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A Dança das Cadeiras Cooperativas

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

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Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Integração

Nome: A Dança das Cadeiras Cooperativas

Objetivo: Levar o grupo a valorizar cada pessoa e reconhecer a importância de todos, a pensar sobre a cooperação, a trabalhar a criatividade na busca de alternativas coletivas.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 30 minutos.

Material Necessário: Cadeiras em círculo. Som com CD player. Música suave.
Procedimento: Para a “Dança das cadeiras cooperativas” colocamos em circulo, um número de cadeiras menor que o número de participantes. Em seguida propomos um “objetivo comum”. <b>TERMINAR O JOGO COM TODOS OS PARTICIPANTES SENTADOS NAS CADEIRAS QUE SOBRAREM!</b> Colocamos a música e todos dançam. Quando a música é interrompida, <b>todos devem se sentar</b> usando os recursos que estão no jogo: cadeiras e pessoas. Os participantes podem se sentar nas cadeiras, nos colos uns dos outros, ou de alguma outra maneira criada por eles. Em seguida, o facilitador retira algumas cadeiras.Ninguém sai do jogo e a dança continua. Nesse processo os participantes vão percebendo que podem se liberar dos velhos, desnecessários e bloqueadores “padrões competitivos”. – Ficar “colados” às cadeiras . (Visão de escassez). – Ir todos na mesma direção. (Não assumir riscos). – Ficar ligado na parada da música (preocupação / tensão). – Dançar “travado” (bloqueio de espontaneidade). – Ter pressa para sentar (Medo de perder). E, na medida que se desprendem dos antigos hábitos, passam a resgatar e fortalecer a expressão do “potencial cooperativo” para jogar e viver. – Ver as cadeiras como ponto de encontro. (visão de abundância). – Movimentam-se em todos as direções (Flexibilidade, auto e mútua-confiança). – Curtir a música (viver plenamente cada momento). – Dançar livremente (ser a gente mesmo é lindo!). O jogo prossegue até onde o grupo desejar. Em geral, a motivação é tão intensa que, mesmo depois de sentarem todos, em uma única cadeira, o jogo continua com uma cadeira imaginária. Daí em diante, é só dar asas à imaginação e dançar em comum-unidade.

Observações: Classificação: – Solidariedade e trabalho cooperativo. – Alternativas em processos de mudanças.

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/09/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Babel

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: Babel

Objetivo: Formação de equipes. Estabelecimento de metas. Assertividade

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 45 minutos.

Material Necessário: Lápis ou canetas e papel. Materiais para a construção tais como paçocas, copos descartáveis, latas de cerveja ou refrigerante, baralhos ou blocos de lego. Metro(s) de carpinteiro ou de costura.

Procedimento: 1 – Peça para cada um fazer uma estimativa altura da torre que seria capaz de construir com os materiais disponíveis em 5 minutos. A torre deve se apoiar no chão (ou sobre uma mesa), e precisa ser capaz de se manter em pé por 30 segundos. Peça para que cada um escreva a resposta, porém guardando-a para si. 2 – Dê-lhes 5 minutos para construírem a torre e anotarem a altura. 3 – Ponha em discussão se super- ou sub-estimaram o que seriam capazes de fazer, e porquê. Pergunte se foram levados em consideração outros aspectos além da altura (por exemplo, estabilidade ou estética).

Observações: Comentário: A versão deste jogo com blocos Lego é um clássico do treinamento gerencial, que pode ser aprimorado cobrando-se pelos recursos utilizados ( inclusive o tempo) pelos grupos, pagando-se por centímetro de altura, oferecendo prêmios pela economia de blocos etc.

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/09/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Aquecimento

Família: Vitalizador

Nome: Aquecimento

Objetivo: Trabalhar negociação

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: Sulfite, Revistas, 3 colas, 3 tesouras.
Procedimento: Pedir para que representem figuras que melhor identificam suas personalidades. A quantidade de colas e tesouras deverá ser menor que a metade do número de participantes.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/08/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Quebra-cabeça

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO!



Família: Desenvolvimento

Nome: Quebra-cabeça

Objetivo: Demonstrar a importância de equipe; Liderança; Iniciativa. Técnica: Percepção.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 30 minutos.

Material Necessário: 1 quebra-cabeça dividido em duas partes. Ambiente: Sala ampla com 2 mesas ou espaço no chão.

Procedimento: Dividir o grupo em 2 subgrupos e solicitar que elejam 1 líder. Entregar para cada um dos líderes 1 envelope. Informar que deverão montar o quebra cabeça. Informar também, que para aquela tarefa, terão 20 minutos. Eles deverão perceber que para concluir a tarefa, precisarão um dos outros.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/08/2005


Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200712 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

A ponte

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: A ponte

Objetivo: Iniciativa; Cautela; Criatividade; Observar sentimentos de frustração. Técnica: Percepção.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 20 minutos.

Material Necessário: Papel, caneta ou lápis. Um caminhão de brinquedo, de tamanho regular, escondido. Um pequeno carrinho de brinquedo colocado desde o início da reunião em cima de uma mesa. Ambiente: Sala com carteiras/cadeiras dispostas em forma de U.
Procedimento: O facilitador deverá solicitar que cada participante faça o desenho de uma ponte e estimulá-los oferecendo um prêmio. Informar que para a tarefa, serão dados apenas 10 minutos. Passados os 10 minutos, apanhar o caminhão e colocar por cima de cada uma das pontes desenhadas. Se algum dos participantes perguntar “Para que irá servir a ponte?” , chamá-lo discretamente, à parte e informá-lo da verdade. Esse participante é que irá ganhar o prêmio, que será o próprio caminhão.

Observações: 1. Quando a dinâmica diz que é para deixar um carro de brinquedo de brinde: falar que haverá um brinde para quem construir a ponte, mas não citar que será o caminhão. 2. Quando cita que é para deixar um caminhão escondido: Para captar se a pessoa pensa em outros detalhes antes de executar uma tarefa, não somente pensar que é para construir uma ponte, sem pensar que nela pode-se transitar carros e caminhões. 3. Quando a pessoa pergunta para que serve a ponte, ele está tendo a iniciativa de entender a tarefa que irá executar e qual será a finalidade? E a resposta para esta pergunta é: a ponte deverá ser construída para a passagem de carros e outros tipos de veículos e a pessoa que conclui a construção da ponte será contemplada com um caminhão para a inauguração da mesma. Porém a pessoa que perguntar será a contemplada. Se ninguém do grupo perguntar, a pessoa que construir a ponte, melhor acabada ou seja, que tenha feito a ponte e tenha pensado que além de carro poderão transitar outros veículos, será a contemplada.

Enviada por: AncoraRh 
Data: 16/08/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Passa-Passa

Família: Integração/ Vitalizador

Nome: Passa-Passa

Objetivo: Estimular a criatividade. Proporcionar integração do grupo. Avaliar conteúdos formais. Técnica: Conteúdos Formais.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 30 minutos

Material Necessário: Papel e lápis, Flip-Chart. Ambiente: Sala ampla, formação de cadeiras em fileira.

Procedimento: O grupo é dividido em subgrupos de até oito elementos. Nestes, o primeiro participante recebe papel e lápis. Colocados preferencialmente em fila, o primeiro escreve uma sentença curta – de até sete palavras – na folha de papel e passa para o seguinte, dobrando a parte alta da folha, de maneira a não permitir que se possa ver o que está escrito. A folha é passada ao seguinte que deve, evidentemente sem ver a sentença escrita, imaginar a sua continuidade, escrevendo para isso uma outra sentença na mesma folha. O processo é mantido até que todos os participantes do subgrupo tenham apresentado sua contribuição, sendo que a folha de papel se torna em uma sanfona. As folhas de papel são desdobradas e cabe a cada subgrupo redigir um texto, e no máximo com até 10 palavras suplementares, procurando dar um certo sentido às diferentes frases apresentadas. Será vencedor o subgrupo que apresentar maior logicidade em sua história.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/08/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

O Farmacêutico

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Motivacional

Nome: O Farmacêutico

Objetivo: Experimentar sentimentos, Criatividade, Habilidade para negociação. Técnica: NEGOCIAÇÃO

Mínimo de Participantes: 3

Máximo de Participantes: 10

Duração: Aproximadamente 2 horas.

Material Necessário: Papel e lápis ou caneta. Uma cópia para cada um dos textos. Ambiente: Sala ampla para comportar os participantes e duas salas de apoio.

Procedimento: Informar que o grupo será dividido em 3 sub-grupos (intencionalmente ou não). Informar que a Dinâmica poderá mexer com conceitos individuais. Informar que a Dinâmica será sobre a história de um farmacêutico e dois compradores. Informar que apenas o grupo do farmacêutico falará como se fosse apenas uma pessoa, e que os demais grupos falarão por tantas pessoas quanto as que formarem o grupo. Após a divisão, solicitar que o grupo do Farmacêutico permaneça na sala e acompanhar os dois grupos para uma outra sala. Cada grupo terá 15 minutos para o planejamento inicial de suas estratégias. Cada grupo, terá no máximo 15 minutos para negociar com o farmacêutico. Após a 1ª fase os grupos terão mais 15 minutos para reverem suas estratégias. Após a 1ª fase de negociação e revisão de estratégias, os dois grupos retornam para a sala e terão 45 minutos para negociação, na 2ª fase, com o farmacêutico, sendo que os dois grupos deverão agir simultaneamente. Terminada a negociação, encerrar a atividade.

Observações: Para fazer o download dos textos do Farmacêutico, Comprador A e Comprador B, clique aqui (arquivo está compactado pelo programa WinZip).

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/08/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

Dinâmica da Boneca

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO!



Família: Integração

Nome: Dinâmica da Boneca

Objetivo: Verificar a integração, colaboração, criatividade e liderança no trabalho em grupo.

Mínimo de Participantes: 8

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 40 minutos.

Material Necessário: Envelopes, Lã, Canetinha, Bijuterias, Fitas, Cartolina, Tesoura.
Procedimento: O coordenador inicia dizendo que as pessoas ali presentes fazem parte do departamento de produção de uma empresa fabricante de brinquedos e o objetivo deles é desenvolver uma boneca para atender ao pedido de um cliente muito exigente e a entrega dessa boneca deverá ser feita num prazo de 20 minutos. Não será dito que eles deverão conversar, apenas será dada a instrução que dentro do envelope distribuído a cada sub-grupo conterá a tarefa a ser executada e o material necessário. Deverá ser dito que quanto mais criativo, melhor. Deverá ser colocado em cada envelope um papel contendo a parte da boneca que deverá ser feita e o material correspondente. O instrutor deverá agir com pressão com o grupo em relação ao tempo, avisando sempre o horário para que eles trabalhem mais rápido. Deverá ser observado, enquanto as tarefas são realizadas, o papel desempenhado por cada integrante do grupo como: o líder, o acomodado, o crítico, o desligado, o folgado, etc… Após os 20 minutos, cada sub-grupo é chamado á frente para expor a parte da boneca que foi feito e juntar com as demais partes. Finalizar o exercício fazendo uma analogia com a situação ocorrida e o dia-a dia no ambiente de trabalho.

Observações: Formar sub-grupos de 4 pessoas.

Enviada por: AncoraRh 
Data: 16/08/2005


Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200713 de fevereiro de 2019Publicado emJogos

Apartamento

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento

Nome: Apartamento

Objetivo: Assertividade, Formação de equipes, Negociação.

Mínimo de Participantes: 6

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 1 hora.

Material Necessário:

Procedimento: Serão concedidos, pela empresa, dois apartamentos, não mobiliados, por um período indefinido. Cada equipe tem $ 5.000 dólares para equipar e mobiliar o apartamento da maneira que quiser. Cada equipe irá discutir e entrar em um consenso do que irão fazer e estabelecer um breve resumo, inclusive planta do apartamento. Devido a um remanejamento ocorrido na Empresa, será concedido apenas um apartamento, e as equipes deverão definir, como será o apartamento, negociando entre os dois planos, confeccionados anteriormente. A equipe terá 20 minutos para o primeiro plano de decoração e 20 minutos para plano final.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/08/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Venda Simulada

Família: Desenvolvimento

Nome: Venda Simulada

Objetivo: Criatividade, persuasão.

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 14

Duração:

Material Necessário:

Procedimento: Cada participante deverá sortear um produto e organizar uma apresentar para vender seu produto. Em sua apresentação deverá demonstrar ao grupo que seu produto deve ser comprado, sendo que este não deverá ser modificado ou trocado. O participante deverá considerar o produto, dar-lhe um preço, informar as formas de pagamento, embalagem e distribuição para a rede de lojas. A apresentação deverá ser feita em 5 minutos, sendo que iniciam imediatamente após o sorteio do produto. Produtos: – Cadeira com 3 pernas – Tubo de pasta de dentes vazio – Papelão Molhado – Mamadeira sem bico e rachada – Pente sem dentes – Escova de dente sem cabo – Mala para viagem com 2 metros quadrados sem alça – Aparelho telefônico sem tecla ou disco – Caixa de fósforos usados e molhados – 10 CDs riscados ou quebrados – Fita K7 desfiada – Jogo de 6 copos quebrados – Faca de corte sem cabo ou apoio – Lentes de contato para cego.

Observações:

Enviada por: AncoraRh
Data: 16/08/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

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