Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.
Objetivo: Fortalecer a confiança em sim mesmo e nos companheiros.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração:
Material Necessário:
Procedimento: É também conhecido como dinâmica do pêndulo humano. Duas ou três pessoas fecham um círculo com os braços e uma outra pessoa fica dentro desse círculo. Com o corpo mole, ela deve confiar nos que estão segurando-a.
Observações: Se alguém não tiver confiado nos que seguraram, discutir com o grupo inteiro o porquê da desconfiança, se é sempre que isso acontece e procurar transportar essa brincadeira para o dia a dia e para o relacionamento entre o grupo.
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.
Objetivo: Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exautar qualidades, melhorando a socilização de um determinado grupo.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração:
Material Necessário: Papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Procedimento: Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos: 1) Qualidade que você destaca nesta pessoa; 2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa; 3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.
Objetivo: Promover o trabalho de equipa, refletir sobre a dinâmica de grupo e a criatividade; resolver um problema em grupo; encontrar compromisso face aos custos, risco e qualidade.
Mínimo de Participantes: 8
Máximo de Participantes: 30
Duração: 2 horas
Material Necessário: Kit de material para construir a caixa
Procedimento: Os participantes ficam encarregues da concepção e do fabrico de uma embalagem protótipo para um ovo, capaz de o proteger de uma queda de 5 metros. O cliente tem por objectivo a produção dessas embalagens. Os participantes agrupados em equipas, representam empresas concorrentes. Cada equipa deve definir uma estratégia, desenvolver ideias que a oriente para a concepção e a realização do protótipo e por fim prepara o dossier de apresentação do ou dos protótipos realizados. As equipas são colocadas em salas/espaços diferentes e dispõem cada um de um kit de material. As equipa são autonomas e o consultor não intervêm no decurso do jogo. A apresentação final permite a cada equipa de mostrar o seu valor e potencial. Todas as equipas reúnem-se para assistir ao lançamento do ovo. O consultor selecciona a equipa vencedora em função dos objetivos do jogo.
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.
Objetivo: Resolução de problemas em equipe, ver tendências de liderança, etc.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração: Depende (o grupo que conseguir antes, fala o resultado) Material Necessário: Apenas o questionário a seguir, papel, lápis, borracha, caneta, etc. Esse teste foi tirado da Internet e é bem legal perceber como nossa interpretação modifica bastante o resultado de algo. Se analisarmos apenas as questões uma a uma nessa ordem, será praticamente imposível chegar a solução.
Procedimento: Em uma rua, tem 5 casas: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª. As casas podem ser nas cores: amarela, azul, branca, verde e vermelha. Podem morar nelas: alemão, dinamarquês, inglês, norueguês e sueco. Bebida predileta: aguá, café, cerveja, chá, leite. Cigarro que o dono da casa fuma: Blends, Bluemaster, Dunhill, Pallmall, Prince. Animal de estimação do dono: cachorro, cavalo, gato, pássaro e peixe. Lembrando que cada casa tem uma dessas acima, não podendo repetir. Por exemplo: supomos que a casa 1ª seja amarela, nela more um alemão, que bebe café, que fuma Bluemaster e que tem gato como bicho de estimação. Seguem abaixo as dicas: O Inglês vive na casa Vermelha. O Sueco tem Cachorros como animais de estimação. O Dinamarquês bebe Chá. A casa Verde fica do lado esquerdo da casa Branca. O homem que vive na casa Verde bebe Café. O homem que fuma Pall Mall cria Pássaros. O homem que vive na casa Amarela fuma Dunhill. O homem que vive na casa do meio bebe Leite. O Norueguês vive na primeira casa. O homem que fuma Blends vive ao lado do que tem Gatos. O homem que cria Cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill. O homem que fuma BlueMaster bebe Cerveja. O Alemão fuma Prince. O Norueguês vive ao lado da casa Azul. O homem que fuma Blends é vizinho do que bebe Água. Buscar o resultado das casas dessa rua.
Material Necessário: Tubo PVC com 2,5 metros de altura e 7 cm de diâmetro, uma bola de ping-pong, mesas, cadeiras, quadros, as roupas das pessoas, bebedouro com garrafão de vinte litros de água, garrafa térmica com café, um caixa de bombons, uma caixa de chicletes, lápis, borracha e canetas.
Procedimento: Você está no seu ambiente de trabalho e se depara com o seguinte problema: “ Existe um tubo de metal de 2,5 metros de altura com 7 cm de diâmetro. Esse tudo está soldado firmemente no piso da sala. Um bolinha de ping-pong é colocada no interior do tubo. Como tirá-la? Só podem ser utilizadas os seguintes materiais: mesas, cadeiras, quadros, as roupas das pessoas, bebedouro com garrafão de vinte litros de água, garrafa térmica com café, um caixa de bombons, uma caixa de chicletes, lápis, borracha e canetas.
Observações: O tubo de PVC deve ser bem vedado junto a base pois os alunos vão tentar enchê-lo de água. Recomendo que este exercício seja feito em local aberto….pelo menos as tentativas de resgate da bolinha.
Objetivo: Este jogo permite-lhe conhecer o seu estilo de gestão de conflitos enquanto líder, tendo em consideração a forma como habitualmente aborda e resolve as situações de conflito.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração:
Material Necessário:
Procedimento: Leia com atenção os 35 provérbios populares a seguir listados. Eles vão lhe aparecer por ordem alfabética e numerados de 1 a 35. Cada um deles reflete uma determinada atitude em relação aos conflitos em geral. Utlizando uma escala, graduada de 1ª 5, assinale o seu grau de concordância ou de discordância em relação a cada um deles, pondo um círculo no respectivo algarismo. Por exemplo se discorda totalmente do provérbio “Quem se mete em bulhas sai arranhado” marque 1; se discorda, mas só até certo ponto, marque 2; se não discorda nem concorda, se não sabe ou não tem opinião, marque 3; se concorda, mas só até certo ponto, marque 4; se concorda totalmente, marque 5. Exprima sempre a sua opinião, seja ela positiva ou negativa, procurando evitar tanto quanto possível a posição neutra correspondente a 3. Tenha sempre presente a maneira mais ou menos característica como você aborda e resolve as diferentes situações de conflitos nas suas relações com as outras pessoas (mulher/marido, os filhos, os amigos, o grupo de trabalho). A DETERMINAÇÃO DO SEU ESTILO DOMINANTE Utilizando paro o efeito a tabela seguinte, veja qual foi a pontuação que deu a cada um dos 35 provérbios, identificados pelo seu respectivo número de ordem seguido do sinal de igualdade (=). Essa pontuação só poderá ser de 1 a 5. No fim some a pontuação por colunas. A pontuação de cada coluna pode ir de 7 (mínimo) a 35 (máximo). Há cinco maneiras diferentes de se ver e abordar os conflitos. A cada uma delas corresponde um simpático bichinho. Um desses bichinhos será porventura o seu animal de estimação ou a sua mascote… Quanto maior for a pontuação dada, tanto mais você se parece com esse bichinho. E vice-versa: quanto mais baixa for a pontuação, menores serão as parecenças…
Observações: Para fazer o download da folha com as tabelas e as características dos bichinhos clique aqui. O arquivo está compactado pelo programa WinZip.
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Procedimento: Dividir os participantes em dois grupos com igual número de participantes que deverão sentar-se frente a frente em fila. Numa das extremidades, entre as duas fileiras posiciona-se o instrutor. O instrutor deverá então falar uma palavra ou frase no ouvido dos dois primeiros participantes, que deverão passá-la adiante e assim sucessivamente. O último jogador da fileira ao receber a mensagem, deverá levantar a mão acusando seu recebimento e reproduzi-la para sua verificação. Ganha o jogo o grupo que ao final de três partidas fizer o maior número de pontos pela velocidade e precisão.
Observações: QUESTÕES PARA DISCUSSÃO : 1. A mensagem chegou certa ? O que pode ter interferido? 2. Em que momentos houve a interferência? Quais motivos levaram à ocorrência do fato? O que poderia ser feito para evitá-la? 3. Como ocorre a transmissão de informações na empresa? Há falhas? 4. Quais os principais ruídos que interferem na comunicação dentro das empresas? 5. É fácil descobrir onde ocorreu a falha na comunicação interna? 6. O que é mais importante descobrir onde falhou ou por quê falhou? (achar os culpados ou atuar nas causas)
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações
Família: Desenvolvimento
Nome: Pássaros Engaiolados
Objetivo: Trabalhar a vontade de mudar e a pressão do ambiente
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração:
Material Necessário: Humano
Procedimento: Os participantes fazem uma roda com as mãos, tendo ao centro 4 ou 5 pessoas que serão os pássaros. A missão dos pássaros é tentar escapar do centro da roda, para tanto eles devem tentar passar por entre os braços e pernas daqueles que formam a gaiola. Caso algum pássaro fuja, aquele que deixou isto ocorrer toma seu lugar no centro da roda. Já o pássaro fugitivo fica do lado de fora da gaiola estimulando os demais a fugirem, apontando pontos fracos na gaiola.
Observações: Questões para discussão: Imaginem que os pássaros representam as pessoas nas organizações e a gaiola o ambiente organizacional. 1. Como é sentir-se preso a determinada situação? Como encaramos a pressão que o ambiente exerce? Como reagimos a esta pressão? 2. Como nos sentimos quando não nos permitem sair ou agir como desejamos? 3. Como é conseguir sair da situação? 4. Como é pressionar o outro para que ele se mantenha dentro do desejado? 5. Como é inverter este papel, ou seja, passar de pressionador a pressionado? 6. Quais as situações que nos pressionam no dia-a-dia a agir, muitas vezes, de maneira diferente daquelas que desejaríamos? Como reagimos? Como gostaríamos de reagir? 7. Por que é tão difícil mudar?
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Família: Motivacional
Nome: Meu próprio mantra
Objetivo: Automotivação, percepção do poder pessoal, atenção sobre si e o outro, sensibilidade, criatividade.
Mínimo de Participantes: 20
Máximo de Participantes: 20
Duração: Aproximadamente 60 minutos.
Material Necessário:
Procedimento: Em pé, formando um círculo, um participante coloca-se no centro mantendo os olhos fechados. Procurar manter sua percepção atenta aos sentimentos que o exercício provoca. Cada integrante do círculo pronuncia o nome do “central” de diversas formas, utilizando diferentes acentuações, tonalidades e ritmos. Quando o ouvinte sentir que é suficiente deve fazer um sinal com a mão. Substituir os “centrais” até o último participante. Abrir o grupo questionando: sentimentos e sensações em ambos os papéis, constatações, percepções, descobertas analogias com o cotidiano.
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Família: Integração
Nome: Desabrochando
Objetivo: Proporcionar troca de sentimentos, mensagens de afeto, solidariedade e incentivo ao exercício da amizade e do relacionamento interpessoal sadio.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Material Necessário: Copinho descartável (tipo cafezinho), água e modelo da “flor” (vide final).
Procedimento: Confeccionar as “florzinhas”, em quantidade suficiente para as pessoas do grupo, conforme modelo no final. Convidar todas as pessoas a ficarem em círculo, de pé. Distribuir um copinho para cada uma. Em seguida, colocar água até a metade, em todos os copos. Distribuir uma “flor” para cada pessoa e pedir que não abram as “pétalas”, até que todos tenham recebido. Orientar para que a “flor” seja colocada dentro do copo, com as “pétalas” viradas para cima. “Observe a sua flor e veja o que acontece”. É lindo ver a “flor” se abrindo dentro do copo e aparecendo a mensagem escrita internamente. As pessoas poderão ler, em voz alta, para o grupo, a mensagem da sua “flor” – quantas for possível. Ao final, abrir para depoimentos adicionais – sentimentos, emoções, recados extras, etc.
Observações: Como Confeccionar a “FLOR” Desenhar e recortar uma estrela de 5 pontas, em papel. Desenhar e recortar uma circunferência, em cartolina, que caiba dentro da estrela. Escrever uma mensagem na circunferência sobre a estrela, no centro. Sua “flor” está pronta para abrir.