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Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano

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Comunicação Interna – Planejando o Endomarketing

Avaliação de Desempenho com Foco em Competência
Comunicação Interna – Planejando o Endomarketing

Objetivo
Propiciar aos participantes os conceitos, técnicas e abordagens sobre a comunicação interna organizacional. Trabalhar as mais diversas formas de implantação através de exercícios em grupos e discussões de casos específicos.

Metodologia
Exposição de slides, estudos de casos e exercícios em grupo

Conteúdo Programático
• Marketing interno
• Visão geral do Marketing
• Mix Marketing, os 4 P’s
– Preço
– Promoção Voltados à realidade de Cliente Interno
– Praça
– Produto
• Fundamentos do Endomarketing

– Definição
– Conceito
– Objetivo
– Função
• Implantação do Endomarketing
– Comunicação
– Tipos de Comunicação
– Cliente Interno
– Satisfação do Cliente Interno
– Fidelização do Cliente Interno
– Programas de Fidelização do Cliente
• Cultura Organizacional
• Liderança

– Tipos de Liderança
– A importância do comprometimento da liderança
• Estudos de Casos

Público Alvo
Profissionais dos departamentos de RH e marketing, consultores e gestores.

Carga horária
16 horas

Publicado porMarketing Leme1 de junho de 2009Publicado emTreinamentos_old

Prefácio – Gestão do Desempenho Integrando Avaliação e Competências com o Balanced Scorecard

Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental
Prefácio, por Marcia Vespa

É muito mais que satisfação que sinto em escrever o prefácio deste livro. Sinto-me verdadeiramente orgulhosa de fazer parte da vida um grande homem. Um amigo, um mestre, meu guru predileto! Rogerio Leme é, inexplicavelmente, um ser superior, desses que não encontramos com facilidade nas esquinas da vida.

Tenho acompanhado a sua trajetória mais de perto nos últimos dois anos. Tenho visto pessoas crescerem com os seus ensinamentos. Ele é capaz de provocar pequenos desconfortos para que haja reais contribuições. Tenho visto pessoas saírem mais fortalecidas dos seus cursos. Tenho visto pessoas assumirem papéis importantes na vida profissional à partir de rápidos convívios.

Rogerio é um grande líder. Como grande líder forma grandes equipes. Com as suas equipes obtém grandes resultados. Esta capacidade de liderar não retrata apenas sua habilidade nata de empreender. Ele é um ser visionário. Ele é um verdadeiro líder de gente.

Sua inteligência se apresenta com um mix de humildade e respeito jamais vistos. Sua simplicidade transforma dificuldades em oportunidades. Ele tem o dom de tornar melhor a vida das pessoas. E a vida tem lhe dado de volta o que ele faz com ela todos os dias.

Como profissional de Recursos Humanos, sempre acreditei que uma empresa se constrói com pessoas. Quando me deparei com as suas propostas veio a certeza que a área de RH se tornaria definitivamente uma área estratégica nas corporações. Ações compartilhadas, decisões coletivas, metodologia comprovada matematicamente, indicadores precisos, acessibilidade das técnicas, pessoas comprometidas, resultados superiores. A cada nova obra, mais uma evolução. Passos certeiros vão construindo resultados duradouros, alinhados a nova era.

Fiquei muito contente por participar da elaboração deste livro juntamente com o Rogerio, pois é mais uma contribuição que, agora juntos, levamos ao mercado: a Gestão do Desempenho.

E esse desafio assume uma dimensão ainda superior, pois alinha definitivamente as ações de recursos humanos às principais estratégias de negócio das empresas. É a demonstração que é possível empreender com as mais nobres práticas de gestão de pessoas. Sei que quando queremos obter resultados importantes, investimos no desenvolvimento das atitudes. Mas quando queremos eternizar uma condição, mexemos em paradigmas. Rogerio Leme tem essa capacidade.

O convite está feito. O desafio foi lançado. Uma excelente leitura, e bons resultados. Este é o momento.

Marcia Vespa
Diretora de Educação Corporativa da Leme Consultoria

Publicado porMarketing Leme18 de maio de 2009Publicado emLivro - Gestão do Desempenho Integrando Avaliação e Competências com o Balanced Scorecard - Prefácio

Gestão do Desempenho Integrando Avaliação e Competências com o Balanced Scorecard

Avaliação de Desempenho com Foco em Competência

Integração dos instrumentos da gestão do desempenho humano com as estratégias empresariais

Sinopse

Este livro é um guia prático para utilização da Gestão do Desempenho contemplando a integração dos instrumentos de Avaliação de Competências, Avaliação de Desempenho e de Estratégia Empresarial que utilizam o Balanced Scorecard.

Utilizando os conceitos da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências e do Balanced Scorecard, os autores demonstram como ocorrem essas integrações na prática, apresentando um instrumento essencial na Gestão do Desempenho, o PDC – Painel de Desempenho do Colaborador, que possibilita o gestor visualizar os fatores que interferem no desempenho do colaborador permitindo que ele aja proativamente para que a Visão da empresa seja atingida.

“Gestão do Desempenho integrando Avaliação e Competências com o Balanced Scorecard” e recomendado para Gestores, RH, professores e estudantes de diversas áreas, dentre elas Recursos Humanos e Administração, enfim, a todos os profissionais que lideram equipes e precisam promover a transformação da sua
empresa, gerando resultados.

Os Autores

Índice

Gestão do Desempenho Integrando Avaliação e Competências com o Balanced Scorecard

Capítulo 1 – A amplitude de ser RH Estratégico
Capítulo 2 – Missão, Visão e Valores
Capítulo 3 – O Balanced Scorecard
A metodologia do BSC-Participativo

Capítulo 4 – Gestão do Desempenho: Porque a Avaliação de Desempenho apenas não é suficiente
Capítulo 5 – Premissas do Modelo de Gestão do Desempenho

Capítulo 6 – O Painel de Desempenho do Colaborador
Perspectiva Competência Técnica
Perspectiva Competência Comportamental

Capítulo 7 – Perspectiva Resultados
Integração entre o BSC e a Avaliação de Desempenho com Foco em Competências

Capítulo 8 – Perspectiva Complexidade
Complexidade e Espaço Ocupacional

Capítulo 9 – Perspectiva Convenção
Guia Geral do Painel de Desempenho do Colaborador

Capítulo 10 – O papel da liderança e do RH como força propulsora da Gestão do Desempenho
Anexo I – Resumo da Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
Anexo II – Definições de Competências Comportamentais e Indicadores

Prefácio, por Marcia Vespa



Publicado porMarketing Leme18 de maio de 2009Publicado emLivro - Gestão do Desempenho Integrando Avaliação e Competências com o Balanced Scorecard

Seleção e Entrevista por Competências Com o Inventário Comportamental

Avaliação de Desempenho com Foco em CompetênciaGuia Prático do Processo Seletivo para Redução da Subjetividade e Eficácia na Seleção

Sinopse

Normalmente, os processos de seleção de candidatos eram feitos com base nas suas competências técnicas. Com o passar do tempo, percebeu-se que um profissional era contratado por suas competências técnicas e demitido pela falta de competências comportamentais. Foi quando iniciou-se a Seleção por Competências comportamentais, por meio da Entrevista Comportamental, Jogos e Dinâmicas com foco em competências.

Como o nível de exigência das empresas aumenta a cada dia, assim como a globalização, a concorrência, a velocidades de mudanças e o aumento das atribuições dos colaboradores de uma empresa, fazer a seleção baseando-se apenas nas competências Técnicas e Comportamentais tem-se mostrado insuficiente, e seus benefícios têm diminuído.

Este livro vem justamente focar a necessidade da Ampliação do Conceito de Competências, com uma visão além do CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes -, levando esse conceito para a porta de entrada das organizações: a Seleção.

A metodologia proposta trabalha com Competências Técnicas e Comportamentais, Resultados, Grau de Complexidade e, ainda, com Valores, identifica a compatibilidade entre o candidato, o perfil da vaga e a Cultura Organizacional.

“Seleção e Entrevista por Competências com Inventário comportamental” é um guia prático para os profissionais ou empresas que já atuam ou possuam recrutamento e seleção e queiram aprimorar-se, assim como para Gestores de Pessoas profissionais iniciantes ou empresas que queiram implantar essa ferramenta. Também é recomendado para estudantes e professores como referencial e suplemento didático.

O Autor

Índice

Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental

Capítulo 1 – Visão Macro do Processo de Recrutamento e Seleção
A abrangência da Responsabilidade da Seleção
Competitividade e Globalização

Capítulo 2 – Paradigma a ser quebrado: O Levantamento do Perfil da Vaga
Diferença entre Cargo e Função
A Descrição da Função
Requisitos da Função x Requisitos de Acesso
Foco no perfil da Função
Economia de Tempo

Capítulo 3 – Falando sobre Competências
A Ampliação do Conceito de Competência
A dificuldade no método tradicional de mapeamento de Competências

Capítulo 4 – Mapeamento de Competências Técnicas
Como Mapear Competência Técnica
Passo a Passo de um processo de mapeamento de Competências Técnicas
Explicação dos Níveis da Escala Técnica Sugerida

Capítulo 5 – O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências Comportamentais
Análise dos métodos Tradicionais de Mapeamento de Competências Comportamentais
Reflexão sobre as Metodologias Tradicionais e o Impacto da Subjetividade ao utilizá-las na Seleção por Competências
Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
Características do Inventário Comportamental
A Metodologia
A Construção do Inventário Comportamental
Orientações para a aplicação do “Gosto/Não Gosto/O Ideal Seria”
Competências Organizacionais
Competências de cada Função

Capítulo 6 – O Planejamento do Processo Seletivo e o Recrutamento
Questões Básicas do Planejamento do Processo Seletivo
Amplitude das Etapas Básicas do Planejamento
Tipo de Processo Seletivo: Interno ou Externo
Ênfase em uma Competência Técnica ou Comportamental
Compreensão da Origem da Abertura da Vaga e Objetivo
Fontes de Recrutamento
Mensagem para Atrair Candidatos
Estilo de Divulgação: Aberta ou Fechada
Condução do Processo Interno ou Auxílio de Consultoria
Etapas do Processo SeletivoParticipação e Intervenção do Requisitante
Critérios para priorizar julgamento dos candidatos
Formas de Mensurar o Processo Seletivo
Atuação do RH Pós-Seleção
Prazo e Cronograma
Fechar compromisso Requisitante e Seleção
Outros detalhes do Processo de Recrutamento
Dicas Importantes

Capítulo 7 – Seleção e Entrevista por Competências
Comportamento Passao Prediz o Comportamento Futuro
Problemas na forma atual de aplicação da Entrevista Comportamental
Entrevista Comportamental com Foco em Competências
Reduzindo a subjetividade na formulação das perguntas para a Entrevista Comportamental
Dica para as Consultorias de Recrutamento e Seleção
A execução da Entrevista Comportamental com Foco em Competências
A Ampliação do Conceito de Competências – A investigação das Perspectivas Resultados e Complexidade e dos Valores
Apresentação dos Resultados para a Tomada de Decisão
Como fazer seleção por competências para primeiro emprego ou estágio
Quem é o selecionador? O RH ou o Requisitante?
É aceitável que mais de uma pessoa gaça a entrevista comportamental?
Dica Importante
Utilização de Jogos e Dinâmicas de Grupo

Capítulo 8 – Atuação Pós-Seleção
Retorno aos Participantes
Retorno aos fornecedores envolvidos
Processo Admissional
Integração
Estratégia de Empenho no momento da Integração
Acompanhamento do Novo Contratado e com Requisitante
Avaliação do Período de Experiência
Término do Processo Seletivo

Capítulo 9 – Mensuração de resultados no Recrutamento e Seleção
Conceitos preliminares sobre Indicadores
Relação de Indicadores que podem ser utilizados para mensurar o resultado da Seleção

Capítulo 10 – Informações Complementares
Entrevista de Desligamento
Banco de Currículos

Anexo I – Modelo de Descrição de Função
Anexo II – Conceito de Complexidade
Anexo III – Fechamento do Resumo da Metodologia do Mapeamento Técnico: Avaliação dos Colaboradores
Anexo IV – Fechamento do Resumo da Metodologia do Inventário Comportamental: Avaliação dos Colaboradores
Anexo V – Definições de Competências, Indicadores e Perguntas para a Entrevista Comportamental

Prefácio, por Paula Falcão


Publicado porMarketing Leme18 de maio de 2009Publicado emLivro - Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental

Prefácio – Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental

Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental
Prefácio, por Paula Falcão

Muito se tem falado sobre a necessidade do RH assumir uma posição estratégica nas organizações. Há um ou dois anos houve até um fórum sobre “Por que poucos diretores de RH se tornam presidentes?”. Todo o trabalho de Rogerio Leme, especialmente este livro, pode ajudar o profissional e as áreas de RH que realmente estão interessadas em se tornarem estratégicas.

Sabemos que a palavras estratégia vem do latim, “strate guia”, a estrada que guia, que caminho vamos tomar. E podemos afirmar sem sobre da dúvida que o caminho que toda e qualquer empresa deseja tomar é aquele de maior eficiência e eficácia possível:

Ótimos resultados com o menor custo, numa visão de curto, médio e longo prazos.

Este livro ajuda o profissional a fazer isso de várias maneiras, mas eu gostaria de citar algumas que me chamaram especialmente a atenção. Primeiro, claro, a metodologia do Rogerio de Gestão por Competências, uma das melhores disponíveis atualmente. Um dos meus trabalhos é o de criação de jogos customizados e sou constantemente chamada para criar jogos cujo objetivo é ajudar os colaboradores a entenderem e se desenvolverem através de modelos de gestão por competências nos quais a empresa investiu muito tempo e dinheiro, mas que ninguém consegue entender. Isto nunca me aconteceu quando a metodologia do Rogerio foi utilizada.

Depois, a quebra de paradigma em fazer com que o profissional de R&S deixe de levantar o perfil da vaga, substituindo pelo uso da descrição da função.

Além disto, a explicação detalhada de como transformar cada indicador do inventário comportamental em pergunta para a entrevista e a maneira matemática e científica de apurar os resultados destas entrevistas.

A metodologia é simples e eficaz, podendo trazer um enorme ganho de qualidade no trabalho. Tenho certeza que quem está iniciando a leitura deste livro agora vai adorar e recomendo a implantação imediata em sua empresa: o ganho será enorme além de abrir caminho para uma fácil implantação de outros modelos modernos e eficientes de gestão como por exemplo Balanced Scorecard.

Parabéns, Rogério, pela abrangência e profundidade do trabalho! Cada vez fico mais sua fã!

Paula Falcão
Diretora da KDP-Kepler Desenvolvimento de Potencial
Conferencista Internacional e consultora empresarial e
educacional desenvolvendo jogos empresariais, programas
de treinamento e consultoria em gestão empresarial, sempre
aplicando técnicas de enfoque sistêmico.
Autora do livros Criação e Adaptação de Jogos em T&D, Qualitymark, 2003 e co-autora de Manual Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, Pearson, 2006, Focalização de Jogos em T&D, Qualitymark, 2002, Manual de Gestão de Pessoas e Equipes – Estratégias e Tendências, Editora Gente, 2002.
paulafalcao@kdpkepler.com.br
(11) 5031-9098
www.kdpkepler.com.br

Publicado porMarketing Leme18 de maio de 2009Publicado emLivro - Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental - Prefácio

Prefácio – Feedback para Resultados na Gestão por Competências pela Avaliação 360º

Feedback para Resultados na Gestão por Competências pela Avaliação 360ºPrefácio, por Romeu Huczok

Foi com honra e prazer que aceitei o convite para prefaciar esta obra de Rogerio Leme, amigo e parceiro recente que passei a admirar, pelos valores humanos em que nos afinizamos e pela capacidade de realização. É um profissional que não tem em sua história a origem em RH, como a maioria dos autores dessa área, mas que veio a ser de RH, trazendo uma contribuição muito grande. Isto lhe trouxe uma vantagem, pois sabemos que a nossa área tem dificuldades em ser objetiva, prática, voltada para resultados.

Gestão por Competências é um assunto muito novo no Brasil – tem cerca de 10 anos. Temos pouca literatura e cases. O conceito de CHA vem sendo utilizado há muitos anos, mas a ênfase dada pelas empresas tem sido a conhecimentos e habilidades. Hoje, se sabe que a atitude é responsável por 50% ou mais dos resultados. E que só treinamento não resolve mais do que 30% das necessidades de desenvolvimento de competências.

Exatamente pela forma simples de escrever e visão prática, Rogerio ajudou a eliminar vícios e quebrou paradigmas nos trabalhos sobre competências. O primeiro foi inverter a forma de se fazer mapeamento, com a técnica do inventário comportamental – em vez de escrever frases bonitas e elaboradas, – primeiro o indicador, depois a competência, tirando o subjetivismo na hora de avaliar.

O segundo foi, com o mesmo método, (gosto/não gosto/o ideal seria) conseguir fazer uma análise crítica de processos de forma sutil, simples, rápida, utilizando a linguagem conhecida pela empresa. Para se ter uma idéia da importância disto, já vimos empresa de porte, pioneira na implantação de processos de competências conduzidos por grandes consultorias, contratando lingüistas para traduzir as frases do português para o português, para que os avaliadores possam entender…

O terceiro foram as escalas e fórmulas para tornar objetivo algo que é subjetivo. Surpreende-nos com as soluções criativas que encontra como, por exemplo, a “sala de coleta”. Ou avaliar uma competência de todo um grupo de colaboradores de uma só vez, ganhando um tempo tão precioso dos gestores que nem sempre têm prazer em realizar uma atividade deste tipo. E agora, mais uma vez, com uma obra que simplifica a linguagem da difícil tarefa ou arte de dar e receber feedback, com exemplos e analogias, focando em resultado. Realmente estava faltando algo parecido.

Boa leitura.

Romeu Huczok
Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Midia e Conhecimento.
Professor de pós-graduação em Recursos Humanos em vários centros universitários no Paraná e Santa Catarina.
Titular da Huczok Consulting e Consultor em Curitiba (www.huczok.com.br), atua nas áreas de Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Organizacional e principalmente em Sistemas de Remuneração e Gestão por Competências.
É Vice-Presidente da Associação Mãos sem Fronteiras no Brasil, entidade que atua em Qualidade de Vida, promovendo a técnica de Estimulação Neural.
romeu@huczok.com.br
(41) 3324-7335
(41) 8412-9640

Publicado porMarketing Leme18 de maio de 2009Publicado emLivro - Feedback para Resultados na Gestão por Competências pela Avaliação 360º - Prefácio

Feedback para Resultados na Gestão por Competências pela Avaliação 360º

Feedback para Resultados na Gestão por Competências pela Avaliação 360ºGuia Prático para Gestores do “Dar e Receber” Feedback e a Transformação em Resultados

Reflita sobre as mudanças ocorridas nos últimos 20 anos: celular, Internet, banda larga, TV digital, plasma, LCD, CD, DVD, MP3, MP4, MP5… O mundo mudou, se transformou e se transforma a cada dia. Mas os instrumentos de Gestão de Pessoas, conceitos e práticas ainda estão baseados nas décadas de 40, 50, 60, 70, 80 e 90!

Vivemos a era do conhecimento, da informação, da tecnologia, da globalização. Os gestores precisam cada vez mais gerar resultados e estes são alcançados pelas pessoas, por isso, fica impossível obtermos êxito sem a atualização dos instrumentos básicos da gestão de pessoas, como a Avaliação de Desempenho e o Feedback. É preciso adaptações à realidade e a cultura do terceiro milênio.

Este livro contribui para a materialização desta atualização, trazendo conceitos e formas práticas para implantar uma Avaliação Comportamental através da Avaliação 360º, gerando condições de promover o desenvolvimento de pessoas através do Feedback: o Feedback para resultados.

Feedback para resultados apresenta um guia prático para Gestores do “dar e receber” feedback de forma a promover a transformação de equipes para o alcance dos resultados organizacionais, sendo recomendado para Gestores, RH, professores e estudantes de diversas áreas, dentre elas Recursos Humanos e Administração.

“A transformação de uma organização somente ocorre com a transformação das pessoas e o instrumento para proporcionar isso é o feedback assertivo”.

Índice

Feedback para Resultados na Gestão por Competências pela Avaliação 360º

Capítulo 1 – Introdução sobre que é feedback
Fábula: “A origem do Feedback”
Relação da Fábula com o mundo Corporativo
Conclusões sobre o que é Feedback
O Feedback e a obtenção de Resultados

Capítulo 2 – Feedback e a Avaliação 360
Feedback do dia a dia
Feedback como Devolutiva de uma Avaliação
A complexidade do instrumento de Avaliação
É preciso rever as formas de Avaliação
Diferenças entre as Avaliações
Avaliação de Desempenho
Avaliação de Resultados
Avaliação de Competências
Avaliação de Potencial
Avaliação de Desempenho com Foco em Competências

Capítulo 3 – O instrumento da Avaliação 360º
Compreendendo o que é Comportamento
Construção de Avaliação 360º para a implantação do Feedback para Resultados
Cuidado com a escala de mensuração
A escala evolutiva
Sensibilização, Patrocinadores e Cultura Organizacional
Implantação sem associar a remuneração
Cuidado para não elaborar uma Avaliação de Potencial
Cuidados na Coleta
A devolutiva
Número de Avaliadores e Anonimato
Grupos de Avaliadores
Um processo de Avaliação deve começar pelo Mapeamento de Competências

Capítulo 4 – A Arte de dar feedback
Para que dar feedback
A responsabilidade do comportamento é de quem o realizou
O gestor deve acompanhar e prover recursos
Variações dos Tipos de Feedback
Feedback Negativo
Feedback Insignificante
O ápice de um Artista: Mudar um Comportamento Indesejado pelo Feedback Positivo
A técnica de Richard L. Williams
Alternativa da técnica para o mundo corporativo
O Feedback como Combustível da Motivação
Recomendações ao Dar Feedback
O Instante do Feedback
Os 5 passos para o Feedback Positivo
Exemplo de Feedback Positivo e suas variações
Feedback Insignificante
Feedback Positivo
Os 10 passos para o Feedback Corretivo
Exemplo de Feedback Corretivo e suas variações
Feedback Corretivo
O feedback Corretivo/Incisivo
Os 10 passos para o Feedback Corretivo/Incisivo
A janela de Johari
A cultura do Feedback

Capítulo 5 – Como receber feedback
Capítulo 6 – O Feedback como Devolutiva de uma Avaliação

Gráfico Individual de Competências
Prioridade de Treinamento
Competências Essenciais e Prioridade de Treinamento
Relatório das Menores e Maiores Médias

Anexo I – O Inventário Comportamental para Mapeamento e Avaliação de Competências
Anexo II – Conceito de Complexidade
Anexo III – Lista de Competências e indicadores

Prefácio, por Romeu Huczok


Publicado porMarketing Leme18 de maio de 2009Publicado emLivro - Feedback para Resultados na Gestão por Competências pela Avaliação 360º

Avaliação de Desempenho com Foco em Competência

Avaliação de Desempenho com Foco em CompetênciaA Base para a Remuneração por Competências

Este livro apresenta uma ampliação do conceito de competência que vai além do tradicional CHA – Conhecimento, Habilidade, Atitude – visualizando o que o colaborador efetivamente entrega para a organização. Esse conceito é fundamental para que as empresas tenham argumentos precisos para avaliar o Desempenho do Colaborador, mas não como no método tradicional de avaliação desempenho, mas sim, a Avaliação Desempenho com Foco em Competências.

Após diversos estudos e pesquisas, foi observada uma escassez de literatura que apresente de forma clara, prática e objetiva como efetivamente implantar a Remuneração por Competências. Há sim muitas literaturas, mas elas não detalham como fazer e principalmente a possibilidade de aplicação coerente com a estrutura das empresas, e “Avaliação de Desempenho com Foco em Competências” vem suprir essa lacuna.

Portanto, o objetivo desta obra é apresentar de forma didática e prática a construção de ferramentas de avaliação, que juntas irão compor o Coeficiente de Desempenho do Colaborador, que retrata a sua entrega a organização, de forma alinhada ao conceito de ampliação do CHA das competências, sendo este uma referência comprovada para a Remuneração com foco em Competências.

Através de uma linguagem simples, esta obra atende ao interesse e necessidades de Gestores de todos os portes de empresa, sem exceção, servindo também como referência para nível acadêmico.

Índice

Avaliação de Desempenho com foco em Competência

– Capítulo 1 – A Gestão por Competências nas empresas
O Novo Conceito: Avaliação Desempenho com Foco em Competências

– Capítulo 2 – Conceitos sobre a forma de executar a Avaliação Desempenho
Regras básicas para construir uma Avaliação Desempenho

– Capítulo 3 – Conceitos da Avaliação Desempenho com Foco em Competências
Conceito de Complexidade
O conceito da Entrega

– Capítulo 4 – Estudo Prático das Perspectivas da Avaliação Desempenho
Consideração importante sobre os estudos das perspectivas
O resultado de cada perspectiva no composição do Coeficiente de Desempenho do Colaborador
A Perspectiva Técnica
A Perspectiva Resultados
A Perspectiva Complexidade

– Capítulo 5 – Perspectivas Especiais
– Capítulo 6 – Como calcular a Avaliação Desempenho com Foco em Competências
– Capítulo 7 – A Perspectiva Convenção

A construção da Perspectiva
Cálculo da Perspectiva Convenção

– Capítulo 8 – A utilização da Avaliação de Desempenho para o Desenvolvimento
Perspectiva Técnica
Perspectiva Comportamental
Perspectiva Resultados
Perspectiva Complexidade
Perspectiva Convenção
Desenvolver o Positivo: O desenvolvimento do futuro
Programa de Autodesenvolvimento

– Capítulo 9 – Coeficiente de Desempenho na Remuneração com Foco em Competências
CDC, uma forma justa
A aplicação em Empresas Estatais

Prefácio, por Willyans Coelho


Publicado porMarketing Leme18 de maio de 2009Publicado emLivro - Avaliação de Desempenho com foco em Competências

Prefácio – Avaliação de Desempenho com Foco em Competência

Avaliação de Desempenho com Foco em CompetênciaPrefácio, por Willyans Coelho

É com muito prazer que escrevo o prefácio deste livro do Rogerio Leme. Para mim, é uma honra muito grande, pois o Rogerio é um daqueles irmãos que a gente encontra na vida através do trabalho, mas o relacionamento extrapola o lado profissional e envolve a vida pessoal e familiar com muito carinho.

Graças a esse relacionamento, tive o prazer de ler os seus dois livros em primeira mão. Já na sua estréia, com o livro Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências, ele disse a que veio:

Tornar transparente e acessível a qualquer pessoa ou empresa um processo que, até então, parecia restrito a um círculo de alguns poucos experts da área. Ele propôs uma metodologia absolutamente clara, o Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências, que teve o grande mérito de desnudar um dos aspectos mais obscuros da prática de gestão de pessoas por competências.

Nesse segundo livro, que surge apenas um ano após o lançamento do primeiro, ele continua firme nessa missão de propor novos caminhos para a gestão de pessoas.

Resultado de uma ampla reflexão que o Rogerio realiza sobre a gestão por competências e seus reflexos em todas as áreas de gestão de pessoas, este livro oferece explicações detalhadas sobre uma nova perspectiva para definir, acompanhar, avaliar, remunerar e aprimorar o desempenho das pessoas nas empresas.

É certo que alguns profissionais da área não se interessam em avaliar o desempenho por acreditar que os métodos tradicionais sempre estão olhando para o passado. Mas a metodologia proposta pelo Rogerio vai muito além dessa perspectiva. Ela avalia o passado, mas de olho no futuro. Seus resultados oferecem uma visão clara de como potencializar o desenvolvimento da carreira de cada pessoa na empresa. Trata-se de uma metodologia diferenciada e inovadora, que contribuirá de forma significativa para a melhoria dos resultados de todas as empresas que vierem a utilizá-la.

Na área da remuneração, o autor apresenta uma nova visão, tão clara e simples, mas que até hoje ninguém havia proposto. Uma verdadeira evolução não apenas em relação aos conceitos antigos de remuneração, mas inclusive àqueles mais recentes, quando mais uma vez relaciona as competências com o resultado efetivo do trabalho.

Como se não bastasse sua contribuição no processo de gestão do desempenho e remuneração, o autor ainda ajuda a desmistificar um dos maiores enigmas da área de RH hoje: como alinhar a gestão de pessoas à estratégia organizacional. Ele parte do pressuposto que a avaliação do desempenho de cada pessoa tem que estar congruente com os objetivos da empresa, a fim de que cada um contribua de forma significativa com a execução da estratégia definida pela organização. Para mim, essa proposta é fundamental para que possa ser efetivada uma gestão estratégica de pessoas.

E o melhor: trata-se de uma proposta facilmente aplicável em qualquer tipo de empresa, independente do tamanho, da área de atuação ou da quantidade de pessoas envolvidas nos processos.

O Rogerio tem essa incrível competência de descrever processos complexos através de uma metodologia clara, sistemática e funcional. Ele procura traduzir em procedimentos do tipo “passo-a-passo” aquilo que outros autores só teorizam e não mostram “o como se faz”. Esse é o grande mérito que ele tem. Tudo que você ler neste livro, poderá aplicar imediatamente na sua empresa. Ele está em suas mãos nesse momento. Aproveite a leitura!

Willyans Coelho
Diretor do RH.com.br

Publicado porMarketing Leme18 de maio de 2009Publicado emLivro - Avaliação de Desempenho com Foco em Competência - Prefácio

Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências

Mapeamento e TreinamentoMapeamento, Treinamento, Seleção, Avaliação e Mensuração de Resultados de Treinamento.
Sinopse

Este livro é o Guia para Gestores de Pessoas e de Recursos Humanos no que se refere a Gestão por Competências. Através de uma metodologia extremamente simples, o Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências, o autor apresenta ferramentas práticas, acessíveis e realmente possíveis de serem implementadas, atendendo as seguintes expectativas:

• Mapeamento de Competências
• Avaliação com Foco em Competências
• Treinamento com foco em Competências
• Seleção por Competências

E ainda apresenta caminhos concretos para que sejam mensurados e comprovados os Resultados de Treinamentos.

Um dos destaques é a comprovação matemática da metodologia que elimina a subjetividade existente nos processos tradicionais de mapeamento. É a única metodologia comprovada matematicamente disponível na literatura.

Através de uma linguagem simples, esta obra atende o interesse e necessidades de Gestores de todos os portes de empresa, sem exceção, servindo também como referência para nível acadêmico.

Aplicação Prática de Gestão por Competências tem uma meta ambiciosa, porém realista: Fazer com que o leitor possa realmente implantar Gestão por Competências utilizando os recursos da sua própria empresa.

Índice

Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências

Capítulo 1 – O que é Gestão por Competências
Por que o termo Colaborador
Função ou Cargo
Por que implantar Gestão por Competências – Norma ISO
O surgimento de uma empresa

Capítulo 2 – Mas o que são competências
Competência Técnica
Competência Comportamental
Definição de Competência
CHA x Competência Técnica x Competência Comportamental

Capítulo 3 – Implantando Gestão Por Competências
Etapas da Implantação
Sensibilizar
Definir as Competências Organizacionais
Definir as Competências de cada Função
Identificar as Competências dos Colaboradores
Acompanhar a Evolução – Gestão por Competências
Perguntas sobre Gestão por Competências

Capítulo 4 – O conceito dos Indicadores na Gestão por Competências

Capítulo 5 – Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
Aplicação
Como construir o Inventário Comportamental
Identificando as Competências Comportamentais
Definição
Características
Coleta de Indicadores
Detalhando a atividade
Padrão de Relacionamento
Consolidação dos Indicadores
Associação das Competências aos Indicadores
Perguntas sobre o Mapeamento de Competências
Validação
Erro a ser evitado
Identificando as Competências de cada Função
Escala do Nível de Competências
Peso do Indicador
Cálculo do NCF – Nível de Competência da Função
Validação
A importância do papel da Consultoria

Capítulo 6 – Metodologia de Mapeamento de Competências, por Maria Odete Rabaglio
Comentários

Capítulo 7 – Avaliação com Foco em Competências utilizando o resultado do Inventário Comportamental
Tipos de Avaliação
Construção da Avaliação com Foco em CompetênciasAplicação da Avaliação
Como apurar
Cálculo do NCC – Nível de Competências do Colaborador
Cálculo do NCCf – Nível de Competências do Colaborador em relação à Função
Cálculo do NCCo – Nível de Competências do Colaborador em relação à Organização
Qual utilizar, NCCo ou NCCf ?
Recurso da Pergunta Inversa
NCC com mais de um Avaliador
A importância dos Múltiplos Avaliadores
Interpretação dos Resultados
Conclusão

Capítulo 8 – Seleção por Competências: o auxílio do Inventário Comportamental

Capítulo 9 – Treinamento e Desenvolvimento em Foco em Competências
Cálculo do ROI
Gestão de Métricas
Níveis de Avaliação de Treinamento
Como Mensurar Resultados de Treinamento Comportamental

Anexo I – Técnica para destacar a importância de um Indicador na Metodologia do Inventário Comportamental
Anexo II – Gestão por Competências em Tempo Recorde. Case Selling Out
Anexo III – Cronograma de implantação de Gestão por Competências através da Metodologia do Inventário Comportamental
Anexo IV – Como mensurar Competências Técnicas. Inventário Técnico para Mapeamento de competências
Anexo V – Como definir MVVE – Missão, Visão, Valores, Estratégia
Anexo VI – Um software que trata Competências na prática, o GCA

Rogerio Leme
Publicado porMarketing Leme15 de maio de 2009Publicado emLivro - Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências

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