fbpx
Pular para o conteúdo

nsite

Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano

  • ■ Home
  • Quem Somos
  • Produtos e Serviços
    • Avaliação de Desempenho
    • Gestão por Competências
    • Desenvolvimento de Líderes
    • Remuneração e Benefícios
    • Clima Organizacional
    • Planejamento Estratégico
    • Assessment & Coaching
    • Palestras, Workshops, Convenções e Eventos Motivacionais
    • Desenvolvimento de Equipes
    • Técnicas de Vendas e Negociação
    • Técnicas de Comunicação
    • Formação de RH Estratégico
    • Preparação para a Aposentadoria
    • Implantação de Ensino a Distância
  • Educação Corporativa | Treinamento & Desenvolvimento
    • Abertos
    • In Company
  • Organizações Atendidas
  • Multimídia
  • Contato
  • Extranet

Atividade da Colheita

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Motivacional

Nome: Atividade da Colheita.

Objetivo: Proporcionar ao treinando um momento de retrospectiva sobre suas realizações e mostrar a importância de deixarmos marca na vida das pessoas.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 15 minutos aproximadamente.

Material Necessário: Papel sulfite ( nº igual ao de participantes), caneta ou lápis.

Procedimento: 1. Entregue 1 folha de sulfite e caneta/lápis para cada participante e pedir que deixem sobre a mesa; 2. Oriente para que os treinandos fiquem sentados da forma mais confortável que conseguirem e que fechem os olhos; 3. Coloque uma música instrumentada; 4. Diga que a partir deste momento deverão deixar de lado o contexto social e todos os problemas e tensões acumulados durante a semana . Pensem apenas no agora, pense em você. Olhe para dentro de si e pense na sua vida , em toda sua trajetória até o momento presente. Sua faculdade, sua vida profissional, a vida pessoal construída. Tudo o que você realizou , todo sucesso alcançado. Ao pensar nisto, tente lembrar das pessoas especiais que passaram por você na vida. Seu primeiro amigo na escola, seu primeiro namorado, seu gerente. Ao lembrar destas pessoas , pense porque elas foram tão especiais para você. Como marcaram sua vida ? Qual aprendizado trouxeram ? Pense apenas em sentimentos bons, mas se alguma outra lembrança lhe ocorrer, procure lembrar qual aprendizado este momento proporcionou?; 5. Peça para que os treinandos comecem a abrir os olhos e se mexam na cadeira de maneira vagarosa, sem pressa; 6. Agora tente escrever na folha de sulfite entregue a você, todos os sentimentos que vieram a sua mente. Todo aprendizado, resultado deste tempo todo de vida, acumulado por você e que recebeu contribuição de tantas pessoas importantes na sua vida. ( ex: amizade, amadurecimento, tolerância, proteção); 7. Peça que recortem em torno de cada palavra escrita; 8. Oriente para que coloquem todos os pedacinhos de papel em volta de si; 9. Diga que ao longo da vida plantamos sementes e colhemos realizações assim como as sementes que vocês simbolicamente representam por estas papeletas; 10. Preste atenção quanta coisa boa está rodeando você. Muitas vezes tendemos a não dar atenção para nossas realizações, querendo fazer sempre mais e mais sem nos permitir desfrutar de sementes que deram muitos bons frutos e flores; 11. E até mesmo tendemos a valorizar mais o que o outro já conquistou. Pois bem, conscientize-se de quão realizador(a); 12. Agora como num ato simbólico gostaria de convidar a todos vocês a colherem as boas sementes que plantaram; 13. Sentimentos bons são como riquezas, e como tal se não forem compartilhadas perdem seu valor; 14. Vamos compartilhar? Troque suas sementes com seus amigos; 15. Neste momento o grupo se levanta e circula pela sala trocando entre si “ as sementes de experiência de vida”.

Enviada por: AncoraRh
Data: 27/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 2007Publicado emJogos

Assalto ao Banco

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Integração

Nome: Assalto ao Banco

Objetivo:

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 20 minutos.

Material Necessário: –

Procedimento: O banco de Araruta está localizado na Praça Central da Cidade, em uma rua de mão única, onde só podem circular carros fortes, caminhonetes de serviço público, carros de polícia e de bombeiros. Ao lado oposto da praça fica estacionado uma carro de polícia. Neste banco trabalham 07 caixas, 03 auxiliares, 01 subgerente, 01 secretária e 01 gerente, que é muito nervoso. Nos caixas ficam os alarmes. Na vigilância estão 03 guardas. O movimento de pessoas é pequeno, mas o volume de dinheiro é grande principalmente nos dias 10 e 30 de cada mês. Em função disso, foi instalado um cofre de comando eletrônico que abre automaticamente duas vezes por dia às 9:30 e às 16:55h. Você soube que neste mês haveria um depósito extra de R$25 milhões e resolveu assaltar o banco. Você tem 20 minutos para organizar o assalto.

Enviada por: AncoraRh
Data: 27/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 2007Publicado emJogos

Aprendendo

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Integração/ Vitalizador

Nome: Aprendendo

Objetivo: Apresentações.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 15 minutos aproximadamente.

Material Necessário: Um objeto pequeno (uma bola).

Procedimento: 1. Formar um círculo e explicar aos participantes que nós daremos uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros. Quem estiver com a bola deve passá-la a outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato por exemplo ou tenho um cachorro). 2. Quando todos tiverem falado, explicar que na Segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.

Enviada por: AncoraRh
Data: 26/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 2007Publicado emJogos

A Ilha

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: A Ilha

Objetivo: Criatividade, cooperação.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 5 minutos.

Material Necessário: –

Procedimento: Coloque um grande tapete sobre o chão e mande os participantes ficarem em cima do mesmo. Em seguida, diga que aquilo é uma ilha. Tudo em volta, conseqüentemente, é mar. O que fariam?

Observações: Geralmente todos ficam andando de um lado ao outro. Encerre o tempo. Dificilmente alguém demonstra a iniciativa de se associar a um colega e busca uma alternativa para sair dali de forma enfática. Ninguém “pisa” na água, buscando sair a nado ou explorar a existência de uma ilha mais estruturada nas proximidades. Na situação do dia-a-dia, é importante demonstrar criatividade, iniciativa e desprendimento.

Enviada por: AcoraRh
Data: 26/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 2007Publicado emJogos

Engarrafamento

Família: Desenvolvimento/ Recreativa

Nome: Engarrafamento

Objetivo:

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 10 minutos.

Material Necessário: –

Procedimento: Coloque todos os participantes em fila indiana. Mande-os afastar as pernas. Em seguida dê a seguinte instrução: – Quero que cada um, na sua vez, engatinhe pelo “corredor de pernas” a partir da extremidade “tal”. Eu farei o mesmo pelo outro lado. Ao me encontrarem no corredor, quero que bolem uma estratégia para me tirarem do caminho, de forma que possam atravessar até o final.

Observações: Vão tentar expulsá-lo, tirá-lo do caminho…mas ninguém vai simplesmente pedir “dá licença?”

Enviada por: AncoraRh
Data: 15/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Balão-bol

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Recreativa/ Vitalizador

Nome: Balão-bol

Objetivo: 1. Permitir que os participantes tenham a chance de trabalhar como uma equipe. || 2. Fazer o grupo se movimentar. || 3. Estimular a participação em diversos processos de tomada de decisão. || 4. Levar o grupo a verificar o quão competitiva a maioria das pessoas é.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 0

Duração: de 15 a 30 minutos.

Material Necessário: Um pacote de balões de ar.

Procedimento: 1. Informe o grupo que eles vão participar de um novo jogo denominado “Balão-bol”. O objetivo desse jogo é fazer tantos gols quanto possível no tempo regulamentar. O grupo é dividido em duas equipes menores. As equipes também têm de decidir onde serão os gols (podem ser duas paredes opostas). Um gol é marcado quando a parede determinada for atingida pelo balão. Elas também têm que inflar os balões. Podem ser necessários diversos deles, uma vez que tendem a estourar com facilidade. 2. Depois que o grupo se tiver dividido em 2 equipes menores, eles devem decidir para que lado cada uma quer atacar. Após tomarem essa decisão, os membros da equipe devem posicionar-se ao longo da sala. Tendo a pessoa assumido uma posição, não é mais permitido que saia dela até o fim do exercício. 3. Sinalize para o grupo o início do jogo. O placar deve ser registrado pelos jogadores. Uma discussão deve ser promovida ao fim do exercício. NOTA: A instrução original determina que os participantes devem fazer a maior quantidade de gols possível. As equipes competiram umas contra as outras ou elas trabalharam juntas? Se elas tivesses trabalhado juntas, o placar seria maior do que se estivessem competindo uma contra a outra. A maioria das pessoas tende a achar que deve competir em tudo.

Observações: PONTOS PARA DISCUSSÃO 1. O trabalho em equipe foi usado com eficácia? Por quê? Por que não foi? 2. Qual foi o placar final? 3. Este placar é aceitável? (veja Nota em procedimento).

Enviada por: ArionRh
Data: 06/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 2007Publicado emJogos

Estamos Amarrados!

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Integração/ Desenvolvimento

Nome: Estamos Amarrados!

Objetivo: Exercitar a liderança, planejamento, capacidade de superação do grupo, comunicação e quebra de paradigmas.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 30

Duração: Aproximadamente 60 minutos.

Material Necessário: Pedaços de barbante com 40 cm de comprimento (um por participante).

Procedimento: a. Entregar um pedaço de barbante para cada pessoa e sugerir que todos se amarrem uns aos outros pelos pulsos, com cuidado para não se machucarem. b. Orientar, salientando que eles estão “livres” para fazer o que quizerem ou puderem, só NÃO PODEM SE SOLTAR – DEVEM PERMANECER AMARRADOS. c. Permanecer com a vivência durante uns trinta minutos, podendo diminuir ou aumentar o tempo, dependendo das ações que o grupo começar a desenvolver. Proceder aos comentários necessários ao final: * O que as amarras podem representar? * Por que nos soltamos (ou) por que não nos soltamos? * Por que não questionar as regras?

Observações: Destinado a qualquer grupo, preferencialmente formado por pessoas que trabalhem juntas ou já convivam. Até trinta pessoas.

Enviada por: ArionRh
Data: 06/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 2007Publicado emJogos

Rótulos

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: Rótulos

Objetivo: Possibilitar ao grupo experimentar sentimentos de rejeição e auto-crítica, bem como exercitar argumentação e negociação.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 20

Duração: Aproximadamente 40 minutos.

Material Necessário: Frases, palavras ou expressões confeccionadas em tiras de cartolina, com 5 cm de largura, grampeadas, de modo que se fixem nas cabeças dos participantes.

Procedimento: a. Dividir os participantes em duplas. b. Colocar, na cabeça dos membros de cada dupla, um rótulo (vide sugestões de modelo ao final), de modo que o “dono” do rótulo ñ saiba o que está escrito no seu rótulo. c. Orientar que cada dupla – uma após a outra – faça a representação EXATAMENTE do que está escrito. d. “Conversem entre si…” (é interessante que a pessoa que está com o rótulo escrito tenta se aproximar para conversar, mas não entende por que a outra pessoa está agindo tão estranho). Ao final, procedera os comentários, explicações e revelações. SUGESTÕES DE EXPRESSÕES PARA “RÓTULOS” * Concorde comigo * Agrida-me * Ignore-me * Afaste-se de mim * Ria de mim * Cuidado! Eu mordo * Abrace-me * Estou carente * Sou perigoso * Sou mentiroso.

Observações: Destinado a qualquer grupo, preferencialmente formado por pessoas que já trabalhem juntas ou já convivam. Aproximadamente vinte pessoas.

Enviada por: ArionRh
Data: 06/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 2007Publicado emJogos

Palitos

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: Palitos

Objetivo: Exercitar a liderança, comunicação, incitar à criatividade, quebrar paradigmas.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 60 minutos.

Material Necessário:  Palitos de fósforos – equivalente a trinta unidades por subgrupo.

Procedimento: a. Dividir o grupo em subgrupos de cinco pessoas. b. Nomear cada participante de cada subgrupo com as seguintes designações: ‘instrutor-líder’, ‘operativo’ e ‘fiscal-auditor’. c. Distribuir vinte palitos para cada subgrupo. d. Informar que só é permitido falar o ‘instrutor-líder’, o ‘operativo’ apenas cumprirá as instruções (deverá estar de olhos vendados), e o ‘fiscal-auditor’ deverá ficar observando. d.1. – Os ‘fiscais-auditores’ serão sempre de outros grupos (ou seja, estarão em grupos trocados). e. Estabelecer o tempo de dez minutos para cada participante exercer a sua função. f. Informar que o ‘instrutor-líder’ deverá orientar o ‘operativo-cego’ na construção de uma “fogueira” (quatro palitos empilhados sobre outros quatro, cruzados e, assim, sucessivamente, até chegar ao topo e terem se esgotado os palitos ou o tempo de execução). g. Inverter os papéis e repetir os procedimentos. h. Direcionar os comentários, observações e aprendizados.

Observações: Destinado a grupos de liderança, equipes que trabalham juntas, pessoas em processos de desenvolvimento gerencial.

Enviada por: ArionRh
Data: 06/05/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 2007Publicado emJogos

A Casa

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: A Casa

Objetivo: Proporcionar a auto-avaliação de valores, história de vida pessoal, “rever-se” ou projetar-se em objetos ou ambientes, rememorando situações visando a fechar gestalts.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 20

Duração: Aproximadamente 40 minutos.

Material Necessário: Equipamento de som (CD, cassete ou similar), com a música “A Casa” (Toquinho & Vinícius).

Procedimento: Antes de iniciar, o facilitador contextualiza o grupo, dizendo que cada pessoa irá visualizar, mentalmente, a sua casa (ou algum ambiente, local onde já viveu, com que tenha familiaridade) e se identificar com algum objeto, projetando a si próprio nesse objeto. Convidar os participantes a se espalharem pelo ambiente, no chão, que deverá estar sem cadeiras e limpo. Colocar a música “A Casa” e sugerir que, durante a execução, as pessoas procurem “viajar” até o local que gostariam de rememorar ou “estar” nesse momento. Escolher o objeto ou ambiente desse local lembrando e projetar-se nele. Pensar em como seria sendo o próprio objeto ou ambiente e por quê. Cada pessoa poderá escrever as suas “imagens” ou, simplesmente, ao final, verbalizar os seus sentimentos ou relatos. O que significa voltar para casa? Como é o meu lar?

Enviada por: ArionRh
Data: 22/04/2004

Publicado porMarketing Leme13 de agosto de 2007Publicado emJogos

Navegação por posts

Posts mais recentes 1 … 144 145 146 147 148 … 155 Posts mais antigos

ASSINE A NEWSLETTER


Você receberá as próximas publicações do blog e poderá remover sua assinatura a qualquer momento.


Conforme a Política de Privacidade, nós não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam!


Assine o Feed (RSS)

PESQUISAR

Você está em:

Início » Page 146
a

+ CONTEÚDO RICO

LIVROS

Publicações | Literatura produzida pelos profissionais da Leme Consultoria.


MULTIMÍDIA

E-books, Vídeos, Lives, Minicursos e muito mais, tudo gratuito para baixar ou acessar!

Lemeflix!


Maratone na Lemeflix!

Maratone na Lemeflix! Conteúdos exclusivos em vídeo para você.

Temos mais uma novidade: a “Lemeflix” é um repositório de streamings exclusivos da Leme, com tudo o que você precisa saber sobre RH e as rotinas de Gestão de Pessoas. São minicursos, vídeos, lives e muito mais, em uma só plataforma. E o melhor: tudo gratuito! Pega e pipoca e corre lá!

BORA VER!

COMPARTILHE

FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

VITRINE

Destaque

Galera.App: entenda mais sobre essa novidade!

▶ SAIBA MAIS

NOVO ARTIGO

  • 20/11 – Consciência Negra | Por que esse dia é importante?
    20/11 - Consciência Negra | Por que esse dia é importante? </br>
    Não é possível que as empresas, entre as maiores stakeholders do país, furtem-se do dever de posicionarem-se em definitivo contra o preconceito.

OUTROS ARTIGOS

Futuro do RH

Futuro do RH:
Arquitetura de Cargos e Carreiras de Tecnologia

guia salarial 2021

Guia salarial gratuito: dicas para você aproveitar melhor as informações

20/11 – Consciência Negra | Por que esse dia é importante?

Novas funcionalidades para LGPD

Tweezer.jobs: funcionalidades para adequação da sua empresa à LGPD

lgpd e o recrutamento e selecao

LGPD e o Recrutamento e Seleção

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

▶ MAIS ARTIGOS

EVENTOS

  • Black November da Leme – Melhor do que uma black friday é o mês inteiro de promoções!Black November da Leme - Melhor do que uma black friday é o mês inteiro de promoções!
      A Leme Consultoria e a Leme Tecnologia lançaram, no dia 10/11, a Black November Leme, com descontos incríveis. da Redação | 12/11/2021 ▶ Dia 10 de novembro de 2021 começou o período de promoções especiais da Leme para softwares e treinamentos. A promoção é válida para contratações e matrículas realizadas até o dia 30/11/2021. Por isso, é melhor correr para aproveitar. Na Leme Academy, todos os cursos de Softskills e EaDs assíncronos com ou sem mentoria estão com até 50% de desconto no valor da matrícula. Além disso, todos os cursos na plataforma podem ser parcelados em até 12 vezes sem juros no cartão – ou seja, você se capacita agora mesmo e só termina de pagar lá no final do ano que vem, com parcelas muito baratas. Veja mais Ah! Mesmo os cursos com aulas on-line, como o de Business Partner de Rh e o de Plano de Cargos, Carreiras e Salários, estão com valores especiais também – ...
   ▶ OUTROS EVENTOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Galera.App: entenda mais sobre essa novidade!

On  10 de novembro de 2021

Vote na Leme Tecnologia!

On  26 de maio de 2021

Leme Tecnologia agora no Instagram!

On  25 de maio de 2021

Confira o expediente de Final de Ano da Leme em 2020

On  11 de dezembro de 2020

Chegou o Guia LW de
Salários e Tendências de mercado!

On  6 de fevereiro de 2020

Treinamentos Abertos em SP:
saiu a agenda da Leme Consultoria

On  6 de dezembro de 2019

▶ MAIS NOTÍCIAS

Voltar ao Blog

Siga-nos!

FacebooktwitterlinkedinrssyoutubeinstagramFacebooktwitterlinkedinrssyoutubeinstagram

Próximos Treinamentos Abertos

▪Plano de Cargos e Salários integrado com Remuneração Estratégica

28 a 30/9/20 - São Paulo

▪Formação em Gestão do Desempenho por Competências

9 a 13/11/20 - São Paulo

▪Consultoria Interna de RH – Business Partner

12 a 14/8/20 - São Paulo

▶ VEJA MAIS

nsite, Orgulhosamente desenvolvido com WordPress.