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Caso Verdade

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: Caso Verdade

Objetivo:Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:Material Necessário: Cartões com perguntas no verso.

Procedimento: 1- Forme um círculo com os participantes, e coloque os cartões no centro, virados para baixo. 2- Explique que cada cartão tem uma pergunta no verso e convide os participantes a pegarem um cartão cada um e responderem à pergunta nele contida tão sinceramente quanto puderem . Sugira que, se alguém não se sentir em condições de responder à pergunta, poderá trocá-la por outra. 3- Deixe as respostas criarem discussão, desde que não seja de forma ameaçadora. Perguntas: * Até que ponto você é eficaz em seu cargo atual? * Quais os seus principais pontos fortes no trabalho? * Quais as principais realizações que você procura em seu trabalho? * Que deficiências impedem você de realizar o que poderia no trabalho? * Quais você acha que deveriam ser as metas da nossa equipe? * Que obstáculos você vê para o seu auto-desenvolvimento? * Quais são as expectativas que você tem sobre a nossa equipe? * Como você reage à pressão? * Qual é a sua principal contribuição à nossa equipe? * Você está gostando desta atividade? * Como você acha que nossa equipe é vista pelo restante da organização? * Qual é o seu nível de compromisso com a nossa equipe? * Qual você vê que é o próximo passo no desenvolvimento de sua carreira? * Qual a percepção que você tem do grupo? * Qual a percepção que você acha que o grupo tem de você? * O que você gostaria de mudar em si mesmo?

Observações:Enviada por: ancoraRh
Data: 30/08/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 2007Publicado emJogos

Abrindo Janelas

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO!



Família: Integração

Nome: Abrindo Janelas

Objetivo: Integração de grupo

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:Material Necessário: Lista com as perguntas, rádio com música

Procedimento: Frases incompletas são distribuidas aos participantes, que devem dançar e circular pelo salão, quando a música pára, as pessoas devem encontrar um par e dizer a sua frase para que o outro a complete. Repetir o procedimento até que os integrantes tenham se relacionado com pelo menos 4 pessoas. 1. Quando penso no futuro, eu me vejo… 2. Quando estou num grupo novo, eu me sinto… 3. Quando entro numa sala cheia de pessoas estranhas, eu.. 4. As normas sociais me fazem sentir… 5. Sinto-me mais feliz quando… 6. Neste momento estou sentido que… 7. Quando estou preocupado, numa situação nova, geralmente eu….. 8. O que mais me inibe em reuniões é… 9. Eu me sinto integrado num grupo quando… 10. Quando alguém atrapalha a realização de um plano meu, eu… 11. No dia do meu aniversário, eu… 12. Fico muito alegre quando… 13. Tenho uma enorme vergonha enorme de… 14. O que mais me entristece é… 15. Minha maior esperança é um dia… 16. Ás vezes, eu me sinto como se… 17. Sinto –me mais próximo de alguém quando… 18. Para mim, receber ordens de outra pessoa me causa… 19. A emoção que mais dificuldade sinto de controlar é… 20. Quando num grupo, os outros permanecem em silêncio, eu… 21. Quando alguém fica muito magoado comigo, eu… 22. Não se compreendido por outras pessoas me causa… 23. Quando, num grupo, alguém fala o tempo todo eu… 24. Tenho muito medo de… 25. Meu ponto forte é… 26. O que mais me irrita é… 27. Adoro… 28. Detesto… 29. Acredito… 30. Meu ponto fraco mesmo é… 31. Produzo muito mais quando… 32. Agora estou querendo muito… 33. Quando penso na morte, eu… 34. Fora do ambiente de trabalho, eu… 35. Quando sou repreendido injustamente, eu… 36. Quando tenho uma grande dificuldade, eu… 37. Num grupo estranho, sinto medo de… 38. Tenho vontade de retirar –me de um grupo quando… 39. Aqueles que realmente me conhecem , sabem que eu… 40. Quando as pessoas ainda não me conhecem, pensam que eu… 41. Quando estou sozinho diante de um espelho, eu me acho… 42. Quando criança eu pensava que o mundo era… 43. Senti que já não era mais uma criança, quando… 44. Ao receber uma tarefa de muita responsabilidade, eu… 45. Uma pessoa, para ser minha amiga, tem que… 46. Quando estou começando a gostar de alguém, eu… 47. Se não me falha a memória, a última vez em eu chorei foi… 48. Quando estou esperando por alguém que eu amo, eu… 49. Percebo quando alguém gosta de mim, quando… 50. A coisa mais importante do mundo, para mim, é… 51. (…)

Observações:Enviada por: AncoraRh
Data: 30/08/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200712 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Espelho Triplo

Família: Desenvolvimento

Nome: Espelho Triplo

Objetivo: Aprendizado constante

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 15 minutos

Material Necessário:

Procedimento: * Divida os participantes em grupos de 4 pessoas; * Neste grupo coloca-se uma pessoa em frente a outra formando uma roda em formato cruz; * Eleja uma pessoa deste grupo que será o líder; * Agora os participantes tem que prestar atenção as regras: – a pessoa na frente do líder tem que fazer movimentos para o líder imitá-lo; – a pessoa à direta do líder tem que puxar conversar e o líder tem que respondê-las; – a pessoa à esquerda do líder tem que sentir que está tendo atenção. Se isto não for atendido ela se retira da roda. Cabe ao líder não deixá-la sair de jeito nenhum e dar a maior atenção possível. Após passar um tempinho muda-se o líder na roda até que todos passem pelo mesmo “transtorno” de ser este “líder”. Verifica-se com o grupo como se sentiram.

Observações: – Quantas vezes nós mesmos já tivemos que passar por este tipo de situação fazendo mil coisas ao mesmo tempo? – Quantas pessoas quer exercer o papel de líder, porém sem saber a pressão que isto representa? – E quantas vezes ouvimos as nossas próprias necessidades? Além de aquecer é isto que este exercício traz a tona.

Enviada por: AncoraRh 
Data: 30/08/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Encantar o Cliente

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

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Família: Integração, Desenvolvimento

Nome: Encantar o Cliente

Objetivo:Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário:Procedimento: Dividir o grupo em trios: cliente – operador – monitor – Cliente: elaborar um case baseado no dia a dia operacional ex: solicitação de cancelamento, informações, etc – Operador: objetivo prestar um atendimento altamente qualificado para encantar o cliente, considerando o aspecto técnico e humano. – Monitor: avaliar o contato de acordo com o objetivo proposto. Fechamento 01: – Cliente: dará feedback ao operador (como se sentiu etc..) – Operador: dará feedback ao monitor ( como se sentiu, se a mensagem foi clara, o que agregou ao dia a dia etc..) – Monitor: dará o feedback para o operador. Fechamento final: Reunir as experiências do grupo todo.Observações: Comparar: Quem considerou o Atendimento realmente encantador? Listar: – características do feedback efetivo – por que existe dificuldade em dar e receber feedback? – etcEnviada por: 30/08/2004

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/06/2005


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200713 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Mudança de Hábito

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

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Família: Desenvolvimento

Nome: Mudança de Hábito

Objetivo: Alertar para a necessidade de fazer de forma inovadora; criar os próprios procedimentos, diferente do comum. Proporcionar uma reflexão sobre autonomia; pro-atividade.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 20 minutos.

Material Necessário: Uma folha de jornal tipo caderno (folha dupla).

Procedimento: Pede que sejam formadas duplas e que estas devem subir na folha de jornal, sem colocar os pés para fora. Avisa-se às duplas que uma música será tocada e que elas deverão dançar, com os pés dentro da folha do jornal. Coloca-se a música, em torno de alguns poucos segundos, e abaixa o volume. Pede-se que a dupla “dobre o jornal” (o comando deve ser exatamente este). Faz-se isso 4 vezes, observando o comportamento e as decisões das duplas. Ao término da dança, o facilitador deverá observar o que foi feito e pegue um jornal e dobre as pontinhas. A ideia é que se perceba que podemos “dobrar o jornal de forma diferente, pois é natural que todos dobrem seguindo as marcas do próprio jornal e, é claro, terão dificuldades para dançarem sem tirar o pé do jornal. Se houver alguma dupla com essa iniciativa, o facilitador deverá ressaltar a criatividade com que eles resolveram a tarefa. É importante falar sobre como precisamos estar atentos às novas formas.

Observações: É interessante poder discutir um pouco, depois da atividade, com o participantes sobre o tema “mudanças e inovações”.

Enviada por: DDG Educação & Consultoria Ltda
Data: 09/03/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200712 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Dança das cadeiras às avessas

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

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Família: Desenvolvimento

Nome: Dança das cadeiras às avessas

Objetivo: Trabalho em grupo e estratégias.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 0

Duração: Cadeiras e rádio.

Material Necessário: Cadeiras e rádio.

Procedimento: A logística é a mesma da dança das cadeiras, com a diferença que o objetivo é de todo o grupo: Eles tem o objetivo de fazer com que todos os integrantes se sentem quando a música parar. Cada vez que a música pára uma cadeira é retirada, e mantem-se o mesmo número de participantes. Eles devem encontrar soluções de sentar todos os integrantes. Até o momento em que todas as cadeiras são retiradas.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 30/08/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200713 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Balões ao ar

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Recreativa/ Integração

Nome: Balões ao ar

Objetivo: Integração de grupo, processo de reencontros, congraçamento, celebração.

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: Balões vazios

Procedimento: – Distribuir um balão para cada pessoa e pedir que cada um encha seu balão do tamanho que quiser. – Jogar os balões para cima, não os deixando cair, apenas utilizando a cabeça. – Efetuar troca de balões com outras pessoas, tantas quanto forem possível. – Ao final, promover um momento de “celebração”, estourando todos os balões ao mesmo tempo.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 30/08/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 2007Publicado emJogos

As cores dos sentimentos

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

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Família: Integração

Nome: As cores dos sentimentos

Objetivo: Promover a identificação pessoal, possibilitando, de forma descontraída, o abrir-se para alguém, estabelecer contato.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 50

Duração: Aproximadamente 40 minutos.

Material Necessário: Tiras de papel crepon de várias cores (de acordo com o número de subgrupos que se quer formar.) Uma cor para cada subgrupo.

Procedimento: 1. O facilitador deve explicar que quando saímos para um encontro (reunião, passeio, aniversário, conferência, etc) escolhemos uma roupa, sapatos, acessórios. O que nos diz, nesse momento, a cor da roupa que nós resolvemos colocar? 2. Pedir para que os participantes fechem os olhos e procurem, dentro de si, associar o que estão sentindo com uma cor. 3. Passados alguns segundos o facilitador pede que cada pessoa escolha , em silêncio, uma tira de papel, relacionando a cor desse papel com os sentimentos do momento. 4. A seguir, formam-se subgrupos, de acordo com as cores da papeleta, onde cada pessoa irá explicar para seu grupo a relação encontrada entre a escolha da cor com seu sentimento. Esse momento dura, aproximadamente, de 15 a 20 minutos. 5. Iniciada essa etapa, os membros do grupo irão encontrar uma palavra, consensual, que caracterize a cor e o momento do grupo. Escolhe-se um apresentador que irá colocar para o grupão o processo resumido da escolha da cor, com relação ao sentimento. Ao terminar a apresentação, todos os membros do grupo se colocam em forma de círculo, unem (cada um) uma das mãos, de modo que todas fiquem superpostas (uma sobre a outra), bem esticada para cima, no centro do grupo. 6. A um sinal do facilitador (ou de um dos membros), todos dizem, juntos, em forma de grito de guerra, a palavra-chave escolhida.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 30/08/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200712 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Dinâmica de Apresentação

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Vitalizador

Nome: Dinâmica de Apresentação

Objetivo: 1. Auto-conhecimento 2. Conhecimento do outro 3. Integração

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:  

Material Necessário:

Procedimento: O facilitador solicita aos participantes que se sentem em círculo incluindo-se no grupo. Em seguida instrui o grupo que deverão fazer o mesmo que ele fizer. Dirige-se então para o centro do círculo, em pé e inicia dizendo seu nome e o motivo (ou motivos) pelos quais seus pais lhe deram o nome. Terminado, volta a se sentar e pede que cada participante vá ao centro e diga a origem (história) de seu nome. Não há uma ordem pré-estabelecida para as apresentações.

Observações:

Enviada por: AncoraRh

Data: 30/08/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 2007Publicado emJogos

Mexe-mexe Corporativo

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Desenvolvimento

Nome: Mexe-mexe Corporativo

Objetivo: Trabalho em equipe, visão estratégica, liderança, quebra de paradigmas.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 10

Duração: 30 minutos a 1 hora

Material Necessário: 2 jogos de baralho – baralho com 116 cartas cada. As cartas do baralho podem ser feitas com as missões da empresa, produtos, valores, etc. Como nype: produtos, metas, habilidades, competências, princípios, valores.
Procedimento: Distribuir 7 a 11 cartas para cada um dependendo do número de participantes. – Usar as regras do buraco, só que o jogo é coletivo e pode ser mexido na sequência pelos integrantes. – Carta baixada é do grupo. – Fazer sequências do mesmo nype ou lavadeiras desde que duas do mesmo nype. – Pontuação – o jogo tem que acabar com 3000 pontos. – Por rodada cada pessoa tem que abaixar no mínimo uma carta, caso não tenha nada para jogar, colocar 1 carta no monte. Objetivo do jogo é terminar com todas as cartas do monte.

Observações:Enviada por: AncoraRh
Data: 18/10/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

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