Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.
Objetivo: Apresentação, indicado para início de curso, ajudando a romper o gelo e despertando interesse de uns pelos outros.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Material Necessário: Papel e canetas coloridas para todos.
Procedimento: Cada participante recebe uma folha em branco. Em dez minutos deve escrever um Anúncio Classificado, como os que se vêem nos jornais, oferecendo algum serviço, curso ou outra coisa.O anúncio tem o objetivo de anunciar a própria pessoa por intermédio de um produto ou serviço com o qual ela se identifica.Ninguém deve escrever o próprio nome. Os classificados são afixados na parede e os participantes devem ler os anúncios, durante alguns minutos, tentando descobrir quem são as pessoas anunciadas. O coordenador da dinâmica reúne o grupo e pergunta: – Quem se reconheceu através do anúncio classificado? – Quantas pessoas pensavam se conhecer e descobriram que não se conheciam direito? – Como cada um se sentiu, vendo seu anúncio classificado sendo lido pelos outros?
Observações: O Anúncio tem o objetivo de anunciar a própria pessoa por intermédio de um produto ou serviço com o qual ela se identifica. Ninguém deve escrever ser próprio nome, sendo que os anúncios devem estar na parede e devem ser lidos pelos participantes por alguns minutos.
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações
Material Necessário: Folha com descrição do jogo e papéis com personagens para distribuir para o grupo.
Procedimento: Personagens: (um personagem para cada participante do grupo) • Cocheiro • Roda • Passageiro magro • Passageira • Menininho chorão • Banco • Porta • Molas • Cavalo • Carruagem (TODOS) Vou contar uma história, quando citar o seu personagem, você deve levantar – se e bater uma palma e logo se sentar.Quando eu disser CARRUAGEM, todos devem levantar e bater 2 palmas e logo sentar. História A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda dianteira da carruagem.O atraso o deixava cada vez mais irritado, e o passageiro magro andava de um lado para o outro enquanto a passageira acalmava o menininho chorão. Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar o capim do cavalo, para iniciar a viagem da carruagem. O passageiro magro acalmou-se e até sorriu para o menininho chorão que, agora todo feliz, fazia ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem. A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo enquanto a passageira sorria para o passageiro magro.Mas, de repente, o cavalo tropeçou, o banco inclinou, a porta se abriu e o cavalo se assustou, obrigando a carruagem a parar para consertar a mola do assento e a roda que havia se soltado novamente da carruagem.
Observações: Competências a serem observadas: atenção, concentração, agilidade, prontidão, sinergia, sincronicidade, percepção do todo, flexibilidade para ajustar-se ao ritmo do grupo.
Objetivo: Permitir que todos os membros de um pequeno grupo participem da discussão. Fazer com que os participantes verifiquem que pode ser relativamente fácil controlar um a discussão em grupo sobre assuntos polêmicos.
Mínimo de Participantes: 6
Máximo de Participantes: 12
Duração: Tanto quanto disponível
Material Necessário: Um objeto para que seja utilizado como microfone imaginário. Procedimento: 1. Informe os participantes que eles estão prestes a participar de uma discussão em grupo sobre um assunto controverso que você irá escolher. 2. Faça com que todos se sentem em círculo, em suas cadeiras ou no chão. Se preferir que se sentem no chão, tente conseguir várias almofadas. 3. Informe-lhes que o objeto que será colocado n meio do círculo é um microfone e que, se quiserem falar, devem segura-lo. Os participantes têm autorização para falar somente quando estiverem segurando o microfone. 4. Quando terminarem de falar ou de apresentar seus pontos de vista, elas devem colocar o microfone de volta no meio do círculo para que o próximo possa pegá-lo e usa-lo. 5. Se notar que qualquer participante tem dificuldade em pegar o microfone, você tem o poder de passa-lo para qualquer um deles.Nenhum outro membro do grupo tem tal poder. 6. Termine a discussão quando as opiniões começarem a escassear; a seguir, comente o exercício.
Observações: 1. Estabeleça um limite máximo de tempo durante o qual cada participante pode segurar o microfone, em qualquer ponto do exercício. 2. Se houver participantes considerados excessivamente dominantes, o mediador pode decidir limitar o número de vezes que cada pessoa pode utilizar o microfone.3. Visão Geral, esta técnica pode ser utilizada para controlar a discussão em um pequeno grupo.
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações
Família: Integração
Nome: Exercício da Confiança
Objetivo: Acelerar o processo de conhecimento mútuo no grupo; estudar as experiências própria descoberta; desenvolver a autenticidade no grupo; dar a todos a oportunidade de falar e de escutar.
Mínimo de Participantes: 25
Máximo de Participantes: 30
Duração: 30 minutos
Material Necessário: Um número suficiente de papeletas com uma pergunta a ser respondida em público por cada membro participante.
Procedimento: IO animador faz uma breve introdução do exercício, falando sobre a descoberta pessoal e a importância do exercício; II. Distribuirá, a seguir, uma papeleta para cada participante; III. Um a um, os participantes lerão a pergunta que estiver na papeleta, procurando responder com toda sinceridade; IV.No final, segue-se um debate sobre o exercício feito. Perguntas para o Exercício Estas perguntas servem de sugestões para o exercício. 1. Qual é o seu hobby predileto ou como você preenche o seu tempo de lazer? 2. Que importância tem a religião na sua vida? 3. O que mais o aborrece? 4. Como você encara o divórcio? 5. Qual emoção é mais difícil de se controlar? 6. Qual a pessoa do grupo que lhe é mais atraente? 7. Qual a comida que você menos gosta? 8. Qual o traço de personalidade que lhe é mais marcante? 9. Qual é, no momento, o seu maior problema? 10. Na sua infância, quais foram os maiores castigos ou críticas recebidas? 11. Como estudante, quais as atividades em que participou? 12. Quais são seus maiores receios em relação a este grupo? 13. Qual é a sua queixa em relação à vivência grupal? 14. Você gosta do seu nome? 15. Quem do grupo você escolheria para seu líder? 16. Quem do grupo você escolheria para com ele passar suas férias? 17. Você gosta mais de viver numa casa ou apartamento? 18. Qual o país que você gostaria de visitar? 19. Quais são algumas das causas da falta de relacionamento entre alguns pais e filhos? 20. Se você fosse presidente da República, qual seria sua meta prioritária? Observações: Visão Geral Esta técnica pode ser utilizada para controlar a discussão em um pequeno grupo.
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.
Objetivo: Introduzir o tema Cultura Organizacional, oferecendo a oportunidade para a discussão compartilhada. Aplicações: Seminários gerenciais cujo conteúdo esteja focado no realinhamento estratégico e revisão de valores.
Mínimo de Participantes: 30
Máximo de Participantes: 0
Duração: 1 hora.
Material Necessário: – Uma cópia da folha individual de trabalho para cada participante. – Um lápis para cada participante – Uma cópia da folha de trabalho do time (para cada grupo) – Relógio/ cronômetro
Procedimento: Divisão do grupo em equipes de 5 participantes. Cenário: Vocês foram indicados por sua empresa para preparar uma cápsula do tempo, que será colocada numa caixa dentro de um cofre, com instruções para ser aberta daqui a cem anos. Sua equipe deverá determinar o que deve ser colocado em sua própria cápsula, e os itens devem representar a cultura presente de sua organização. O tempo será de cinco minutos para selecionar três itens ou idéias que desejem incluir na cápsula. Finalize a discussão depois de cinco minutos e distribua uma cópia da folha de trabalho individual para cada representante e um lápis. Entregue também uma cópia da folha de trabalho do grupo todo, para usarem mais tarde. Explique a cada participante, que eles terão que preparar uma declaração individual que dariam a um estranho, um retrato claro da cultura de sua organização. Cada declaração será limitada a vinte e cinco palavras, no máximo. Eles usarão a folha de trabalho individual. Eles terão dez minutos para trabalhar nessa tarefa. Sinalize para o começo. Cronometre a atividade em dez minutos, avisando-os cinco minutos antes do término. Então, paralise a atividade. Explique que agora, cada time irá discutir as declarações individuais e chegar a uma conclusão sobre quais serão usadas para fazer a declaração da equipe, aquela que será colocada na cápsula do tempo. Um membro de cada time deverá ser selecionado para passar o relatório final do grupo para a folha de trabalho. Os times terão vinte minutos para completar a tarefa. Sinalize para o início da discussão. Cronometre a atividade. Pare a discussão. Cada grupo, um de cada vez, relatará o conteúdo de sua cápsula do tempo, lendo sua lista de itens e a declaração final. Estimular com aplausos. Após as apresentações de cada equipe, fixar as declarações à frente da sala e convidar o grupo para formar um círculo. Informar que todos vão participar de um fórum de discussão. Em círculo, o facilitador estimula as pessoas a participar do painel, através de perguntas. Sugestões: – Como foi o clima de trabalho nas suas equipes? – Que dificuldades vocês apontam na realização do exercício? – Como vocês conseguiram integrar as descrições individuais com a descrição do grupo? – O resultado final representa realmente a cultura da empresa? – Que aspectos vocês julgam positivos na cultura vigente? – O que precisa ser repensado e melhorado na cultura empresarial? – Qual seu nível de comprometimento com estas melhorias? Neste momento, o facilitador poderá fazer uma breve exposição sobre cultura empresarial e aplicar algum instrumento diagnóstico para reforçar o trabalho das equipes. Que sua fala seja clara, objetiva e com o aporte de referencial teórico e metodológico. MATERIAL PARA REPRODUÇÃO FOLHA DE TRABALHO INDIVIDUAL Orientação: Liste os três itens que seu time decidiu colocar na cápsula do tempo. Em no máximo vinte e cinco palavras, descreva cada um desses itens de uma maneira que, daqui a cem anos quando a cápsula for aberta, qualquer pessoa terá uma visão clara da cultura de sua organização. Use bastante detalhes. Item 1: Item 2: Item 3: FOLHA DE TRABALHO DO TIME Orientação: Liste os três itens que seu time selecionou para colocar na cápsula do tempo. Em no máximo vinte e cinco palavras, decidam “como um time” o conteúdo da declaração a ser feita em cada item, de maneira que daqui a cem anos, quando a cápsula do tempo for aberta, qualquer pessoa terá uma visão clara da cultura de sua organização. Use bastante detalhes. Item 1: Item 2: Item 3:
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Família: Desenvolvimento
Nome: Descrevendo formas
Objetivo: Trabalhar a capacidade de comunicação e entendimento da mensagem.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração: Material Necessário: Sucata, formas geométricas, revistas, sulfite e lápis. Procedimento: Dividir os participantes em duplas. Um dos participantes escolhe uma sucata ou forma geométrica, observa-a atentamente e a oculta, de forma que seu parceiro não a veja. Aquele que escolheu o objeto deve descrevê-lo para seu colega, que pode fazer perguntas para conseguir mais pistas. Aquele que está descrevendo o objeto deve ser orientado a dizer apenas uma informação por vez. Quando este descobrir qual era o objeto, invertem-se os papéis.
Objetivo: Levantamento de expectativas individual, compromisso consegue próprio, percepção de si, auto-conhecimento, sensibilização, reflexão, automotivação, absorção teórica.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração: 20 minutos.
Material Necessário: Envelope, sulfite, caneta.
Procedimento: Individualmente, cada treinando escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a seu (sua) melhor amigo (a). Dentre os assuntos, abordar: como se sente no momento, o que espera do evento (curso, seminário, etc.), como espera estar pessoal e profissionalmente daqui a 30 dias. Destinar o envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa). O Facilitador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo e, após 45 dias aproximadamente, remete ao treinando (via correio ou malote).
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Família: Desenvolvimento
Nome: Quem foi o autor
Objetivo: Estimular a leitura, avaliar assimilação, compreensão e retenção do conteúdo, troca de informações, motivação, criatividade, integração.
Mínimo de Participantes: 20
Máximo de Participantes: 0
Duração: 40 minutos.
Material Necessário: Filipetas em branco, canetas, caixinha, música, cartolina branca, durex ou fita crepe.
Procedimento: 1º Momento Cada participante recebe duas filipetas e deve elaborar um novo parágrafo que possa ser acrescentado ao texto, de acordo com suas próprias idéias. Depois, deve copiá-lo na segunda filipeta. Cada participante entrega uma das filipetas ao Facilitador, que as deposita em uma caixinha ou similar. Cada membro do grupo sorteia um parágrafo e sai em busca daquele que o escreveu. Quando encontrada, a cópia é entregue àquele que a sorteou e ambas as filipetas devem ser coladas em uma cartolina branca previamente preparada e anexada na parede pelo Facilitador. 2º Momento Quando todos os parágrafos estiverem reunidos na cartolina branca, Facilitador e participantes fazem um levantamento dos autores e discutem: – Impressões obtidas. – Dificuldades na elaboração dos parágrafos e na busca dos pares. – Comentário sobre aquilo que escreveram. – O que o texto despertou em cada um. – Aprendizagem e contribuições. O Facilitador coloca-se a disposição para solucionar dúvidas, acrescentado informações à discussão quando julgar necessário.
Procedimento: Aos pares (A e B) os participantes se acomodam pela sala. Buscar conhecer o companheiro (nome, idade, estado civil, filhos, escolaridade, objetivos no evento, empresa que atua, “hobby”). Após o tempo de apresentação no par o companheiro “A” apresenta o companheiro “B” ao grupo, e vice-versa. Importante clima descontraído e aberto a perguntas sem, contudo, sair do objetivo de apresentação. O exercício se encerra com apresentação de todos.
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Família: Desenvolvimento
Nome: Retrato da Turma
Objetivo: Promover uma discussão e sensibilizar os participantes para o ambiente adequado ao trabalho em equipe. Aplicação: Treinamento Gerencial e de Equipes.
Mínimo de Participantes: 5
Máximo de Participantes: 50
Duração: 1 hora
Material Necessário: – Uma folha de trabalho para cada participante. – Um lápis para cada participante (para a variação do jogo, uma folha de trabalho e um lápis para cada participante). – Relógio/ cronômetro.
Procedimento: Distribua uma cópia da folha de trabalho e um lápis para cada participante. TRABALHO INDIVIDUAL: Diga aos participantes que cada um deles vai criar um retrato do que eles pensam ser o ambiente ideal para o trabalho em equipe. Primeiro vão visualizar este ambiente. Depois usam as folhas de trabalho para descrever, com a maior quantidade possível de detalhes, as condições, o aspecto físico desse ambiente, o comportamento das pessoas e tudo mais que dê uma idéia clara do ambiente ideal. Devem ser muito detalhistas. Tempo: 10 minutos. TRABALHO EM EQUIPE: Em equipes de 5 pessoas, vão discutir as descrições que criaram, o que é comum entre elas e as diferenças também. Depois, discutir maneiras, modos, pelos quais aspectos práticos, físicos, comportamento dos membros, e tudo o mais que pode dar uma idéia clara desse ambiente ideal de trabalho e construir a CARTILHA DO TRABALHO EM EQUIPE. Diga aos grupos que eles terão vinte minutos para completarem a tarefa. Sinalize para o início da discussão. Cronometre a atividade em vinte minutos, dando um aviso do término, cinco minutos antes. Direcione uma equipe de cada vez para reportar suas conclusões para o grupo todo, apresentando sua cartilha.