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Pré-Conceitos

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Desenvolvimento

Nome: Pré-Conceitos

Objetivo: Refletir sobre valores, preconceitos – o quanto isso influencia nas nossas percepções e reações acerca de alguém ou alguma situação.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 30

Duração: Aproximadamente 90 minutos

Material Necessário: Cartelas previamente elaboradas, contento ‘palavras’, ‘expressões’ ou ‘frases’ que, de alguma forma, possam gerar comentários preconceituosos. Canetas e papel para os participantes.

Procedimento: É importante o facilitador estar atento para as prováveis situações de preconceito ou insinuações acerca dos membros do próprio grupo (ou de alguém próximo). Procurar conciliar quaisquer conflitos ou insultos e esgotar todas as discussões, verbalizações de sentimentos ou opiniões, dentro do ambiente do próprio grupo. Vamos às etapas de procedimentos: a. Pesquisar e elaborar, previamente, cartelas em quantidade suficiente para trabalhar com o tamanho do grupo, contento de uma a duas palavras, frases ou expressões (conforme lista sugerida ao final). b. Orientar o posicionamento do grupo – assentados no chão ou em cadeiras, no formato meia-lua, círculo ou tribuna. c. Sugerir a formação de algumas duplas, aleatoriamente – de modo que fique metade ou alguns participantes sem formar duplas. d. Os demais participantes (que não são as duplas) serão a “opinião pública”, que vão “votar” no final da discussão de cada dupla. e. Ler todas as cartelas, embaralhá-las e espalhá-las no chão ou em uma mesa, viradas para baixo. f. Cada dupla deve escolheruma cartela e conversar, durante cinco minutos sobre “prós” e “contras” acerca do que está escrito na cartela. g. Retornar ao grupão, onde cada dupla irá expor para a “opinião pública” os seus pontos de vista sobre o que foi conversado. h. Poderá haver consenso entre os membros da dupla ou poderá haver divergências – as duas formas deverão ser expostas à “opinião pública”. Durante o processo, o facilitador poderá intervir para conciliar ou moderar alguma discussão. Ao final, podem-se acrescentar alguns questionamentos: 1. Como surge o preconceito nas pessoas? 2. Qual a influência de terceiros (família, amigos, etc.) na formação dos nossos valores e preconceito? 3. Qual a sensação de ver a “opinião pública” criticando severamente (se foi o caso) um ponto de vista seu? SUGESTÕES DE TEMAS QUE PODEM GERAR “Preconceitos” * Idosos * Homossexuais * Judeus * Mulheres * Ciganos * Negros * Lésbicas * Motoqueiros * Estrangeiros * Nordestinos * Metaleiros * Caipiras * Fumantes * Policiais * Drogados * Militares * Árabes * Motoristas de ônibus * Motoristas de taxi *Vendedores de carros usados

Observações: Destinado a quaisquer grupos, preferencialmente formados por pessoas que já se conhecem ou convivem.

Enviada por:  ArionRh
Data: 06/10/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Fábrica de Pipas – Voar é Preciso

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO!



Família: Motivacional

Nome: Fábrica de Pipas – Voar é Preciso

Objetivo: Observação de Comportamentos: planejamento, cooperação , colaboração, liderança.

Mínimo de Participantes: 8

Máximo de Participantes: 10

Duração: 01h30 min

Material Necessário: Varetas de qualquer tipo, sendo: – 1 de 51cm de comprimento e 2mm de espessura. – 2 de 32cm de comprimento e 2mm de espessura. * Tesoura * Papel de seda * Cola branca * Linha 10 Corrente

Procedimento: Parte I Um pouco da história das Pipas … A história das pipas é recheada de mistérios, de lendas, símbolos e mitos, mas principalmente de muita magia, beleza e encantamento. Tudo deve ter começado quando o homem primitivo se deu conta de sua limitação diante da capacidade de voar dos pássaros. Essa frustração foi uma motivação para que ele desse asas a sua imaginação. O primeiro vôo do homem está registrado na mitologia grega e conta que Ícaro e seu pai, Dédalo, aprisionados no labirinto de Creta pelo rei Minos, tentaram alcançar a liberdade voando. Construíram asas com cera e penas e conseguiram escapar. Apesar das recomendações do pai, apaixonado pela possibilidade de dominar os ventos, Ícaro negligenciou a prudência e chegou muito perto do Sol, que derreteu a cera das asas e precipitou-o ao mar matando-o. De qualquer forma o homem não parou por aí. Mesmo levando em conta o estranho acidente da lenda de Ícaro, ele continuou a ousar, desafiando a natureza com sua imaginação. As pipas nascem desta tentativa frustrada de voar, quando o homem transferiu para um artefato de varetas, papel, cola e linha sua vontade intrínseca de planar, de alçar vôo de terra firme. Parte II Nossa empresa Empresa Pipas Promoções e Eventos Ltda., é composta por uma equipe especializada em lazer, cultura, esporte e promoção, realizando eventos especializados em pipas e outros objetos voadores como aviões em dobradura e bumerangues de papel, ao ar livre e recintos fechados, por todo o Brasil e exterior. Esses eventos incluem: Fantásticas exposições de pipas artísticas e oficinas de confecção de pipas para crianças e adultos, acompanhada por monitores especializados na arte de ensinar e educar, no caso todos aprendem a arte de criar, manusear e fazer seu próprio brinquedo, que podem inclusive serem personalizados com sua logomarca ou de algum patrocinador. As exposições são excelentes atrativos para o seu empreendimento. A quem se destina: • Shopping Center’s • Congressos • Feiras • Hotéis • Concessionárias de automóveis • Comemorações públicas • Centros culturais • Empresas… Muitos se acham capacitados a fazer eventos e oficinas de pipas, porém com capacidade, Know-how, sabedoria na arte de criar e educar sem copiar… Hoje nossos parceiros fornecedores não estão nos atendendo, com a qualidade / preços e prazos devidos e, por esta razão estamos abrindo uma concorrência para novos parceiros. Precisamos de parceiros dispostos a inovar e, que tragam possibilidades que venham agregar ao nosso negócio. Parte III Para fazer parte dos nossos parceiros fornecedores, uma tarefa: MONTE SUA PIPA -Pipa de Combate ou Maranhão- Materiais: * Varetas de qualquer tipo, sendo: – 1 de 51cm de comprimento e 2mm de espessura. – 2 de 32cm de comprimento e 2mm de espessura. * Tesoura * Papel de seda * Cola branca * Linha 10 Corrente Projeto da Pipa: A rabiola de uma pipa, “ideal” seia de tiras de papel , com 30cm de comprimento por 1cm de largura, colocadas em uma linha com 1 metro e meio de extensão. Procedimento: Envergar a vareta superior de 32cm. 01 – Amarre as varetas menores na maior… 02 – Passe a linha em todas as pontas da armação. 03 – Cole a armação sobre o papel, mas deixe uma extremidade de fora, a menor. 04 – Corte o papel um pouco maior que a armação, essa margem servirá para a colagem. 05 – Em cada extremidade dê dois cortes e pode preparar a cola, logo será usada. 06 – Todas as extremidades foram cortadas?Agora é só começar a colar sem se lambuzar. 07 – Antes de colar, porém, dobre as margens e veja se está bem ajustada a linha, o dente do papel pode ficar solto ou colado. 08 – Passe a cola sobre a margem e vire-a para dentro, aderindo bem. 09 – Envergue a 1° das varetas e dê uma volta com a linha superior sobre a extremidade da vareta. 10 – Em seguida é só colocar o estirante (cabestro) e a rabiola. Parte lV Dados da empresa de Fornecedora 1. Criar um nome para a empresa 2. Criar um slogan para a empresa 3. Elaborar um texto para apresentar ao cliente da empresa 4. Estabelecer um preço para a venda por unidade 5. Estabelecer uma forma de controle de Qualidade Parte V Fechamento Avaliação O facilitador fará uma apresentação, lendo o histrórico do trabalho. Dividirá em dois grupos. Cada sudgrupo será uma empresa. Cada grupo terá o mesmo tempo 01 h para desenvolver toda tarefa. Ao final eles de acordo com a organização de cada grupo apresentarão os produtos para o Coordenador da Dinâmica e,ele mais os observadores farão o julgamento da melhor e adequada empresa. * Após tudo isso verificar o sentimento de cada um dentro do grupo. * Perguntas prováveis: * Como se sentiram. * Qual a expectiva do participante dentro do grupo. * Qual a contribuição do mesmo dentro do grupo * Como foram distribuidas as tarefas

Observações: Criado por : Mabel Pinto Psicóloga – Gestora de RH na empresa Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda dinâmica realizada para Seleção de Encarregados Administrativos para a empresa a partir de textos e outras Dinâmicas já existente. Em 30/09/2004.

Enviada por: Mabel Pinto
Data: 30/09/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200713 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Vestindo a Camisa

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

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Família: Desenvolvimento

Nome: Vestindo a Camisa

Objetivo: Estimular o comprometimento com os objetivos da empresa ou grupo.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 30 a 40 minutos

Material Necessário: Uma folha de papel para cada participante, de preferência com o logotipo da empresa impresso na parte de baixo da folha.

Procedimento: 1- Entregar uma folha de papel para cada participante (com o logotipo da empresa ou uma mensagem) Palestrante: Mostrarei agora, através dessa dinâmica, como vocês poderão fazer com que empresa funcione com maior eficiência. 2- Dobrar o papel até formar um chapéu. Palestrante: O que vocês estão vendo? Esse o chapéu da responsabilidade social, coletiva. A responsabilidade de cidadão, comprometido com um mundo melhor, mais humano… 3- Dobrar o papel até formar um outro chapéu, agora bem menor. Palestrante: O que vocês estão vendo? Esse é chapéu da responsabilidade individual, da sua responsabilidade. É você saber qual a sua tarefa e não esperar para que os outros a faça… 4- Dobrar o papel até formar um barquinho. Palestrante: Este é o barco das nossas vidas, no mar da vida. Somos como um barco em alto-mar, passamos por tempos bons e por tempestades, mas não podemos desistir. As tempestades serve para nos tornar fortes para que em tempos bons possamos velejar com mais segurança, tirando maior proveito das coisas. Assim também acontece na empresa, passamos por tempos bons e tempos ruins… 5- Corta-se a proa e as popas do navio e abre-o. Formará uma camiseta. Palestrante: O que vocês estão vendo? Por fim, o funcionário deve vestir a camisa da empresa, assumindo suas responsabilidades e dando o melhor de si…
Observações: É sempre bom pedir que eles coloquem o chapeuzinho na cabeça. A camisa de papel pode ser entregue ao dono ou gerente da empresa.

Enviada por: AncoraRh
Data: 24/09/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200713 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Olho no Olho

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: Olho no Olho

Objetivo: Exercitar a comunicação não verbal, através do olhar, promover empatia, toque, afetividade, bem como proporcionar aproximação e quebrade barreiras interpessoais.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 30

Duração: Aproximadamente 60 minutos

Material Necessário: Equipamento de som (CD, cassete ou similar), músicas instrumentais e cantadas, previamente selecionadas, que façam referência aos objetivos do momento.

Procedimento: a. Solicitar que todos caminhem pela sala livremente, procurando olhar uns para os outros. Apenas olhar, em silêncio. b. Formar um grande círculo, as pessoas soltas. c. Solicitar um voluntário, sem explicar o que ele irá fazer. d. Pedir que ele se posicione de frente para seu vizinho da esquerda, de modo que AMBOS FIQUEM SE OLHANDO NOS OLHOS. e. Colocar uma música instrumental suave. f. Depois de um certo tempo – aproximadamente um minuto -, sinalizar para que o volutário passe para a pessoa seguinte e continue a vivência com ela. g. Vai circulando, olhando para cada pessoa até que chegue de volta ao seu lugar de origem. h. Da mesma forma que a pessoa voluntária, quando esta se distanciar umas três pessoas, orientar que a próxima pessoa continue o processo OLHO NO OLHO com a pessoa seguinte e assim, sucessivamente, até que TODOS tenham passado paela experiência. Ao final, o facilitador monitora todos os comentários possíveis: a. Qual foi o seu sentimento, sua emoção ao vivenciar esse momento? b. O que foi mais constrangedor (ou difícil): olhar ou ser olhado? c. Quais as dificuldades sentidas? d. Algumas pessoas desviam o olhar? Por quê? e. O que significa olhar no olho de outra pessoa? *** Essa vivência é muito profunda, pois mexe com a emoção dos participantes. Se puder, o facilitador deve solicitar, antes de iniciá-la, um auxiliar. Às vezes é necessário sair com algum participante para dar suporte emocional.***

Observações: Destinado a qualquer grupo, preferencialmente formado por pessoa que trabalhem ou já convivam. É uma vivência muito forte, de resultados surpreendentes.

Enviada por: ArionRh
Data: 30/06/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 2007Publicado emJogos

Dinâmica do Amigo Secreto

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

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Família: Recreação/ Intergração

Nome: Dinâmica do Amigo Secreto

Objetivo:

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: – Estrelas com os nomes dos participantes – CD música clássica – Folhas sulfite – Canetas e lápis coloridos – Crachás

Procedimento: a) Entregar aos participantes estrelas com o nome de outro participante, solicitando aos mesmos guardar sigilo quanto ao nome recebido e se for o próprio nome devolver ao instrutor e, tirar outro. b) Colocar uma música clássica de fundo. Solicitar a todos que caminhem pela sala e observe disfarçadamente a pessoa cujo nome está com ele, continuar caminhando e pensando de que forma poderia representar a pessoa. c) Solicitar para que todos desenhem como imagina ser a pessoa em questão, quanto a: – O que ela gosta de comer – Qual a cor preferida – Que presente você daria a esta pessoa d) Os participantes apresentam a pessoa cujo nome está com ele. O apresentado se coloca no final, concordando ou discordando e argumentando os porquês.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 12/07/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200712 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Auto-lembrete

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Desenvolvimento

Nome: Auto-lembrete

Objetivo: 1. Levar os participantes a identificar formas de aplicar o tema do treinamento no ambiente de trabalho. || 2. Permitir que os participantes verifiquem que todo treinamento deve ter uma forma de continuidade.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 0

Duração: 20 minutos

Material Necessário: Uma folha de papel em branco, uma caneta e um envelope para cada participante.

Procedimento: VISÃO GERAL Este exercício apresenta um método conveniente de dar continuidade aos temas do treinamento. 1. Informe os participantes que eles vão escrever uma carta para eles mesmos sobre o treinamento do qual acabaram de participar. Entregue a cada um deles uma caneta, uma folha de papel em branco e um envelope. 2. Eles devem identificar formas de implementar os assuntos abordados no treinamento em seus ambientes de trabalho e, a seguir, listar tais idéias na folha de papel, como se fosse um lembrete para eles mesmos. Devem também identificar problemas previsíveis e soluções quanto à implementação dos temas desenvolvidos. 3. Quando tiverem terminado de escrever suas cartas, peça-lhes que escrevam os próprios endereços no envelope, coloquem suas folhas dentro e o fechem. 4. Recolha os envelopes selados. Você é responsável pela postagem das cartas para os participantes depois que tiver decorrido o tempo combinado, normalmente entre 3 e 6 meses. PONTOS PARA DISCUSSÃO 1. O plano será modificado quando voltarem ao ambiente de trabalho? 2. O que cada participante fará se a implementação não tiver sido bem-sucedida quando a carta chegar?

Observações:

Enviada por: ArionRh
Data: 30/06/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Juntando os Pedaços

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Recreação

Nome: Juntando os Pedaços

Objetivo: Proporcionar momentos de congraçamento, recreação e aprendizagem.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 30

Duração: Aproximadamente 40 minutos

Material Necessário: Gravuras retiradas de revistas usadas.

Procedimento: É uma dinâmica que pode ser simplesmente para aquecer o grupo, para identificação de características entre pessoas ou prévia para discussão de algum tema específico. a. Organizar previamente o material acima, de modo que cada gravura, cartela, anúncio de jornal ou trecho de música esteja recortado em três partes. b. Colocar os recortes- de acordo com a quantidade de participantes (para não ficar algum recorte incompleto) dentro de uma caixa e embaralhá-los. c. Orientar que cada pessoa do grupo pegue um pedaço e procure os pedaços que faltam para completar o todo. d. Sentar, cada grupo, e conversar sobre o significado ou a representatividade do que tem às mãos. Ao final, o facilitador pode fazer uma amostragem e ouvir alguns grupos.

Observações:Enviada por: ArionRh
Data: 01/07/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 2007Publicado emJogos

Masculino x Feminino

Família: Desenvolvimento

Nome: Masculino x Feminino

Objetivo: Redimensionar valores e atributos pessoais, quebrar paradigmas, formar equipes a partir de características levantadas.

Mínimo de Participantes: 6

Máximo de Participantes: 22

Duração: Aproximadamente 90 minutos

Material Necessário: Papéis de flip-chart (quatro folhas previamente preparadas, conforme procedimentos e mais outras em branco), pincéis atômicos.
Procedimento: a. Dividir os participantes em dois grupos: masculino x feminino (estabelecer locais/ambientes diferentes para cada grupo). b. “Vamos realizar um momento bem dinâmico, onde teremos oportunidade de questionar algumas de nossas maneiras de ser, enquanto homens e enquanto mulheres”. c. Entregar para o grupo masculino uma folha de flip-chart, já preparada, contendo a seguinte frase: “Como homem, eu tenho de…”. Entregar, também, umas três folhas de flip-chart em branco e alguns pincéis atômicos. d. Proceder da mesma forma com o grupo feminino. Na folha de flip-chart, a frase é: “Como mulher, eu tenho de…”. e. Orientar para que cada grupo se dirija para o local estabelecido e lá, durante 15 minutos, os participantes completem as suas frases tantas vezes que consigam. f. Após esse tempo, o facilitador irá às salas dos grupos e lhes entregará outra folha de flip-chart contendo o seguinte: -> PARA O GRUPO FEMININO – “Se eu fosse homem, poderia…” -> PARA O GRUPO MASCULINO – “Se eu fosse mulher, poderia…” g. Dizer a eles que terão, nessa segunda fase, mais 15 minutos. h. Após esse novo tempo, o facilitador trocará as folhas respondidas pelos grupos e pedirá que discutam o que o outro grupo respondeu. i. Conceder um tempo de mais 15 minutos para a discussão. j. Voltar ao grupão. Ao final, o facilitador promoverá um tempo para leitura e questionamento do que foi elaborado. Até que ponto homens e mulheres têm os privilégios que atribuíram? IMPORTANTE Esta dinâmica é riquíssima para fazer com grupos de casais. É imprescindível que o facilitador avalie, previamente, sua habilidade em conduzir o que porventura seja elaborado nos grupos.

Observações: Destinado a grupos antagônicos (casais, homens & mulheres), com uma quantidade ideal de até 22 participantes. O número de participantes pode ser aumentado ou diminuído, a critério do facilitador.

Enviada por: ArionRh
Data: 01/07/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Eu Queria… Eu quero

Dinâmicas para T&D Volume 1 

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

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Família: Motivacional

Nome: Eu Queria… Eu quero

Objetivo: Exercitar a determinação, o fazer acontecer, a automotivação para se fazer comprometer com os desejos pretendidos.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 0

Duração: Cinco minutos apenas

Procedimento: Esta vivência é simples, porém muito profunda, exatamente porque sugere às pessoas, de uma forma muito rápida e prática, o redimensionamento de sua forma de pensar e visualizar os seus objetivos. Você lembra quando você era criança? Decididamente, “EU QUERO” estava sempre em alta, e de uma forma determinada. a. Pedir aos participantes para que fiquem o mais canfortavelmente possível em suas cadeiras, relaxados. b. “Experimentem fechar os olhos durante quinze segundos… Durante esse tempo, procurem pensar em algo, alguma coisa, sonho, objetivo, que vocês possam ‘verbalizar’ mentalmente, EXATAMENTE dessa forma: EU QUERIA MUITO… EU QUERIA…”. c. Dar um sinal para que todos abram os olhos. d. “Mudem de posição nas suas cadeiras e fechem, mais uma vez, os olhos durante mais quinze segundos”. e. “Dessa vez, pensem em algo que vocês possam ‘verbalizar’, mentalmente, dessa forma: EU QUERO MUITO… EU QUERO…”. f. Sinalizar para que abram os olhos e proceder alguns comentários: -> O que foi mais significativo: quando vocês pensaram EU QUERIA ou EU QUERO? -> Qual foi o desejo que vocês “viram” realizado? -> EU QUERIA dá a idéia de que? *** Para quase 100% das pessoas, EU QUERO tem uma significativa diferença positiva do EU QUERIA. Quando elas pensam “EU QUERO”, já se vêem realizando os seus desejos. Excelente essa Vivência se o facilitador souber aproveitar os “ganchos” dos comentários dos participantes.***

Observações:

Enviada por: ArionRh
Data: 01/07/2007


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 20073 de setembro de 2019Publicado emJogos

Percepção do Outro

Família: Integração

Nome: Percepção do Outro

Objetivo: Exercitar a percepção memória visual, observar detalhes, descontrair.

Mínimo de Participantes: 6

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Material Necessário:Procedimento: É uma dinâmica que não precisa ser feita com todos os participantes. Torna-se já satisfatória (e até preferível) ao ser aplicada em parte do grupo e os demais participantes só observam. Pode-se, ao final, inverter – quem participou passa a ser observador. a. Solicitar algumas pessoas voluntárias (8 a 10, de preferência queo grupo de voluntários fique par) – ou alguns casais. b. Pedir que sejam formadas duplas , de modo que fiquem um de frente para o outro, numa fila horizontal. c. Orientar que os participantes de cada dupla observem-se minuciosamente. d. Ficar de costas um para o outro. e. Orientar que as duplas alterem alguma coisa em si (objeto, cabelo, roupa, etc.) f. Voltar a ficar de frente um para o outro. g. Perguntar: “O que foi mudado no outro? * Ouvem-se todas as duplas. * Terminar com a leitura do texto “Ver Vendo” (abaixo), fazendo algumas reflexões acerca da loucura de dia-a-dia, onde não nos percebemos e muito menos percebemos a riqueza dos detalhes nas coisas e pessoas que nos cercam. *** “VER VENDO” (texto) De tanto ver, a gente banaliza o olhar – vê… não vendo. Experimente ver, pela primeira vez, o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil mas não é: o que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa retina é como um vazio. Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se alguém lhe perguntar o que você vê no caminho, você não sabe. De tanto ver, você banaliza o olhar. Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório. Lá estava sempre, pontualismo, o porteiro. Dava-lhe bom dia e, às vezes, lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia o porteiro faleceu. Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima idéia. Em 32 anos nunca conseguiu vê-lo. Para ser notado, o porteiro teve que morrer. Se, um dia, em seu lugar estivesse uma girafa cumprindo o rito, pode ser, também, que ninguém desse por sua ausência. O hábito suja os olhos e baixa a voltagem. Mas há sempre o que ver: gente, coisas, bichos. E vemos? Não, não vemos. Uma criança vê o que o adulto não. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de tão visto, ninguém vê. Há pai que raramente vê o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher. Nossos olhos se gastam no dia-a-dia, opacos. …É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença. (Otto Lara Rezende) ***
Observações: Destinado a grupos em geral, porém é bem interessante para grupos que já se conhecem, que trabalham juntos, grupos de casais, etc.

Enviada por: ArionRh
Data: 08/07/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

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      A Leme Consultoria e a Leme Tecnologia lançaram, no dia 10/11, a Black November Leme, com descontos incríveis. da Redação | 12/11/2021 ▶ Dia 10 de novembro de 2021 começou o período de promoções especiais da Leme para softwares e treinamentos. A promoção é válida para contratações e matrículas realizadas até o dia 30/11/2021. Por isso, é melhor correr para aproveitar. Na Leme Academy, todos os cursos de Softskills e EaDs assíncronos com ou sem mentoria estão com até 50% de desconto no valor da matrícula. Além disso, todos os cursos na plataforma podem ser parcelados em até 12 vezes sem juros no cartão – ou seja, você se capacita agora mesmo e só termina de pagar lá no final do ano que vem, com parcelas muito baratas. Veja mais Ah! Mesmo os cursos com aulas on-line, como o de Business Partner de Rh e o de Plano de Cargos, Carreiras e Salários, estão com valores especiais também – ...
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