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Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano

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Urgente – Informativo aos Clientes – 01/02/2011

Informamos que estamos sem energia elétrica na presente data, devido a reparos que a Eletropaulo está realizando na região em que estamos situados, com previsão de retorno a partir das 15h de hoje.

Publicado porMarketing Leme1 de fevereiro de 2011Publicado emNoticias

Reflexões sobre Treinamento Corporativo

Reflexões sobre Treinamento CorporativoAs corporações já perceberam que formar seus colaboradores através de treinamentos é um dos caminhos mais seguros para desenvolver estratégias bem sucedidas de crescimento e posicionamento frente ao mercado.
O livro Reflexões sobre Treinamento Corporativo reúne textos de profissionais da área de recursos humanos e suas experiências com treinamentos corporativos que desenvolveram e implantaram.
Com um texto leve, de linguagem simples e prática, essa coleção de artigos visa promover a troca de informações e experiências e contribuir para que melhores práticas possam ser adotadas pelo mercado.

Com organização de Carol Olival Trovó, o livro conta com o artigo 08 de nossa diretora de Educação Corporativa, Marcia Vespa, que fala sobre Como
Conciliar Treinamento ao Plano de Carreira.

Para saber mais assista ao vídeo de lançamento do livro “Reflexões sobre Treinamento Corporativo”, organizado por Carol Olival Troró, que também conta com a participação de Marcia Vespa, diretora de Educação Corporativa da Leme Consultoria.

Índice

Reflexões sobre Treinamento Corporativo

PRIMEIRA PARTE – Reflexões estratégicas

– Capítulo 1 – Treinamento como Benefício

– Capítulo 2 – Treinamento e Qualidade de Vida

– Capítulo 3 – Averiguação das necessidades

– Capítulo 4 – Integrando o treinamento à estratégia do negócio

– Capítulo 5 – As núltiplas facetas do treinamento

– Capítulo 6 – Treinamento "on the job"

– Capítulo 7 – Treinamento Interno

– Capítulo 8 – Como conciliar treinamento ao plano de carreira

– Capítulo 9 – Documentando a cultura da empresa

– Capítulo 10 – Treinamento e terceirização

– Capítulo 11 – Treinamento e sustentabilidade

– Capítulo 12 – Redes sociais e treinamento

– Capítulo 13 – Edutainment: como unir educação e treinamento

SEGUNDA PARTE – Táticas possíveis

– Capítulo 14 – Monitoramento de treinamentos

– Capítulo 15 – Quem paga essa conta?

– Capítulo 16 – Como gerar responsabilidade

– Capítulo 17 – Estudo à distância – como e quando utilizar

– Capítulo 18 – Treinamento técnico no exterior. E agora?

– Capítulo 19 – MBA ou cursos de aperfeiçoamento?

– Capítulo 20 – De quem é a responsabilidade da atualização profissional ?

TERCEIRA PARTE – Táticas possíveis

– Capítulo 21 – Liberdade de escolha

– Capítulo 22 – Comprometimento em troca de treinamento

– Capítulo 23 – Cursos individuais X turmas abertas


Publicado porMarketing Leme27 de janeiro de 2011Publicado emLivro - Refelexões sobre Treinamento Corporativo

Formação de Analistas para Implantação de Gestão por Competências com os Recursos da Própria Empresa

Avaliação de Desempenho com Foco em Competência

INSCREVA-SE!
Datas Disponíveis:
21 a 25 de Fevereiro
13 a 17 de Junho
17 a 21 de Outubro

Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro

Seleção por Competências: Mapeamento, Seleção e Entrevista Comportamental com o Inventário ComportamentalObjetivo
Capacitar analistas para a implantação de todo o processo de Gestão por Competências com a Metodologia do Inventário Comportamental, abrangendo desde a descrição de função, mapeamento de competências técnicas, comportamentais, a avaliação de competências, avaliação de desempenho, identificação das necessidades de treinamento, remuneração por competências, feedback, seleção e entrevista com foco em competências.

Metodologia
Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

Conteúdo programático
O conteúdo está estruturado em sete módulos, apresentados abaixo:

Módulo 1: Fundamentos básicos de Gestão Estratégica de Pessoas
• Missão, Visão, Valores e Estratégia
• O alinhamento das pessoas com a estratégia da Empresa
• O que é Gestão por Competências
• O papel do Gestor
• O papel do RH
• A Necessidade de Implantar
• Cargo x Função
• Elaboração da Descrição de Função alinhada com a Avaliação de Desempenho com Foco em Competências

Módulo 2: Mapeamento de Competências
• Conceito do CHA
• Competências Técnicas x Comportamentais
• Mapeamento de Competências Técnicas
• Identificação do Nível de Competências Técnicas das Funções
• Avaliação de Competências Técnicas dos Colaboradores
• Conceito de Comportamento e Indicadores
• Dúvidas Freqüentes na Implantação de Gestão por Competências
• Etapas para Implantação de Gestão por Competências
• O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
• Metodologia Tradicional X Inventário Comportamental
• Mapeando as Competências Organizacionais
• Processo de Coleta e Consolidação de Indicadores
• Validação e Homologação junto aos Gestores
• Escala e base para referência matemática
• Técnica da importância dos Indicadores (peso)
• Definição das Competências da Função

Módulo 3: Avaliação de Competências Comportamentais
• Apuração do Nível de Competência do Colaborador
• A Avaliação Comportamental – da Auto-Avaliação até a 360º
• Apuração da Avaliação de Colaboradores com foco em Competências
• Competência do Colaborador: Potencial x Desempenho
• O Nível de Competência do Colaborador e a Movimentação Funcional
• Relatórios para Feedback

Módulo 4: Feedback e Desenvolvimento
• O que é feedback
• Fábula: “A origem do Feedback”
• O feedback e a obtenção de Resultados
• Feedback do dia a dia
• Feedback como Devolutiva de uma Avaliação
• Variações dos tipos de feedback
• O feedback como Combustível da Motivação
• Recomendações ao Dar Feedback
• O Instante do Feedback
• Os 5 passos para o Feedback Positivo
• Feedback Insignificante
• Feedback Positivo
• Os 10 passos para o Feedback Corretivo
• O feedback Corretivo/Incisivo
• Os 10 passos para o Feedback Corretivo/Incisivo
• Como receber feedback
• Interpretação dos Relatórios da Avaliação de Competências para o Feedback

Módulo 5: Avaliação de Desempenho
• A ampliação do conceito de Competências x Complexidade x a Entrega do Colaborador
• A diferença entre Avaliação de Competências e Avaliação de Desempenho
• Regras da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
• Cronograma e Etapas para Implantação
• As perspectivas para Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Técnica
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Comportamental
• Conceito sobre Metas
• Aplicabilidade dos Tipos de Meta e impacto na Avaliação de Desempenho
• Parâmetros da Meta
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Resultados
• A Avaliação da Perspectiva Complexidade
• Perspectivas Especiais: O Impacto de Ações de Responsabilidade Social e Ambiental na
Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
• Como calcular o Coeficiente de Desempenho do Colaborador – Entrega do Colaborador
• A Perspectiva Convenção e o Impacto da quebra de Normas na Avaliação de Desempenho com Foco em Competências

Módulo 6: Remuneração com Foco em Competências
• Conceito de Remuneração por Competências
• Remuneração Tradicional x Remuneração por Competências
• A utilização do Coeficiente de Desempenho do Colaborador na Remuneração Fixa
• A utilização do Coeficiente de Desempenho do Colaborador na Remuneração Variável
• Exemplo Prático de Remuneração por Competências e formas de pagamento da remuneração
• O envolvimento da CLT, Constituição e Sindicado no Processo da Remuneração por Competências

Módulo 7: Seleção e Entrevista Comportamental
• Visão Macro do Processo de Recrutamento e Seleção
• Fluxo do Processo Seletivo
• O Perfil da Vaga
• Requisitos da Função x Requisitos de Acesso
• O Planejamento do Processo Seletivo e o Recrutamento
• Processo Seletivo Interno e Externo
• Fontes de Recrutamento
• Mensagem para atrair candidatos
• Condução do Processo Interno ou Auxílio de Consultoria
• Etapas do processo seletivo
• Formas de Mensurar o Processo Seletivo
• Atuação do RH Pós Seleção
• Seleção e Entrevista por Competências
• Entrevista Comportamental com Foco em Competências
• Reduzindo a subjetividade na formulação das perguntas para a Entrevista
• Comportamental
• A execução da Entrevista Comportamental com Foco em Competências
• O método CAR x STAR
• A Entrevista Comportamental
• Calculadora das Competências para a Entrevista Comportamental
• A Ampliação do Conceito de Competências – A investigação das Perspectivas
• Resultados, Complexidade e Valores
• Apresentação dos Resultados para a Tomada de Decisão
• Utilização de Jogos e Dinâmicas de Grupo
• Atuação Pós-Seleção
• Avaliação do Período de Experiência
• Mensuração de resultados no Recrutamento e Seleção através de Indicadores

Público Alvo
RH, Gestores e Consultores


Publicado porMarketing Leme21 de janeiro de 2011Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias

Diretores da Micropower visitam a Leme Consultoria

micropower.jpg
Da esquerda para a direita: Francisco Soeltl, Rogerio Leme, Alexandre Campeão, Álvaro Macedo e Marcia Vespa.

A Leme Consultoria orgulhosamente recebeu neste último dia 17, na sua sede em Santo André, os diretores da MicroPower.

Uma das pautas do encontro foi a confirmação da participação do Francisco Soeltl, presidente da MicroPower e do Portal Learning & Performance Brasil como palestrante no 2° Seminário Nacional de Gestão por Competência, Avaliação e Desempenho, voltado exclusivamente às empresas do setor público, a realizar-se nos dias 7 e 8 de abril na cidade de Salvador/BA.

PROGRAME-SE!

Publicado porMarketing Leme18 de janeiro de 2011Publicado emNoticias

Conheça o Canal da Leme Consultoria no Youtube

Publicado porMarketing Leme5 de janeiro de 2011Publicado emDestaques - Arquivados

Expediente Final do Ano Leme Consultoria – Notícia

Informamos que a Leme Consultoria não terá expediente nos dias 24 e 31 de dezembro, caso tenha alguma pendência a resolver conosco entre em contato o quanto antes.

Telefone: 11. 4401-1807
E-mail: contato@lemeconsultoria.com.br

Desde já agradecemos a parceria de mais um ano e desejamos um Feliz Natal e um Feliz 2011!

Publicado porMarketing Leme20 de dezembro de 2010Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias

Caminho do Sucesso é Investir em Gestão do Clima Organizacional – Blog

Vivemos em um mundo corporativo extremamente dinâmico, segundo Kotler em seu livro Marketing para o Século XXI, “a estratégia vitoriosa do ano anterior pode ser hoje o caminho mais certo para o fracasso”. Buscar hoje a alta satisfação dos colaboradores na empresa é muito mais importante do que apenas ficar investindo em tecnologias, maquinários e processos complexos para o aumento da produtividade; dito por Goleman (abud Benjamin Schnaider) em O Poder da Inteligência Emocional: “para cada um ponto percentual em ações assertivas nas melhorias dos serviços da organização, há um aumento de dois pontos percentuais em sua receita”.

Olhando para o que disse Maslow em sua Teoria da Hierarquia de Necessidades – Motivação e Personalidade, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia para atingir a sua auto-realização.

Podemos traçar um perfeito paralelo entre a Teoria da Hierarquia da Necessidade e a importância do investimento no Clima Organizacional: precisamos atuar como “Big Brothers” organizacionais, monitorando a cada instante as necessidades dos nossos primeiros clientes – nossos colaboradores. Devemos permitir que eles, a cada dia, atinjam suas auto-realizações que, em grande parte, são propiciadas pela própria empresa. Com isso, seguramente teremos, além de colaboradores satisfeitos, vendedores de nossa imagem corporativa, e muito mais que isso, sócios no que diz respeito a cuidados, motivações e, indubitavelmente, em geração de produtividade e lucratividade.

Devido à velocidade dos desejos e necessidades dos clientes sobre produtos e serviços mudarem quase da noite para o dia, necessitamos de estratégias mais eficazes, objetivas e cada vez mais personalizadas. A velocidade com que o mercado corporativo agrega as ações uns dos outros é tão alta quanto às mudanças que neles ocorrem. O diferencial de hoje se transforma em “mais um movimento estratégico” no mesmo momento em que a concorrência toma conhecimento deste. Em um mercado altamente competitivo, poucos são os que criam. É muito mais fácil “pegar a onda”, maquiá-la e sair oferecendo, mesmo sem embasamento, conhecimento e, o mais importante, sem qualidade no produto ou nos serviços a ser prestados; do que perceber as oportunidades que batem a nossas portas todos os dias, todos os momentos, munir-se de grande inspiração e muito mais ainda de “transpiração”, fomentando idéias inovadoras para a criação de novos produtos e serviços.

É nossa obrigação lembrar-nos sempre que a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo há tempos; não basta mais dizer que a qualidade diferencia os produtos e serviços – isso hoje passou a ser obrigação para quem almeja começar a existir ou se manter no mercado; portanto, as empresas que têm em sua visão “ter o seu capital perpetuado”, necessitam trabalhar intimamente focadas em seu capital humano: quanto mais a ligação entre empresa e colaborador for estreita, mais salutar será o clima organizacional.

Empresas com o clima organizacional fortemente trabalhado, segundo pesquisa norte americana realizada com centenas de empresas, mostra que 67% delas tiveram suas produtividades e lucratividades aumentadas após aumentar o enfoque ao clima organizacional e às ações tomadas no gerenciamento dele.

Temos que ser criativos, proativos e, muito mais ainda, termos visão estratégica no que tange a motivos subjetivos. Neste caso em particular, objetivando o clima organizacional quando não conseguimos mensurar simplesmente, como se resolvêssemos uma expressão matemática o que está certo ou errado com nosso capital humano.

Daí a necessidade de ações construtivas e participativas, visando a diminuição desta indesejada subjetividade; quanto mais personalizada for a metodologia aplicada, menor o risco que corremos de não obtermos êxito em nossas ações.

Temos também que levar em consideração que os clientes (internos e externos) de hoje, mudaram; seus desejos, necessidades e anseios são dezenas de vezes mais aguçados; seus poderes de comparação aumentaram significativamente, junto com suas decisões de compras. Portanto, vivemos novos tempos, em novas empresas, consequentemente com novos clientes e, assim, com novos métodos.

 

 

 

 

Publicado porMarketing Leme14 de dezembro de 2010Publicado emblogs, Noticias

Boas Festas – Leme Consultoria

Publicado porMarketing Leme14 de dezembro de 2010Publicado emDestaques - Arquivados

Por que as equipes não funcionam? E o que fazer para torná-las mais efetivas? – YouTube

Na 36º edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, Marcia Vespa ministrou a palestra Por que as equipes não funcionam? E o que fazer para torná-las mais efeitvas?

A palestra foi ministrada no dia: 19/08/2010, no Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo–SP) – no Stand da Leme Consultoria.

Assista agora:

Por que as equipes não funcionam? E o que fazer para torná-las mais efeitvas?

E conheça mais sobre a Leme Consultoria e o que podemos oferecer para a sua empresa.

Canal Leme Consultoria no Youtube

Publicado porMarketing Leme13 de dezembro de 2010Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias, YouTube

Agenda de Treinamentos Leme Consultoria – Notícia

O final do ano está chegando e a Leme já preparou a agenda de treinamentos para 2011, programe-se.

Além dos treinamentos possuírem o selo de qualidade Wec, os treinamentos abrangem diversas áreas:

– Recursos Humanos
– Desenvolvimento de Competências
– Liderança
– Estratégia Empresarial
– Qualidade
– Responsabilidade Socioambiental

Todos os treinamentos tem pagamento facilitado em 12 vezes.

Confira nossa agenda e inscreva-se: https://nsite1.ancorarh.srv.br/v3/agenda-de-treinamentos-abertos-e-in-company

Publicado porMarketing Leme8 de dezembro de 2010Publicado emDestaques - Arquivados, Noticias

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