![]() | Gestão por Competências no Setor Público. Gestão por Competências no Setor Público é um livro que apresenta a aplicação prática desta importante ferramenta de gestão de pessoas, porém, considerando as questões específicas e particulares da cultura das instituições públicas. Os princípios da motivação humana e as diretrizes de liderança, na realidade, independem das características da empresa – pública ou privada. |
Entretanto, ao aplicar a Gestão por Competências no serviço público, a cultura e a maneira de superar os desafios do projeto são especiais neste setor, em função das relações trabalhistas serem diferentes do setor privado, tais como o concurso público, o estágio probatório, a estabilidade do servidor, entre outras. Portanto, este livro traz como implantar a Gestão por Competências, pautada nas metodologias do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências e da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, apresentadas de maneira estruturada, sem ser uma simples coleção de textos dos autores. Índice“Gestão por Competências no Setor Público” Capítulo 1 – Proposição Metodológica da Gestão e da Avaliação de Desempenho Capítulo 2 – Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento Capítulo 3 – Gestão por Competências: da teoria para a Prática 3.4.1. Planejamento Estratégico – um aliado da Gestão por Capítulo 4 – Aplicações dos resultados no Mapeamento e Avaliação de Capítulo 5 – Plano de Carreira: Diretrizes contemporâneas e impactos Capítulo 6 – Educação contemporânea nas organizações – O desafio de Capítulo 7 – Gestão de Pessoas e Tecnologia Capítulo 8 – A Experiência do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região Considerações Finais | |
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Leme e Huczok – Uma Fusão de Competências – Notícia
A Leme Consultoria, sempre de olho no mercado, fortalece ainda mais suas ações e abre um leque de serviços maior para os seus clientes.
A empresa focada em gestão de pessoas acaba de realizar uma fusão com a Huczok Consulting, sediada em Curitiba (PR), especializada em remuneração estratégica, com atuação em empresas privadas e públicas com cargos e salários, pesquisa salarial, planejamento estratégico, revisão de estruturas organizacionais, políticas de RH e produção de indicadores para sistemas de remuneração variável.
A fusão resulta em soluções práticas, modernas e alinhadas à estratégia organizacional do cliente. A Leme Consultoria mantém sua qualidade e expande as possibilidades de serviços e facilidades, oferecendo todo o leque de especialidades da conceituada consultoria de Curitiba.
“Com a fusão das especialidades em competências e remuneração, o mercado passa a contar com uma metodologia moderna e de alto nível, focada no desenvolvimento, capacitação de pessoas e recompensas alinhadas as estratégias empresariais, proporcionando atração e retenção de talentos das empresas clientes”, afirma Romeu Huczok, diretor da unidade de Curitiba.
“A Leme complementa uma importante lacuna dos serviços prestados na área de gestão de pessoas. Isso significa que, além de facilitar os processos de contratações pelos nossos clientes, passamos a oferecer um serviço cada vez mais integrado e com as diretrizes de gestão de pessoas alinhadas a nossa proposta metodológica, que é consagrada pelas empresas públicas e privadas de todo o Brasil”, afirma Rogerio Leme.
Batata Quente de Chocolate
Tema: Perguntas sobre detalhes da vida de cada participante.
Material: 1 saco, perguntas em pedaços de papel, aparelho de som e cd com uma música animada.
Orientação: Cada participante deve receber um ou mais chocolates (bombom, ovo de páscoa, etc)
Coloque os participantes em círculo. Eles terão de passar o saco com as perguntas dentro enquanto a música é tocada. Não vale demorar para passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser passado de mão em mão. Quando parar a música, a pessoa que estiver com o saco na mão, retira uma pergunta que diz respeito a alguém do grupo, a lê e responde em voz alta. Caso esteja correta, ele ganha o chocolate do participante citado na pergunta; caso esteja errada, ele dá seu chocolate a esse participante. A pessoa que não tiver mais chocolate para entregar deve pagar um mico de uma lista pré-determinada.
Rogerio Leme ministra Palestra no APAS 2011 – Notícia
Rogerio Leme é convidado para participar do 27º Congresso e Feira de Negócios de Supermercado.
O evento acontece no Expo Center Norte e é específico para os empresários do setor de Supermercado
Uma forma contemporânea de gestão de pessoas consiste na gestão e desenvolvimento de suas competências, habilidades e atitudes. No entanto, o tema parece ainda estar muito distante da maioria das empresas varejistas. Quais são as principais tendências em gestão de competências? Como inovar neste quesito, considerando a realidade do pequeno varejo?
A palestra ministrada pelo Rogerio Leme tem como tema “Os Pilares da Gestão por Competências para Inovar e Simplificar a Vida do Consumidor” e será no dia 10 de maio a partir das 10h00
Local: Expo Center Norte – São Paulo
Mr. Holland: Adorável Professor
Direção: Stephen Herek
Distribuição: Flashstar, EUA, 1995
Categoria: Drama
Objetivo: Liderança, metodologia de ensino e geração de confiança nas equipes.
Fonte: Indicação de Inês Restier
Leme Consultoria recebe a visita de clientes – Notícia
Dia 08/04 (Sexta-feira) recebemos a visita de dois grandes clientes.
O sr. Hélio, coordenador de Rh do Grupo Petrópolis, veio conhecer as dependências da empresa. O Grupo é cliente da Leme Consultoria na implantação da gestão por competências, treinamento de liderança e avaliação de desempenho por competências.
Sr. Hélio (Grupo Petrópolis) e Renan Sinachi (Leme Consultoria)
No mesmo dia, recebemos dois representantes do Hospital Anchieta, cliente do software GCA-Web, que vieram à Leme para um alinhamento sobre a utilização do sistema no processo de avaliação, além da apresentação de novas propostas de trabalho.
Robson (Especialista de Produtos da Leme Consultoria), Euclides Junior (Consultor da Leme Consultoria) ,
Ronaldo e Rodrigo (Equipe Hospital Anchieta)
Empresa Kachan Telecomunicações parabeniza palestra de Rogerio Leme – Notícia
Os colaboradores da empresa Kachan Telecomunicações que participaram do Fórum de Gestão de Pessoas de Campinas, dia 29 de março, parabenizam Rogerio Leme pela palestra “Estruturação da Gestão por Competências pela Metodologia da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências”
“Aproveito a oportunidade para parabenizar o Rogerio pela palestra. Meus colaboradores e eu estamos impressionados com tamanho profissionalismo. Realmente ele faz jus a todos os livros que escreve.”
(Márcia Peternela Kachan)
Leme Consultoria implanta projeto de Gestão por Competências na empresa Kepler Weber – Notícia

Robson (Especialista de Produtos da Leme Consultoria), Debora, Charlize e Francieli (Equipe Kepler Weber) e Renan (Consultor Leme Consultoria)
Nos dias 14, 15 e 16 de março, o Consultor Renan Sinachi e o Especialista de Produtos Robson Miguel, realizaram a reunião de abertura do projeto de implantação de Gestão por Competências pela Metodologia do Inventário Comportamental, de Rogerio Leme, na empresa Kepler Weber. Além dos técnicos responsáveis pela execução do projeto, o Diretor de TI e Operações da Leme Consultoria, Elsimar Gonçalves e a Gerente Administrativa da Kepler Weber, Misiara de Alcantara, também participaram deste importante evento.
T&D e a Mensuração de Resultados e ROI de Treinamento Integrado ao BSC – Treinamento
➤ Olá! Este Treinamento está disponível somente no formato In Company! Entre em contato conosco e solicite uma proposta: contato@lemeconsultoria.com.br.
Consulte também a nossa grade de Treinamentos Abertos.
![]() INSCREVA-SE! Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro | |
![]() | Objetivo: Apresentar os desafios contemporâneos da área de Treinamento e Desenvolvimento e uma proposta de um instrumento eficiente e eficaz para Levantamento de Necessidades de Treinamento prático, objetivo e que evita desperdícios de investimentos nas organizações. Apresentar os níveis de Mensuração de Resultados de Treinamento por meio de aplicações práticas, exemplos do dia a dia, voltados para a realidade das empresas. Apresentar como obter as informações para proporcionar que a empresa implante o cálculo do ROI de Treinamento (Retorno dos Investimentos) e, ainda, como proporcionar a integração da mensuração dos resultados com o Balanced Scorecard. |
Público Alvo RH, Gestores e Consultores Conteúdo Programático Os desafios do RH e do profissional de T&D Carga-horária Investimentos |
Tabuleiro das Decisões
OBJETIVO: Exercitar a tomada de decisões em grande grupo, incentivando o processo democrático dos participantes, e habilidade de pesquisar os desejos e necessidades dos clientes.
MATERIAL: Placas de um lado vermelha e do outro azul, 30 cm por 30 cm, para todos participantes.
TEMPO: 20 minutos.
APLICAÇÃO:
1 – Orientar os participantes e todo grupo que, a placa vermelha corresponde a “NÃO CONCORDO” e a placa azul a “CONCORDO”;
2 – Desenvolver um formulário padrão em transparência, para anotar os resultados, no formato:
Pergunta | Vermelho | Azul |
Nº 01 | ||
Resultado |
3 – Formular as perguntas e resultados pretendidos de um determinado assunto;
4 – Dividir o auditório ao meio, sendo metade vermelho e a outra metade azul, incentivando a concorrência e disputa saudável entre os participantes;
5 – Se o participante não souber exatamente o seu lado, ele poderá escolher o lado que quiser.
FECHAMENTO: Pode-se demonstrar que é possível obter coordenação sem controle, harmonia sem estrutura, formatação de equipes auto gerenciáveis.