Informamos que estamos sem energia elétrica na presente data, devido a reparos que a Eletropaulo está realizando na região em que estamos situados, com previsão de retorno a partir das 15h de hoje.
Reflexões sobre Treinamento Corporativo
![]() | As corporações já perceberam que formar seus colaboradores através de treinamentos é um dos caminhos mais seguros para desenvolver estratégias bem sucedidas de crescimento e posicionamento frente ao mercado. O livro Reflexões sobre Treinamento Corporativo reúne textos de profissionais da área de recursos humanos e suas experiências com treinamentos corporativos que desenvolveram e implantaram. Com um texto leve, de linguagem simples e prática, essa coleção de artigos visa promover a troca de informações e experiências e contribuir para que melhores práticas possam ser adotadas pelo mercado. |
Com organização de Carol Olival Trovó, o livro conta com o artigo 08 de nossa diretora de Educação Corporativa, Marcia Vespa, que fala sobre Como Conciliar Treinamento ao Plano de Carreira. Para saber mais assista ao vídeo de lançamento do livro “Reflexões sobre Treinamento Corporativo”, organizado por Carol Olival Troró, que também conta com a participação de Marcia Vespa, diretora de Educação Corporativa da Leme Consultoria. | |
ÍndiceReflexões sobre Treinamento Corporativo PRIMEIRA PARTE – Reflexões estratégicas – Capítulo 1 – Treinamento como Benefício – Capítulo 2 – Treinamento e Qualidade de Vida – Capítulo 3 – Averiguação das necessidades – Capítulo 4 – Integrando o treinamento à estratégia do negócio – Capítulo 5 – As núltiplas facetas do treinamento – Capítulo 6 – Treinamento "on the job" – Capítulo 7 – Treinamento Interno – Capítulo 8 – Como conciliar treinamento ao plano de carreira – Capítulo 9 – Documentando a cultura da empresa – Capítulo 10 – Treinamento e terceirização – Capítulo 11 – Treinamento e sustentabilidade – Capítulo 12 – Redes sociais e treinamento – Capítulo 13 – Edutainment: como unir educação e treinamento SEGUNDA PARTE – Táticas possíveis – Capítulo 14 – Monitoramento de treinamentos – Capítulo 15 – Quem paga essa conta? – Capítulo 16 – Como gerar responsabilidade – Capítulo 17 – Estudo à distância – como e quando utilizar – Capítulo 18 – Treinamento técnico no exterior. E agora? – Capítulo 19 – MBA ou cursos de aperfeiçoamento? – Capítulo 20 – De quem é a responsabilidade da atualização profissional ? TERCEIRA PARTE – Táticas possíveis – Capítulo 21 – Liberdade de escolha – Capítulo 22 – Comprometimento em troca de treinamento – Capítulo 23 – Cursos individuais X turmas abertas |
Formação de Analistas para Implantação de Gestão por Competências com os Recursos da Própria Empresa
![]() INSCREVA-SE! Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro | |
![]() | Objetivo Capacitar analistas para a implantação de todo o processo de Gestão por Competências com a Metodologia do Inventário Comportamental, abrangendo desde a descrição de função, mapeamento de competências técnicas, comportamentais, a avaliação de competências, avaliação de desempenho, identificação das necessidades de treinamento, remuneração por competências, feedback, seleção e entrevista com foco em competências. Metodologia |
Conteúdo programático O conteúdo está estruturado em sete módulos, apresentados abaixo: Módulo 1: Fundamentos básicos de Gestão Estratégica de Pessoas Módulo 2: Mapeamento de Competências Módulo 3: Avaliação de Competências Comportamentais Módulo 4: Feedback e Desenvolvimento Módulo 5: Avaliação de Desempenho Módulo 6: Remuneração com Foco em Competências Módulo 7: Seleção e Entrevista Comportamental Público Alvo |
Diretores da Micropower visitam a Leme Consultoria
Da esquerda para a direita: Francisco Soeltl, Rogerio Leme, Alexandre Campeão, Álvaro Macedo e Marcia Vespa.
A Leme Consultoria orgulhosamente recebeu neste último dia 17, na sua sede em Santo André, os diretores da MicroPower.
Uma das pautas do encontro foi a confirmação da participação do Francisco Soeltl, presidente da MicroPower e do Portal Learning & Performance Brasil como palestrante no 2° Seminário Nacional de Gestão por Competência, Avaliação e Desempenho, voltado exclusivamente às empresas do setor público, a realizar-se nos dias 7 e 8 de abril na cidade de Salvador/BA.
PROGRAME-SE!
Conheça o Canal da Leme Consultoria no Youtube
Expediente Final do Ano Leme Consultoria – Notícia
Informamos que a Leme Consultoria não terá expediente nos dias 24 e 31 de dezembro, caso tenha alguma pendência a resolver conosco entre em contato o quanto antes.
Telefone: 11. 4401-1807
E-mail: contato@lemeconsultoria.com.br
Desde já agradecemos a parceria de mais um ano e desejamos um Feliz Natal e um Feliz 2011!
Caminho do Sucesso é Investir em Gestão do Clima Organizacional – Blog
Vivemos em um mundo corporativo extremamente dinâmico, segundo Kotler em seu livro Marketing para o Século XXI, “a estratégia vitoriosa do ano anterior pode ser hoje o caminho mais certo para o fracasso”. Buscar hoje a alta satisfação dos colaboradores na empresa é muito mais importante do que apenas ficar investindo em tecnologias, maquinários e processos complexos para o aumento da produtividade; dito por Goleman (abud Benjamin Schnaider) em O Poder da Inteligência Emocional: “para cada um ponto percentual em ações assertivas nas melhorias dos serviços da organização, há um aumento de dois pontos percentuais em sua receita”.
Olhando para o que disse Maslow em sua Teoria da Hierarquia de Necessidades – Motivação e Personalidade, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia para atingir a sua auto-realização.
Podemos traçar um perfeito paralelo entre a Teoria da Hierarquia da Necessidade e a importância do investimento no Clima Organizacional: precisamos atuar como “Big Brothers” organizacionais, monitorando a cada instante as necessidades dos nossos primeiros clientes – nossos colaboradores. Devemos permitir que eles, a cada dia, atinjam suas auto-realizações que, em grande parte, são propiciadas pela própria empresa. Com isso, seguramente teremos, além de colaboradores satisfeitos, vendedores de nossa imagem corporativa, e muito mais que isso, sócios no que diz respeito a cuidados, motivações e, indubitavelmente, em geração de produtividade e lucratividade.
Devido à velocidade dos desejos e necessidades dos clientes sobre produtos e serviços mudarem quase da noite para o dia, necessitamos de estratégias mais eficazes, objetivas e cada vez mais personalizadas. A velocidade com que o mercado corporativo agrega as ações uns dos outros é tão alta quanto às mudanças que neles ocorrem. O diferencial de hoje se transforma em “mais um movimento estratégico” no mesmo momento em que a concorrência toma conhecimento deste. Em um mercado altamente competitivo, poucos são os que criam. É muito mais fácil “pegar a onda”, maquiá-la e sair oferecendo, mesmo sem embasamento, conhecimento e, o mais importante, sem qualidade no produto ou nos serviços a ser prestados; do que perceber as oportunidades que batem a nossas portas todos os dias, todos os momentos, munir-se de grande inspiração e muito mais ainda de “transpiração”, fomentando idéias inovadoras para a criação de novos produtos e serviços.
É nossa obrigação lembrar-nos sempre que a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo há tempos; não basta mais dizer que a qualidade diferencia os produtos e serviços – isso hoje passou a ser obrigação para quem almeja começar a existir ou se manter no mercado; portanto, as empresas que têm em sua visão “ter o seu capital perpetuado”, necessitam trabalhar intimamente focadas em seu capital humano: quanto mais a ligação entre empresa e colaborador for estreita, mais salutar será o clima organizacional.
Empresas com o clima organizacional fortemente trabalhado, segundo pesquisa norte americana realizada com centenas de empresas, mostra que 67% delas tiveram suas produtividades e lucratividades aumentadas após aumentar o enfoque ao clima organizacional e às ações tomadas no gerenciamento dele.
Temos que ser criativos, proativos e, muito mais ainda, termos visão estratégica no que tange a motivos subjetivos. Neste caso em particular, objetivando o clima organizacional quando não conseguimos mensurar simplesmente, como se resolvêssemos uma expressão matemática o que está certo ou errado com nosso capital humano.
Daí a necessidade de ações construtivas e participativas, visando a diminuição desta indesejada subjetividade; quanto mais personalizada for a metodologia aplicada, menor o risco que corremos de não obtermos êxito em nossas ações.
Temos também que levar em consideração que os clientes (internos e externos) de hoje, mudaram; seus desejos, necessidades e anseios são dezenas de vezes mais aguçados; seus poderes de comparação aumentaram significativamente, junto com suas decisões de compras. Portanto, vivemos novos tempos, em novas empresas, consequentemente com novos clientes e, assim, com novos métodos.
Boas Festas – Leme Consultoria
Por que as equipes não funcionam? E o que fazer para torná-las mais efetivas? – YouTube
Agenda de Treinamentos Leme Consultoria – Notícia
O final do ano está chegando e a Leme já preparou a agenda de treinamentos para 2011, programe-se.
Além dos treinamentos possuírem o selo de qualidade Wec, os treinamentos abrangem diversas áreas:
– Recursos Humanos
– Desenvolvimento de Competências
– Liderança
– Estratégia Empresarial
– Qualidade
– Responsabilidade Socioambiental
Todos os treinamentos tem pagamento facilitado em 12 vezes.
Confira nossa agenda e inscreva-se: https://nsite1.ancorarh.srv.br/v3/agenda-de-treinamentos-abertos-e-in-company