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Candidatos ao emprego

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Motivacional

Nome: Candidatos ao emprego

Objetivo: Demonstrar a relação entre motivação e expectativas

Mínimo de Participantes: 9

Máximo de Participantes: 30

Duração: 30 minutos

Material Necessário: Roteiros da empresa e dos candidatos. Folhas de papel e canetas. 

Roteiro:Vocês são uma empresa multinacional e abriram uma vaga para um empregado de alto
nível de especialização. Apareceram candidatos muito capacitados, e a empresa deve se
epenhar em contratar um deles, para isso é preciso atender algumas de suas principais
expectativas.
Observem esta relação de expectativas do empregado:
Bom salário; Estabilidade; Treinamento; Sucesso; Status; Trabalho criativo;
Valorização; Progressão profissional; Benefícios sociais (plano de saúde, vale refeição, vale
transporte); Boas condições de trabalho; Realização pessoal; Trabalho participativo (trabalho
em equipe); e Autonomia.
Desses itens, vocês devem selecionar os 5 que consideram mais importantes, e que
acreditam que convencerá o candidato a aceitar o emprego.
Depois de selecioná-los, vocês devem numerá-los em uma escala de 5. De forma que, o
menos importante receba conceito 5, e o mais importante receba conceito 25 (5,10,15,20,25).
Feito isso, se somarmos esses conceitos teremos o total de 75 pontos. Esse valor é o
que a Empresa têm a oferecer ao candidato.
Roteiro Candidato:
Vocês são candidatos a uma vaga em uma Empresa multinacional. Essa Empresa está
muito interessada em contratá-los, para isso é preciso atender algumas de suas principais
expectativas (do candidato). Vocês, embora interessados, têm outras ofertas de emprego, e só
aceitaram trabalhar nesta Empresa, se atenderem, no mínimo 2/3 de suas expectativas.
Observem esta relação de suas expectativas:
Bom salário; Estabilidade; Treinamento; Sucesso; Status; Trabalho criativo;
Valorização; Progressão profissional; Benefícios sociais (plano de saúde, vale refeição, vale
transporte); Boas condições de trabalho; Realização pessoal; Trabalho participativo (trabalho
em equipe); e Autonomia.
Desses itens, vocês devem selecionar os 5 que consideram mais importantes para sua
realização profissional.
Depois de selecioná-los, vocês devem númerá-los em uma escala de 5. De forma que, o
menos importante receba conceito 5, e o mais importante receba conceito 25 (5,10,15,20,25).
Feito isso, se somarmos esses conceitos teremos o total de 75 pontos. Esse valor é o
que a Empresa têm a oferecer ao candidato. No entanto, como foi dito acima, vocês só
esperam ter 2/3 da expectativa atendida, portanto, se a Empresa atingir o total de 50 pontos
em sua relação, vocês devem aceitar o emprego.

Procedimento: Deve-se separar a turma de modo a obter-se um grupo representando a empresa, e os demais grupos representando os canditados. Ex: Em uma turma de 20, teremos 4 grupos de 5, portanto uma turma será a empresa e teremos 3 candidatos. Explica-se à turma que esse é um processo seletivo, onde a empresa está muito interessada em contratar um desses candidatos, que são profissionais excelentes, e para tanto vai oferecer os benefícios que acredita que irão motivá-los a aceitar o emprego. Cada grupo irá eleger 5 itens da relação que consta nos roteiros, e depois numerá-los em uma escala de 5, onde o item mais valorizado ganha 25 pontos. O processo está bem detalhado nos roteiros. Feito isso, os grupos de candidatos ficam de frente para o grupo que representa a empresa, e a entrevista começa. a empresa deve se apresentar ao candidato de forma atrativa, mas utilizando apenas os itens escolhidos. Os candidatos devem marcar os itens de sua relação, quando esses forem mencionados pela empresa. Funciona como um BINGO, o 1º candidadto a completar os 50 pontos, levanta a mão e aceita o emprego. Pode-se encerrar a dinâmica neste momento, ou continuar até que a empresa encerre suas ofertas, e então analisar a situação de cada grupo.

Observações: É importante analisar os fatores considerados importantes por cada grupo, de forma a evidenciar as diferentes expectativas, e o atendimento ou não destas expectativas pela empresa. Encerramos explicando que cada ser humano encontra sua motivação em fatores diferentes.

Enviada por: Raquel Schott Cardoso
Data: 19/09/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Teia de relações

Família: Integração

Nome: Teia de relações

Objetivo: Apresentação; concentração; memória; detecção de conflitos relacionais.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 20

Duração: Mínimo 30 minutos.

Material Necessário: Novelo de fio/barbante

Procedimento: O formador começa por amarrar um pouco de fio ao dedo, depois diz seu nome e estado de espírito e atira a outro participante; este por sua vez fará o mesmo: amarra fio à volta do dedo, repete tudo o que disse o formador e diz seu nome e seu estado de espírito e atura a um outro participante do grupo, e assim sucessivamente até chegar ao último participante que terá que repetir tudo o que os outros afirmaram. Verifica-se que o fio de uns para outros cria uma teia e consoante a pressão do fio assim poderá ser interpretado o estado de relacionamento entre os participantes.

Observações: A atividade demorará consoante o número de participantes e o se pretende que estes enunciem.

Enviada por: Alzira Simões
Data: 19/09/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Roda do Feedback Individual

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO!



Família: Desenvolvimento

Nome: Roda do Feedback Individual

Objetivo: Melhorar o desempenho, despertar a motivação e treinar a comunicação positiva.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: Depende do número de participantes

Material Necessário:

Procedimento: O primeiro integrante (de preferência o que ocupa um nível hierárquico superior) da equipe, a receber o feedback, senta-se no centro da roda. Cada integrante enumera o chamado feedback sanduíche ou seja, cita 01 aspecto positivo, 01 aspecto a ser melhorado e termina com outro aspecto positivo fazendo com que dessa forma, o poder cicatrizante de qualquer ferida que o feedback negativo pudesse causar seja amenizado. Deve-se observar os seguintes critérios: – Para quem dá o feedback . não desqualificar a pessoa ou seja não atuar o conteúdo emocional ao citar o aspecto a ser melhorado mas fazê-lo de forma racional . propor solução para melhoria (contrato) – Para quem recebe o feedback . ouvir . não argumentar ou justificar tanto o positivo como o aspecto a ser melhorado . aceitar ou não a solução proposta . caso não aceite, propor uma outra solução para melhoria e estipular prazo.

Observações:

Enviada por: Adriana Cabral
Data: 26/06/2006


Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200712 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Aquecendo a voz

Família: Vitalizador

Nome: Aquecendo a voz

Objetivo: Aquecimento, “quebra-gelo”, comunicação, criatividade.

Mínimo de Participantes: 6

Máximo de Participantes: 6

Duração: 10 minutos

Material Necessário: Folhas de sulfite, canetas.

Procedimento: Iniciar a atividade dividindo os participantes em pequenos grupos (entre 3 a 10 pessoas). Indicar que eles receberão uma palavra-chave (que esteja no contexto da vaga/atividade a ser realizada) e a partir desta montar ou adaptar o refrão de uma música já existente ou alguma que eles desejam criar. O tempo destinado para esta atividade/criação é de aproximadamente 05 minutos. Após, realiza-se uma apresentação com todos integrantes do grupo.

Observações:

Enviada por: Patrícia Kost
Data: 25/05/2006

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Minha vida pelas figuras

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Família: Integração

Nome: Minha vida pelas figuras

Objetivo: Integração, apresentação, aquecimento, sensibilização, percepção de si, reflexão, comunicação, conhecimento de si.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 10

Duração: 50 minutos.

Material Necessário: Figuras diversas (pessoas, formas, animais) de jornais, revistas, em branco e preto ou colorido.

Procedimento: Individualmente, solicitar que os participantes pensem (ou escrevam) a estória da sua vida (familiar, afetiva, profissional), por aproximadamente 10 minutos. Espalhar figuras pelo chão (ou mesa grande) para que cada um procure aquela que mais se identifica. Importante, nesta técnica, ter disponível muito maior número de figuras do que de participantes, para que fiquem à vontade na escolha. Sucintamente, solicitar que cada participante conte a estória de sua vida através da figura, onde dirá o que chamou sua atenção sobre ela.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/09/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Pendurando no varal

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Família: Recreação

Nome: Pendurando no varal

Objetivo: Integração, descontração, apresentação, percepção de si e do outro, reflexão, auto-avaliação, conhecimento de si.

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 10

Duração: 40 minutos.

Material Necessário: Sulfite, caneta, barbante para o “varal”, clipes para papel.

Procedimento: Individualmente solicitar que cada participante escreva de 6 a 8 características próprias. Não deve haver identificação. “Pendurar” cada sulfite num “varal” previamente colocado na parede ou entre paredes. Os participantes observam cada sulfite, procurando verificar com qual se identifica mais. Após escolha dos papéis, solicitar que sentem segundo a escolha de uma pessoa da dupla. Neste momento ocorre a apresentação. Posteriormente solicitar que sentem segundo a escolha do outro parceiro da dupla, também para apresentação. Ao final, apresentar seus pares em grupo aberto, salientando o porquê da escolha / identificação com aquelas características.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/09/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Identidade Secreta

Família: Desenvolvimento

Nome: Identidade Secreta

Objetivo: Ajudar as pessoas a aprenderem a prestar atenção umas nas outras.

Mínimo de Participantes: 20

Máximo de Participantes: 20

Duração:

Material Necessário: Nenhum.

Procedimento: No começo do dia de trabalho, cada um pensa um personagem que vai interpretar durante o dia todos, sem contar aos outros que personagem escolheu. No final do dia, os participantes do encontro tentam descobrir o personagem de cada um. Discute-se por que cada um escolheu determinado personagem, se há identificação consciente ou não. Depois que já se saiba quais eram os personagens vividos, faz-se uma avaliação. É importante que cada um diga como se sentiu desempenhando tal papel. Os outros devem dizer como o viram no papel escolhido: semelhanças e diferenças com sua vida real.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/09/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Mímica

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: Mímica

Objetivo: Desenvolver a comunicação não-verbal e a criatividade.

Mínimo de Participantes: 20

Máximo de Participantes: 20

Duração:

Material Necessário: Tantos cartões (com conceitos ou nomes de coisas) quantos participantes houver.

Procedimento: O coordenador pede que cinco voluntários apresentem alguma idéia para o grupo na forma de mímica. O grupo deve tentar descobrir o que cada um desses cinco voluntários tentou dizer. Em seguida, o coordenador entrega um cartão para cada um (com conceitos como amor, paz, liberdade, esperança, sinceridade, ou com nomes de coisas como árvore, carro, criança, mesa…). Em pequenos grupos (de mais ou menos cinco pessoas) cada um deve explicar o que está em seu cartão usando só a mímica e o grupo deve descobrir o que ele tentou dizer. Depois que todos no grupo tiverem apresentado o que está marcado em seu cartão, o grupo avalia quem fez a melhor mímica e escolhe uma delas para apresentar em plenário. Cada grupo apresenta a sua mímica, os outros grupos devem tentar descobrir o que se tentou dizer e depois, avaliando as mímicas, deve escolher a melhor.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 19/06/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Slogan

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Recreação

Nome: Slogan

Objetivo:

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: Papel e caneta para todos os participantes.

Procedimento: O coordenador explica o que é um slogan: É uma mensagem ou idéia simples, apresentada numa frase original, sintética, sonora, visualizável, fácil de memorizar e que, ao ser divulgada, seja de fácil entendimento e de fácil repetição. Alguns exemplos podem ser: É melhor perder um minuto na vida que perder a vida num minuto; Bombril tem mil e uma utilidades; 51 : uma boa idéia; etc. O coordenador encaminha a formação de grupos e pede que cada grupo faça um slogan sobre o conteúdo principal discutido durante o encontro, ou sobre qualquer outro assunto. Em seguida, cada grupo apresenta o slogan que inventou e também o processo que fez para chegar a ele. O plenário escolhe dois ou três slogans que considerem os melhores. O slogan pode vir acompanhado de desenhos, cartazes, música ou encenação. Ao final do processo, é importante avaliar o que foi feito: conseguimos alcançar os objetivos dessa dinâmica? Qual a utilidade dessa dinâmica em outras ocasiões? O que aprendemos com essa dinâmica?

Observações: Subgrupos de até 5 pessoas.

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/09/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Dança Sioux

Família: Integração

Nome: Dança Sioux

Objetivo: Levar o grupo a expressar seu nível sinergia, conexão, cooperação, entrega e criatividade.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 30 minutos.

Material Necessário: O grupo à vontade em circulo na sala que deverá ser espaçosa. Som com CD player. Música Ly-O-Lay Ale Loya.

Procedimento: O grupo em circulo dança a música Ly-O-Lay Ale Loya: pé direito à frente, junta o esquerdo. Pé direito atrás, junta o esquerdo. Pé direito à direita, junta o esquerdo. Assim que o grupo inicia uma dança plena de sincronia. A música começa lenta, em seguida entram os tambores. À entrada dos tambores o facilitador pedirá ao grupo para fechar os olhos e se entregar ao movimento do grupo. É aconselhável relaxar o grupo antes da dinâmica. <b>Após a dança processar usando as questões abaixo: A dança apresenta regras fixas. O trabalho também A dança apresenta rotina. O trabalho também. A dança apresenta previsibilidade. O trabalho também</b> <b>ROTINAS, REGRAS FIXAS, PREVISIBILIDADE</b> são fatores que levam à perda de motivação no trabalho. Por que na dança foi diferente? <b>- Mãos dadas. – Todos juntos. – Integrados. – Havia prazer. – Havia segurança com a participação de todos. – Havia envolvimento e cooperação.</b>

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/09/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

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