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Portal América Economia: Marcia Pereira fala sobre as razões do aumento de ofertas de emprego nos últimos meses

Aberta temporada de empregos

Além de vagas temporárias para atender demanda das festas de fim de ano, mercado aquecido traz oportunidades de postos formais
AMÉRICAECONOMIA

São Paulo. A aproximação das festas de fim de ano tende a ampliar as ofertas de postos de trabalho em vários setores. Porém, mais que um fenômeno sazonal, em muitas empresas o movimento não se limita à abertura de vagas temporárias e abrange também oportunidades de trabalho formal.

Para a consultora Marcia Pereira, da Leme Consultoria, o aumento de vagas anunciadas é decorrente do desempenho positivo em sete dos oito setores do Brasil, que geraram 2 milhões de empregos formais nos últimos nove meses, segundo divulgação do Ministério do Trabalho, no último dia 18.

“O bom desempenho do setor ‘Serviços’ deve-se à expansão generalizada dos seis ramos – Indústria de Transformação, Comércio, Construção Civil, Extrativa Mineral, Administração Pública e Serviços Industriais de Utilidade Pública. Consequentemente, o comércio brasileiro está contratando um número recorde de trabalhadores para dar conta do crescimento nas vendas esperadas para este fim de ano”, afirma Marcia.

De acordo com uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), entre setembro e dezembro serão criadas cerca de 250 mil novas vagas no setor em todo o país, em especial no segmento de vestuário e calçados. “A meu ver, os meses de outubro e novembro deverão obedecer a uma tendência de crescimento, serão meses fortes. Sem dúvida o Brasil ultrapassará a meta de geração de empregos para este ano”, diz a consultora.

Para ela, as vagas apresentam uma vertente interessante. “Com o aumento das ofertas de emprego, automaticamente é identificada a intensificação no grau de escolaridade da população brasileira – o que é uma ótima notícia, pois possibilita ver que o Brasil também está crescendo em educação. As vagas de uma forma geral não possuem níveis de escolaridade específicos, elas são mais generalistas, pois são originadas em seis setores bastante heterogêneos, nos quais identificamos como campeão do requisito de acesso ou escolaridade exigida o ensino médio incompleto ou completo.”

Marcia destaca que as perspectivas de aberturas de vagas neste ano e nos seguintes são melhores que em 2010. “Muitos acontecimentos importantes acontecerão no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e o Pré-Sal, que prometem gerar muitos empregos. Os setores de construção civil, energia, petróleo e gás são os principais beneficiados por esses eventos. O país necessita melhorar sua infraestrutura e transporte e todos que puderem se encaixar neste segmento de mercado só têm a ganhar.”

(Adriana Chaves)

Fonte: América Economia, publicado em 31/10/2011

Publicado porMarketing Leme1 de novembro de 2011Publicado emImprensa

A Construção de Times

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

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Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo apresenta dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações



PROPOSTA DA DINÂMICA:
Dinâmica que visa aumentar a coesão e o senso de identidade de grupo.
TEMPO EXIGIDO:
30 minutos.
AMBIENTE FÍSICO:
Cadeiras móveis para acomodar todos os participantes.
TAMANHO DO GRUPO:
O exemplo que segue é de 32 participantes, que são divididos em subgrupos de 4.

PROCESSO:

• O animador enumera os participantes, usando “um, dois, um, dois…” e formando assim dois grupos.
• Os números "um" se colocarão num lado da sala, e os números "dois", no lado oposto.
• Os números "um" começarão escolhendo sucessivamente um número "dois" para formar subgrupos de dois. Preferencialmente a escolha deverá recair sobre pessoas desconhecidas, na medida do possível.
• Uma vez formados os dois subgrupos de 8 pares, eles serão novamente colocados um em frente ao outro.
• Os subgrupos pares, após breve consulta entre si, convidarão um outro grupo par, do lado oposto, para integrar o grupo, formando assim, "quartetos". O convite não pode ser recusado.
• Os quartetos, uma vez sentados, terão 3 minutos para consultar entre si qual o grupo do lado oposto que eles gostariam de integrar.
• A seguir, os quartetos, sucessivamente, convidam os outros para integrá-los. Agora, o convite pode ser recusado. Caso isto ocorra, outro grupo formulará o convite, até todos escolherem seu quarteto.
• Os subgrupos de 8 terão agora condições para trabalhar. Terão lucrado certo grau de coesividade através das decisões anteriores, e terão um senso de "pertencer", por terem aceito o convite, ou por ter sido aceito seu convite.

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Mais Dinâmicas e Atividades


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Publicado porMarketing Leme1 de novembro de 201119 de junho de 2018Publicado emJogos

Contando pra você (TCE-PR): Renan Sinachi explica o funcionamento, as vantagens e dá dicas para um feedback bem sucedido


Clique na imagem para visualizar
Fonte: Contando pra Você – Boletim Informativo Interno do TCE-PR, Nº69- Edição 31/10 – 06/11

Publicado porMarketing Leme30 de outubro de 2011Publicado emImprensa

Portal Administradores: Artigo – Contratação de 55 mil servidores aumentará o problema na administração pública. Por Rogerio Leme

Contratação de 55 mil servidores aumentará o problema na administração pública

A contratação não aumentará a eficiência do governo, pois existem problemas crônicos que necessitam de solução como a falta da gestão de desempenho e de processos eficientes, afirma articulista


Por Rogerio Leme
27/10/11


É comum ouvirmos críticas sobre o funcionalismo público, por exemplo, que a máquina está inchada, que o governo federal, os estados e municípios estão no limite dos gastos com folha de pagamento permitido pela lei de responsabilidade fiscal, entre tantas outras.

E no meio destas críticas, temos a notícia da previsão de contratação de 55 mil servidores públicos em 2012, anunciado pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, sob a afirmação de ser um número bastante criterioso e que foi estabelecido no orçamento do próximo ano e que não há incoerência sobre a não contratação e ajuste.
Sob o atual ponto de vista das ineficientes políticas de gestão de pessoas que a administração pública utiliza realmente existe a necessidade da contratação, entretanto, quantidade não é qualidade. Simplesmente contratar novos servidores não aumentará a eficiência do governo, pois existem problemas crônicos como a falta de um instrumento de avaliação e gestão de desempenho do servidor, de gestão de processos eficientes, de infraestrutura básica e tecnológica, que pode permitir maior produtividade do servidor, de políticas claras voltadas à gestão do conhecimento, capacitação, retenção, meritocracia e, também, da valorização do bom servidor.
Os bons servidores carregam a instituição nas costas e não são recompensados por seu desempenho superior, logo, na primeira oportunidade, ocorre a evasão, que tem uma tendência de alta. Principalmente, porque a chamada Geração Y está preocupada com realizações e conquistas, e não simplesmente com a estabilidade de um serviço público. Os atuais instrumentos de avaliação utilizados na maioria das instituições públicas são fracos e focam em questões simplistas à realidade contemporânea, tais como assiduidade e pontualidade.

A falta de estruturação e gestão eficiente de processos é crônica. Servidores estão submetidos atribuições fragmentadas que são, na realidade, fragmentos de tarefas a serem executadas e não constituem uma atribuição ampla que possa ser caracterizada de responsabilidade. São menos exigidos daquilo que realmente podem e devem contribuir.

Parte da ineficiência operacional existente nos setor público está relacionada à falta de capacitação eficiente, pois a área de gestão de pessoas ainda utiliza instrumentos ultrapassados de identificação de necessidades de treinamento, isso, quando utilizam. Como resultado, ocorre a má utilização do já escasso recurso financeiro voltado para o desenvolvimento de servidores, além do impacto negativo na gestão e retenção do conhecimento na instituição.

Contratar novos servidores é preciso, mas apenas contratá-los é "tampar o sol com a peneira". Na realidade, somente a contratação irá aumentar os problemas do setor público e não solucioná-los, pois trata-se de uma "aquisição" de longo prazo. Quinze, vinte, às vezes trinta anos. Todo o tempo que o servidor prestará serviços à uma instituição.

O servidor é um patrimônio nacional que merece respeito e investimento para que possa retribuir à sociedade seu potencial e verdadeiro valor. Esse é o meio para termos um governo mais eficiente.

Rogerio Leme – diretor da Leme Consultoria – responsável pelo desenvolvimento de uma metodologia capaz de mensurar as competências dos colaboradores com comprovação matemática. A empresa atua no mercado desde 1992 como consultora em Recursos Humanos, Gestão Empresarial e Sistemas de Tecnologia da Informação. Rogério Leme também é autor dos livros: "Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências", "Avaliação de Desempenho com Foco em Competência", entre outros, todos publicados pela editora Qualitymark. 

Fonte: Portal Administradores

Publicado porMarketing Leme28 de outubro de 2011Publicado emImprensa

Palestra no AquaRHela – Resultados e ROI: A Sustentabilidade dos Programas de T&D – Notícia

Rogerio Leme irá ministrar dia 10 de novembro a palestra “Resultados e ROI: A Sustentabilidade dos Programas de T&D” na 6º edição do AquaRHela – Congresso de Gestão de Pessoas, que acontece dia 10 e 11 de novembro em Salvador.
A palestra apresenta o levantamento da necessidade de treinamento e seus fatores sustentáveis para a organização.

O Congresso leva o tema aquarela para a sustentabilidade – atitudes que criam valoRH e já está consolidado como o acontecimento mais importante sobre Gestão de Pessoas no Bahia.

Local: Auditório Pelourinho A
Data da palestra:
10 de novembro
Horário: 15h20
Endereço: Bahia Oton Palace Hotel – Avenida Oceânica, 2294 – Ondina, Salvador, BA

Informações sobre o Evento: http://abrhba.com.br/2011/VIcongresso/index.asp



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Publicado porMarketing Leme27 de outubro de 2011Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias

30% de Desconto em treinamentos abertos para Clientes Leme Consultoria

Para firmar a parceria com seus clientes, a Leme Consultoria está oferecendo 30% de desconto em seus treinamentos abertos!

Para aderir o desconto e saber mais detalhes, entre em contato no e-mail: cursos@lemeconsultoria.com.br.

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O desconto é válido somente para Clientes Leme e para os treinamentos que estiverem na agenda, respeitando a cota de participantes. Informe-se!


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Publicado porMarketing Leme27 de outubro de 2011Publicado emNoticias

Palestra de Lançamento do Livro Gestão por Competência no Setor Público no TJBA

Gestão por Competências no Setor Público

A Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e a Leme Consultoria convidam para a palestra de lançamento do livro: Gestão por Competência no Setor Público

A palestra será ministrada por Rogerio Leme, autor e organizador do livro, e abordará a metodologia desenvolvida e aplicada na implantação da Gestão por Competências em diversos órgãos públicos, tais como TRT-8ª Região, TJ-BA, TRE-BA, Secretaria do Tesouro Nacional, TCE-MT, TCE-PR, TJ-RO entre outras empresas públicas.

O livro "Gestão por Competências no Setor Público" apresenta a aplicação prática desta importante ferramenta de Gestão de Pessoas considerando questões específicas e particulares da cultura das instituições públicas. O livro traz também o case do TRT da 8ª Região, ganhador dos prêmios da “X Mostra Nacional de Trabalhos de Qualidade do Poder Judiciário”, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho e do 2º lugar na categoria Gestão por Competências, do “Prêmio Nacional de Educação Corporativa do Judiciário”, promovido pelo Fórum Brasileiro de Educação Corporativa (FECJUS).

Para participar basta preencher o formulário abaixo:

Local: Auditório do TJBA – 5ª Avenida Centro Administrativo da Bahia, nº 560
Dia: 11 de novembro
Horário: 09h00
Evento Gratuito. Vagas Limitadas.


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Publicado porMarketing Leme26 de outubro de 2011Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias

Jornal Folha de Pernambuco: Rogerio Leme concede entrevista sobre Recrutamento e Seleção



Clique na imagem para visualizar

Fonte: Jornal Folha de Pernambuco

Publicado porMarketing Leme25 de outubro de 2011Publicado emImprensa

Jornal Hoje: Como evitar gafes no ambiente de trabalho, com Minoru Ueda.

Edição do dia 12/09/2011
12/09/2011 14h33 – Atualizado em 12/09/2011 14h37


Especialista aponta as gafes mais comuns no ambiente de trabalho
Exagerar na roupa ou no perfume chama muita atenção para a pessoa e não para seu trabalho. Não se envolver em fofocas também é importante.

por Veruska Donato

Funcionários que trabalham lado a lado, de frente um para o outro. Salas pequenas, portas frágeis que não isolam o som ou divisórias transparentes. Os trabalhadores hoje estão mais expostos, se vêem mais, se comunicam mais e, assim, aumentam as chances de cometerem gafes.
Na sala de um escritório, todo dia é dia de rir com a coordenadora Bernadete Conceição. “Dizem que eu cometo muitas gafes, mas eu não concordo”, diz. O consultor tributário Cristhian Souza explica: “Várias vezes ela dá gafe, já estamos até acostumados”. A fama chegou à sala do chefe Mario Hessel: “Os funcionários, de uma maneira carinhosa, acabaram a intitulando como rainha das gafes, mas são gafes pequenas que só trazem um bom ambiente de trabalho”.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.

A entrevista com Bernadete durou quatro minutos, tempo suficiente para entender porque ela ganhou o apelido dos colegas. “Uma vez, por exemplo, eu não sabia que um colega estava namorando uma menina do mesmo setor. Eu fiz um comentário sobre a voz e o jeito dela e ele disse ‘não sei se você sabe, mas nós estamos namorando’”. Em outra situação, a secretária de um funcionário disse que ele queria falar com ela: “Eu achei que era ao telefone, aí fiz um comentário um tanto quanto desagradável. Quando olhei, ele estava atrás de mim”, relata.

O consultor de RH Minoru Ueda aponta quais são as gafes mais comuns no ambiente de trabalho, com as quais todos devem tomar cuidado:
– Não exagere na roupa ou no perfume. Isso chama demais a atenção para você e não para o seu trabalho.
– Não fale alto e, se for no celular, melhor sair da sala.
– Cuidado com a “rádio peão” ou com as conversas de corredor que não passam de fofoca.
– Se for pedir demissão procure direto o seu chefe e não o RH da empresa.
– Cuidado com as correntes de emails do tipo ‘passe essa mensagem para quantos suportarem’.
– Quando atender ao telefone não se esqueça de anotar os recados.

Na empresa onde a Bernadete trabalha o tempo fecha quando um funcionário fala mal de outro. “Nós temos um código de conduta interno, mas sempre há uma segunda chance, até uma terceira. A gente deve orientar a pessoa como se comportar de tal modo que não crie uma amizade hostil e que pode até prejudicar a produtividade do trabalho”, explica Mario Hessel.

Para quem pretende pedir um aumento de salário, o consultor dá um conselho: “A grande gafe do aumento é quando você se compara com outro cidadão. Vá primeiro observando quais são suas qrealizações e principalmente o autoconhecimento, pedindo para que seu gestor saiba o que você tem que desenvolver. Aí você está alinhando sua expectativa com a expectativa da organização e do seu gestor. Principalmente observar o quanto você pode agragar de valor dentro da organização”.

Fonte: Jornal Hoje

Publicado porMarketing Leme24 de outubro de 2011Publicado emImprensa

Seleção por Competências: Mapeamento, Seleção e Entrevista Comportamental com o Inventário Comportamental – Treinamento

Avaliação de Desempenho com Foco em Competência

INSCREVA-SE!
Datas Disponíveis:
17 e 18 de Novembro

Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro

Seleção por Competências: Mapeamento, Seleção e Entrevista Comportamental com o Inventário ComportamentalObjetivo

Através de exposição e atividades práticas, Renan de Marchi Sinachi, apresenta o Novo Conceito de Seleção e Entrevista por Competências com a visão além do CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, desenvolvida por Rogerio Leme que é também autor da Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências e da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências.

No novo conceito, as perspectivas de Resultados e Complexidades são agregadas na Seleção Tradicional de Competências e ainda a comparação dos Valores do Candidato em comparação aos Valores Organizacionais. Essas ações têm como objetivo a Redução da Subjetividade do Processo Seletivo e oferecer ao participante um processo simples, prático, possível de ser aplicado e sistematizado.

Metodologia
Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

Conteúdo programático
• Visão Macro do Processo de Recrutamento e Seleção
• Fluxo do Processo Seletivo
• O Perfil da Vaga
• Requisitos da Função x Requisitos de Acesso
• Conceitos básicos sobre Competências
• A Ampliação do Conceito de Competência
• Como Mapear Competência Técnica
• Mapeamento de Competências Comportamentais
• A construção do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
• Mapeando Competências de Cada Função
• O Planejamento do Processo Seletivo e o Recrutamento
• Processo Seletivo Interno e Externo
• Fontes de Recrutamento
• Mensagem para atrair candidatos
• Condução do Processo Interno ou Auxílio de Consultoria
• Etapas do processo seletivo
• Formas de Mensurar o Processo Seletivo
• Atuação do RH Pós Seleção
• Seleção e Entrevista por Competências
• Entrevista Comportamental com Foco em Competências
• Reduzindo a subjetividade na formulação das perguntas para a Entrevista Comportamental
• A execução da Entrevista Comportamental com Foco em Competências
• O método CAR x STAR
• A Entrevista Comportamental
• Calculadora das Competências para a Entrevista Comportamental
• A Ampliação do Conceito de Competências – A investigação das Perspectivas Resultados e Complexidade e dos Valores
• Apresentação dos Resultados para a Tomada de Decisão
• Utilização de Jogos e Dinâmicas de Grupo
• Atuação Pós-Seleção
• Avaliação do Período de Experiência
• Mensuração de resultados no Recrutamento e Seleção através de Indicadores

Público Alvo
Profissionais de RH, Gestores e Consultores.


Publicado porMarketing Leme21 de outubro de 2011Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias

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