Sinopse: Um oficial da Guerra Civil americana que é considerado um herói resolve se afastar da civilização, indo morar em terras indígenas. Lá o contato que passa a ter com a natureza e os próprios índios muda seus conceitos sobre a vida. Dirigido e estrelado por Kevin Costner (O Mensageiro). Vencedor de 7 Oscars.
Descrição de Cena Sugerida: (42:09 Até 44:29) Nesta cena, mudar foi algo necessário para que os índios aceitassem o personagem principal, admitindo suas qualidades e hombridade.
Sinopse: Após o sultão ordenar que sua filha, a princesa Jasmim, ache um marido rapidamente, ela foge do palácio. Jasmine encontra um tipo meio malandro, Aladdin, que conquista seu coração. Porém ambos são achados pelos guardas de Jafar, o vizir do sultão. Jafar criou um feitiço para dominar o sultão, se casar com Jasmim e se tornar ele mesmo o sultão. Além disto finge que cometeu um engano e mandou decapitar Aladdin, que na verdade está vivo, pois Jafar precisa dele para conseguir uma lâmpada mágica, que é a morada de um poderoso gênio. Mas o plano de Jafar falha, pois Aladdin fica com a lâmpada graças a intervenção de um pequeno macaco, Abu, seu fiel mascote. Quando descobre que há na lâmpada um gênio poderoso, que pode se transformar em qualquer pessoa ou coisa e que lhe concederá três desejos, Aladdin planeja usá-los para conquistar Jasmm, sem imaginar que Jafar é um diabólico inimigo, que precisa ser detido.
Descrição de Cena Sugerida: (33:13 até 35:27) Aladdin e seu Macaquinho estão no interior de uma caverna, quando um tapete mágico aproxima-se, curioso desejando fazer amizade. Nesta cena somente Aladdin fala, mas fica explicito o entendimento através de uma comunicação não verbal.
Sinopse: Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita é destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.
Descrição de Cena Sugerida: (56:19 até 1:00:00) Neste momento, formigas e insetos unem-se para construir um pássaro e realmente voam com ele, atingindo o objetivo do Grupo.
Sinopse: Numa fazenda em Yorkshire, a galinha Ginger busca incessantemente um meio de conseguir escapar do fim trágico que seus donos reservaram para ela e seus semelhantes. Após várias tentativas frustradas, surge na granja o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. O tempo de Ginger e Rocky é curto: os Tweedy, donos da fazenda, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, que em breve entrará em operação.
Descerição de Cena Sugerida: (14:24 até 18:34) Neste momento as Galinhas, reúnem-se com o objetivo de traçar um plano de ação para aprender a voar e fugir do fim trágico de tornar-se “Torta de Galinha”.
Sinopse: Chuck Noland (Tom Hanks) é um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens ocorre um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar à civilização.
Descrição de Cena Sugerida: Este filme pode ser apresentado na íntegra, para que seja feita uma comparação da vida que o Personagem levava e a flexibilidade que teve de ter para adaptar-se a sua nova realidade.
Descrição de Cena Sugerida: (20:15 até 31:00) Este momento do filme expressa toda a capacidade que o homem tem de adaptar-se ao ambiente e as diferentes situações ao seu redor. Nesta cena Noland chega até a ilha deserta, na qual passará anos e já começa a procurar formas de sobreviver e descobrir maneiras diferentes de fazer coisas que pareciam simples e comuns, antes do acidente.
Material Necessário: Crachá para todos os participantes com nome bem visível.
Procedimento: – Todas as pessoas em círculo. – O focalizador chama uma pessoa da roda e chama seu nome, andando em sua direção. – A pessoa chamada tem que sair do lugar antes de o focalizador chegar. Para isto, tem que chamar outra pessoa da roda e dirigir-se a ela, e assim sucessivamente. Penalidade: Quem dá o passo antes de chamar o nome, vira “estátua”. Retorno: para sair da “estátua”, o participante tem que ser chamado por outra pessoa, que automaticamente vira “estátua”.
Observações: – Antes de dar uma passo, a pessoa tem que chamar o nome de outra.
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.
Objetivo: Obter o maior número de assinaturas numa folha.
Mínimo de Participantes: 5
Máximo de Participantes: 25
Duração: 1 minuto.
Material Necessário: Uma caneta para cada participante e bastante sulfite.
Procedimento: – Antes de começar a contar o tempo, todos devem estar sentados com a caneta na mão. – Qualquer outro detalhe é estratégia do grupo. – Findo o tempo, pergunte se alguém conseguiu a assinatura de todos os participantes. – Verifique se o grupo quer melhorar sua marca e conceda um tempo para se organizarem, sem interferir. – Antes de começar a marcar novamente o tempo, retire as folhas já utilizadas.
Observações: Não vale repetir assinaturas. Não vale inventar assinaturas.
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.
Material Necessário: – Balde com água – Uma bola (bomba) – Uma revista (que não pode ser rasgada) – Duas folhas de papel sulfite – 1,5m de barbante – 60cm de fta crepe
Procedimento: – Sua Equipe faz parte de um Esquadrão Especial de desarmamento de bombas que tem como obejtivo desativar todas as bombas que se encontram na área. – Para neutralizar a bomba (bolinha), ela deve ser colocada suvemente dentro da água que está no balde. – Nenhuma parte do corpo humano pode chegar a menos de 1,5m de distância do balde sob o risco da bomba explodir. – A bomba não pode ser jogada: se bater com força em qualquer coisa ela explode. – A água do balde não pode espirrar fora porque ela também faz explodir a bomba. – A Equipe pode utilizar apenas o material que recebeu para desmontar a bomba, lembrando que a revista deve ser devolvida sem rasgar no final da operação.
Material Necessário: Uma bolinha ou folha de papel sulfite amassada.
Procedimento: Consígnia: Formem subgrupos de 6 pessoas. Cada subgrupo fica com uma bolinha (“batata quente”). O focalizador fala “batata quente, quente, quente…” enquanto a bolinha vai circulando de mão em mão, no sentido anti-horário. Quando o focalizador disser “queimou”, quem estiver de posse da “batata quente”, cumpre a tarefa. Tarefa: entregar a “batata quente” ao próximo que está a sua direita e falar 5 palavras que comecem com a letra indicada pelo focalizador antes que a “batata quente” chegue novamente às suas mãos.
Observações: O número de palavras deve ser um a menos que o número de pessoas do grupo.
Material Necessário: Uma bexiga de gás e uma cesta, dentro da qual caiba a bexiga.
Procedimento: Coloque a cesta em um extremo da sala e reuna os jogadores no outro extremo. Todos estão no mesmo time e o objetivo é fazer uma cesta assim que o focalizador jogar a bexiga para cima. O detalhe é que só podem mover a bexiga assoprando. Se a bexiga cair no chão ou tocar em algum jogador, o focalizador pega a bexiga e volta ao extremo oposto da cesta, começando tudo de novo. Depois, partilhar brevemente em círculo.