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Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano

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O que é Remuneração Estratégica?

Segundo Romeu Huczok, chamamos de Remuneração Estratégica um sistema de pagamento de valores aos colaboradores de uma organização, planejado e elaborado de acordo com objetivos estratégicos do negócio, utilizando ou não o BSC, objetivando reconhecimento considerando necessidades de atração e retenção de talentos.

No modelo de R.E. da Leme Consultoria, utilizamos geralmente o Plano de Cargos e Remuneração integrado com o Sistema de Gestão por Competências, onde existe um sistema de Avaliação de Desempenho do Colaborador baseado em quatro perspectivas: Responsabilidades da Função, Competências Técnicas, Competências Comportamentais e Resultados.

Responsabilidades da Função obtém-se da descrição de função.
Competências Técnicas têm origem no mapeamento, no processo de descrição de função.
Competências comportamentais originam-se do inventário comportamental.
Resultado é o desdobramento das metas do Planejamento Estratégico ou indicadores.

O resultado da avaliação de desempenho oferece um Coeficiente de Desempenho, isto é, um número que permite classificar as pessoas, o que o colaborador realmente entrega. Esse Coeficiente pode ser utilizado para a Progressão por Mérito e nas políticas de promoção, praticando a real meritocracia. Além disso, podemos nos valer da Lei 10.101 sobre Participação nos Resultados, onde é definido um Indicador mor de Resultado para a empresa, podendo ser financeiro ou não, e a partir daí, por um sistema de “gatilhos”, onde estabelecemos metas para as áreas, com um sistema de pesos e pontuação. É elaborada uma tabela, onde o colaborador ganha de acordo com os resultados da empresa, da sua área/equipe e do seu indicador de desempenho individual medido pelo Coeficiente acima citado.

Publicado porMarketing Leme21 de dezembro de 20114 de agosto de 2020Publicado emRemuneração Estratégica

Depoimentos

“Realizei dois cursos promovidos pela Leme Consultoria e ambos foram ministrados por profissionais altamente capacitados e muito bem organizados. Os conteúdos são repassados de forma clara, de modo a possibilitar a aplicação na prática” Letícia Polli dos Anjos da empresa SCHAEFER YACHTS – SC
“A Leme Consultoria mostra seu profissionalismo através de treinamentos bem elaborados e objetivos. Parabéns!” Gisele Zanchet Rodrigues da empresa SCHAEFER YACHTS – SC
“Foi muito bom participar do treinamento na Leme Consultoria, pois o conhecimento adquirido e partilhado será muito importante para a minha carreira” Eder Alves de Oliveira da empresa Facchini
“Indico o curso, pois traz informações importantes e disponibiliza ferramentas para as áreas de cargos e salários.” Lara Mendes da empresa TV Mirante – MA
“Recomendo esse treinamento da Leme Consultoria, pois a metodologia utilizada é prática e adaptável as diferentes realidades e negócios das empresas”
Patrícia Otto Nogueira
“Facilitador com domínio dos assuntos e conhecimento amplo de mercado. Excelente trabalho!”
Daniele Ferrari da empresa ATC
“O treinamento ajudou bastante a ter um conhecimento mais profundo sobre Plano de Cargos e Salários. O Romeu é muito competente!”
Marta Pasolini Tovan da empresa CREA-ES
“Parabéns à equipe Leme pela estruturação, condução e realização deste treinamento que abordou o conteúdo de forma clara, didática e objetiva”
Fernando Piva
Publicado porMarketing Leme21 de dezembro de 2011Publicado emDepoimentos, Depoimentos - Plano Integrado

Portal Info Money: Profissionais devem colocar planos em prática tomando o controle de suas ações

SÃO PAULO – As perspectivas para o mercado de trabalho em 2012 não são das mais otimistas. A forte concorrência, marcada pelo aumento do número de profissionais no mercado, com novas experiências e visões diferentes, exige que os profissionais realizem mudanças o mais rápido possível.

O consultor da Leme Consultoria, Euclides Junior, explica que mais do que definir metas para 2012 é preciso que os profissionais coloquem seus planos em prática. “Precisamos, definitivamente, tirar nossos planos do papel e mudar o rumo de nossas vidas assumindo de vez o controle das ações” sugere Euclides.

O que fazer
Se o final do ano é momento de balanço e reflexão, começar o ano colocando os planos em prática pode fazer a diferença para manter seu espaço no mercado de trabalho. O especialista elaborou algumas dicas para se tornar um profissional diferente o quanto antes, veja:

Sempre ligado – o mundo é muito mais dinâmico do que podemos acompanhar. Estar atento a tudo é importante. Acompanhe desde o noticiário nacional e internacional até as oportunidades que estão sempre surgindo a sua volta.

Networking – a rede de contatos é extremamente útil e pode fazer muita diferença. Participe das redes sociais, mas não apenas como mero observador, é importante ficar em evidência. O clássico conselho para esse tema permanece: cuidados com os excessos. O que é postado nas redes sociais sempre pode ser usado contra o autor.

Pense diferente – “Se queremos ter resultados diferentes, precisamos agir de forma diferente”, lembra Euclides Junior. Com isso em mente, a sugestão é sempre tentar fazer um trabalho diferente, questionar seus métodos e esgotar todas as possibilidades de produção.

Dedicação faz a diferença – uma coisa é ter um emprego e realizar as tarefas pedidas, outra, bem diferente, é ser um profissional que se envolve com o seu trabalho, sempre buscando dar o seu melhor. Esse tipo de pessoa sempre será um profissional empregável, independente da situação do mercado.

Divirta-se – trabalhar é importante, mas não se pode esquecer a vida pessoal, ou seja, aquela fora do escritório. A sugestão do consultor é fazer o que gosta quando se estiver fora do ambiente corporativo, seja esportes, livros e ver amigos e família. “Faça coisas que lhe proporcionem prazer e ajudem a descarregar o estresse do dia a dia”, finaliza Euclides.

Fonte: Portal Info Money, publicado em 09/12/2011.

Palavras-chave: euclides b. junior | leme consultoria | capacitacao | carreiras | economia-e-politica | educacional | financas | noticias | profissional | renda-fixa | financas

Publicado porMarketing Leme15 de dezembro de 2011Publicado emImprensa

Depoimentos

“Excelente curso, ideal não só para pessoas que atuam em RH, mas também gestores e líderes que lidam com equipes.” Por Beatriz dos Santos Rocha Cervalho

“Muito bom, excelente para desenvolvimento profissional, e recomendo para empresas que queiram perpetuar no mercado.” Por Lúcia Lima
“Gostaria de agradecer pelo rico conhecimento no assunto, foi ótimo aprender que podemos medir GAP’s de competência de serviço público e propor melhoria em nossos resultados para a sociedade.”  Bianca T. Sandri do TCE-ES.
“O Rogerio Leme é um excelente profissional, passa com propriedade todas as informações sendo simples de compreendê-lo.”  Maria Del Pilar da empresa Locar Guinds.
“O treinamento foi excelente. Tanto pelo conteúdo quanto pela performance do instrutor que domina completamente o assunto e detém larga experiência no tema.” Fábio Vargas Souza da empresa TCE-ES.
"O treinamento de forma geral foi enriquecedor. Com certeza despertou em mim o desejo de fazer a diferença na organização em que trabalho. Obrigado Rogerio por compartilhar o seu conhecimento conosco.” Sara Martinez da empresa Central Nacional Unimed.
"O conteúdo, a metodologia e a ferramenta, alinhadas ao conhecimento do consultor Rogerio Leme são muito importantes para a organização que tem por objetivo implantar Gestão por Competências.”  Samuel Von Laer Norat do TRT 13
Publicado porMarketing Leme13 de dezembro de 2011Publicado emDepoimentos, Depoimentos Gestão por Competências – Utilizando os Recursos da Própria Empresa

Boas Festas

Publicado porMarketing Leme12 de dezembro de 2011Publicado emDestaques - Arquivados, Leme Consultoria

Formação de Consultor Interno de RH

Acesse nossa Agenda de Treinamentos

Objetivo
Apresentar o papel do profissional de Recursos Humanos no cenário empresarial contemporâneo para a identificação de ações de intervenções relevantes tangentes ao capital intelectual para estruturar e consolidar um RH Estratégico.

Metodologia
Os temas serão abordados através de metodologia expositiva e realizados também estudos de casos Recursos Humanos para estudos e discussões aprofundadas individualmente e em grupos.

Conteúdo Programático
1. Cenário Recursos Humanos – Contextualização
1.1. Cenários Recursos Humanos x Departamento Pessoal x Recursos Humanos/Gestão Pessoas x Consultor Interno de RH
1.2. Por que o RH ainda não consegue ser estratégico?
       1.2.1. Recursos Humanos x Consultor Interno de RH
       1.2.2. Envolvimento do Gestores
1.3. Ter / Ser RH

2. O papel de um consultor
2.1. Deveres, obrigações, relação com clientes
2.2. Entendimento sobre o cliente interno
2.3. Consultoria não se faz por uma pessoa, mas é um modelo de gestão “compartilhado”
2.4. Fórmula RH estratégico

3. O novo cenário de RH (demandas, necessidades, desafios)
3.1. Os Subsistemas de RH
3.2. Os desafios de cada subsistema
3.3. O papel do Consultor Interno em cada subsistema
3.4. Clima e Cultura Organizacional – definições e aplicação prática

4. O paradigma da Consultoria Interna de RH – uma mudança comportamental
4.1. MVVE Empresa x MVVE RH (não basta adaptar, temos que definir MVVE de RH e oficializá-lo)
4.2. Responsabilidades do Consultor
4.3. Responsabilidades das lideranças (se eles não quiserem nada funciona)
4.4. Gestão de Conflitos

5. CIRH – a fórmula do RH estratégico
5.1. Apresentação de resultados: tangíveis e intangíveis
       5.1.1. Tangíveis – números
       5.1.2. Intangíveis – clima e cultura

6. Gestão por Competências, Cultura de Feedback e BSC como estrutura de apoio

Público Alvo
Profissionais da área de Recursos Humanos: Assistentes, Analistas, Coordenadores, Gerentes e demais profissionais que tenham interesse no modelo de Gestão de Consultoria Interna.

Carga horária
16h

Informações Adicionais:
– A realização do treinamento estará sujeita ao número mínimo de inscritos;
– Após a sua pré-inscrição, pedimos que aguarde a confirmação de sua reserva;
– Qualquer investimento próprio realizado (passagem aérea, hospedagem, refeição, táxi, entre outros) são de inteira responsabilidade do participante, não haverá reembolso por parte da Leme Consultoria;

Publicado porMarketing Leme10 de dezembro de 2011Publicado emTreinamentos - Recursos Humanos

Expediente Final de Ano Leme Consultoria – Notícia

Publicado porMarketing Leme9 de dezembro de 2011Publicado emDestaques - Arquivados, Leme Consultoria

O Mapeamento de Processos e a ISO 9001 – Blog

Qualquer pessoa pode perguntar a si mesmo o quanto produtivo seria se pudesse racionalizar as atividades após mapeá-las e relacioná-las, identificando atividades ou procedimentos repetitivos desnecessários que por desconhecimento é transportado para a próxima área, pois afinal, cada um está fazendo a sua parte segundo o sistema atual. Isto acontece até mesmo em organizações com documentação de procedimentos, em que procuram seguir o manual de qualidade, tudo dentro dos procedimentos. Mas como hoje em dia tudo é corrido, ninguém tem tempo para pensar e identificar os desvios de atividades.

No caso da certificação ISO 9001, a norma fala no item 7.5.2 em Validação dos processos de produção e prestação de servigo, dizendo que a organização deve validar quaisquer processos de produção e prestação de serviço onde a saída resultante não possa ser verificada por monitoramento ou medição subseqüente e, como conseqüência, deficiências tornam-se aparentes somente depois que o produto estiver em uso ou o serviço tiver sido entregue, a validação deve demonstrar a capacidade desses processos de alcançar os resultados planejados. A organização deve estabelecer providências para esses processos, incluindo, quando aplicável.

a) critérios definidos para analise critica e aprovação dos processos,
b) aprovação de equipamento e qualificação de pessoal,
c) uso de métodos e procedimentos específicos,
d) requisitos para registros (ver 4.2.4), e
e) revalidação.

 

Já no 8.2.3 Monitoramento e medição de processos, a norma especifica que a organização deve aplicar rnetodos adequados para monitoramento e, onde aplicavel, para medição dos processos do sistema de gestão da qualidade. Esses métodos devem demonstrar a capacidade dos processos em alcançar os resultados planejados. Quando os resultados planejados não forem alcançados, correções e ações corretivas devem ser executadas, como apropriado. Como nota, ao determinar rnetodos adequados, e recomendável que a organização considere o tipo e a extensão de monitoramento ou medição apropriados para cada um dos seus processos em relação aoos seus impactos sobre a conformidade com os requisitos do produto e sobre a eficacia do sistema de gestão da qualidade.

 

Conforme conta Alipio Silva Pereira, consultor organizacional da Leme Consultoria, certa vez ocorreu um caso real. Havia um departamento que exigia o envio correto dos registros combinados, e que mantinha sob guarda estes documentos. Até que um dia, em um dos departamentos que deveria seguir este procedimento, devido aos poucos recursos que a área dispunha, deixou de fazer o envio por um período, pois a atividade principal consumia todo o tempo, e não havia disponibilidade para separar e enviar os registros. Enviaram então uma reclamação formal ao responsável desta área e este funcionário retrucou questionando o destino da documentação e a finalidade da guarda. A área responsável pela guarda ficou indignada com a pergunta e explicou pomposamente que tudo era meticulosamente armazenado e que o pessoal era treinado para seguir o procedimento de guarda, conferência e recuperação do conteúdo. Após alguns meses, novamente este funcionário foi advertido, e então ele então pediu a área responsável procurar os conteúdos enviados, os quais foram localizados com bastante satisfação por este departamento. Porém, após a 1ª. página, as páginas seguintes estavam todas em branco, e assim para os demais lotes enviados. Com isso, foi levantada a real necessidade de guarda destes documentos, que por não terem exigência legal, e principalmente por não haver finalidade para realizar a tal conferência, a área foi extinta e com isso aliviou o envio de malote de muitas outras localidades poupando muitos recursos. Os benefícios financeiros anuais obtidos incluíram o salário e encargos dos funcionários deste departamento, a área que ocupavam, gastos com malotes de todos os departamentos (interestaduais) e o tempo envolvido na preparação destes registros em cada origem.

 

“Em uma consultoria realizada em uma organização de 50 pessoas, ao mapear processo, foi detectado cópias quádruplas do mesmo documento em diferentes estágios do processo. A finalidade era facilitar o manuseio do documento conforme a necessidade de cada função. Assim, a área que gerou o documento tirava cópias antes de enviar a área seguinte e arquivava no armário de clientes, a área seguinte, composta de dez funcionários, também tirava cópias e arquivava na pasta de Processos do mês agora em cada gaveteiro individual, em seguida passavam ao departamento financeiro, onde novamente eram tiradas cópias para montar o processo de pagamento e, finalmente, a área de faturamento onde montava-se a cópia para a pasta de envio do cliente,sendo que o destino final dos documentos originais eram a contabilidade. Ao levantar o tempo para gerar as cópias de cada processo, de100 páginas típicas, constatou-se que consumia cerca de 30 minutos e multiplicando isso pelas pessoas envolvidas, quantidades de cópias mensais, era muito representativo. Mas o maior custo era o tempo de espera entre os processos para realizar este procedimento de cópias e organização, onde a organização não conseguia gerar o faturamento de cada serviço executado até completar este ciclo. Após convencer a cada área de como seria produtivo se pudéssemos manusear de forma digital a imagem do documento realizada pela única vez pela primeira pessoa que fosse manusear o primeiro documento, e treinado intensivamente a todos no procedimento de busca e guarda agora eletrônica em pasta de arquivos de imagens na rede, o processo foi encurtado em 30 dias, acelerando o faturamento da empresa. Assim pode acontecer nas empresas, onde alguém algum dia, criou uma regra ou procedimento que devia ser seguido à risca, e ficou a rotina, que talvez para a época tivesse motivo. Mas, como no ambiente em que se vive sempre se modifica ao longo do tempo, há a necessidade de se promover periodicamente uma revisão de processos para que não se herde procedimentos apenas por uso e costume”, lembra.

 

Dessa forma, segundo Alipio, na atividade de Mapeamento de Processos, levanta-se o fluxo de atividades que permeia pela organização, seguindo a sua passagem por diversos departamentos, áreas e funções, onde gargalos podem ser identificados, e duplicidades de atividades são levantadas. O interessante do Mapeamento de Processos é perceber o desenho sistêmico das atividades, e descobrir que áreas ou funções participam do processo, agregando ou não valor, incluindo o trajeto físico, onde muitas vezes a informação ou produto, transita um longo caminho muitas vezes tortuosos para chegar ao final. “O Mapeamento de Processos eficaz é realizado em um curto espaço de tempo, para que a finalidade de uma rápida fotografia do processo seja alcançada e que ao término do mesmo, o ambiente não tenha se modificado tanto que não reflita mais a condição inicial do levantamento das atividades. As quantificações são bem interessantes de ser acrescentada durante o mapeamento, apontando os sorvedouros de tempos e recursos, onde oportunidades de otimizações são levantadas. Já pensou em quantas oportunidades de racionalização podem ser obtidas, analisando diversos pontos de interação humana, momentos de espera ou análises, fazendo trabalhos repetitivos de transpor dados (com erros ou correções típicos de 3 a 5% na digitação), fazendo repetidas análises do mesmo assunto, ou abrindo e procurando outros documentos apenas para conferir? Quanto custa esta improdutividade? Quantificar isto é essencial para tomadas de decisões inteligentes baseadas em dados, e não somente no achismo ou no emocional”, explica.

 

Para atividades logísticas envolvendo movimentações, pode-se racionalizar mexendo em lay-out e implementando dispositivos automáticos. Mesmo para atividades de transposição de dados por digitação (abrir um documento, por exemplo, e inserir em um campo de algum aplicativo na internet) também há robôs de digitação, que simulam exatamente a mesma seqüência de digitação que uma pessoa faria, digitando, clicando e arrastando, programando a lógica de raciocínio que faríamos se tivéssemos que dizer para o computador como se fosse um funcionário que seguisse a risca as nossas recomendações. “Mas claro, antes de automatizar, é necessário avaliar do porque ainda temos a atividade e se faz fazer sentido em mantê-la, pois senão teria o mesmo efeito de programar um computador da forma errada e deixar executando o programa, cujo resultado (certo ou errado) seria mais rápido e em uma quantidade muito maior”, conclui Alipio.



Publicado porMarketing Leme9 de dezembro de 2011Publicado emblogs, Noticias

Minoru Ueda concede entrevista sobre competências para o mercado de trabalho no Conexão Futura – Notícia

O consultor da Leme Consultoria, Minoru Ueda, concedeu uma entrevista para o programa Conexão Futura do Canal Cultura sobre “Competências para o mercado de trabalho”.

Minoru responde dúvidas dos internautas, dá dicas profissionais, fala sobre oportunidades de trabalho e explica o que é competência emocional no mundo organizacional.

A jornalista comenta sobre seu novo Livro “Competência Emocional – O quanto antes, melhor!” que foi lançado em agosto de 2011 no CONARH- Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas.

Conheça o treinamento “Competência Emocional – O quanto antes, melhor” ministrado por Minoru Ueda:
Treinamento Aberto: https://nsite1.ancorarh.srv.br/v3/gerenciando-as-emocoes/
Treinamento In Company: https://nsite1.ancorarh.srv.br/v3/competencia-emocional/


Palavras-Chave: Minoru Ueda | Competência Emocional | Treinamento | Conexão Futura | Canal Futura | Carreiras | Oportunidades | Dicas Profissionais

Publicado porMarketing Leme2 de dezembro de 2011Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias

Conexão Futura: Minoru Ueda fala sobre competências para o Mercado de Trabalho e oportunidades de trabalho

Exibido em 30/11/2011 no Conexão Futura



Nessa entrada, o Conexão Futura vai falar sobre oportunidades de trabalho. No final do ano, as possibilidades de contratos temporários crescem. Quem fala sobre esse assunto é Minoru Ueda, consultor da Educação Corporativa.

Fonte: Conexão Futura – Canal Futura

Palavras-chave: Minoru Ueda | Competência Emocional | Mercado de Trabalho | Oportunidades | Canal Futura | Conexão Futura

Publicado porMarketing Leme2 de dezembro de 2011Publicado emImprensa

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