se identificar com algum objeto, projetando a si próprio nesse objeto. Convidar os participantes a se espalharem pelo ambiente, no chão, que deverá estar sem cadeiras e limpo. Colocar a música “A Casa” e sugerir que, durante a execução, as pessoas procurem “viajar” até o local que gostariam de rememorar ou “estar” nesse momento. Escolher o objeto ou ambiente desse local lembrando e projetar-se nele. Pensar em como seria sendo o próprio objeto ou ambiente e por quê. Cada pessoa poderá escrever as suas “imagens” ou, simplesmente, ao final, verbalizar os seus sentimentos ou relatos. O que significa voltar para casa? Como é o meu lar?

Enviada por: ArionRh
Data: 22/04/2004

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

O Preço do Estresse

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO!



Família: Desenvolvimento

Nome: O Preço do Estresse

Objetivo: Este é um exercício simples que leva os participantes a examinar a forma como alocam recursos para resolver seus problemas. Tornar os integrantes do grupo conscientes dos recursos que usam para resolver problemas. Levar os participantes a realocar os recursos de forma a torna-los mais produtivos.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 10 a 15 minutos

Material Necessário: Dinheiro trocado no valor de R$ 1,00 para cada participante.
Procedimento: a. Informe os membros do grupo que eles vão atribuir preços a seus problemas. Antes de começarem, entretanto, eles devem identificar tanto os grandes como os pequenos problemas que enfrentam diariamente. b. Depois que eles tiverem cumprido esta etapa, dê a cada um dinheiro trocado no valor de R$ 1,00. c. Agora, diga-lhes que eles devem destinar parcelas de dinheiro para os problemas que identificaram. As quantidades alocadas devem representar a quantidade de tempo que empregam todos os dias para resolver especificamente esses problemas. d. Quando todos tiverem completado essa etapa, peça-lhes que registrem os valores que alocaram para cada um dos problemas. e. A próxima etapa é pedir-lhes que refaçam o exercício, porém, de acordo com o que acham que seria um investimento mais lógico do tempo e dos recursos de que dispões para cada problema. f. Eles devem registrar as novas quantias e comparar com as quantias originais. A realocação desses recursos deve ser discutida e os participantes devem anotar que mudanças vão fazer após o término do treinamento.

Observações: Pontos para discussão: 1. Qual é a diferença entre as quantias alocadas nas duas etapas? 2. Alguém não ficou surpreso com as diferenças? 3. Este tipo de exercício poderia ser usado com regularidade no ambiente de trabalho?

Enviada por: ArionRh
Data: 22/04/2004


Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200713 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

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