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Corrida em Câmera Lenta

Família: Recreativa

Nome: Corrida em Câmera Lenta

Objetivo: Aquecimento, descontração, competitividade, aceitar regras.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 15 Minutos

Material Necessário: Nenhum.

Procedimento: 1. Dispor o grupo em duas filas paralelas. 2. O diretor dá um sinal para que os primeiros de cada fila apostem uma corrida.Ao retornarem, tocam na mão do parceiro seguinte e este continuará a corrida, até que todos passem pelo processo; 3. Vencerá aquele que chegar primeiro; 4. Em seguida, propõe se a mesma corrida, modificando-se a consigna, ou seja, devem corre em câmera lenta, sendo que o vencedor será aquele que chegar por último.

Observações: Durante a corrida, não podem parar.Quando um pé tiver no chão, o outro, automaticamente, deverá ser levantado. O diretor atua como juiz.

Enviada por: ArionRh
Data: 16/01/2004

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Apresentação em Duplas

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

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Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Integração

Nome: Apresentação em Duplas

Objetivo: Apresentação.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Material Necessário: Nenhum.

Procedimento: 1. Solicita-se ao grupo para formar duplas, aleatoriamente; 2. Cada dupla conversa durante dez minutos, aproximadamente, falando de si mesmo, apresentando-se; 3. Após o tempo estipulado, o grupo reúne-se novamente; 4. O participante A apresenta o participante B e vice-versa; 5. Repete-se o processo com todos os integrantes; 6. Comentários

Observações: Verifica-se se o número de participantes é par.Em caso de número impar, o Diretor (ou Ego -Auxiliar) pode participar.

Enviada por: ArionRh
Data: 16/01/2004

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Exposição de Arte

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

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Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Integração

Nome: Exposição de Arte

Objetivo: Apresentação

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Material Necessário: Chapéus, bijuterias, chaves, acessórios em geral.

Procedimento: 1. Dispor os objetos sobre uma parte da sala, como uma exposição. 2. O grupo fica em círculo. 3. O diretor convida todos a visitar uma “exposição de arte” e cada um deve escolher um objeto com o qual se identifique, que tem a ver consigo mesmo. 4. Feitas às escolhas, retornam aos seus lugares (com o objeto) e comentam o significado da escolha.

Enviada por: ArionRh
Data: 16/01/2004

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Pergunte Diferente

Família: Motivacional

Nome: Pergunte Diferente

Objetivo: Estimular a leitura, avaliar assimilação, compreensão e retenção do conteúdo, troca de informações, motivação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, percepção, integração, atenção, percepção, comunicação, flexibilidade. Avaliar o evento.

Mínimo de Participantes: 20

Máximo de Participantes: 20

Duração: 30 minutos

Material Necessário: Fita ou CD com trechos de músicas em diferentes ritmos, aparelho de som, bolinha.

Procedimento: 1º momento O grupo deve se organizar em círculo. O Facilitador coloca o CD com músicas diversas (lentas e agitadas). Um dos membros do grupo inicia fazendo uma pergunta sobre o texto, no ritmo da música que estiver tocando naquele momento. Os próximos quatro participantes, cada um na sua vez, respeitando o ritmo da música que estiver tocando quando receber a bolinha, re-elaboram a pergunta. Desta forma teremos uma pergunta com cinco variações. O sexto participante, formula uma nova pergunta, e os quatro participantes seguintes continuam reelaborando a segunda pergunta. Assim sucessivamente até o término. 2º momento Após todos terem elaborado perguntas, Facilitador e participantes discutem a experiência, observando contribuição à aprendizagem, manifestando percepções pessoais, dificuldade ou facilidade em adequar a pergunta ao ritmo da música, etc.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 04/11/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Linguagem

Família: Integração

Nome: Linguagem

Objetivo: Comunicação, criatividade, avaliar assimilação, compreensão, atenção, flexibilidade.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 60 minutos.

Material Necessário:

Procedimento: Informe que cada equipe tem que criar uma nova língua. Essa nova língua tem que ter uma introdução, uma descrição para os objetos da sala, um comentário positivo, um comentário negativo e uma despedida. Dê 30 minutos para planejar e aprender esta nova linguagem. Em seguida, forme pares com integrantes de outra equipe. Aí eles terão 15 min para ensinar a nova língua um ao outro, mas só podem usar esta nova língua, sem usar qualquer outro dialeto. Por fim, peça a todos que coloquem vendas nos olhos e tentem formar novamente as equipes baseados apenas na nova linguagem. Pontos que podem ser explorados com esta dinâmica: 1. sensações vividas durante a realização do exercício 2. lições extraídas sobre a comunicação 3. facilidade que tiveram os pares para aprender as línguas uns dos outros.

Observações: Forme grupos de 5 a 7 pessoas.

Enviada por: AncoraRh
Data: 04/11/2005 

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Um carro, uma flor, um instrumento musical

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Família: Integração

Nome: Um carro, uma flor, um instrumento musical

Objetivo: Apresentação

Mínimo de Participantes: 25

Máximo de Participantes: 30

Material Necessário: Papel e caneta para cada participante.

Procedimento: 1. Cada participante escreve no papel o nome de um carro, uma flor e um instrumento musical com que se identifica; 2. Juntar todos os papéis, misturar e redistribuir; 3. Cada pessoa do grupo tenta identificar quem é quem; 4. Se acertar, o autor da escolha explica o porquê; 5. Se errar, explica-se no final; 6. Comentários

Observações: Pode-se alterar a consigna (exemplo: uma fruta, um esporte e uma música).

Enviada por:
ArionRh
Data: 16/01/2004

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Árvore de Competências

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO!



Família: Desenvolvimento

Nome: Árvore de Competências

Objetivo: Levar o funcionário a se auto-avaliar.

Mínimo de Participantes: 1

Máximo de Participantes: 100

Duração: 20 minutos

Material Necessário: Papelão (de caixas usadas, para estimular o reaproveitamento) cartolinas (retalhos) cola branca (tenaz, ou outra) tinta guache verde, marrom, vermelha, branca…

Procedimento: Entrega a cada um, uma árvore, de tamanho de 1,00m mais ou menos. (uma macieira, com flores, frutos, folhas, raízes, caule) bem forte e bonita, feitas no papelão e pintadas com guache. Na mesa, coloque uma caixinha, com quadradinhos, de cartolina, do mesmo tamanho, onde em cada um estará escrito um tipo de habilidade, de atitude, de conhecimento. A pessoa, após ouvir as explicações teóricas sobre os itens (CHA) irá escolher em cada um os que lhe compete e irá colar na árvore. Será sua arvore de competências (Metodologia do Star).

Observações: Esta técnica, além de conduzir o funcionário a refeletir sobre suas competências, irá proporcionar a todos, o conhecimento de cada um. É importante deixar claro que: Copa: são os conhecimentos caule: habilidades raiz : atitudes Sempre dar um exemplo ou mais de cada um, antes de iniciar a prática.

Enviada por: Marta Aparecida de Oliveira-Ms.
Data: 13/10/2005


Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200712 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Bazar

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Integração

Nome: Bazar

Objetivo: Conhecer uns aos outros.

Mínimo de Participantes: 6

Máximo de Participantes: 16

Duração: 10 minutos, mais 1 a 2 minutos para cada participante.

Material Necessário: Uma mesa com diversos objetos que podem ser vistos em um bazar doméstico ou em uma loja de artigos de segunda mão. O número de itens tem de ser maior do que número de participantes. Uma folha de papel ou um pano grande deve cobrir todos os artigos antes do exercício começar.

Procedimento: 1. Coloque os objetos sobre a mesa, cobrindo – os com um pano antes do grupo entrar na sala. 2. Diga aos participantes que, quando o pano for retirado, eles devem aproximar-se, escolher e pegar um artigo da mesa que por alguma razão os atraia. 3. Depois que todos tiverem selecionado os objetos, cada um deve apresentar-se ao grupo e dizer por que aquele item o atraiu especialmente.

Observações: Faça com que cada participante se apresente ao grupo.A seguir, faça com que algum outro membro selecione um item da mesa que ache que combina com a pessoa que acabou de se apresentar. Solicite uma explicação da razão que a levou a associar o artigo àquela pessoa.Repita o processo com todos os membros do grupo.
Pontos de discussão: 1. Alguém acha que algum item selecionado combina com a pessoa que o escolheu? 2. Alguém acha que algum artigo específico parece combinar com outros participantes? Por quê? Visão Geral Os participantes selecionam algum objeto de uma mesa e dizem aos outros por que o escolheram.

Enviada por: ArionRh
Data: 16/01/2004

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

A Jaula

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Desenvolvimento

Nome: A Jaula

Objetivo: Trabalhar a resistência à mudança através da vivência de ver-se preso a determinadas situações que desejamos evitar. Pode objetivar também trabalhar a função da cultura organizacional.

Mínimo de Participantes: 3

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário:

Procedimento: Dividir os participantes em dois grupos (A e B). O grupo A deve posicionar-se em círculo, mantendo certa distância entre si (aproximadamente um braço) – formando a jaula. O grupo B representará os animais e, como tais, deverão circular livremente pela sala (ou pátio) devendo, necessariamente, entrar e sair da jaula. Ao sinal do instrutor os animais deverão começar a circular. A um novo sinal (previamente combinado) as pessoas do grupo A devem dar as mãos, fechando a jaula e prendendo, assim, aqueles que ficaram dentro do círculo. Os animais presos passam então a fazer parte da jaula. O jogo reinicia-se e continua até que sobre apenas um participante ou todos tenham sido aprisionados.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 11/10/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Máquinas Humanas

Família: Recreativa

Nome: Máquinas Humanas

Objetivo: Animar o grupo depois do almoço, desenvolver a integração

Mínimo de Participantes: 8

Máximo de Participantes: 12

Duração: 10 a 15 minutos

Material Necessário: Nenhum

Procedimento: 1. Divida o grupo em equipes. 2. Dê a elas 5 minutos para planejar uma máquina humana da qual todos os membros sejam componentes.Todos os componentes humanos dependem dos demais para se movimentarem, isto é, cada ação leva a uma outra. 3. Quando o prazo de planejamento se tiver esgotado, cada equipe deve demonstrar sua “máquina humana”. 4. Todo o grupo deve eleger o melhor resultado.

Observações: 1. Depois que cada equipe demonstrou sua máquina humana todas elas podem ser conectadas em uma única. 2. Pode-se combinar a proibição de comunicações verbais durante o período de planejamento. 3. O mediador pode preparar com antecedência folhas de papel com nomes de máquinas que as equipes devem construir. Tais máquinas poderiam ser: máquina de moer carne, relógio, carro de bombeiros, bicicleta, calculadora, canoa, máquina de escrever, cafeteira, betoneira etc.
Importante: Pontos para discussão: 1. Todos se sentiram confortáveis participando deste exercício? 2. Estão todos bem para prosseguir durante à tarde? Visão Geral Neste exercício, os participantes devem formar equipes e construir uma máquina humana.

Enviada por: ArionRh
Data: 16/01/2004

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

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