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Dança da Abelha (versão dançante do jogo eco-nome)

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Família: Recreação

Nome: Dança da Abelha (versão dançante do jogo eco-nome)

Objetivo: Seguir a flor através de movimentos corporais. Desinibir o grupo, trabalhar a criatividade e a observação.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: Uma música bem animada e uma sala grande, salão, quadra ou melhor ainda, ao ar livre. Um crachá com o desenho de uma abelha (ou um colar com uma abelha de pelúcia).

Procedimento: Formar um círculo com os participantes. Converse com o grupo sobre a forma de comunicação das abelhas, onde através do movimento do corpo estabelecem a noção de localização da flor encontrada. Apresente o crachá que ficará com uma pessoa do grupo. Ao iniciar a música, a pessoa que está com o crachá cria uma maneira de dançar e o grupo copia. Quando perceber que o grupo está familiarizado com o movimento apresentado, o crachá será entregue para outra pessoa que dará seqüência ao jogo/dança. o crachá deverá circular por todas as pessoas para que tenham a possibilidade de criar seu movimento e ser seguido pelo grupo.

Observações: Número de participantes é indeterminado e a duração é o tempo da música ou de todos os participantes terem tido a oportunidade de vivenciar a focalização da dança. O focalizador deverá ficar atento para verificar se todos tiveram a possibilidade de ter criado seu movimento. Se a música terminar antes que isso tenha acontecido, coloque-a novamente ou use diversas músicas.

Enviada por: Cristina Melville Alonso
Data: 14/06/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Limão, Limão

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Família: Recreação

Nome: Limão, Limão

Objetivo: Responder rapidamente as perguntas do focalizador do jogo, dizendo seu próprio nome ou o nome de outros participantes. Esse é um jogo de integração e aquecimento, excelente para grupos novos ou início de oficinas e cursos.

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 30

Duração:

Material Necessário: Cadeiras e espaço amplo, que comporte bem os participantes.
Procedimento: Pedir para que os participantes façam um grande círculo com suas cadeiras. Quando todos estiverem sentados em suas cadeiras, formando o círculo, o focalizador posiciona-se no centro da roda sem cadeira e começa o jogo, aproximando-se de alguém e dizendo-lhe qualquer das seguintes frutas: “morango, morango” ou “laranja, laranja” ou “limão, limão” ou “cesta de frutas”. Ao ouvir uma das frutas, a pessoa sentada fará o seguinte: – Ao ouvir “morango, morango”, a pessoa sentada deverá responder seu próprio nome; – Ao ouvir “laranja, laranja”, a pessoa sentada deverá responder dizendo o nome do companheiro ou companheira que está à sua direita; – Ao ouvir “limão, limão”, a pessoa responderá com o nome da pessoa que se encontra à sua esquerda; – Ao ouvir “cesta de frutas”, neste caso todos os jogadores se levantam e trocam de lugar. A pessoa que está no centro da roda tentará também ocupar uma cadeira. Aquele que ficar sem cadeira reinicia o jogo.

Observações: No caso de grandes grupos, os participantes podem ser divididos em vários grupos. Se alguém não responder ou não se lembrar do nome que estão lhe perguntando, também passa a ocupar o centro.

Enviada por: Carlos Velázquez Callado
Data: 14/06/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Dança da Abelha

Família: Vitalizador

Nome: Dança da Abelha (versão dançante do jogo eco-nome)

Objetivo: Seguir a flor através de movimentos corporais. Desinibir o grupo, trabalhar a criatividade e a observação.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: Uma música bem animada e uma sala grande, salão, quadra ou melhor ainda, ao ar livre. Um crachá com o desenho de uma abelha (ou um colar com uma abelha de pelúcia).

Procedimento: Formar um círculo com os participantes. Converse com o grupo sobre a forma de comunicação das abelhas, onde através do movimento do corpo estabelecem a noção de localização da flor encontrada. Apresente o crachá que ficará com uma pessoa do grupo. Ao iniciar a música, a pessoa que está com o crachá cria uma maneira de dançar e o grupo copia. Quando perceber que o grupo está familiarizado com o movimento apresentado, o crachá será entregue para outra pessoa que dará seqüência ao jogo/dança. o crachá deverá circular por todas as pessoas para que tenham a possibilidade de criar seu movimento e ser seguido pelo grupo.

Observações: Número de participantes é indeterminado e a duração é o tempo da música ou de todos os participantes terem tido a oportunidade de vivenciar a focalização da dança. O focalizador deverá ficar atento para verificar se todos tiveram a possibilidade de ter criado seu movimento. Se a música terminar antes que isso tenha acontecido, coloque-a novamente ou use diversas músicas.

Enviada por: Cristina Melville Alonso
Data: 14/06/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Ilha Tropical

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Família: Recreativa/ Integração

Nome: Ilha Tropical

Objetivo: Trocar de ilha para encontrar outros tipos de alimentos. Exercitar a cooperação, o trabalho em equipe e a comunicação.

Mínimo de Participantes: 20

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 50 minutos.

Material Necessário: Fita crepe, espaço amplo, 2 tábuas ou papelão com cerca de 25 cm de largura por 1m de comprimento e uma corda.

Procedimento: O facilitador prepara o espaço marcando no chão o contorno de duas áreas que irão representar duas ilhas, distanciadas de uns 3 metros. Dividir os participantes por estas duas áreas. A cada grupo atribui-se uma tábua (ou papelão) com cerca de 25 cm de largura por 1 m de comprimento. Então o facilitador diz que os participantes são moradores de uma ilha distante. Explica-se aos jogadores que em cada um das ilhas há apenas um determinado tipo de alimento e que seus habitantes estão saturados de comer sempre o mesmo, desejando ansiosamente por novidades. Todos ficaram sabendo que na outra ilha existe alimento diferente e por isso querem trocar de ilha. Porém, não existe nenhuma ponte ligando as duas ilhas e elas são demasiado distantes para se nadar de uma para outra. Pede-se aos jogadores para se deslocarem <b>todos</b> da ilha onde estão para a outra usando as tábuas como pontes, sem caírem na “água”. Se alguém cai na “água”, terá de voltar ao ponto de partida. O jogo começa e os participantes vão encontrar estratégias para realizar a tarefa. Quando eles encontrarem uma solução e atravessarem, entregar a corda ao participantes e pedir que encontrem outras estratégias para resolver a situação. Encontrando outras estratégias, o grupo está na outra ilha e o jogo continua. O facilitador relata que os habitantes ficaram felizes no começo com o novo tipo de alimento mas já se passaram alguns meses e todos estão ficando enjoados novamente. Até que um deles trás a notícia de uma outra ilha muito grande, que até então desconheciam. Todos ficam muito curiosos e decidem ir explorá-la. Criar uma terceira ilha a cerca de 5 metros de distância das anteriores. Repetir o jogo.

Observações:

Enviada por: Ana Paula Peron
Data: 14/06/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Carrossel

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Desenvolvimento/ Motivacional

Nome: Carrossel

Objetivo: Montar um carrossel humano. Exercitar a cooperação no atingimento de metas audaciosas. Impossível é apenas aquilo que ainda não vimos acontecer.

Mínimo de Participantes: 4

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário:

Procedimento: Os jogadores formam um círculo alternando um de pé com um deitado. Os que estão deitados unem os pés no centro do círculo, agarram as mãos dos que estão em pé e esticam-se, levantando as costas a uns 30 cm do chão. O carrossel começa então a dar voltas numa só direção, os jogadores suspensos mantêm os corpos rígidos e vão sendo arrastados pelos companheiros que giram sempre na mesma direção. Ao princípio, o carrossel vai lentamente, ganhando velocidade progressivamente. Ao fim de algum tempo, invertam os papéis.

Observações: Acima de 4 pessoas. Para ficar mais divertido, peça que as pessoas montem os possíveis bichinhos do carrossel: cavalo, elefante…

Enviada por: Ana Paula Peron
Data: 14/06/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Os Problemas!!!

Família: Desenvolvimento

Nome: Os Problemas!!!

Objetivo: Jogar bexigas e descobrir os ingredientes importantes para resolução de problemas. Reflexão sobre as atitudes que temos nos grupos, frente às dificuldades e problemas. Refletir sobre valores e perceber a importância da cooperação nesse contexto.

Mínimo de Participantes: 15

Máximo de Participantes: 15

Duração: Aproximadamente 1 hora.

Material Necessário: Uma bexiga para cada participantes, sala ampla, música animada. O facilitador deverá preparar pedaços de papel com palavras que serão os “ingredientes” usados no jogo e depois colocá-las dentro da bexiga e entregar para cada participante.

Procedimento: Em círculo de preferência cada um com uma bexiga vazia com o “ingrediente” dentro. Parte 1 O facilitador pede para que cada pessoa encha a sua bexiga e diz para o grupo que aquela bexiga são os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia (de acordo com a vivência de cada um): desinteresse, intrigas, fofocas, competição, inimizade, pessoa “turrona”, indisciplina, etc. O facilitador colocará uma música animada. Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixá-la cair. Aos poucos, o facilitador pedirá para alguns dos participantes, falando baixinho no ouvido sem que ninguém perceba, para que deixem sua bexiga e sentem-se enquanto o restante do grupo continua no jogo. Parte 2 Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas (bexigas), pare a música e peça para que todos voltem ao círculo. Então pergunte: 1) Para quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava sobrecarregado? 2) Para quem saiu, o que sentiu? Ficou feliz em deixar seus problemas para trás? Converse com as pessoas sobre essas questões, deixe que elas falem de seus sentimentos e troquem reflexões sobre o que aconteceu ali e o que acontece em nossa vida. Parte 3 Depois destas colocações, o facilitador irá dizer que tem os ingredientes para todos aquela problemas e que se estivermos todos junto fica muito fácil resolver estes problemas. Então o facilitador pedirá que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu “ingrediente” e um a um deverá ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele. Depois disso, o facilitador poderá fazer um debate sobre esses “ingredientes”.

Observações: Dicas de palavras, ou melhor, INGREDIENTES: As palavras devem ser escolhidas de acordo com o objetivo do facilitador. Elas podem ser, por exemplo: cooperação, amizade, solidariedade, confiança, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranqüilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, amor, perseverança, criatividade…

Enviada por: Carminha Braga e Dino Isaura
Data: 14/06/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200724 de abril de 2017Publicado emJogos

Dinâmica de Integração

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Integração

Nome: Dinâmica de Integração

Objetivo: Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integração interpessoal.

Mínimo de Participantes: 30

Máximo de Participantes: 40

Duração: Aproximadamente 60 minutos.

Material Necessário: Lápis e uma folha de papel em branco para todos os participantes.

Procedimento: 1. O facilitador explicita o objetivo e a dinâmica do exercício. 2. Em continuação, pede que cada um escreva, na folha em branco, alguns dados de sua vida, fazendo isso anonimamente e com letra de fôrma, levando para isso seis a sete minutos. 3. A seguir, o facilitador recolhe as folhas, redistribuindo-as, cabendo a cada qual ler em voz alta a folha que recebeu, uma por uma. 4. Caberá ao grupo descobrir de quem é, ou a quem se refere o conteúdo que acaba de ser lido, justificando a indicação da pessoa. 5. Após um espaço de discussão sobre alguns aspectos da autobiografia de cada um, seguem-se os comentários e a avaliação do exercício.

Observações: Ambiente físico: Uma sala, com carteiras, suficientemente ampla, para acomodar todos os participantes.

Enviada por: Melyssa Bogaz
Data: 13/05/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

União

BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Motivacional/ Desenvolvimento

Nome: União

Objetivo: Promover e refletir sobre o processo de união e confiabilidade da equipe de trabalho.

Mínimo de Participantes: 8

Máximo de Participantes: 20

Duração: 30 minutos.

Material Necessário: Folhas de Papel Sulfite, Folha de Papel Pardo, Cola, Tesoura, Canetas Hidrocor e Lápis de Cor.

Procedimento: 1º) Os participantes deverão estar em círculo e sentados; 2º) Na folha de papel sulfite vão contornar a mão da pessoa ao lado direito, após todos terminarem irão cortar o contorno da mão; 3º) Após irão escrever no centro a mão quais qualidades são importantes para gerar união entre as pessoas; 4º) Na folha de papel pardo irão elaborar um Painel Coletivo, vão colar as mão e no final irão criar um título especial para representar a equipe de trabalho. Por final abrir a plenária para troca de experiência.

Observações: Trabalhar a dinâmica do Grupo e criar um clima harmonico entre as pessoas.

Enviada por: Vera Furquim Assessoria em Gestão de Pessoas
Data: 13/05/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 200718 de abril de 2017Publicado emJogos

De quem é?

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Motivacional

Nome: De quem é?

Objetivo: Trabalhar o comprometimento de todos necessário à melhoria contínua da qualidade.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: 10 a 15 bolinhas, feitas de papel amassado ou de ping-pong, preferencialmente de cores diferentes.

Procedimento: Formar um círculo com os participantes. Escolher um dos participantes para iniciar a atividade. O instrutor dá uma das bolinhas para ele e pede para que este arremesse para outro jogador. Além de arremessar a bolinha a pessoa deve dizer “isto não é meu”. Aquele que recebe a bolinha deve passá-la imediatamente adiante, dizendo a mesma coisa e , assim, sucessivamente. Aos poucos o instrutor deve ir incluindo as demais bolinhas no jogo. Desta maneira em determinado momento estarão em jogo as dez bolinhas, sendo lançadas por diferentes pessoas que estarão falando “isto não é meu”. Ao final, provavelmente estará ocorrendo uma “guerra”: alguns se manterão afastados; outros começarão a segurar as bolinhas para si; outros jogarão a bolinha de qualquer maneira, sem foco preciso.

Observações: QUESTÕES PARA DISCUSSÃO : 1. Que sentimentos surgiram enquanto vocês jogavam? 2. Imaginem que as bolinhas representavam problemas. Como as pessoas lidam com os problemas na empresa? Da mesma maneira? 3. Quando surge um problema num departamento /empresa, de quem é o problema? 4. Como vocês avaliam a seguinte afirmação : O problema de um é o problema de todos. 5. O que este tipo de visão acarreta? 6. É possível almejar a melhoria contínua sem o comprometimento das pessoas?

Enviada por: AncoraRh 
Data: 12/05/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

Explicitando expectativas e preocupações

[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Integração/ Vitalizador

Nome: Explicitando expectativas e preocupações

Objetivo: Levar os membros do grupo a compartilharem e refletirem sobre suas preocupações e expectativas.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração:

Material Necessário: Flip chart

Procedimento: O líder da equipe pede para que cada um, individualmente, reflita sobre suas expectativas para com o projeto e suas preocupações com os resultados. Após a reflexão individual, dividir o grupo em pares e solicitar que compartilhem as respostas. Depois cada par deve colocar para o grupo suas reflexões. Enquanto os grupos socializam suas respostas o líder deve anotá-las no flip chart.

Observações: QUESTÕES PARA DISCUSSÃO: 1. O que a organização ou a equipe pode fazer pode fazer para transformar em realidade as expectativas? 2. O que pode ser feito para evitar que aconteça qualquer fato negativo?

Enviada por: AncoraRh
Data: 12/05/2005

Publicado porMarketing Leme17 de agosto de 2007Publicado emJogos

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