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Resposta Socrática

Família: Vitalizador

Nome: Resposta Socrática

Objetivo: Acuidade mental, rapidez nas respostas, vitalizador e energizador de grupo.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário:

Procedimento: 1 – O animador aborda uma pessoa do grupo e pede-lhe que responda às perguntas com palavras que comecem com qualquer letra a ser indicada pelo animador. 2 – João: responda com a letra R: – Seu nome? Ricardo – Profissão? Radialista – Donde vem? Rio – Para onde vai? Ribeirão 4 – Qualquer hesitação na resposta (que deve ser espontânea) ou resposta errada o jogo recomeça com outro indivíduo do grupo.

Observações: Deixar o grupo comentar livremente a atividade.

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/08/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Transporte de Laranjas

Família: Desenvolvimento

Nome: Transporte de Laranjas

Objetivo: Trabalhar o desenvolvimento de competências e habilidades do grupo para uma determinada missão.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: Duas laranjas.

Procedimento: Cenário: Vocês são proprietários de uma empresa de prestação de serviços que atua no ramo de transporte de laranja e estão concorrendo no mercado. O desempenho da empresa será medido por um único critério: velocidade. 1 – Coloca-se uma laranja para cada equipe no ponto inicial, definindo também o ponto final onde a laranja deverá ser entregue. 2 – Dá-se um tempo para cada equipe definir sua estratégia. 3 – Ao sinal, as equipes devem efetuar a tarefa do jeito definido pela equipe, sendo considerada ganhadora a equipe cuja laranja chegar primeiro ao destino.

Observações: Validar o resultado junto ao mercado. Perguntar aos grupos como foi a definição da estratégia, quais os aspectos considerados.

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/08/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Construção de Torres

Família: Desenvolvimento

Nome: Construção de Torres

Objetivo: Demonstrar a influência do tipo de liderança na produtividade e satisfação do trabalho em grupo.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: Palitos de fósforos e venda para os olhos.

Procedimento: Somos construtores de torres. Nossa missão é construir torres. Torres de qualidade, quanto mais altas, melhor. 1 – Formam-se grupos de 4 pessoas. Cada grupo se compõe de um operário, um supervisor e dois observadores. A tarefa consiste em o operário, com os olhos vendados e sob a orientação do supervisor, montar a torre, feita de palitos de fósforos colocados em paralelos, formando um quadrado, dois sobre dois. Os observadores estarão tomando nota do que forem observando, tanto na relação entre operário e o supervisor, quanto nos resultados atingidos. 2 – Cada dupla tem 3 minutos para construir sua torre. Em seguida. Trocam-se os papéis. Num segundo momento os observadores passam a viver a experiência de operário e supervisor, com os outros dois colegas como observadores.

Observações: Como vocês se sentiram enquanto operários? E como se sentiram como supervisores? Na medida em que o grupo for expressando os seus sentimentos, começar a explorar o desenvolvimento do jogo. Quando observadores, como vocês perceberam o andamento do processo? Observaram alguma relação entre a forma de liderança e os resultados alcançados?

Enviada por: AncoraRh 
Data: 16/08/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Tempo e Organização

Família: Desenvolvimento

Nome: Tempo e Organização

Objetivo: Levar os participantes a compreenderem que a sua organização muitas vezes depende da organização dos outros e vice-versa.

Mínimo de Participantes: 8

Máximo de Participantes: 20

Duração: Aproximadamente 10 minutos

Material Necessário: Papéis pequenos com o nome de cada um dos participantes (tipo amigo secreto).

Procedimento: Dispor os participantes sentados em círculo, de modo que as cadeiras não fiquem muito próximas umas das outras. Após, o facilitador irá pedir para que cada um retire um papel, que deverá ser mantido em segredo. Certificar-se de que nenhum tenha retirado o seu próprio nome. Pedir a todos que se levantem e venham para o centro do círculo e andem, de modo a se misturarem bem. Perguntar a um dos participantes, quanto tempo (em segundos) ele levará para chegar a qualquer uma das cadeiras. Diga então que eles terão o triplo do tempo para isso, mas que a pessoa cujo nome se encontra no papel deverá estar sentada à sua direita.

Observações: Ao final, fazer uma reflexão sobre esse procedimento, que deverá despertar os participantes de que o tempo é nosso inimigo, quando não há organização. Ao contrário, se pudermos organizar melhor nossa rotina de trabalho ou de vida, o tempo estará a nosso favor e poderá ser aproveitado para nos dedicarmos a novas práticas, novos conhecimentos, tempo para si.

Enviada por: Monica
Data: 14/08/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

A Guerra dos Balões

Família: Vitalizador/ Recreação

Nome: A Guerra dos Balões

Objetivo: Afastar a preguiça pós-almoço.

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 10

Duração: 10 minutos

Material Necessário: Bexigas, balões de festa de aniversário e barbante.

Procedimento: Cada participante enche uma bexiga e a amarra no calcanhar, deixando-a do lado de fora da perna. Todos prontos, o Instrutor dá a largada. Cada um deve procurar estourar a bexiga do outro e, ao mesmo tempo, proteger a sua. É hilário. Há quem perca as forças de tanto rir.

Observações:

Enviada por: Afonso Celso de Luca e Castro
Data: 02/08/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Caçada na África

Família: Vitalizador/ Recreação

Nome: Caçada na África

Objetivo: Dinâmica gestual, para despertar do sono e da moleza após o almoço.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 5 minutos

Material Necessário: Flip Chart.

Procedimento: O Instrutor divide o FlipChart ao meio e destaca Direita e Esquerda. Pede aos participantes o nome de alguns animais da África e os distribui na coluna da esquerda e da direita. Após uns 8 animais, convida a todos para a “Caçada na África”. Todos devem então se preparar e, de forma gestual, “vestir” as botas, o colete, o fuzil e o chapéu de caçador. Isto posto, todos em pé iniciam, em marcha e sem sair do lugar. O Instrutor então vai mostrando o que ficou no FlipChart: “Olhem a Girafa à esquerda… Olhem o Elefante à direita… Olhem as Zebras à esquerda… e os Rinocerontes à direita… e assim por diante, sempre em marcha. “Passam” então pelo “Capinzal” batendo palmas para caracterizar o barulho. Mais animais e chegam na Ponte. Batem no peito simulando o barulho de uma ponte de madeira. E… chegam ao Leão! O Instrutor avisa: “Só há uma bala. Temos que acertar! Se errarmos o Leão vem atrás da gente. Todos miram, apontam e… BAMMMMM e erram o tiro. Em disparada fazem então o caminho de volta com todos os comentários invertidos e velozmente!

Observações:

Enviada por: Afonso Celso de Luca e Castro
Data: 02/08/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

O Duque de York

Família: Vitalizador

Nome: O Duque de York

Objetivo: “Espantar” o sono e a preguiça após o almoço.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 5 min.

Material Necessário: Nenhum

Procedimento: O Instrutor pede que os participantes sentem-se na ponta da cadeira e tenham espaço para os movimentos. Em seguida, todos põem as mãos sobre os joelhos e ouvem a “estrofe” do Instrutor: “Conheci o Duque de York. Comandava mil soldados. Comandava rio acima, comandava rio abaixo. Quando estava em cima… em cima. Quando estava embaixo… embaixo. Quando estava no meio… não estava em cima… não estava embaixo”! Os participantes então batem os pés no chão e as mãos nos joelhos, como se estivessem em marcha. Quando a ordem de comando diz: “Rio acima e Em cima…” todos se levantam. Quando diz “Rio abaixo e Embaixo…”, todos se sentam. Quando diz “Estava no meio…” todos se levantam até o metade. E assim vai. Os participantes ficam se levantando, se sentando e se “agachando” sob o comando do Instrutor que vai repetir cada vez mais rápido até a exaustão! É um ótimo exercício para despertar, agitar e congraçar o grupo.

Observações:

Enviada por: Afonso Celso de Luca e Castro
Data: 02/08/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Revesamento de Bastões

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Família: Desenvolvimento/ Recreação

Nome: Revesamento de Bastões

Objetivo: Avaliação de grupo e/ou de pessoas focada em planejamento; liderança; rapidez; organização; comunicação; atenção; integração.

Mínimo de Participantes: 15

Máximo de Participantes: 25

Duração: Aproximadamente 10 minutos

Material Necessário: Bastões feitos com cabo de vassoura.

Procedimento: Entrega-se um bastão para cada participante; pede-se para que eles se organizem em círculos, segurando o bastão (em frente, de pé, com as duas mãos). Dá-se o seguinte comando: vocês ouvirão uma palma que será o comando de mudança; a cada palma, vocês largarão o bastão que estão segurando e segurarão o bastão do outro, da mesma forma que a inicial; até que vocês retomem ao local da onde você saiu. O bastão deverá ser solto, completamente, e o participante deverá pegar com as duas mãos o bastão do seu vizinho e assim sucessivamente, nessa ordem.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 01/06/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 2007Publicado emJogos

A coisa mais importante do mundo

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Motivacional

Nome: A coisa mais importante do mundo

Objetivo: Propiciar o desenvolvimento da auto-estima. Ideal para ser utilizada na sensibilização para a fase da Saúde, dentro do 5 “S”.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: Uma caixa com uma abertura e um espelho dentro, em condições de refletir a imagem de quem olha por fora.

Procedimento: Indagar do grupo quais são as sete maravilhas do mundo. Quando umas quatro já tiverem sido citadas, desviar para a maravilha que vamos poder contemplar agora. Maravilha maior que todas essas citadas, e que não se acha incluída em nenhum sistema de classificação. Desenvolvimento: Pedir que cada um venha até o centro da sala e olhe dentro da caixa, para contemplar a coisa mais importante do mundo. Exigência: ninguém pode dizer nada, enquanto todos não a tiverem visto. Processamento: Indagar do grupo: _ Quem viu realmente a coisa mais importante do mundo? _ O que você viu é realmente a coisa mais importante para você? A partir dos comentários do grupo pode-se ir buscando criar um clima de reflexão em torno da importância que temos atribuído às questões relativas ao nosso bem-estar no ambiente de trabalho. Se for o caso, pode ser dirigida uma outra atividade, conectada a esta, de reconhecimento do seu estado intimo (stress, cansaço, desmotivação) buscando elevar o nível de auto-estima da equipe. Para essa outra atividade sugere-se música de fundo e relaxamento prévio mediante exercícios de respiração, espreguiçamento, alongamento, etc…

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 30/05/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 2007Publicado emJogos

O Túnel da Solidariedade

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Integração/ Desenvolvimento

Nome: O Túnel da Solidariedade

Objetivo: Levar o grupo a expressar seu nível de solidariedade, cooperação, entrega e criatividade na busca de alternativas coletivas.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 30 minutos

Material Necessário: O grupo à vontade em um lado da sala. Som com CD player. Música suave. 01 bambolê.

Procedimento: Duas pessoas seguram na altura do ombro um bambolê. O facilitador explica que se trata de um túnel no qual todos deverão passar observando que não se pode tocar nas paredes do mesmo, nem mesmo com os cabelos ou a roupa. Atravessar significa romper com velhos paradigmas e aprender a fazer de forma diferente e inovadora. Dos lados direito e esquerdo, bem como acima e abaixo do túnel há muralhas de pedra impossível de ser ultrapassada a não ser com uma senha que o grupo deverá descobrir. O facilitador deverá deixar o grupo discutir as formas de atravessar o túnel e também qual seria a senha para atravessar a muralha. A senha é <b>ajudar na travessia</b>. Os que passarem para o outro lado usando a senha terão de voltar para serem transportados como os outros. Só existe uma maneira de atravessar: é cada um se entregar para que o grupo o transporte de um lado para o outro. O participante deve relaxar, fechar os olhos e permitir que parte do grupo o levante na horizontal e o entregue a outra parte do grupo do outro lado do bambolê. Ao finalizar a travessia os participantes se abraçam e comemoram o feito. Após todos passarem pelo túnel algumas categorias podem ser trabalhadas juntamente com os sentimentos dos participantes tais como: – Solidariedade. – Confiança. – Sentimento de cooperação. – Desapego. – Ajuda. – Entrega. – Atenção ao outro. – Respeito ao espaço e às diferenças. O facilitador pode terminar o processamento levando a grupo a se abraçar e agradecer entre si o acolhimento, a entrega e a cooperação: <b>autonomia na ação e interdependência na missão que era a de atravessar o túnel</b>.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/09/2005

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

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