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Obtendo Êxito Mediante Feedback

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: Obtendo Êxito Mediante Feedback

Objetivo: A utilidade de usar feedback como forma de aprendizado e crescimento integral.
Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 100

Duração: 1 hora

Material Necessário: Dependendo do número de participantes será necessário amplificação de voz com microfones. Datashow, ou retroprojetor de transparências. Transparências com definição e consignas para o exercício.

Procedimento: A vivencia inicia com a explanação do conceito de feedback: “informação oriunda de qualquer fonte que me indica como estou (se for informação interna, do meu corpo, por exemplo, ou de minhas emoções), ou como estou sendo percebido (se for de fonte externa)”. Feedback positivo: Vamos trabalhar em um círculo e vamos pedir as pessoas que olhem as pessoas a sua volta e, em contato com suas percepções amorosas, escolham dentro destas pessoas, uma pessoa; a pessoa que, na percepção dela, foi a pessoa que mais compartilhou a sua beleza interior durante estes dias de interação. Explicamos a forma em que cada um vai se aproximar da pessoa que escolheu para entregar seu feedback, que será dito de uma forma específica que estará nas transparências: “A beleza que eu vejo em você é…..e a forma como eu vejo que a compartilha é……”; a pessoa que recebe o feedback deverá responder de forma específica também: “Sim, eu sei.” ( o facilitador, enquanto explica, faz referência a que normalmente as pessoas quando recebem um feedback desta natureza, ou seja, um elogio, dizem coisas como: …se você me conhecesse melhor….) e convida as pessoas a aceitarem o feedback dizendo simplesmente a reposta: Sim, eu sei. A logística de movimentação para a entrega deste feedback é específica também: cada pessoa deve ir até onde possa ver parte dos olhos da pessoa que ela escolheu, todos de uma só vez, a voz de comando, sem de seus lugares no circulo e vão até suas pessoas escolhidas. Desta forma se formarão grupos de pessoas e então, ao comando do facilitador, começarão, todos ao mesmo tempo, exceto no caso de pessoas que escolheram eventualmente a mesma pessoa, dar aos seus escolhidos o seu feedback. Em todos os outros momentos do exercício, exceto este momento as pessoas devem estar em silêncio absoluto, e manter uma posição corporal aberta e receptiva; e o facilitador estará recordando as pessoas para experimentarem estar desta maneira e observarem o que acontece, que reações corporais aparecem por necessidade de ocultar-se e proteger-se desta expansão; Quando terminam de entregar seu feedback, voltam para uma roda do tipo “sentados a volta da fogueira”, como escoteiros, para compartilhar acerca de: como foi receber feedback positivo, e dar feedback positivo, por alguns minutos. Antes de levantarem para a próxima etapa, a facilitadora se levanta e quando se levanta tem um pedaço de papel higiênico grudado no “bumbum” propositadamente, para fazer referência a feedback negativo que vai ser trabalhado nesta próxima etapa, e então as pessoas são expostas a situação de poder dar este tipo de informação; negativa, mas útil para quem recebe a informação; a facilitadora fala então de situações do tipo, quando alguém está conversando com você e tem uma meleca pendurada no nariz, ou quando tem um feijão no dente, ou os botões da blusa desabotoados e “beleza interna” toda à mostra; e cria desta maneira uma certa descontração para convidar as pessoas a trabalhar com feedback de natureza negativa sob outra ótica; São convidados então a voltar a formação do círculo, e desta vez trabalhar com feedback negativo; da mesma forma escolherão uma pessoa, somente uma, que na sua percepção seja a que mais ocultou a sua “beleza interior” nesta jornada. E da mesma maneira vai entregar eu feedback de uma forma específica dizendo: “A beleza que eu vejo em você…..e a forma como eu vejo que você a oculta…….”; desta maneira dá a oportunidade a pessoa que recebe o feedback de natureza negativa se abrir mais para recebe-lo, e também para que ela se motive a expandir e colocar mais à disposição suas qualidades que, de qualquer maneira são percebidas pelo outro, não importa quanto se tente ocultar; o facilitador explica isso; A resposta desta rodada é também de uma forma específica: “Sim eu sei. Obrigada por me amar o suficiente e compartilhar isso comigo!” Mostrando que é preciso amor para arriscar a aprovação de si mesmo e do outro para dar feedback de natureza negativa e também para entregar esta informação desta forma construtiva; também há a intervenção e explicação desta condição por parte do facilitador; Depois, ainda de pé na posição em que entregaram feedback no círculo, se pede as pessoas que fechem os olhos e que observem que tudo que viram nos outros é o espelho do que está dentro de cada um, pois tudo o que percebemos no outro é a nossa percepção e nosso processo pessoal; e então encorajamos as pessoas a compartilharem consigo mesmo de olhos fechados de frente a um espelho imaginário o que viram no outro; É feito depois então o resgate desta interação; também na “roda da fogueira”, e o facilitador pergunta as pessoas que receberam feedback nesta rodada: como se sentiram ao receber feedback de natureza negativa desta maneira; resgatando a consciência que o que importa neste caso é a forma como a informação é dada. E pergunta as pessoas como se sentem: mais próximas ou mais distantes daqueles que escolheram lhes dar esta informação desta maneira; Depois o facilitador trabalha com o resgate das pessoas que não receberam feedback trazendo-as à consciência de que elas não receberam por algumas razões possíveis, e para que elas reflitam: ou não se expuseram demasiado, ou eram a segunda ou terceira alternativa na lista de alguém. Faz-se então o resgate de que para poder aprender, e avançar em nossa vida é preciso algum nível de exposição e a utilização de feedback para aprender e alinhar nosso caminho. E se dá oportunidade a estas pessoas de falarem de si mesmos no meio do círculo de pé dizendo especificamente: “Minha beleza interior é: ………..” Por último o facilitador pergunta as pessoas se elas teriam gostado de entregar feedback positivo a mais de uma pessoa, e convida a todos então que façam um “coquetel” de compartilhar feedback positivo indo ao máximo numero de pessoas e dizendo: “A beleza que vejo em mim e também vejo em você……….” Nesta última etapa se coloca uma música suave e permite alguns minutos para que as pessoas entreguem este feedback umas as outras. E finalizamos a experiência em clima de cooperação e reconhecimento.

Observações: Esta dinâmica deve ser aplicada para sanear problemas de comunicação entre equipes, apoiar o alinhamento de grupos de trabalho, trabalhar qualidade de vida empresarial, trabalhar integridade e honestidade em gestores, ou qualquer outro processo em que se valorize a comunicação integra e verdadeira. Estes valores devem ser praticados com congruência dentro da empresa em que se aplique esta dinâmica, do contrário, não há como manter o aprendizado como prática dentro do ambinete de trabalho.

Enviada por: Claudia Mesquita

13/07/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 2007Publicado emJogos

Revezamento

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Vitalizador

Nome: Revezamento

Objetivo: Desenvolver a integração. Aquecer o grupo. Estabelecer comunicação interna em cada time. Apresentar e aplicar o conceito de sinergia.

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 50

Duração: De 10 a 15 minutos (dependendo do tamanho do grupo)

Material Necessário: Um baralho para cada equipe.

Procedimento: 1. Divida o grupo em equipes de 5 a 7 participantes. 2. Os membros de cada equipe posicionam suas cadeiras lado a lado, formando uma linha. É melhor que cada equipe possa ver todas as outras (isso favorece a competição). 3. Diga à equipes que todos devem permanecer sentados e que se trata de uma atividade competitiva. 4. REGRAS: *Os jogadores de uma das extremidades de cada linha devem pegar uma carta de cada vez de seus baralhos , que ficam no chão, ao lado de suas cadeiras. Depois de pegá-la, devem passá-la para a mão mais próxima do colega de equipe sentado ao lado. O segundo membro da equipe, então, passa a carta para a outra mão e, a seguir, para a mão mais próxima do colega ao lado, e assim por diante. Quando o último membro da equipe receber a carta, deve empilhá-la no chão, o lado de sua cadeira. *Se algum dos integrantes derrubar uma carta, os demais têm de esperar até que ele a pegue novamente, antes de continuarem. Cada pessoa não pode segurar mais de uma carta simultaneamente. *Todas as 52 cartas do baralho devem ser utilizadas, contando-as no final do jogo. *Concede-se aos times 5 minutos para o planejamento das estratégias antes de iniciar a competição. 5. A equipe que terminar o jogo em primeiro lugar é vencedora. PONTOS PARA DISCUSSÃO 1. Como a equipe vencedora fez para ganhar? 2. Quem liderou a discussão durante os 5 minutos para o planejamento das estratégias? Por quê? 3. Quem derrubou cartas? Por quê? (Foi devido ao estresse?) 4. O período de planejamento foi valioso para as equipes? Por quê? 5. Este exercício pode ser relacionado a circunstâncias do ambiente de trabalho?

Observações:Enviada por: ArionRh
Data: 16/07/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 2007Publicado emJogos

Palavras Comuns

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Integração/ Desenvolvimento

Nome: Palavras Comuns

Objetivo: Permitir que os participantes identifiquem algumas das palavras mais comuns na escrita em língua portuguesa. Fazer com que o grupo participe de um processo de tomada de decisão. Animar o grupo.

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 0

Duração: De 30 a 60 minutos

Material Necessário: Flipchart ou transparência para retroprojetor, preparada com antecedência.

Procedimento: 1. Informe os membros do grupo que eles vão ter de decidir quais são as palavras usadas com maior freqüencia na língua portuguesa escrita. 2. Os participantes, em seguida, reúnem-se para decidir quais seriam essas palavras mais comuns. Dê-lhes o prazo de 20 a 40 minutos para chegarem a uma decisão final. 3. Vencido o prazo, promova uma discussão a respeito do processo de tomada de decisão que utilizaram. Quando esta frase estiver terminada, a classificação correta poderá ser passada ao grupo. PONTOS PARA DISCUSSÃO 1. Como chegaram a uma decisão? 2. Quem conseguiu empregar os mais eficazes argumentos lógicos? 3. Quem se tornou o líder informal durante o processo de decisão? Por quê?

Observações:

Enviada por: ArionRh
Data: 16/07/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Subindo a Montanha

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

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Família: Desenvolvimento

Nome: Subindo a Montanha

Objetivo: Possibilitar aos participantes o processo simulado de alcance de objetivos, suas dificuldades, perseverança, superação e auto motivação.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0


Duração: Aproximadamente 60 minutos
Material Necessário: Equipamento de som (CD, cassete ou similar)
Procedimento: a. Informar aos participantes: “Você vai fazer uma viagem a pé. Será uma trajeto muito longo, por isso você não deve levar muito peso – só o básico necessário, pouca roupa, tênis confortável, bebida energizante, protetor solar e muita disposição. Até o final da sua viagem, você deverá comtemplar um grande objetivo que você espera”; b. Solicitar que todos deitem no chão ou fiquem o mais confortáveis possível; c. Colocar uma música instrumental leve, porém ritmada, no início – dando idéia de caminhada, trajeto a percorrer; d. “Você está começando a sua viagem agora… Ainda está dentro da cidade, observa as ruas, os carros, as casas, as pessoas. É muito cedo, a brisa está fria, está um dia bonito”; e. “Agora você está deixando a cidade, pegou um trecho de asfalto… poucas casas, quase gente nenhuma, um ou outro carro que vai ou vem”; f. “A estrada, agora, é de cascalho, um pouco estreita, algumas árvores, vegetação rasteira, bem verde… Começou a chover suavemente, mesmo com o sol, e você está comtemplando um arco-íris”; g. “O sol está ficando mais quente, já é quase meio-dia, você já não vê mais ninguém… está andando sozinho, precisa parar um pouco, mas não vê nenhuma árvore – está um grande descampado”; h. Você, agora, está avistando ao loge, algumas árvores. Apressa o passo. Sabe que precisa chegar ao seu objetivo antes do anoitecer”; i. “Um som gostoso de água – parece cachoeira – lhe chega aos ouvidos. Você começa a descer um trecho, onde já avista lá embaixo, muitas árvores e uma linda queda d’água formando um lago”; j. “Aproveite e tenha seu merecido descanço. Tome banho, delicie-se com as frutas e a água cristalina… Dê um tempo pra você”; k. “As horas estão passando, já são quase três da tarde e você tem ainda um bom pedaço de caminhada. Um trecho de árvores e muita sombra…”; l. “A caminhada, a partir de então, oferece alguns riscos – cuidado com insetos, espinhos e cobras”; m. “O trajeto começa a ficar íngreme e você já avista a montanha, onde, lá em cima, está seu objetivo… Muitas pedras, as dificuldades são maiores, mas a parada que você fez e o vislumbre da chegada à reta final lhe dão um ânimo novo”. n. “Você já subiu mais da metade da montanha. Pára um pouco. Assenta-se numa pedra. Olha para baixo. Visualiza tudo o que ficou para trás. Avalia o quanto você já fez”; o. “Continua… O vento, agora sopra mais frio. Já são mais de quatro da tarde e você já pode avistar o topo. Falta pouco”. p. “Você está a alguns metros do topo da sua montanha, de chegar ao seu objetivo. O vento está muito forte, e você tem que redobrar os seus cuidados. Falta quase nada agora”; q. “Você está avistando o platô… Mas tem uma surpresa para você agora: ao longo de toda a montanha, tem um muro… um muro mesmo! Mas o que é que um muro está fazendo no alto da montanha?! r. “Ok pessoal!… Vamos retornar, voltem às suas cadeiras. Terminou nossa viagem”. PROCEDER TODOS OS COMENTÁRIOS POSSÍVEIS: 1. Como foi a sua viagem? 2. Quais as dificuldades? 3. O que o motivou a continuar? 4. O que significa esse muro? 5. O que você fez com ele?

Observações: Destinado a qualquer grupo, mesmo formado por pessoas não conhecidas. Dependendo do ambiente, a quantidade pode ser dimensionada à vontade – até para grandes auditórios.

Enviada por: ArionRh 
Data: 27/07/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Caiu em mim

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Recreação/ Integração

Nome: Caiu em mim

Objetivo: Esta dinâmica pode ser considerada um exercício de integração, no entanto, é mais adequada para grupos que já se conhecem, objetivando o laser e a descontração.

Mínimo de Participantes:

Máximo de Participantes:

Duração:

Material Necessário: Papeletas e lápis para cada participante.

Procedimento: 1. Orientar para que todos fiquem assentados em círculo; 2. Distribuir papeletas e lápis para cada participante; 3. Cada pessoa escreverá na sua papeleta alguma coisa que o vizinho da direita realizasse. Pode ser qualquer coisa: imitar alguém, cantar uma música, imitar um animal, etc; 4. Deverão assinar o nome nas papeletas 5. O facilitador recolhe todas as papeletas; 6. Após recolher as papeletas, dá o mote: “Aquilo que você quiser para si não deve desejar para os outros… Portanto, o que você escreveu na sua papeleta, quem vai executar é você! 7. Iniciar por voluntários, até que todos tenham concluído.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 04/08/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Estamos Todos no Mesmo Saco

Família: Integração/ Desenvolvimento

Nome: Estamos Todos no Mesmo Saco

Objetivo: Todos os participantes deverão percorrer um determinado caminho juntos dentro de um saco gigante.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 40

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Material Necessário: Um saco gigante, confeccionado com tecido utilizado para forro de biquínis e sungas, pode ser adquirido em lojas de venda de tecido por quilo. Ele vem em formato tubular, então é só medir a altura do saco que você acha ideal, cortar, costurar e está pronto.

Procedimento: – Podemos iniciar o jogo (por exemplo, com 40 pessoas) questionando se todo o grupo caberia dentro deste saco gigante. Após a constatação de que é possível todos entrarem podemos estipular um percurso a ser percorrido pelo grupo. – O grupo poderá a qualquer momento fazer um pedido de tempo para a escolha de novas estratégias. – Posteriormente podemos aumentar o desafio e o grau de dificuldade colocando novos obstáculos no caminho a ser percorrido. – O jogo termina quando os participantes atingem o objetivo.

Observações: Este jogo facilita a vivência de valores e o surgimento de questões bem interessantes como: – Desafio comum: percepção clara de interdependência na busca do sucesso. – Trabalho em equipe: a importância de equilibrarmos nossas ações e harmonizarmos o ritmo do grupo. – Comunicação: importância do diálogo na escolha da melhor estratégia para continuar jogando. – Respeito: pelas diferenças possíveis de encontrarmos em um grupo como: tipo físico, idade e diferença de opiniões. – Persistência: na afinação do grupo e na importância de manter o foco no objetivo. – Alegria: este também é um jogo para rir muito, a própria situação em que o jogo acontece já nos inspira a rir.

Enviada por: AncoraRh 
Data: 04/08/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Crachá Criativo

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

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Família: Vitalizador

Nome: Crachá Criativo

Objetivo: Apresentação, integração, criatividade, expectativas, descontração, aquecimento, percepção de si/do outro, identificação, sensibilização, vitalizador, relacionamento interpessoal.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 15

Duração: Aproximadamente 40 minutos.

Material Necessário: Cartolina, canetas coloridas, lápis, cola, tesoura, revistas, jornais, papel sulfite, fita adesiva.

Procedimento: Utilizando diversos materiais cada participante constrói o crachá mais bonito que puder fazer, naquele momento. Deixar espaço em branco para colocação do nome, porém não escrevê-lo. Após o término, o Facilitador recolhe os crachás e os distribui aleatoriamente. Neste momento os participantes escrevem os nomes nos crachás que receberam. Cada participante tenta descobrir quem fez o crachá e o porque acredita ser aquela pessoa. Quem executou se apresenta e tenta, então, descobrir quem fez o seu crachá. Assim sucessivamente até o término.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 04/08/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200713 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Redação em Corrente

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Recreação

Nome: Redação em Corrente

Objetivo: Percepção, sintonia, expectativas, interação, criatividade, descontração, sensibilização, comprometimento, avaliação, motivação, conhecimentos teóricos, análise e síntese.

Máximo de Participantes: 20

Duração: Aproximadamente 15 minutos

Material Necessário: Folha Sulfite

Procedimento: Escrever, em uma folha, uma palavra qualquer para iniciar a corrente da redação (por exemplo: EU, NÓS, SE, TALVEZ, SEI QUE, ESPERO, etc.). Cada participante contribui com a redação, colocando uma palavra ou pequena frase que dê continuidade. Sucessivamente, todos os participantes escrevem. O exercício se encerra após avaliação do que foi escrito.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 04/08/2004

Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Queimar o Rabo do Dragão

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

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Família: Integração

Nome: Queimar o Rabo do Dragão

Objetivo: Aquecimento, trabalho em equipe, interação.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 0

Duração: O tempo que quiser

Material Necessário: Bola de pano ou outra material macio.

Procedimento: Formar um círculo com duas pessoas no centro, a de trás segura na cintura da pessoa que está na frente. Com uma bola de pano as pessoas do círculo tentam queimar a pessoa que está no “rabo do dragão”. Quando alguém queima, quem era rabo passa a ser cabeça, e o rabo volta para a roda. E assim sucessivamente.

Observações: Nesta dinâmica podemos perceber que não conseguimos nada sozinho, não posso prejudicar meu companheiro para me sair bem. Estamos juntos!!! Nos jogos cooperativos ninguém perde, todos participam juntos. Não existe perdedor, todos são ganhadores.

Enviada por: Giovana Del Trejo
Data: 13/08/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 200713 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Tempo I

 [[[include:anc_valida.php]]] Família: Desenvolvimento

Nome: Tempo I

Objetivo: Possibilitar a reflexão sobre mitos e verdades acerca da administração do tempo, bem como promover integração grupal e conhecimento entre as pessoas.

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 40

Duração: 5 minutos

Material Necessário: Cartelas previamente preparadas, em cartolinas simples ou plastificadas, contendo frases sobre “TEMPO” (vide sugestões das frases ao final). Cada cartela deverá estar cortada ao meio (dividida em duas partes, na forma mais criativa do facilitador).
Procedimento: O facilitador deve ter preparadas, com antecedência, as cartelas contendo as frases e organizá-las em pares (cada trecho de cada frase junto com o outro trecho complementar). a. Escolher previamente as frases que achar conveniente, adequando-as ao tema, ou utilizar as sugeridas ao final dessa dinâmica; b. Distribuir aleatóriamente cada metade de cada cartela às pessoas participantes do grupo, tendo o cuidado para que as frases/cartelas distribuídas de fato se complementem; c. Orientar que cada pessoa procure o complemento da sua frase, sente com a respectiva pessoa e conversem durante 5 minutos sobre o conteúdo da cartela; d. Voltar ao grupão e ouvir cada dupla, abrindo para comentários adicionais das demais duplas. Ao final, o facilitador pode complementar, a seu critério, ou proceder à apresentação do tema, aproveitando as considerações do próprio grupo. Com certeza, será um momento de aprendizado bastante rico. FRASES SOBRE “Tempo”: # O tempo voa. # Não temos tempo suficiente. # Precisamos compensar o tempo gasto. # “O tempo não pára, e no entanto, ele nunca envelhece”. # O dia foi feito para trabalhar e a noite para descansar. # As decisões mais demoradas são as mais importantes. # Delegar poupa responsabilidade, preocupações e tempo. # Minha dificuldade em dizer “não” tem atrapalhado o aproveitamento do meu tempo. # Embora a vida seja uma só, sempre há tempo para recomeçar. # Procuro resolver as crises quando elas surgem, ao invés de ficar me preocupando em como evitá-las. # O amanhã a Deus pertence. # Não adianta ter objetivos pessoais num mundo que está sempre mudando. # O momento de viver é hoje, por isso é chamado de presente. # “Há tempo para todo o propósito, embaixo dos céus e na terra”.

Observações: Se destina a grupos que estejam em processo de treinamento (área de Desenvolvimento Gerencial ou, especificamente, Administração do Tempo). No entando, fica a critério do facilitador aplicar a metodologia para a discussão de qualquer tema – basta elaborar as frases de acordo com o que vai desenvolver.

Enviada por: ArionRh 
Data: 24/08/2004


Publicado porMarketing Leme15 de agosto de 2007Publicado emJogos

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