Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações
Família: Desenvolvimento/ Integração
Nome: Minha Situação no Grupo
Objetivo: Levar à auto-reflexão
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração:
Material Necessário: 1 folha com as perguntas abaixo: – Como me sinto no grupo? – Qual o meu espaço no grupo? – Quando fico mais à vontade? – O que me constrange no grupo? – Tenho mais facilidade de comunicação….. – Que coisas não gosto de falar no grupo? – O que me traz mais satisfação no grupo? – Como gostaria de ser no grupo? – O que (ainda) receio no grupo? – Minhas dificuldades no trabalho em grupo…. – Minhas facilidades no trabalho em grupo.. – Que dificuldades eu acho que causo aos que trabalham comigo?
Procedimento: Pedir para que cada um reflita individualmente a partir das questões colocadas. Caso a equipe já esteja madura, pode-se pedir para que cada um coloque para o grupo o que gostaria de compartilhar com os demais.
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Família: Desenvolvimento
Nome: Colocando-me no seu lugar – Feedback
Objetivo: Levar os participantes a uma reflexão sobre o impacto que o comportamento e as características pessoais de cada um causam nos demais
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração:
Material Necessário:
Procedimento: O instrutor pede para que um participante, de cada vez, posicione-se diante de uma cadeira vazia. Cada um deve imaginar-se sentado nela e ouvindo o feedback de seu superior, seu colega ou seu subordinado. A pessoa deve falar como se fosse aquele parceiro.
Observações: QUESTÕES PARA DISCUSSÃO (após cada rodada): 1. O que pudemos observar, perceber? 2. O que pode ser inferido (hipóteses, conclusões provisórias, conseqüências, recomendações)? 3. Como cada um se sentiu durante e após a representação?
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.
Objetivo: Colocar os participantes numa situação de negociação.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração: Aproximadamente 40 minutos.
Material Necessário: Textos de cada negociador
Procedimento: Desenvolvimento: Escolher um a três voluntários que representarão o produtor de laranjas Ugli e dividir o restante da turma em 2 grupos. Produtores: Vocês são os únicos produtores de laranjas ugli no País, uma qualidade rara de laranjas, uma verdadeira descoberta, com sementes importadas do Oriente Médio que segundo as últimas descobertas, tem um grande poder curativo e poderá ser usado na composição de drogas poderosas no combate a doenças graves. Trata-se de uma produção modesta. Em breve estarão recebendo algumas propostas de grandes laboratórios. Os laboratórios que estão interessados na produção de Laranjas Ugli precisam apenas de um dos componentes da Laranja, um da casca, outro do bagaço, mas este detalhe não será abordado pelos produtores, espera-se que os representantes dos Laboratórios percebam e entrem num acordo ganha-ganha. Ainda sobram o suco e a semente. As sementes interessam aos produtores para replantio. Os produtores investiram no plantio desta qualidade de Laranja com objetivo de lucro e a procura dos Laboratórios valorizam ainda mais esta qualidade de laranjas. * 1ª turma: Grupo 1 deverá receber as seguintes instruções:: Vocês fazem parte do quadro de cientistas de um grande Laboratório multinacional, Labosaúde, que está prestes a descobrir uma droga que será a solução definitiva para a cura da Aids. Estão dependendo apenas de uma matéria prima rara, a casca da laranja ugli, muito difícil de ser encontrada no mercado, porém acabaram de descobrir um produtor de laranjas Ugli, que tem uma produção abaixo das necessidades do Labosaúde, mas devido a grande dificuldade de se conseguir esta espécie rara de laranjas, é uma grande descoberta e o Laboratório empenhará todos os seus esforços para que esta produção seja integralmente fornecida para este grandioso projeto. Fechar negócios com esse produtor será a solução para que o Labosaúde resolva todos os seus problemas financeiros e assuma expressão no mercado mundial pela grande descoberta… * 2ª turma: Grupo 2 deverá receber as seguintes instruções: Vocês fazem parte do quadro de cientistas de um grande laboratório: Labormed, que acaba de descobrir uma droga que previne e cura de qualquer tipo de câncer. O grande drama está sendo em relação a matéria prima que é o bagaço da laranja ugli, para confecção da droga. Acabaram de ter notícias de um produtor cuja produção inteira viria atender a necessidade do laboratório para colocar no mercado uma droga que iria prevenir e aliviar o sofrimento de muitas pessoas. O grande desafio do Labormed é convencer esse produtor de laranjas tão rara e valorizadas, a fornecer toda sua produção em benefício deste projeto que será um grande benefício para a humanidade além de lançar o Labormed entre os maiores Laboratórios do mundo. Cada equipe terá a missão de convencer o produtor a fornecer toda a sua produção de laranjas ugli. O facilitador solicitará as duas equipes que leiam suas informações e dará 10 minutos para escolherem um negociador que representará a empresa em reunião com produtores de laranja. A reunião deverá durar 20 minutos, ao fim da qual deverão ter chegado a alguma conclusão. Após chegarem a conclusão final, os participantes fazem avaliação da sua participação e do resultado da reunião.
Observações: Competências a serem observadas: Negociação, persuasão, criatividade, foco no objetivo, fluência verbal, produtividade sob tensão, saber ouvir.
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Família: Desenvolvimento
Nome: Crescimento e apoio
Objetivo: Mostrar o quanto dependemos uns dos outros e o quanto podemos contribuir para crescimento de cada um.
Máximo de Participantes: 20 Duração: 1 aula
Material Necessário: Local: sala suficientemente ampla para acomodar todos os participantes.
Procedimento: Desenvolvimento: Podemos começar formando duplas. Um dos componentes da dupla fecha os olhos e passa a andar guiado pelo outro durante dois minutos. Não é permitido abrir os olhos e nem tocar no companheiro, tão somente o som da voz do outro o guiará. Logo em seguida, trocam-se os papéis e o que antes era o guia, passa ser o guiado. Depois de terminada esta dinâmica, todos se reúnem para um momento de compartilhar, onde são respondidas várias perguntas: – O que você sentiu durante o tempo em que estava sendo guiado pelo outro? – Aconteceu de sentir-se tentado a abrir os olhos? – Teve total confiança em seu líder? – Pensou em se vingar do outro quando chegasse sua vez de ser o guia? – Sentiu-se tentado a fazer alguma brincadeira com o “ceguinho”? Procure esclarecer juntamente com o grupo a definição dos termos “coração compassivo, longanimidade, humildade” etc. Faça perguntas do tipo: “O que falta em você para que as pessoas confiem mais no seu auxílio?” e “Qual a maior ajuda que você pode prestar neste momento de sua vida para as pessoas e para o grupo?”. Conclusão: Precisamos, sem dúvida alguma, uns dos outros. Para que a mutualidade possa ocorrer de forma dinâmica e eficaz, é preciso desenvolver características de caráter que nos capacitem a desempenhar nosso papel fraterno.
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Objetivo: Explicar o que é auto-estima e o que influi nela.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração: Aproximadamente 30 minutos.
Material Necessário: Folhas de papel.
Procedimento: 1. Verifique se todos sabem o que é auto-estima. Se não souberem, explique que auto-estima é a forma como uma pessoa se sente a respeito de si mesma, e que a auto-estima está estreitamente relacionada com o contexto social onde vivemos (família, escola, amigos, trabalho). Diga ainda que todos os dias enfrentamos situações que afetam nossa auto-estima. Dê exemplos. 2. Entregue uma folha de papel em branco dizendo que ela representa a nossa auto-estima. Explique que você lerá uma lista de situações que podem prejudicar a nossa auto-estima. 3. Diga que, a cada vez que você ler uma frase, eles deverão arrancar um pedaço da folha na proporção do prejuízo que essa situação traz à sua auto-estima. Exemplifique: Leia a primeira frase e diga “isso me afeta muito” e rasgue um pedaço grande do papel, ou isso “não me afeta muito” e rasgue um pedaço pequeno da folha. 4. Leia as frases abaixo. Depois de ler todas as frases, diga que agora vão recuperar a auto-estima aos pedaços também. E a cada frase vão juntando os pedaços de papel rasgados. Frases que podem afetar a auto-estima: 1. Uma briga com o namorado/a. 2. O(A) chefe(a) criticou o seu trabalho na frente de todos os colegas. 3. Seu pai ou sua mãe brigou com você. 4. Um grupo de amigos íntimos não o(a) convidou para um passeio. 5. Você tirou péssimas notas. 6. Seus colegas zombaram de você por causa da sua roupa (ou cabelo). Frases para recuperar sua auto-estima: 1. Seus colegas de classe o(a) escolheram como líder. 2. Seu(sua) namorado(a) mandou-lhe uma carta de amor. 3. Seu pai ou sua mãe disseram que você é a coisa mais importante da vida deles. 4. Seu(sua) chefe(a) chamou-o a frente para elogiá-lo(a) pelo trabalho. 5. Seus amigos gostam da sua companhia e sempre o(a) chamam para sair. 6. Os colegas sempre querem saber sua opinião sobre determinados assuntos.
Observações: Discussão e reflexão: – Todos recuperaram sua auto-estima? – Qual foi a situação que mais afetou sua auto-estima? – O que podemos fazer para defender nossa auto-estima quando nos sentimos atacados? – Como podemos ajudar nossos amigos e familiares quando a auto-estima deles está baixa?
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Família: Integração
Nome: Loteria de Apresentação
Objetivo: Favorecer o conhecimento entre os participantes de um grupo.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração:
Material Necessário: Lápis Fichas (de cartolina) “Cartão de Loteria”, com uma tabela de 7 colunas e 6 linhas.
Procedimento: 1- O coordenador entrega uma ficha e um lápis a cada participante, pedindo que escrevam seu nome e a devolvam à ele. 2 – Entrega a seguir, o cartão de loteria, como o seguinte modelo: uma tabela de 7 colunas e 6 linhas e pede aos presentes que anotem o nome de seus companheiros à medida que forem lidos pelo coordenador, de acordo com as fichas entregues pelo grupo. Cada qual escreve no espaço que desejar. 3 – Quando todos estiverem com o seu cartão pronto, o coordenador explica como jogar: conforme forem sendo repetidos os nomes dos participantes, cada um vai assinalando o cartão, no lugar onde consta o nome citado, como em uma cartela de bingo. A primeira pessoa que completar uma fileira, ganhará dez pontos.
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Família: Recreação/ Vitalizador
Nome: Cartão Musical
Objetivo: Facilitar o relacionamento entre os participantes de um grupo.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração: Cartões (feitos de cartolina) Lápis Alfinetes Canetas
Material Necessário:
Procedimento: 1- Coordenador distribui um cartão, um lápis e um alfinete para cada participante e pede que cada um escreva no cartão o nome e prenda-o na blusa. (Não pode ser apelido) 2 – Os participantes sentam-se em círculo. O coordenador coloca-se no centro e convida os demais a cantar: “Quando vim para este grupo, um(a) amigo(a) eu encontrei (o coordenador escolhe uma pessoa) como estava ele(a) sem nome, de (nome da pessoa) eu o(a) chamei. Oh! amigo(a), que bom te encontrar, unidos na amizade iremos caminhar”(bis). (Melodia: Oh, suzana!!) 3 – O coordenador junta-se ao círculo e a pessoa escolhida, entoa a canção, ajudada pelo grupo, repetindo o mesmo que o coordenador fez antes. E assim prossegue o exercício até que todos tenham se apresentado. 4 – A última pessoa entoa o canto da seguinte maneira: “Quando vim para este grupo, mais amigos encontrei, como eu não tinha nome, de …(cada um grita seu nome) eu o chamei. Oh! amigos(as), que bom nos encontrar, unidos lutaremos para o mundo melhorar (bis)”
Observações: Temas para debate: 1- Para que serviu a dinâmica? 2- Como nos sentimos?
Material Necessário: Cartões com perguntas e respostas sobre o tema do curso Procedimento: Fazer antecipadamente cartões na cor azul para as perguntas relacionadas ao tema (curso/palestra, etc) e cartões amarelos para as respostas, coloque alguns cartões com respostas erradas para melhorar a dinâmica. (Coloque os cartões em caixas separadas e embaralhados).
Observações: O instrutor observará as perguntas e as repostas comentando-as e explicando aquelas que ficaram com dúvidas. Pode usar animação tipo “Show do Milhão”, ( pergunte ao instrutor, pulo a pergunto, repasso a pergunta, etc).
Objetivo: Tornar os membros do grupo conhecidos rapidamente, num ambiente relativamente pouco inibidor.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração:
Material Necessário: Folhas com o título “Quem sou eu?” Canetas Durex ou fita crepe Rádio com músicas suaves.
Procedimento: 1- Cada um recebe uma folha com o título: “Quem sou eu?” 2 – Durante 10 minutos cada um escreve cinco ítens em relação a si mesmo, que facilitem o conhecimento. 3 – A folha escrita será fixada na blusa dos participantes. 4 – Os componentes do grupo circulam livremente e em silêncio pela sala, ao som de uma música suave, enquanto lêem a respeito do outro e deixa que os outros leiam o que escreveu a respeito de si. 5 -Logo após reunir 2 a 3 colegas, com os quais gostariam de conversar para se conhecerem melhor. Nesse momento é possível lançar perguntas que ordinariamente não fariam.
Observações: 1- Para que serviu o exercício? 2- Como nos sentimos?
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Família: Desenvolvimento
Nome: Desafio da Batata
Objetivo: Participar de um desafio onde as equipes devem planejar de forma compartilhada. Treinamento e desenvolvimento de equipes, enfatizando o tema planejamento.
Mínimo de Participantes: 4
Máximo de Participantes: 30
Duração: Aproximadamente 45 minutos.
Material Necessário: Um pacote de batatas, destas já prontas e compradas em super mercado, para cada time. (Selecione-as em tamanhos iguais). – Fita (adesiva, “scotch”, etc.), fita métrica. – Vários materiais para empacotar, tais como: algodão, pequenas caixas, embalagens para ovos, etc.; Para serem usados por todos os times. – Dicionário. – Régua, contador de tempo (relógio, etc.).
Procedimento: Preparação: Coloque a fita e os materiais de embrulho em uma mesa, localizando-os no centro da sala. Desenvolvimento: Instrua os participantes a formarem equipes de três ou quatro membros cada uma. Distribua uma batata para cada time. O objetivo de cada equipe será fazer um pacote para enviar sua batata sem nenhum dano à mesma (amassá-la, quebrá-la, etc.). Todos deverão partilhar do mesmo material. A embalagem ou embrulho deverá passar por um teste; ela será sacudida e um dicionário será colocado a uma altura de 15 cm do pacote e será deixado cair sobre ele. Todos os times terão vinte minutos para completar o projeto. Faça sinal para o início. Cronometre a atividade em vinte minutos. Faltando 02 minutos para o final, avise-os. Depois de 20 minutos, paralise a atividade. Pegue todas as embalagens/pacotes sacudindo-as, e deixe o dicionário cair sobre todas. Verifique para ver se as batatas quebraram. As equipes devem discutir isoladamente e depois participar de um plenário apresentando suas conclusões Roteiro de sugestão: – Como vocês planejaram a atividade? – Como avaliam o resultado final do trabalho? – Que mudanças vocês fariam se fossem realizar o desafio novamente? – Que semelhanças têm esta atividade com a realidade empresarial? – Que aprendizado vocês tiraram do exercício? Neste momento o facilitador poderá reforçar os aspectos relativos ao trabalho em equipe, tais como: – Criatividade e inovação na resolução de problemas – Planejamento – Uso de recursos disponíveis