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Dinâmica do Limão

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO!



Família: Integração

Nome: Dinâmica do Limão.

Objetivo: Percepção.

Mínimo de Participantes: 8

Máximo de Participantes: 15

Duração: 30 minutos.

Material Necessário: Um limão para cada participante.

Procedimento: Todos os participantes devem estar sentados. O Orientador deve pedir dois voluntários. Coloca-se os voluntários em um local onde possam observar os demais integrantes do grupo que ficaram sentados em círculos com os olhos dendados. Entregar um limão para cada um (menos para os dois voluntários). Pedir para que fiquem com o limão por 2 minutos e recolham todos, misture-os e redistribua-os, pedindo para que verifiquem se estão com o “seu limão”, se estiverem é para levantar a mão direita, caso contrário, passe o limão para o lado direito. e pegue o limão do lado esquerdo. Prosseguir até que todos reconhecerem o “seu limão”. Para os participantes que forem identificando, o orientador pede que permaneçam sentados e, retire a venda e continue passando o limão até o último.

Observações: Objetivo é verificar quem consegue identificar o “seu limão” apenas pelas particularidades observadas em 2 minutos.

Enviada por: ivanpessina@yahoo.com.br
Data: 17/06/2004


Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 200712 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Lista de Nomes

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Família: Integração

Nome: Lista de Nomes.

Objetivo: Oferecer a cada participante a oportunidade de examinar como os demais integrantes do grupo o vêem.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: Depende da forma que for aplicado.

Material Necessário: Uma lista prepara com antecedência contendo os nomes dos integrantes do grupo e cortada em tiras.

Procedimento: VISÃO GERAL: Este é um exercício que pode ser usado com um grupo que se reune regularmente. Ele permite aos participantes verificar como são vistos pelos demais. 1. Informe o s membros do grupo que eles estarão envolvidos em uma inversão de papéis. Eles vão receber o nome de outro colega e devem representar as impressões que têm dessa pessoa. 2. Passe o envelope contendo a lista de nomes para que cada participante selecione aleatoriamente um deles e o mantenha em segredo. Cada um deverá representar, durante o dia, a pessoa que sorteou. Isso tanto pode ocorrer em um momento específico e predeterminado como a qualquer hora, entre outras atividades. Diga aos participantes que o exercício foi idealizado para ser divertido e que ninguém deve abordar destrutivamente as características de outra pessoa. NOTA: É muito importante promover uma discussão exaustiva desse exercício, a fim de eliminar reações negativas. PONTOS PARA DISCUSSÃO: 1. Todos foram capazes de identificar quem estava representando quem? Por que? 2. Houve algum engano na discussão na identificação de qual pessoa alguém estava tentado representar? 3. Como lidamos com os traços negativos ou indesejáveis? 4. Alguém quer fazer algum comentário sobre o desempenho da pessoa que representou seu papel?

Enviada por: ArionRh
Data: 08/06/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 2007Publicado emJogos

Soluções Demais?

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Desenvolvimento

Nome: Soluções Demais?

Objetivo: 1. Desenvolver a habilidade de solucionar problemas. || 2. Gerar o maior número possível de idéias em um grupo utilizando-se a técnica de ‘brainstorming’. || 3. Apresentar e aplicar o conceito de sinergia.

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 0

Duração: 30 a 60 minutos (dependendo do tipo de problema utilizado)

Material Necessário: Papel de ‘flipchart’ e canetas hidrográficas de ponta grossa ou pincéis atômicos para cada equipe.

Procedimento: VISÃO GERAL Este jogo utiliza a técnica de ‘brainstorming’, com os participantes trabalhando em grupo em um determinado problema. 1. Divida o grupo em equipes de 5 a 7 participantes. 2. Dê a elas um problema para resolver. O problema tanto pode ser baseado na vida profissional como pode ser uma circunstância fictícia. Por exemplo, como podemos atrair mais clientes para a loja? Ou, como vender sorvetes aos esquimós? 3. Regras: *Cada equipe deve eleger um secretário/porta-voz, que deverá estimular os demais membros da equipe a produzir o maior número possível de idéias em um período de 10 a 15 minutos. Não deve haver discussão ou crítica às idéias até que o tempo estipulado tenha se esgotado. *Os secretários recebem a incumbência de encorajar os demais participantes de suas equipes a ter idéias absurdas. *Quando o período estipulado de 10 a 15 minutos tiver terminado, cada equipe deve analizar cada uma da idéias produzidas. Deve-se escolher as três melhores idéias. Uma vez que se tenha chegado a um acordo, o porta-voz deve apresentar as conclusões da equipe para todo o grupo. *Depois que cada equipe tiver apresentado seus resultados, todo o grupo deve escolher a melhor idéia apresentada. PONTOS PARA DISCUSSÃO 1. Qual equipe produziu o maior número de idéias? Por quê? 2. Alguem ficou surpreso com a quantidade de idéias que surgiram? 3. As idéias absurdas levaram a idéias mais produtivas? 4. Quem teve problemas com o fato de não poderem discutir cada idéia assim que ela surgia? 5. Quais membros de cada equipe encorajaram os demais a produzir mais idéias?

Enviada por: ArionRh
Data: 02/06/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Abrindo o Jogo

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Integração

Nome: Abrindo o Jogo.

Objetivo: Promover a revelação de informações ou características ainda não conhecidas acerca dos membros do grupo, bem como integrar e proporcionar um melhor conhecimento.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 20

Duração: Aproximadamente 50 minutos.

Material Necessário: Cartelas previamente elaboradas, contendo uma pergunta (conforme lista de sugestões a seguir, outras a critério do facilitador ou levantadas pelo próprio grupo).

Procedimento: a. Elaborar cartelas, previamente, contendo uma pergunta em cada. b. Formar um cículo com os participantes, todos no chão, e colocar as cartelas no centro, com as perguntas viradas para baixo. c. Explicar que cada cartela tem uma pergunta no verso. d. Solicitar um voluntário e orientá-lo a pegar uma cartela e responder a pergunta que está nela. e. Alertar para que os participantes sejam os mais sincerps possíveis. f. Logo após, mais um voluntário, e mais outro, até que todos tenham participado. Durante o processo, é importante que os demais participantes interajam com as respostas dos colegas. Proceder, ao final, aos outros comentários que julgar necessário. SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA “Abrindo o Jogo” 1. Se você ganhasse na loteria, o que faria com o dinheiro? 2. Sua filha de quatorze anos está grávida… Qual a sua atitude? 3. Quem você já desejou que tivesse morrido? 4. Você se lembra quantas vezes se apaixonou na adolescencia? 5. O que você mais gosta em si mesmo? 6. O que você mais gostaria de fazer, mas não pode? 7. Qual foi a maior tristeza da sua vida? 8. Qual é o seu maior medo? 9. Qual foi o momento mais feliz da sua vida? 10. Qual a coisa mais cruel que você já fez a um animal? 11. O que faz você dar mais risada? 12. Você já “roubou” bombom em prateleira de mercado? 13. Você tem algum pecado muito sério, que já comteu? 14. Você mais se envergonha de quê? 15. Qual é o seu ponto fraco? 16. Você gosta do dia do seu aniversário? Por quê? 17. Qual foi a sua situação mais embaraçosa? 18. Você já levou um “fora” de um homem/uma mulher? 19. Quando você chega num lugar, onde não conhece ninguém, como você se comporta? 20. (…).

Observações: Destinado a grupos parcialmente conhecidos, que precisem aprofundar os relacionamentos – até vinte pessoas.

Enviada por: ArionRh
Data: 31/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

A Faquinha

Família: Vitalizador

Nome: A Faquinha.

Objetivo: Combater a timidez, descontrair, quebrar paradigmas, integrar o grupo.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 20

Duração: Aproximadamente 30 minutos.

Material Necessário: Sala ampla, com cadeiras ou carteiras posicionadas em círculo, uma pequena faquinha (ou algo que represente uma faquinha).

Procedimento: É muito importante o facilitador comentar um pouco sobre a necessidade da “gente fazer um esforço sobre-humano e superar as nossas dificuldades de verbalização ou de encarar desafios… portanto, ñ deixe de participar quando for sua vez”. a. Orientar para que o grupo se posicione em círculo (no chão ou nas carteiras/cadeiras). b. Mostrar uma faquinha e dizer que cada pessoa vai repetir, da esquerda para a direita, até o final, dizendo para o vizinho a seguinte frase: “Eu achei essa faquinha no mato.” O vizinho, por sua vez, pergunta: “Ela tem ponta?” A pessoa que afirmou, responde: “Sim”. c. Questionar com o grupo: “Não é fácil?!” Certamente, todos vão responder que sim. d. “Muito bem! Eu vou começar, e vocês, um a um, irão repetir EXATAMENTE como eu” (pronuncia para o vizinho da direita a frase “EU ACHEI ESSA FAQUINHA NO MATO”, gaguejando… isso mesmo: gaguejando – O vizinho deve perguntar: “ELA TEM PONTA?”, também gaguejando e a resposta “SIM”, deve ser gaguejando… e assim, sucessivamente, até o último participante). e. Realizar outra rodada, utilizando a mesma frase e respecxtiva resposta, porém, dersta vez, CHORANDO… isso mesmo: CHORANDO. Ao final, conduzir os comentários: sentimentos surpresas, aprendizados. QUANDO CONSEGUIMOS ENCARAR E SUPERAR UMA DIFICULDADE, VENCEMOS NOSSOS MEDOS, NOSSA TIMIDEZ.

Observações: Destinado a quaisquer grupos, desde que se queira trabalhar aspectos da timidez. Ideal para grupos de até 20 pessoas (pode-se fazer com mais pessoas, porém fica um pouco cansativo e repetitivo).

Enviada por: ArionRh
Data: 31/05/2004


Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Os Arqueólogos

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Desenvolvimento

Nome: Os Arqueólogos.

Objetivo: Promover a criatividade, estímulo a mudanças, redimensionamento de opiniões.

Mínimo de Participantes: 6

Máximo de Participantes: 20

Duração: Aproximadamente 50 minutos.

Material Necessário: Lápis ou canetas, papel em branco, cartolinas, material de sucata bastante variado (abridor de latas, cinzeiro, cd, botão etc.).

Procedimento: O facilitador deve iniciar explicando que todos os participantes serão arqueólogos e vão vivenciar uma experiência no ano 3000. Às vezes, os arqueólogos encontram objetos-relíquias em suas escavções e não sabem o que são. Dessa forma, esse grupo, enquanto arqueólogos, irá encontrar algumas “relíquias” e precisará dar algumas explicações acerca delas. Eis a seqüencia de procedimentos: a. Dividir os participantes em três subgrupos e orientar que se encaminhem para lugares separados dentro da sala (ou fora dela). Nesses lugares haverá indicações de onde se encontram as relíquias. b. À proporção que forem encontrando os “tesouros”, juntá-los num lugar e, em seguida, conservar sobre o valor e utilidade de cada um. c. Retornar ao grupão após vinte minutos, onde serão relatadas as descobertas. Durante os relatos, os demais grupos podem questionar as utilidade dos objetivos-relíquias encontrados.

Enviada por: ArionRh
Data: 28/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Quem Sou Eu?

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Recreativa

Nome: Quem Sou Eu?

Objetivo: Promover o aquecimento do grupo e também a apresentação do instrutor de maneira diferenciada.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 20 minutos.

Material Necessário: Flip chart, caneta piloto.

Procedimento: Escreva no flip chart informações que caracterizem você – instrutor ( exemplo: Silvia .28 …Canadá… Mestrado … Voluntariado… Maria Rita ) – Cumprimente o grupo e diga que gostaria de dizer sobre si de forma diferente. – Peça que a partir dos dados que colocou no flip chart eles formulem perguntas para você. – ( Ex: vc morou no Canadá? Vc já concluiu seu mestrado? ) E assim vá contando um pouco de si. – Depois de esgotarem as perguntas , convide o grupo a fazer sua folha de apresentação e prosseguir da mesma forma.

Enviada por: AncoraRh
Data: 27/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Piso Mágico

Família: Integração

Nome: Piso Mágico.

Objetivo: Através de um aquecimento inespecífico proporcionar aos treinandos a integração grupal e também fazer com que saiam do contexto social e voltem sua atenção para o objetivo grupal.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 10 minutos.

Material Necessário: –

Procedimento: Coloque uma música instrumentada e peça que os treinandos circulem pela sala explorando ao máximo cada canto da sala. Devem andar no ritmo e da forma que desejarem e se sentirem mais a a vontade. Peça que procurem esquecer as preocupações do dia-a-dia e concentrem sua atenção apenas na atividade que estão fazendo. Diga para que sintam sua respiração, a forma como pisa, cada detalhe da sala. Enfim, dê instruções para que o treinando possa voltar a concetração para si mesmo. Após este breve aquecimento, comece a dar instruções sobre o piso em que estão. Diga que estão na grama, praia , terra fofa, chão de predregulhos, rua asfaltada, na água, na lama, rua de paralelepipedos. E ao dar a orientação peça que andem “ como se” estivessem nestes Pisos Mágicos.

Enviada por: AncoraRh
Data: 27/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Círculo Refeito

Família: Vitalizador

Nome: Círculo Refeito

Objetivo: Ativador.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 10 minutos.

Material Necessário: Vendas para os olhos.

Procedimento: 1. Formar um círculo com os participantes; 2. Pedir para cada um fazer um ruído característico e fazê-lo para o resto do grupo. O ruído deve ser diferente dos outros; 3. Perguntar se todos ouviram os ruídos da esquerda e direita; 4. Dispersar os participantes e vendá-los. Pedir para recomporem o círculo, localizando os ruídos certos e indo na direção deles.

Enviada por: AncoraRh
Data: 27/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Jogo dos Balões

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Integração

Nome: Jogo dos Balões

Objetivo: Integração

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 30 minutos.

Material Necessário: Folha sulfite, bexigas, lápis preto nº2

Procedimento: Distribuir uma folha em branco, um balão e um lápis; Pedir que cada pessoa escreva, em letra de forma, algo sobre si mesmo, que seja do interesse do grupo (o facilitador poderá orientar para que escrevam sobre o que gostam, o que não gostam, planos futuros, etc…); As pessoas devem usar todos os adjetivos no masculino e não haverá identificação de quem escreveu; Terminada a tarefa de escrever sobre si mesmo, cada participante dobra seu papel, coloca dentro do balão, enche-o e amarra com barbante; Facilitador dá um tempo para o grupo brincar com os balões; Pede que cada um fique com um balão que não é o seu; Divide o grupo em 3 subgrupos. Regras do Jogo: – Cada um deve pegar um balão que não seja o seu; – Cada grupo lê em voz alta o conteúdo de cada balão (após estourá-lo); – Os componentes do subgrupo em questão dizem em voz alta de quem é o balão; – Ganha o jogo o subgrupo que acertar o maior número. Painel: O facilitador, após a contagem dos pontos, informa o subgrupo vencedor e pode abrir um espaço para as pessoas se colocarem quanto a percepção que tiveram ao ler o conteúdo.

Enviada por: AncoraRh
Data: 27/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

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