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Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano

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Gestão por Competências no Setor Público

Setor Público

Gestão por Competências no Setor Público. Gestão por Competências no Setor Público é um livro que apresenta a aplicação prática desta importante ferramenta de gestão de pessoas, porém, considerando as questões específicas e particulares da cultura das instituições públicas.

Os princípios da motivação humana e as diretrizes de liderança, na realidade, independem das características da empresa – pública ou privada.

Entretanto, ao aplicar a Gestão por Competências no serviço público, a cultura e a maneira de superar os desafios do projeto são especiais neste setor, em função das relações trabalhistas serem diferentes do setor privado, tais como o concurso público, o estágio probatório, a estabilidade do servidor, entre outras.

Portanto, este livro traz como implantar a Gestão por Competências, pautada nas metodologias do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências e da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, apresentadas de maneira estruturada, sem ser uma simples coleção de textos dos autores.

Índice

“Gestão por Competências no Setor Público”

Capítulo 1 – Proposição Metodológica da Gestão e da Avaliação de Desempenho
com Foco em Competências

Autor: Rogerio Leme 1.1 Introdução
1.2 Conceito de Competências – CHA
1.3 Mapeamento de Competências por Cargo, Função ou Papel?
1.4 O CHA deve ser mapeado separadamente?
      1.4.1. Justificativa da não recomendação do desdobramento
      do CHA
      1.4.2. Aplicação Prática: Separação do CHA em Competências
      Técnicas e Competências Comportamentais
            1.4.2.1. Competências Técnicas
            1.4.2.2. Competências Comportamentais
1.5. A ampliação do Conceito de Competências: Conceito da Entrega
do Servidor
      1.5.1. A Perspectiva Resultados e o Alinhamento com a Estratégia
      Organizacional
      1.5.2. A Perspectiva Complexidade
            1.5.2.1. Por que o termo Complexidade e não Responsabilidade
            1.5.2.2. Classificação do Grau de Complexidade das
            Atribuições
            1.5.2.3. Complexidade e o Espaço Ocupacional
            1.5.3. A mensuração do Coeficiente de Desempenho do Servidor
1.6. Considerações finais do capítulo

Capítulo 2 – Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento
de Competências

Autor: Rogerio Leme
2.1. Introdução
2.2. Características do Inventário Comportamental
2.3. A metodologia
2.4. A construção do Inventário Comportamental
2.5. Competências Organizacionais
2.6. Competências de Cada Função
2.7. Competências dos Servidores
2.8. Maiores detalhes do Inventário Comportamental

Capítulo 3 – Gestão por Competências: da teoria para a Prática
Autores: Euclides B. Junior e Renan Sinachi
3.1. Introdução
3.2. A necessidade de se implantar Gestão por Competências
e a formalização deste compromisso pelos órgãos públicos
3.3. Importância do comprometimento da alta direção
3.4. Alinhamento com as Diretrizes da Organização

3.4.1. Planejamento Estratégico – um aliado da Gestão por
      Competências
      3.4.2. Regimento ou Regulamento Interno – bases para a
      construção dos trabalhos
      3.4.3. A necessidade de um Comitê/Comissão de Implantação
3.5. Mapeamento de Competências Comportamentais Institucionais
3.6. Conceitos Importantes
      3.6.1. Cargo x Função/Papel
      3.6.2. A importância da descrição de Função (clareza dos
      reais papéis do servidor)
      3.6.3. Função Real x Função “Personificada”
3.7. Desvendando o Inventário de Atribuições por Produtos
3.8. Definição da amostragem de servidores para a participação
nas etapas de construção
3.9. Mapeamento de Competências Comportamentais das Funções
3.10. Avaliação de Competências Comportamentais e Técnicas
dos Servidores
3.11. Feedback e Empenho

Capítulo 4 – Aplicações dos resultados no Mapeamento e Avaliação de
Competências e de Desempenho nos subsistemas de RH

Autor: Rogerio Leme
4.1. Introdução
4.2. Requisitos para integração dos Subsistemas de Recursos
Humanos
      4.2.1. Seleção de Novos Servidores
      4.2.2. Integração de Novos Servidores
      4.2.3. Levantamento de Necessidades de Treinamento
      4.2.4. Trilha de Desenvolvimento
      4.2.5. Universidade Corporativa
      4.2.6. Movimentação Interna
      4.2.7. Sucessão
      4.2.8. Plano de Carreira
4.3. A definição das políticas de Recursos Humanos
4.4. Estágio Probatório: um sonho de aplicação para um Estado
eficiente e eficaz
4.5. Concurso Público

Capítulo 5 – Plano de Carreira: Diretrizes contemporâneas e impactos
com a Avaliação de Desempenho com Foco em Competências

Autores: Romeu Huczok e Rosane Ribeiro
5.1. Introdução
5.2. Conceitos
      5.2.1. Plano de cargos ou competências?
      5.2.2. Sistema de Gestão por Competências
      5.2.3. Carreira
      5.2.4. Cargo
      5.2.5. Função
5.3. Avaliação de desempenho

Capítulo 6 – Educação contemporânea nas organizações – O desafio de
um Sistema de Desenvolvimento Humano Competitivo

Autora: Marcia Vespa
6.1. Introdução
6.2. A Educação Corporativa – Uma Visão Ampliada nas Práticas
e Programas de Treinamento Profissional.
6.3. O Desafio de um Sistema de Desenvolvimento Humano
Competitivo.
6.4. A conexão sólida dos pilares da Organização envolvendo a
sua Missão, Visão, Valores, Objetivos Estratégicos, a Gestão
por Competências e o Desenvolvimento de Pessoas
6.5. Como garantir o sucesso da Implantação da Gestão por
Competências considerando o papel dos líderes organizacionais

Capítulo 7 – Gestão de Pessoas e Tecnologia
Autor: Elsimar Gonçalves
7.1. Introdução
7.2. A Arte da TI: Dados versus Informações
7.3. Transição Tecnológica do RH
7.4. RH e a área de Tecnologia
7.5. Tecnologia e a vanguarda dos resultados
      7.5.1. Web 2.0
      7.5.2. Cloud Computing
      7.5.3. Bussiness Intelligence
7.6. Características importantes para um software de Gestão de
Pessoas

Capítulo 8 – A Experiência do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região
Autor: Rodopiano Neto
8.1. Introdução
8.2. A estratégia do trt da 8ª Região
8.3. Gestão estratégica de pessoas
8.4. Avaliação dos perfis profissionais
      8.4.1. Identificação dos estilos de comportamento
      8.4.2. Avaliação das competências
8.5. Gestão por competências: passo a passo
      8.5.1. Passo 1: Construção das descrições das funções de liderança
      8.5.2. Passo 2: Construção das competências comportamentais
      8.5.3. Passo 3: Construção das competências técnicas
      8.5.4. Passo 4: Aplicação dos instrumentos de avaliação
      8.5.5. Passo 5: Elaboração dos planos de capacitação de servidores
      para o desenvolvimento de competências
      8.5.6. Passo 6: Implantação da cultura de feedbacks
8.6. Resultados alcançados
8.7. Reconhecimento nacional

Considerações Finais
Sobre os Autores
Outros livros de Rogerio Leme

Palavras-chaves: Rogerio Leme | Gestão por Competências | Rondonia | Noticias | Classificados | Porto Velho | Vilhena | Cacoal | Ariquemes | Ji-Paraná | Rolim de Moura | Tribunal de Justiça | Politica | concursos públicos | Tudo em Rondonia | Observe melhor Rondonia | Rondonia com noticias | Agora
 
Publicado porMarketing Leme2 de maio de 2011Publicado emLivro - Gestão por Competências no Setor PúblicoTags: Agora, Ariquemes, Cacoa, Classificados, concursos públicos, Ji-Paraná, Noticias, Observe melhor Rondonia, Politica, Porto Velho, Recursos Humanos, Rolim de Moura, Rondônia, Rondonia com noticias, Tribunal de Justiça, Tudo em Rondonia, Vilhena

Leme e Huczok – Uma Fusão de Competências – Notícia

A Leme Consultoria, sempre de olho no mercado, fortalece ainda mais suas ações e abre um leque de serviços maior para os seus clientes.

A empresa focada em gestão de pessoas acaba de realizar uma fusão com a Huczok Consulting, sediada em Curitiba (PR), especializada em remuneração estratégica, com atuação em empresas privadas e públicas com cargos e salários, pesquisa salarial, planejamento estratégico, revisão de estruturas organizacionais, políticas de RH e produção de indicadores para sistemas de remuneração variável.

A fusão resulta em soluções práticas, modernas e alinhadas à estratégia organizacional do cliente. A Leme Consultoria mantém sua qualidade e expande as possibilidades de serviços e facilidades, oferecendo todo o leque de especialidades da conceituada consultoria de Curitiba.

“Com a fusão das especialidades em competências e remuneração, o mercado passa a contar com uma metodologia moderna e de alto nível, focada no desenvolvimento, capacitação de pessoas e recompensas alinhadas as estratégias empresariais, proporcionando atração e retenção de talentos das empresas clientes”, afirma Romeu Huczok, diretor da unidade de Curitiba.

“A Leme complementa uma importante lacuna dos serviços prestados na área de gestão de pessoas. Isso significa que, além de facilitar os processos de contratações pelos nossos clientes, passamos a oferecer um serviço cada vez mais integrado e com as diretrizes de gestão de pessoas alinhadas a nossa proposta metodológica, que é consagrada pelas empresas públicas e privadas de todo o Brasil”, afirma Rogerio Leme.

Publicado porMarketing Leme29 de abril de 2011Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias

Batata Quente de Chocolate

Tema: Perguntas sobre detalhes da vida de cada participante.

Material: 1 saco, perguntas em  pedaços  de papel, aparelho de som e cd com uma música animada.

Orientação: Cada participante deve receber um ou mais chocolates (bombom, ovo de páscoa, etc)

 Coloque os participantes em círculo. Eles terão de passar o saco com as perguntas dentro enquanto a música é tocada. Não vale demorar para passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser passado de mão em mão. Quando parar a música, a pessoa que estiver com o saco na mão, retira uma pergunta que diz respeito a alguém do grupo, a lê e responde em voz alta. Caso esteja correta, ele ganha o chocolate do participante citado na pergunta; caso esteja errada, ele dá seu chocolate a esse participante. A pessoa que não tiver mais chocolate para entregar deve pagar um mico de uma lista pré-determinada.

Publicado porMarketing Leme20 de abril de 201124 de abril de 2017Publicado emJogos

Rogerio Leme ministra Palestra no APAS 2011 – Notícia

Rogerio Leme é convidado para participar do 27º Congresso e Feira de Negócios de Supermercado.

O evento acontece no Expo Center Norte e é específico para os empresários do setor de Supermercado

Uma forma contemporânea de gestão de pessoas consiste na gestão e desenvolvimento de suas competências, habilidades e atitudes. No entanto, o tema parece ainda estar muito distante da maioria das empresas varejistas. Quais são as principais tendências em gestão de competências? Como inovar neste quesito, considerando a realidade do pequeno varejo?

A palestra ministrada pelo Rogerio Leme tem como tema “Os Pilares da Gestão por Competências para Inovar e Simplificar a Vida do Consumidor” e será no dia 10 de maio a partir das 10h00

Local: Expo Center Norte – São Paulo

INSCRIÇÕES

Publicado porMarketing Leme15 de abril de 2011Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias

Mr. Holland: Adorável Professor

Direção: Stephen Herek
Distribuição: Flashstar,  EUA, 1995
Categoria: Drama

Objetivo: Liderança, metodologia de ensino e geração de confiança nas equipes.

Fonte: Indicação de Inês Restier

Publicado porMarketing Leme15 de abril de 2011Publicado emFilmes

Leme Consultoria recebe a visita de clientes – Notícia

Dia 08/04 (Sexta-feira) recebemos a visita de dois grandes clientes.

O sr. Hélio, coordenador de Rh do Grupo Petrópolis, veio conhecer as dependências da empresa. O Grupo é cliente da Leme Consultoria na implantação da gestão por competências, treinamento de liderança e avaliação de desempenho por competências.


Sr. Hélio (Grupo Petrópolis) e Renan Sinachi (Leme Consultoria)

No mesmo dia, recebemos dois representantes do Hospital Anchieta, cliente do software GCA-Web, que vieram à Leme para um alinhamento sobre a utilização do sistema no processo de avaliação, além da apresentação de novas propostas de trabalho.

Grupo de Petrópolis
Robson (Especialista de Produtos da Leme Consultoria), Euclides Junior (Consultor da Leme Consultoria) ,
Ronaldo e Rodrigo (Equipe Hospital Anchieta)

Publicado porMarketing Leme12 de abril de 2011Publicado emNoticias

Empresa Kachan Telecomunicações parabeniza palestra de Rogerio Leme – Notícia

Os colaboradores da empresa Kachan Telecomunicações que participaram do Fórum de Gestão de Pessoas de Campinas, dia 29 de março, parabenizam Rogerio Leme pela palestra “Estruturação da Gestão por Competências pela Metodologia da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências”

“Aproveito a oportunidade para parabenizar o Rogerio pela palestra. Meus colaboradores e eu estamos impressionados com tamanho profissionalismo. Realmente ele faz jus a todos os livros que escreve.”
(Márcia Peternela Kachan)

Publicado porMarketing Leme7 de abril de 2011Publicado emNoticias

Leme Consultoria implanta projeto de Gestão por Competências na empresa Kepler Weber – Notícia


Robson (Especialista de Produtos da Leme Consultoria), Debora, Charlize e Francieli (Equipe Kepler Weber) e Renan (Consultor Leme Consultoria)

Nos dias 14, 15 e 16 de março, o Consultor Renan Sinachi e o Especialista de Produtos Robson Miguel, realizaram a reunião de abertura do projeto de implantação de Gestão por Competências pela Metodologia do Inventário Comportamental, de Rogerio Leme, na empresa Kepler Weber. Além dos técnicos responsáveis pela execução do projeto, o Diretor de TI e Operações da Leme Consultoria, Elsimar Gonçalves e a Gerente Administrativa da Kepler Weber, Misiara de Alcantara, também participaram deste importante evento.

Publicado porMarketing Leme4 de abril de 2011Publicado emNoticias

T&D e a Mensuração de Resultados e ROI de Treinamento Integrado ao BSC – Treinamento

➤ Olá! Este Treinamento está disponível somente no formato In Company! Entre em contato conosco e solicite uma proposta: contato@lemeconsultoria.com.br.

Consulte também a nossa grade de Treinamentos Abertos.


Avaliação de Desempenho com Foco em Competência

INSCREVA-SE!
Datas Disponíveis:
11 e 12 de Abril
01 e 12 de Agosto
05 e 06 de Dezembro

Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro

T&D e a Mensuração de Resultados e ROI de Treinamento Integrado ao BSCObjetivo:

Apresentar os desafios contemporâneos da área de Treinamento e Desenvolvimento e uma proposta de um instrumento eficiente e eficaz para Levantamento de Necessidades de Treinamento prático, objetivo e que evita desperdícios de investimentos nas organizações. Apresentar os níveis de Mensuração de Resultados de Treinamento por meio de aplicações práticas, exemplos do dia a dia, voltados para a realidade das empresas. Apresentar como obter as informações para proporcionar que a empresa implante o cálculo do ROI de Treinamento (Retorno dos Investimentos) e, ainda, como proporcionar a integração da mensuração dos resultados com o Balanced Scorecard.

Público Alvo

RH, Gestores e Consultores

Conteúdo Programático

Os desafios do RH e do profissional de T&D
Levantamentos de Necessidades pelo LNT ou DNT
Fundamentos da Gestão por Competências
Comparação LNT Tradicional x Avaliação de Desempenho com foco em Competências
O poder da Descrição de Função como instrumento de referência nas ações de RH
Avaliação de Responsabilidade para o Instrumento de LNT
Interpretação dos Resultados da Avaliação das Responsabilidades
Origens das Necessidades de Treinamento
Níveis de Avaliação propostos por Kirkpatrick e Phillips
Avaliação Nível 1: Reação ou Feedback
Avaliação Nível 2: Aprendizagem
Avaliação Nível 3: Comportamental
Como identificar os comportamentos do Treinamento
Conceito sobre escala de Avaliação de Comportamento
O Instrumento de Avaliação Comportamental
Avaliação Nível 4: Mensuração de Resultados
A construção de Indicadores
Avaliação Nível 5: ROI
Como mensurar o ROI
Princípios do BSC
Mapa de Integração da Avaliação de Treinamento e o BSC
Fluxo das Ações de T&D

Carga-horária
16h

Investimentos
1.090,00


Publicado porMarketing Leme4 de abril de 201115 de fevereiro de 2019Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias

Tabuleiro das Decisões

OBJETIVO: Exercitar a tomada de decisões em grande grupo, incentivando o processo democrático dos participantes, e habilidade de pesquisar os desejos e necessidades dos clientes.

MATERIAL: Placas de um lado vermelha e do outro azul, 30 cm por 30 cm, para todos participantes.

TEMPO: 20 minutos.

APLICAÇÃO:
1 – Orientar os participantes e todo grupo que, a placa vermelha corresponde a “NÃO CONCORDO” e a placa azul a “CONCORDO”;
2 – Desenvolver um formulário padrão em transparência, para anotar os resultados, no formato:

PerguntaVermelhoAzul
Nº 01  
Resultado  

3 – Formular as perguntas e resultados pretendidos de um determinado assunto;
4 – Dividir o auditório ao meio, sendo metade vermelho e a outra metade azul, incentivando a concorrência e disputa saudável entre os participantes;
5 – Se o participante não souber exatamente o seu lado, ele poderá escolher o lado que quiser.

FECHAMENTO: Pode-se demonstrar que é possível obter coordenação sem controle, harmonia sem estrutura, formatação de equipes auto gerenciáveis.

Publicado porMarketing Leme30 de março de 201124 de abril de 2017Publicado emJogos

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