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Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano

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A fonte

Família: Desenvolvimento

Nome: A fonte

Objetivo: Demonstrar a influência dos modelos mentais na interpretação dos fatos.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: Papeletas com a frase para cada grupo (Anexo I) e papel e caneta para os participantes

Procedimento: 1. Divide-se o grupo em quatro grupos menores. 2. Solicitar a cada grupo que responda a seguinte questão: Vocês receberam esta mensagem: “Você anda trabalhando bastante”. Como você interpretaria essa mensagem se ela lhe fosse transmitida por: – médico, – seu chefe, – sua mãe, – uma pessoa que está tentando tomar seu lugar na empresa. 3. O grupo deve discutir qual a impressão que a frase, dita pela pessoa indicada, deixa no grupo, sendo que para cada grupo, um dos indicados acima disse a frase. 4. Escolhe-se um relator que deve repassar ao grupão a conclusão do grupo, sem identificar quem disse a frase. Isto deve ser tarefa do grupão.

Observações: Para fazer o download da folha de características individuais e características do <a href=’http://www.ancorarh.com.br/download/download_jogos/afonte.zip’ target=’_blank’>ANEXO I</a>, clique aqui. <b>O arquivo está compactado pelo programa WinZip</b>.

Enviada por: AncoraRh
Data: 30/05/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Mudança na apresentação

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Integração

Nome: Mudança na apresentação

Objetivo: Impacto no tratamento em um curso de relações humanas e interpessoais.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 20 minutos

Material Necessário: Interpretação teatral por parte do instrutor.

Procedimento: No 1º dia de aula do curso de relações humanas e interpessoais, o instrutor deverá entrar em sala de aula, com um semblante sério, sem se apresentar aos alunos e começar a fazer umas mudanças no ambiente (sala), questionando postura, roupa, cabelo e etc… É importante passar aos alunos uma postura inadequada de relacionamento entre professor e aluno. Após perceber que a turma já se encontra bastante irritada e desapontada, saia da sala e retorne com o perfil de instrutor de RH, cumprimente a turma se apresente, fale do curso e diga que irá sentar em uma cadeira no centro da turma e está a disposição para ser avaliado pela turma, fazendo a seguinte pergunta: – Estou a disposição de vocês para avaliarem minha forma de relacionamento com o grupo e apontarem tudo o que sentiram Após anotar todos os problemas levantados pelos próprios alunos, comece a sua aula com o material fornecido em depoimento.

Observações:

Enviada por: Lúcia Cândida Santos de Oliveira
Data: 26/05/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 2007Publicado emJogos

Basquete

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Recreação/ Integração

Nome: Basquete

Objetivo: Trabalho em equipe

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 30

Duração:

Material Necessário: Um balão de ar e uma cesta de basquete (pode ser improvisada).
Procedimento: Conseguir fazer com que o balão de ar chegue até a cesta.

Observações: Torcer sempre contra.

Enviada por: RMR
Data: 10/05/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 2007Publicado emJogos

A flor e os espinhos

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: A flor e os espinhos

Objetivo: Trabalhar o mundo interior de cada colega de equipe visando criação de um clima adequado à fase da LIMPEZA do 5 S’s.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: Rádio e música leve.

Procedimento: Lembrar, com a equipe, as inúmeras situações que nos ferem ao longo da nossa vida profissional. Usando música de fundo, criar um clima em que venham a tona as lembranças dos nossos dissabores profissionais. Buscar, em seguida, lembrar também das experiências positivas, das esperanças cultivadas, e que se constituem na força motora que nos faz levantar e prosseguir sempre. Nesse momento sugere-se usar música instrumental um pouco mais alegre. Desenvolvimento: 1. Entregar a cada colega um quadrado recortado em papel marrom no momento em que estiverem sendo lembrados os dissabores. 2. Pedir que cada um registre nele as lembranças mais amargas de sua experiência profissional. Deixar que o grupo processe calmamente esse momento. 3. Em seguida, no momento em que se buscam as experiências agradáveis e as esperanças positivas, entregar um quadrado recortado em papel vermelho, e pedir que cada um registre nele as lembranças felizes ou os sentimentos positivos. 4. Logo depois de processado esse momento pedir que façam um canudinho bem fino com o papel marrom, e, através de dobradura (ao meio duas vezes, abrindo as pétalas), uma flor com o vermelho. 5. Apertando os vértices do vermelho fazer uma ponta que possa ser introduzida no canudinho. As alegrias e esperanças são a flor; os dissabores são os espinhos. Toda flor possui espinhos mas os espinhos são a base de sustentação para a flor.
Observações: Sugerir que cada um compartilhe com um dos colegas sua reflexão. Nesse momento, se alguém quiser, podem se trocar as flores, buscando nos colegas uma forma de amenizar os espinhos, reforçando as flores.

Enviada por: AncoraRh
Data: 30/05/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 2007Publicado emJogos

Construindo a nossa face

Família: Desenvolvimento

Nome: Construindo a nossa face

Objetivo: Mostrar o nível de sensibilidade do grupo

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 25

Duração: 40 minutos

Material Necessário: Papelão, cones plásticos vazios de linha, revistas, cola e tesoura.

Procedimento: Divida a turma em grupos. Entregue a cada grupo o material e peça a eles que, com o cone e o resto do material, façam um boneco como quiserem. Explique que eles devem recortar as revistas e papelão e ir colando, até formar o rosto, que irão colar no cone que será o corpo. Depois, passe pelos grupos – alguns vc vai criticando e outros elogiando baixinho, para que um grupo não ouçe o outro. Numere os grupos e escreva os números de cada um no quadro. Os que vai criticar coloque uma marca. No final verifica-se que aqueles que foram criticados não conseguem fazer nada completo ou bonito mesmo e ficam irrritados e os outros resultados são geralmente ótimos e o pessoal fica alegre em ver sua criação. Ai se explica a todos a importância do elogio, da consideração pela sensibilidade dos colegas, etc… Deve ser uma atividade final.

Observações: Como é uma atividade que irá irritar um grupo, deve-se deixar para o final ou então programar outra atividade que os relaxe depois.

Enviada por: Marta Aparecida de Oliveira
Data: 25/03/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Jogo da Faca e a Fala

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Vitalizador/ Recreativa

Nome: Jogo da Faca e a Fala

Objetivo: Desinibir o grupo, descontrair, treinar a fala em público.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 20

Duração:
15 minutos

Material Necessário: Uma faca bem grande, podendo ser de papelão.

Procedimento: Reuna o grupo à frente na sala, de forma que os demais visualizem bem. Explique a eles como vai ser… o primeiro pega a faca e fala ao segundo, e assim sucessivamente. A fala é: ” Tome esta faca que do mato vem…” O outro pergunta: “Tem ponta” ? O primeiro responde: “Ponta tem” Assim vão passando todos, um para o outro até o final. Neste momento o coordenador, professor, etc… fala ao grupo: – Agora vocês vão falar a mesma coisa só que gaguejando… E assim vai…. – Depois eles irão falar chorando…rindo…cantando… É muito alegre, pois na hora que é pra rir eles não conseguem e sai gargalhadas e quando é pra chorar então, tem sempre o cômico que chora feio demais, etc…a turma toda irá rir e se descontrair.

Observações: Esta dinâmica pode ser utilizada em início de atividades, para quebrar o gelo do grupo ou ainda durante um curso, para “passar o sono” ou em reuniões de metas, para descontrair. Foi usada em diversos níveis de escolaridade e idade e os resulatdos sempre foram bons.

Enviada por: Marta Aparecida de Oliveira
Data: 25/03/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Entrevista

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Integração

Nome: Entrevista

Objetivo: Conhecer o candidato.

Mínimo de Participantes: 1

Máximo de Participantes: 25

Material Necessário: Fósforo.

Procedimento: Pedir para que o candidato fique com o fósforo aceso em mãos e para falar dele mesmo e quais objetivos e que ele pode agregar em relação ao cargo e a empresa.

Observações:

Enviada por: Juliana Guedes
Data: 22/03/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 2007Publicado emJogos

Medo dos desafios

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

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Família: Desenvolvimento

Nome: Medo dos desafios

Objetivo: O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 30

Duração: 40 minutos

Material Necessário: Caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).

Procedimento: Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: – Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independentemente do que seja… ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa). Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa… é importante que o coordenador faça comentários do tipo: “Você está preparado?”, “Se não tiver coragem…” Depois de muito suspense, quando finalmente o jovem abre a caixa, encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).

Observações:

Enviada por: Marcos Candido ( Educador Social)
Data: 22/03/2006


Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200713 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Os corpos revelam uma posição social

Família: Desenvolvimento

Nome: Os corpos revelam uma posição social

Objetivo: 1. Sentir que atrás de nosso corpo há a instituição (os organismos, os ritos, os direitos e os temores); 2. Sentir que atrás da instituição há outras instituições; 3. Sentir que atrás das instituições há pessoas, há decisões tomadas por elas, há relações que se estabelecem entre elas, e situações da primeira infância que se reproduzem.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 30

Duração: Aproximadamente 60 minutos.

Material Necessário: Lápis ou caneta e folhas em branco. Ambiente físico: Uma sala com cadeiras, suficientemente ampla para acomodar todas as pessoas participantes.
Procedimento: I. O animador começa propondo ao grupo que cada qual se imagine em “situações passadas da vida em que não se sentiram à vontade nas comunicações com outras pessoas”. Ou ainda, situações em que as palavras não saíram facilmente, pelo acanhamento, medo ou outras dificuldades. Quase todas as pessoas passaram por tais situações, na vida. II. Após uns seis ou sete minutos, todos, um a um lêem suas anotações. III. Geralmente se observa que as situações mais constrangedoras e apresentadas pela maioria dos grupos se referem à comunicação com os “superiores”, e não com iguais ou com “inferiores”. IV. Diante dessa situação, o animador escolhe para o exercício uma secretária e dois protagonistas e propõe a dramatização do seguinte fato: Uma determinada pessoa foi procurar o chefe de pessoal de uma empresa para informar-se acerca de um emprego, antes de candidatar-se ao mesmo. O pretendente bate à porta. A secretária atende, convidando-o a entrar. Ao atender, saúda-o, pedindo que aguarde sentado, entra na sala do chefe para anunciá-lo. Enquanto espera, apressado e nervoso, procura no bolso um bilhete no qual anotara o seu pedido. Nisso aparece a secretária, o que não permitiu fosse lido o bilhete, antes de ser atendido pelo chefe. O chefe pede para entrar, anuncia a secretária. Imediatamente ele se levanta, e, com um sorriso nos lábios, entra. Olha para o chefe, que continua sentado à sua mesinha, parecendo neutro, preocupado com seu trabalho, de escritório. “Bom-dia”, diz ele, e espera mais um pouco. Após alguns minutos, o chefe manda-o sentar. Ele se assenta na beirada da cadeira, ocupando só um terço da mesma. Acanhado, meio encurvado, a cabeça inclinada levemente para frente, começa a falar, dizendo ter lido um anúncio de que a empresa estava precisando contratar mais funcionários e que, antes de candidatar-se, desejava obter algumas informações a respeito do trabalho. Sua fala é fraca, tímida preocupando-se em não dizer demais. Sua cabeça está apoiada nas mãos, olhando sempre o chefe por baixo das sombracelhas. Eis que o chefe, que até agora permanecia calado, diz ao candidato: “Fale-me primeiro algo a respeito de sua formação e de sua experiência”. A esta altura, o candidato já não insiste em ter informações, procurando responder imediatamente à pergunta do chefe, continuando sempre sentado na beirada da cadeira; V. Nisso, o animador aplica uma técnica usada em psicodramatização. Pára e inverte os papéis. O candidato se torna o chefe do pessoal, sentando-se no escritório, no lugar ocupado pelo chefe, e este ocupa a posição do candidato, fazendo o seu papel. VI. É importante observar como o comportamento das pessoas muda radicalmente. O candidato toma uma posição reta, firme, sentando-se corretamente. Enquanto o chefe deixa seu ar de autoridade, e apresenta-se humilde, acanhado, falando com voz sumida. E o exercício continua. VII. O animador pede aos observadores do grupo que façam uma lista das anotações de tudo o que constataram e a mensagem que os dois protagonistas deixaram na dramatização. VIII. A seguir, cada observador lerá suas anotações, e segue a verbalização acerca da experiência vivida.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 20/03/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Formas com o Corpo

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Integração/ Desenvolvimento

Nome: Formas com o Corpo

Objetivo: Dar-se conta da importância de cada indivíduo no processo grupal.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: 

Procedimento: Formar subgrupos de aproximadamente cinco pessoas. O facilitador explica que dirá uma palavra e, simultaneamente, cada subgrupo deverá compor com seus corpos, sem falar, uma imagem que corresponde à palavra dita. (casa, coração, avião, cama, ponte, vela, barco, estrela, etc)

Observações: Ressaltar a dificuldade de comunicação quando não se pode falar, mostrar como seria mais complicado de expressar se um dos componentes de qualquer um dos grupos não ajudasse.

Enviada por: AncoraRh
Data: 20/03/2006

Publicado porMarketing Leme21 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

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